Posso confessar que o começo do casamento é sempre cheio de novidades. Com o passar do tempo, conseguimos ver pequenas coisas que não nos agradam no nosso companheiro(a) e que muito provavelmente não enxergávamos antes, ou não nos incomodava tanto! Engraçado não é?
Casamento é uma decisão diária! Só descobri o sentido dessa frase verdadeiramente depois que casei! Se você está passando por essa fase, vai gostar da mensagem de hoje e irá perceber que não esta sozinha(o). Preparamos uma mensagem especial para você ler juntamente com seu esposo(a). Tire algum tempo essa semana para lerem juntos.
Se vocês são recém-casados, podem ter descoberto algumas coisas sobre a pessoa a quem amam que não são exatamente agradáveis. Ele ronca como um lenhador. Ela aperta o tubo de creme dental no meio. Ele acha que um lanche no McDonald’s e uma partida de sinuca são os ingredientes perfeitos para uma noite romântica. Ela canta a letra errada de todas as músicas que ouve no rádio. Ele corta as unhas do pé em frente a televisão e deixa as provas sobre a mesa de centro. Ela prepara salsicha com molho duas vezes por semana no jantar.
O segredo para superar essas irritações é mantêm-las na perspectiva correta. Não deixe que coisas pequenas se transformem em grandes problemas. Lembre a si mesmo que essas coisas não são questões que ameaçam a vida. Se puder achar soluções, ótimo. Se não, é plenamente possível viver com elas.
Veja um plano para pedir mudanças. Diga ao cônjuge três coisas que gosta nele e, então faça o pedido. Por exemplo: “Você poderia não lavar o cabelo na pia quando se apronta de manhã?”. Uma vez que o elogio precede o pedido, é mais provável que seu cônjuge acate pedido de mudança.
Uma orientação: nunca faça mais de um pedido a cada duas semanas. Talvez vocês possam fazer um acordo no qual cada um apresenta um pedido de mudanças ao outro por semana. A questão principal é o respeito. Quando for educado, amoroso e respeitador, você verá mudanças acontecerem.
Gary Chapman
Foto: Gustavo Marialva