Tudo que você precisa para casar

Como se dar bem com a sogra? 8 dicas para um bom relacionamento

Como se dar bem com a sogra? É curioso pensar que perguntas como essas ainda assombram a vida de muitos casais, sejam eles namorados, noivos ou casados.

A gente sabe que qualquer relacionamento interpessoal é desafiador, porém, quando colocamos a figura da sogra nessa equação, parece que tudo fica mais tenso e complicado. A verdade é que a relação que você constrói com a sua sogra hoje, vai ditar como será o seu casamento no futuro.

Recentemente batemos um papo super esclarecedor com a Bel Ornelas, que é psicóloga e por muitos anos trabalhou no mercado de casamento e conhece muito bem como pensam as noivas, sobre como viver em harmonia com a família do seu amor.  E hoje, compilamos todas essas dicas nesse post para te ajudar!

 

como se dar bem com a sogra
Anastasia Strate

 

Ter uma sogra é mesmo um bicho de sete cabeças?

A nossa sociedade já criou um pré-conceito de que sogras são pessoas difíceis de lidar, e que ter um bom relacionamento com elas é uma tarefa quase impossível. Mas até que ponto isso de fato é verdade?

Para as mulheres isso é ainda mais forte, pois ainda hoje continuamos perpetuando a ideia de que o relacionamento entre mulheres é muito complicado. “A gente acaba entrando num relacionamento com a sogra com dez pés atrás. E isso atrapalha tudo. É muito mais fácil realmente desandar uma relação que você já entra nela com medo, na defensiva.” – Bel Ornelas.

A partir do momento que escolhemos um parceiro(a) para a vida, precisamos entender o que tudo isso engloba para a família do noivo: eles estão recebendo uma pessoa nova no seio da família, alguém que eles não escolheram, que muitas vezes mal conhecem, e que vai chegar mudando toda uma rotina de anos dentro desse núcleo familiar. É preciso ter paciência para se colocar no lugar do outro e entender que toda mudança pode ser assustadora.

A partir daí a palavra-chave é autoconhecimento. É preciso de conhecer a fundo para entender os seus limites e encontrar um balanço dentro dessa convivência, afinal de contas não é possível somente ceder, nem somente ser irredutível.

Confira abaixo oito dicas de ouro para te ajudar a como se dar bem com a sogra:

 

dicas de como se dar bem com a sogra
Haley Ringo Photography

 

Como se dar bem com a sogra?

1) Valide a opinião dela

Por mais que vocês não concordem com alguns assuntos, escutá-la e entender o porquê dela pensar daquela forma vai te ajudar a se expressar melhor quando precisar colocar seu ponto de vista. Por isso é fundamental um papo franco onde você conte como está se sentindo, mas também esteja aberta para entender os motivos da sua sogra.

“Ter um diálogo honesto aberto realmente com vontade e interesse de entender o lado dela, de onde ela vem, qual a história dela. Isso ajudará ela mesmo a entender o próprio comportamento.” – Bel Ornelas.

 

2) Cuide do seu amor

Como você gostaria que tratassem seus filhos? Pense que as mães querem ver seus filhos bem, por isso, busque mostrar que, com você, o seu amor está em boas mãos. Mas nada de exageros ou forçação de barra ok?

 

3) Respeite seu espaço

Na sua casa você quem dita as regras, mas na casa dela é preciso respeitar seus costumes. Lembrando que você não precisa concordar, apenas não invadir esse local. E claro, o respeito precisa ser mútuo.

 

 

4) Pequenos gestos

Mimos são sempre bem vindos! Pode ser uma flor, um doce, ou até mesmo uma mesa posta de forma especial para recebê-la. Presenteá-la com pequenos gestos vai tornar a relação de vocês mais amistosa. Que tal convidá-la para tomar um café em um lugar novo?

 

5) Seja cordial

Elogie sua comida, ajude a tirar a mesa, enfim, boa educação é importante em qualquer lugar, não seria diferente aqui. Conversar sobre amenidades e assuntos divertidos também pode ser super benéfico para vocês terem uma relação mais leve.

 

6) Tenha Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e isso é muito importante em qualquer tipo de relação, principalmente entre nora/genro e sogra. É preciso olhar pro outro, tirar um pouco o foco de vocês como casal e enxergar que essa sogra está vivendo um momento completamente diferente do de vocês.

“Esse casamento está dizendo pra ela: seus filhos estão saindo de casa, você está envelhecendo, você vai ter que voltar esse olhar para você agora pois não terá mais seu filho para você cuidar. Ela precisará se redescobrir como mulher.” – Bel Ornelas

Imagine o turbilhão de pensamentos que essa sogra está vivenciando: – Como vai ser a minha vida depois disso? – Como vai ser a minha rotina sem a minha filha(o)? – E quando vierem os netos, será que eu vou ter a oportunidade de cuidar e participar da vida deles?

 

como se relacionar bem com a sogra
Gayle Brooker

 

7) Foque nos pontos positivos

Nós não escolhemos sogras, escolhemos parceiros, não é verdade? No entanto, não podemos fugir desse convívio, então que tal ao invés de olhar somente as coisas negativas focar nos pontos positivos dessa pessoa?

Querendo ou não ela é o ser humano incrível por traz da criação do amor da sua vida, e com certeza ela deve ter qualidades. Entenda que vocês estão vivendo um choque de cultura, de criação, é normal que você não entenda as razões pelas quais ela faz algumas coisas.

“As vezes a pessoa não tem razão para o que ela faz, mas ela tem as suas razões.” conta Bel Ornelas, então pare e pense por alguns minutos: quem é essa pessoa e por que ela está fazendo isso?

 

8) Imponha limites

Se você se sente um pouco invadida com algumas atitudes da sua sogra, o ideal é conversar com seu parceiro ou parceira e mostrar como se sente, buscando uma solução apaziguadora. Faça isso com muito cuidado para não causar uma intriga familiar ou entre vocês. Lembre-se que nunca tem a ver com o que você fala, mas a forma como você fala.

É importante pensar nesses limites desde o início do casamento, e se alguma coisa está incomodando, é importante que seja dita de forma carinhosa, com desejo real de ter um bom relacionamento, não só por faixada. É importante também que o noivo(a) deixe claro para a sua mãe que essa é uma decisão do casal, e não somente de um dos lados, pois isso isenta a responsabilidade desse filho com essa mãe, tornando o relacionamento do genro/nora com essa sogra ainda mais difícil.

 

se dar bem com a sogra
CHRISTIAN OTH STUDIO

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Perguntas frequentes

Como se dar bem com a sogra?

1) Valide a opinão dela;
2) Cuide bem do seu amor;
3) Respeite seu espaço;
4) Conquiste com pequenos gestos;
5) Seja cordial;
6) Imponha limites;
7) Tenha empatia;
8) Foque nas qualidade positivas dela.

Tudo que você precisa para casar