{Dicas Úteis} Vestido de Noiva: como escolher o modelo perfeito pro grande dia?

 

Vestido de noiva é um assunto que nunca sai de moda aqui no Lápis. Não existe momento mais gratificante do que se ver vestida de noiva e sentir o coração batendo mais forte com a sensação de: “É esse!” Saiba como escolher o vestido de noiva perfeito pra você, e qual o seu estilo preferido: simples e minimalista, sereia, princesa, curto, vintage…O céu é o limite!

 

vestido de noiva

 

Seja sempre você mesma, o vestido de noiva combina com o seu estilo?

Procure não se fantasiar de noiva para dizer SIM para o amor de sua vida. Tente evitar aqueles modelos, decotes e estilos que você não costuma usar no dia a dia, aqueles que não têm sua cara e que as pessoas não vão te reconhecer. As escolhas diárias que fazemos normalmente são aquelas que nos deixam confortáveis e que nos fazem sentir mais bonitas e donas de si.

Você se conhece melhor do que ninguém! Você ama vestido de noiva sereia? ou princesa? Analise seu tipo físico antes de escolher um modelo e detalhes do look e escolha uma silhueta favorável. Só isso já vai te ajudar a excluir muitas imagens e modelos de sua pastinha de inspirações!

 

Foto: Ale Bigliazzi

 

Vestido de Noiva: trends, modinhas e celebridades

O modelo que aquela celebridade usou para ir ao Oscar ou para se casar semana passada pode não combinar com sua personalidade, bem como não ficar legal no seu corpo, por mais deslumbrante que você ache que ele seja.

Quando pensar no seu vestido de noiva, pergunte-se: daqui a trinta anos, quando eu estiver olhando o álbum, ainda vou pensar que estava linda? Sua essência nunca sairá de moda. Confie nela e na gente!

 

Foto: Rafael Canuto

 

Os profissionais do mercado, como escolher?

Siga seu coração. Escolha gente que ama o que faz com quem você tem empatia, alguém que vai se esforçar para entender e realizar seus sonhos junto com você. Não tem nada pior do que um profissional que não vai te deixar segura neste momento tão delicado.

Entretanto, por mais que você tenha achado o designer (ateliê ou loja) mais fofo deste mundo e tenha se encantado com sua postura, acerte os detalhes no papel. Amigos, amigos, negócios à parte, né?

Pensando bem, este é um conselho para você sobre todos os seus fornecedores. O contrato tem que ter todos os detalhes, alterações, garantias e complementos que ficaram combinados entre vocês. Com este documento em mãos você terá mais segurança e serenidade para se concentrar em outros detalhes que irão precisar de sua atenção.

 

Foto: Aline Ferreira

 

Vestido de Noiva: sonho x realidade

Uma pergunta antes de prosseguir: além de se encantar com os editoriais de vestidos de noiva que publicamos no blog, quantas pastinhas, recortes, fotos no celular ou marcações em sites você tem? É… A gente sabe, nem dá para contar, né?

 Não interessa se você tem todo este material desde pequenininha ou se caiu de paraquedas depois do pedido de casamento. Espere um pouquinho antes experimentar vestidos, pelo menos até confirmar alguns detalhes previamente, tá? Por exemplo: em que época do ano será o casamento? Onde será a recepção? Quanto você poderá gastar? O que fica bom no seu corpo?

Agora é hora de começar a filtrar suas decisões e eliminar o que, definitivamente, não tem chance de acontecer.

 

Foto: Aline Ferreira

 

Metodologia de pesquisa, você vai precisar!

Você tem que se parecer com você mesma no dia do seu casamento. Não perca de vista quem você é ou que tipo de noiva você quer ser. É tão fácil copiar outras noivas do Pinterest, Instagram, etc. Mas, lembre-se: assistindo ao vídeo daqui a quinze anos, você quer se reconhecer e ainda adorar o vestido de noiva com o qual você celebrou o amor entre vocês dois.

Olhe diferentes vestidos para encontrar um estilo que você goste. Para ficar mais prático, reúna suas inspirações favoritas em um só lugar. Mesmo que no começo pareça que você gosta de tu-di-nho que vê, eventualmente, um estilo vai se sobressair e você terá uma ideia mais clara do que procurar.

–> Dica do Lápis: mantenha a mente aberta para outros estilos, você pode mudar de ideia. E tudo bem mudar de ideia e começar de novo! Esse dia vai acontecer uma vez só e tem que ser como você sonha.

 

Foto: Gustavo Gaiote

 

Orçamento: o vestido de noiva dos sonhos cabe no meu bolso?

Deixa a bolsa aí na cadeira que você não vai sair ainda! Antes é importante que você defina um orçamento geral, e como ele vai afetar o restante do seu casamento. Você tem $ para gastar? Ou $$$$? Com o valor mais ou menos definido, você não vai se deixar apaixonar por um vestido de noiva que você simplesmente não pode pagar. Temos um lugar de honra para este tópico na nossa planilha de planejamento financeiro (baixe GRATUITAMENTE aqui).

Outra coisa que precisa estar nessa planilha é o valor que você vai separar para pagar eventuais alterações, não esqueça!

 

Foto: Ítalo César

 

Oh dúvida cruel: sob medida, comprar ou alugar?

E não é que de repente, no meio desse processo de decisões e escolhas, aparece aquela dúvida: comprar pronto, alugar, reformar ou fazer o vestido de noiva sob medida?

Se você baixou e leu nosso e-book Fiquei Noiva! Por onde começar? (baixe GRATUITAMENTE aqui), deve se lembrar daquele pedacinho especial onde aconselhamos a escolha das cinco coisas mais importantes em sua cerimônia.

É também onde falamos que abrir mão de alguns detalhes faz parte da jornada e que, ainda assim, o seu casamento será incrivelmente único. Estamos recordando este pedacinho porque este é um dos momentos no qual você vai ter que decidir suas prioridades.

Veja aqui mais sobre a diferença entre aluguel, primeiro aluguel e compra de vestido de noiva.

 

Foto: The Kreulichs

 

Escolha o melhor para VOCÊ

Qual a melhor opção para você? E o mais importante, o que vai te deixar feliz? Qual é seu sonho? Ele pode ser o do ritual completo do vestido de noiva que começa com um croqui, com a escolha do tecido, rendas e bordados, passa por várias provas de roupa no ateliê do designer e termina com o carinho e cuidado dos toques finais, na porta na igreja, de uma peça única.

Tem quem ache mais fácil entrar em uma loja, provar e escolher um vestido de noiva pronto, de um jeito prático e rápido – principalmente para quem resolveu casar em poucos meses e está com o tempo curto. Tem quem prefira alugar para não se preocupar com manutenção e espaço para guardar depois.

Dica do Lápis: Saiba como escolher o vestido para a mãe da noiva.

Por fim, algumas noivas herdam um vestido de noiva da mãe, avó querida ou bisavó e desejam usá-lo em seus casamentos, em homenagem às extraordinárias mulheres da família e suas tradições.

Todas as escolhas têm seus prós e contras. É importante, independente da preferência, que você se sinta segura, completamente satisfeita e confortável com o modelo.

 

Foto: The Kreulichs

 

Como foi com as meninas do Lápis?

A gente sabe que você está morrendo de curiosidade para saber a experiência das meninas do Lápis, não está? Você sabe que elas são pioneiras em muitas coisas (além de terem um super bom gosto), portanto, a experiência delas foi bem fora da caixinha para a época em que se casaram.

O vestido de noiva da Lorena

 A Lorena optou por comprar seu vestido de noiva fora do Brasil. Naquela época, ela não conhecia direito os designers especializados (ela foi uma das noivas que só foi se interessar pelo assunto quando estava com anel de noivado no dedo) e não queria se “fantasiar” de noiva, sabe? A Lorena não queria usar um vestido que não fosse a carinha dela. Apesar de não ter feito a compra em pessoa, ele tinha tudo a ver com aquela fase da vida dela! Quando o vestido chegou, os ajustes foram poucos e ela adicionou um cintinho. (Veja aqui o casamento completo da Lorena).

 

 

O vestido de noiva da Junia

A Junia comprou dois (SIM, dois!!!) vestidos nos Estados Unidos. Ela estava muito em dúvida e não conseguia decidir qual modelo ela queria usar para dizer SIM para o amor da vida dela. Dúvidas mil na cabeça (qual noiva não tem?) ela achou que o vestido que ela tinha gostado mais iria ser reprovado pelas pessoas, ela até fez Facetime com a Lorena aqui no Brasil para saber a opinião dela. Quando voltou, resolveu usar o que ela mais tinha gostado: aquele era o que tinha sua cara, sua personalidade. Tanto que ela disse que não mudaria nada, se fosse casar hoje.

Não tem como a gente não ter dúvidas e ficar insegura na hora de bater o martelo. Acredite no seu coração, ele sabe direitinho o que está fazendo!

A Lorena também concordam que hoje, com toda a experiência que elas têm, com certeza não abririam mão das estilistas brasileiras e de participar do processo todo de fazer um vestido bem pessoal. (Veja aqui o casamento completo da Junia).

 

Foto: Gustavo Gaiote

 

Modelos de vestido de noiva para cada corpo

Não falta vestido de casamento lindo no mercado, né? Mas assim como muita roupa que a gente prova e acha que não ficou boa no corpo, com o vestido de noiva escolhido pode acontecer a mesma coisa.

O melhor lugar para começar a seleção dele é com você, achando um vestido que se adapta perfeitamente ao SEU tipo de corpo.

Olha, não tem essa de “sou gorda”, “sou baixinha”, “tenho coxas largas”. Todos os corpos são lindos, então pense em como ajudar sua silhueta para encontrar um vestido de noiva que fará você irradiar confiança e felicidade.

Mais dicas sobre vestidos de noiva de acordo com o tipo de corpo.

 

Foto: Rafael Canuto

 

Qual é seu tipo de corpo?

Para descobrir qual é o seu tipo de corpo, pegue uma fita métrica e peça ajuda para alguém te medir: a parte mais larga de seus ombros, busto e quadris e, em seguida, a menor parte de sua cintura.

Está com as medidas em mãos? Então vamos lá, veja onde você se encaixa:

 

Nesse link aqui, você encontra um teste bem bacana para descobrir qual modelo de vestido de noiva combina com o seu biotipo.

 

Silhuetas dos vestidos de noiva

Vestido de noiva império

Tem modelagem ajustada no busto, com saia leve e fluida a partir do corte abaixo da altura dele.

Vestido de noiva evasé ou em A

Este modelo tem este nome porque sua forma é de um A mesmo: o corte na cintura é mais ajustado e ele se abre ao longo do corpo.

Vestido de noiva sereia

A forma é definida por uma saia estreita, bem justa no corpo que segue a linha dos quadris e coxas e abre na altura do joelho.

Vestido de noiva princesa

A silhueta tem um corpo ajustado até a cintura, de onde sai uma saia bem cheia (com muito volume mesmo!).

Vestido de noiva coluna

Este estilo acompanha a linha natural do corpo sem ser agarrado ou muito justo, descendo do quadril ao chão em linha reta.

Vestido de noiva curto

O vestido de noiva curto não é tão comum, né? As noivas normalmente pensam nele somente para o casamento civil (veja aqui dicas para escolher o vestido para o casamento civil). Mas ele pode ser usado em sua cerimônia e festa também.

Confira aqui um post completo sobre vestido de noiva curto.

Vestido de noiva plus size

O termo americano plus size foi usado para indicar os modelos de roupas com tamanho 46 ou mais, que é considerado “acima” do padrão convencional. As marcas e estilistas começaram a perceber que nem todas as mulheres tinham o manequim na então considerada medida padrão, e investiram em um novo segmento da moda que valorizasse o corpo com mais curvas. E claro, foi questão de tempo para essas medidas também chegarem ao mercado de casamento através do vestido de noiva plus size.

Clique aqui para ver tudo sobre vestido de noiva plus size.

 

Tecidos para os vestidos de noiva

Uma das grandes influências no modelo que você escolher é o tecido com o qual ele vai ser feito. Quer um exemplo? Um vestido sereia de seda não vai ter caimento bom, além de correr o risco de rasgar no meio da balada por causa da estrutura rígida que ele pede, bem perto e justo no corpo.

O tecido escolhido pode mudar a aparência do vestido no seu corpo. Sabendo identificar os materiais, você vai ficar mais segura com o resultado final. Nós sabemos que é difícil tentar imaginar o croqui que o designer está mostrando, e isso pode deixar a gente insegura.

 

Foto: Ítalo César

 

Mas não é só o tecido que importa, podemos seguir o mesmo princípio para os diferentes tipos de renda. E além delas, tem também os tipos de materiais que podem ser bordados em um vestido.

 

Vestido de noiva de renda

Vestido de noiva de tule

Vestido de noiva de cetim

Vestido de noiva de charmeuse

Vestido de noiva de chiffon

Vestido de noiva de crepe

Vestido de noiva de organza

 

Vestido de noiva e as estações do ano

Verão

Na temporada de altas temperaturas, o melhor é optar por um vestido de noiva fresco e com movimento, assim você a se sente confortável e não passar calor. Dependendo do local do casamento, fendas e decotes são bem vindos e refrescantes.

Esqueça as mangas, elas não vão ajudar em nada e podem ser incômodas com essas temperaturas. Prefira os modelos sem mangas e que deixam o corpo livre para sentir a brisa do final de tarde dessa estação.

 

Foto: Rafael Canuto

 

Primavera

A primavera é a estação mais romântica do ano, e isso pode ser traduzido também no seu look.  Já que não faz tanto calor como no verão, pode-se optar por acabamentos e tecidos um pouco mais elaborados mas mantendo a sutileza, já que as temperaturas ainda que mais amenas, são elevadas.

A manga curta ou 3/4 são perfeitas para os vestidos de noiva da primavera e pode ser acompanhada de detalhes e apliques. Mangas de tule ilusion são outra linda opção. Vestidos esvoaçantes e alegres ficam lindos em fotos!

 

 

Outono

Mesmo que não se trate da época mais fria do ano, as mangas 3/4 já podem ser usadas no outono e dão um charme a mais aos vestidos. Mangas longas de tecidos leves e fluidos dão um charme todo especial no vestido de noiva. Os tecidos também já podem ser mais pesados, sempre pensando no local onde será realizado o evento, em um ambiente fechado ou ao ar livre. As capas ou boleros são indicados para esta época do ano.

 

Foto: Aloha | Rafael Canuto

 

Inverno

Manga comprida será o grande diferencial para o seu vestido de inverno, além de dar elegância e sensualidade. Tecidos mais grossos e pesados podem ser utilizados para você se sentir confortável com a temperatura. É importante pensar no lugar do casamento, já que não é a mesma coisa escolher um vestido de noiva para um casamento no inverno ao ar livre, que escolher para um lugar fechado.

 

Vestido de noiva para casamento na praia

Casamentos pé na areia são sucesso absoluto aqui no Lápis. São diferentes, informais, o cenário é deslumbrante e as fotos ficam incríveis. São verdadeiramente inesquecíveis. Por aqui, casar na praia faz parte dos sonhos de muitos noivos.

Na praia, os vestidos de noiva devem manter a mesma tradição como a de um casamento realizado em qualquer outro lugar: é o grande dia para a noiva e você vai estar linda. Por ser uma cerimônia mais descontraída e com a temperatura lá em cima, considere:

 

Foto: The Kreulichs

 

Tecidos e rendas

Os tecidos fluidos, com uma gramatura mais leve e bastante movimento (musseline e tule de seda pura, linho, crepe georgette, tule, chiffon, etc.) não esquentam e oferecem o máximo de conforto em clima quente.

As rendas já estão bem presentes nas praias, sejam em biquinis, saídas de banho, blusinhas, túnicas, vestidos, saias ou shorts. Para dar um ar mais contemporâneo, pense em opções como renda de linha de algodão, fundo em tom nude ou em tule ilusion e motivos florais maiores. Crochê é outra opção que combina bem com o clima boho desse tipo de cerimônia.

 

Foto: Diogo Massarelli

Modelos

Na praia, os vestidos de noiva mais adequados têm saias menos volumosas e decotes mais ousados. Lembre-se de que na praia o vento sopra mais forte por causa do oceano, então não é aconselhável véus muito longos ou saias muito rodadas. Pense também em vestidos de noiva em duas peças, românticos e fresquinhos.

 

Foto:Vitor Barboni

 

–> Dica do Lápis: Tem algumas coisinhas que são melhores evitar. Modelos com muita estrutura, corset, muitas camadas de tule na saia e forros pesados. Bordados com cristais, muito brilho e caudas longas não combinam muito com este tipo de ocasião. A cauda longa ainda tem o problema de arrastar pequenos objetos que estão na areia quando você anda. Saltos finos vão ser um problema também. Se o grande dia for pé na areia, a melhor opção é ir descalça. Agora, se a celebração for realizada em um deck, por exemplo, há algumas opções: rasteirinhas, saltos grossos ou anabela.

Clique aqui para saber como organizar um casamento na praia.

 

Vestido de noiva para casamento no campo

Passarinhos cantando, a leve brisa da natureza, um dia ensolarado e muito verde ao redor. É com este cenário que você sonha começar uma nova jornada com o amor de sua vida?

Os vestidos de noiva para casamento no campo seguem esta mesma linha bucólica e clima descontraído. Temos vários editorias lá no blog que foram feitos no campo, com vestidos leves e românticos para casamentos em meio à natureza. Tem um que é de uma coleção de vestidos veganos, outro inspirado no amor das mulheres com cavalos e até um country rústico.

Veja aqui tudo sobre casamento no campo.

 

Foto: Ítalo César

 

Tecidos e rendas

Looks mais esvoaçantes são lindos em casamentos no campo. Imagine uma brisa suave batendo no vestido, que se movimenta docemente durante a cerimônia. Os detalhes vão depender do horário. Se o casamento for de dia, cristais mais leves, pérolas e brilhos discretos na renda caem bem. Se você for dizer SIM no por do sol com uma festa que vai noite adentro, dá para usar um pouco de brilho e rendas mais delicadas.

 

Foto: Italo César

 

Modelos

Os estilos não têm muitas restrições para casamentos no campo, a noiva tem muito mais liberdade de escolha. O romantismo, a delicadeza e a vibe boho fazem parte do perfil da noiva que optou por casar com muito verde ao redor. Nossa única recomendação é pensar bem sobre o comprimento da cauda e do véu, afinal como na praia, se a cerimônia for no meio da natureza, bem rústica mesmo, eles podem arrastar ou ficar presos em gravetos, folhas e terra.

Dependendo da época do ano, o calor pode ser intenso. O uso de decotes e fendas podem dar maior conforto à noiva e fluidez ao modelo escolhido. Os decotes podem ser mais discretos do que os dos vestidos para casamento na praia. Casar no inverno, no campo, é muito romântico, e da para usar capas, bike jackets ou casacos. Nossa, as fotos vão ficar maravilhosas!

 

Foto: Aloha | Umbrella Weddings

 

Um vestido para dois

A gravidez é um momento abençoado, mas, também é uma reviravolta de hormônios e sentimentos. Além de lidar com tantas mudanças rápidas, você vai casar! Uau. Muita areia para o caminhãozinho, né?

Mas vai dar tudo certo! A noiva grávida, ao planejar e escolher o vestido, vai precisar calcular diferentes variáveis, dependendo do trimestre da gravidez. De antemão existem estilos e proporções que não ficam bem no corpo de uma gestante, mas não é nada muito complicado.

 

Foto: Ítalo César

 

Certamente é difícil prever como o corpo irá mudar, e também onde você terá ganho de peso, sendo assim, não dá muito para saber suas proporções no dia da cerimônia. Além disso, a barriga de cada noiva é diferente em tamanho e forma, nos diferentes trimestres.

–> Dica do Lápis: Evite vestidos com corpetes apertados. Eles provavelmente farão com que você se sinta desconfortável. Procure estilos fluidos. Não entre em pânico na sua última prova do vestido, é normal ele não servir aqui ou ali. Logo, o melhor é que a prova aconteça 1 semana antes da cerimônia. Este prazo é suficiente para ajustes finais e seu corpo não vai mudar mais tão drasticamente.

 

Foto: Beach Style Weddings | Guilherme Pavan

 

Vestidos para noivas com personalidade

Assim como cada noiva tem um biotipo, elas também têm sua personalidade: romântica, rústica, boho, moderna, minimalista, etc. Se a sua personalidade é forte e fora da caixinha, existem opções para você também! O truque é um bom caimento seja lá qual for sua escolha. Temos dicas para todo tipo de noiva aqui no Lápis!

Vestido de noiva colorido

Vestido de noiva temático

Vestido de noiva com crop tops

Vestido de noiva com saia removível

Vestido de noiva com design assimétrico

Vestido de noiva com penas

Vestido de noiva eco+sustentáveis+veganos

Foto: Juan Cogo

Noivas de calça ou macacão

Noivas com jaqueta

Mais inspirações de noivas com jaquetas aqui.

 

Dica Bônus

O Lápis reuniu em um só lugar todas as dúvidas das noivas reais sobe vestido de noiva e criou um super guia chamado“Vestido de noiva – o guia completo para fazer a escolha perfeita”. Clique no botão abaixo para saber mais!

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Casamento Civil: tudo o que você precisa saber
Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento
Convite de Casamento: o guia completo!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog