Cata-vento – Diy


{aperte o play para ler este post ouvindo música}

A parte divertida de ter um blog de casamento é conseguir colocar a mão na massa. Eu não canso de falar isso! Nós preparamos um DIY especial pra vocês hoje, mas ele só é assim tão especial porque lembramos com muito carinho dos dias de produção para o casamento da Júnia! Era cata-vento, juta, couro, cortadores, garrafinhas por todos os cantos. Produzimos muitas coisas fofas!
A Júnia ainda guarda 3 a 5 cataventos diferentes do casamento, então foi fácil olhar e relembrar como fizemos e mostrar um pouquinho pra vocês.

Essa ideia fica legal para festinhas de aniversário, chá bar ou chá de cozinha. É bem versátil!

foto

Material necessário:

– Folhas de scrapbook ou cartolina (as que tem estampa dos dois lados ficam mais legais)
– Tesoura
– Régua
– Cola quente
– Botão, palito de churrasco (opcional para finalização)

Diy_catavento_Lápisdenoiva_001 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_002 copy

Passo 1: Corte a folha para que todos os lados tenham a mesma medida. Se já for um quadrado, ótimo. É você quem decide o tamanho que quer seu cata-vento.
(a folha que escolhemos tinha 30cm x 30cm)

Diy_catavento_Lápisdenoiva_003 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_004 copy

Passo 2: Corte as diagonais sem chegar muito perto do centro. Use uma régua e lápis para demarcar e ficar retinho e proporcional.

Diy_catavento_Lápisdenoiva_005 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_006 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_007 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_008 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_009 copy

Passo 3: Algumas pessoas preferem dobrar as diagonais até o centro, mas não fica tão legal porque amassa. Gosto mais quando o cata-vento fica “gordinho”. Pra isso, use a cola quente (fixa mais rápido que as outras colas) em uma das diagonais cortadas, e leve até o centro. Pressione apenas a ponta com cola.

Repita o mesmo processo nas outras 3 pontas sempre alternando (uma ponta sim, outra não).

Diy_catavento_Lápisdenoiva_010 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_011 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_012 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_013 copy

Repararam o efeito que dá? O cata-vento fica maior.
Você pode usar outro tipo de cola, mas vai dar mais trabalho porque vai ter que ficar com o dedo pressionado por um bom tempo.

Diy_catavento_Lápisdenoiva_014 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_015 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_016 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_017 copy

Após colar as 4 pontas, pressione mais um pouco o centro para ter certeza que não vai soltar.
Olha como fica legal o efeito do papel com ambos lados estampados e diferentes!

Diy_catavento_Lápisdenoiva_018 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_019 copy

Passo 4: Para finalizar você precisa dar um acabamento no centro, onde ficam as pontas. Eu usei botão, mas você pode fazer como quiser. Pedrinhas, pérolas, bolinhas de tecido, etc.

Diy_catavento_Lápisdenoiva_020 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_021 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_022 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_023 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_024 copy

Seu cata-vento está pronto! Viram que fácil?

Diy_catavento_Lápisdenoiva_025 copy

Caso você queira que fique em pé, cole um palito com cola quente.

Diy_catavento_Lápisdenoiva_026 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_027 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_028 copy Diy_catavento_Lápisdenoiva_029 copy

Mesclar tamanhos diversos fica bem interessante!

Diy_catavento_Lápisdenoiva_030 copy  Diy_catavento_Lápisdenoiva_032 copy

Algumas fotos dos cata-ventos no casamento da Junia & Lícius. Eles ficaram bem charmosos entre flores, doces e outros objetos da decoração. Para os cata-ventos grandes a gente usou gravetos e não palitos porque eles eram pesados.

casamento-jardim-junia-licius-10 casamento-jardim-junia-licius-11renata marques  junia e licius 48 renata marques  junia e licius 49

Música: The Way That I Am (Ingrid Michaelson)

Produção: Lápis de Noiva
Fotos do casamento: Renata Marques

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

    1. Minha amiga fez o seu Chá de Cozinha cheios de cata-ventos, ela com certeza se inspirou nesse post…. Mto legal!!!

      1. Já me casei,sonhei , sonhei e realizei… e hoje faço forminhas em tecido e papel para casamentos e outras festas , fico admirando e acho tudo lindo, essas decoraçãoes delicadas e enovadoras…cata vento ? tudo de lindo….
        PS se alguem tiver inidicação de fornecedores de papel por gentileza ,me envie por email: priscyllamara@hotmail.com, abração para noivas de plantão….sonhem bastante pois vale a pena!

  1. Ameeeeei!!!

    Vocês poderiam postar pra gente onde e como comprar esses papéis, encontrei alguns sites nacionais, mas todos com poucas opções!

    Beijos!

  2. Amei , acho que irei fazer no meu chá de panela, sempre acompanho seu blog , vc é super criativa. bjs

  3. Cata-vento tem cheirinho de infância e zoológico! Lindos ♥ E música essa música… aaaaaaaaaaah, mais linda ainda!

  4. Eu Amei, tão delicado, sofisticado e carinhoso.. Já decidi será a minha lembrancinha de chá de cozinha, com uma Tag de agradecimento, Obrigada pela ideia.. Parabéns pelo trabalho e dedicação.. Encontrei esse site por acaso, mas não é por acaso que vou permanecer.. Bjs <3

  5. Amei tudo isso, vou casar ao ar livre, eu mesma vou confeccionar para deixar tudo mais alegre e divertido. Só preciso saber onde encontrar esse papel tão lindo.

  6. Minha amiga fez o seu Chá de Cozinha cheios de cata-ventos, ela com certeza se inspirou nesse post…. Mto legal!!!

  7. Meninas, que site maravilhoso! Parabéns.

    Vocês poderiam me indicar onde posso comprar essa cartolina? Amei as cores. Perfeitas para meu casamento.

    Muitos beijos