Já ouviu falar em linguagens do amor? Você já conhece elas? Fique aqui para saber mais e entender como elas funcionam no dia a dia e em relacionamentos.
Como surgiram as linguagens do amor?
Segundo o conceito desenvolvido pelo Dr. Gary Chapman, autor do livro best seller “As 5 linguagens do amor”, nós, seres humanos, temos diferentes formas de nos comunicarmos e demonstrar reações.
Cada indivíduo tem uma forma de demonstrar amor para com o outro, que pode por meio de uma das linguagens do amor, que são: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.
Quais são os 5 linguagens de amor?
Conheça as 5 linguagens de amor segundo Gary Chapman:
1. Palavras de afirmação
Uma das formas de demonstrar o amor é com palavras de afirmação. Muitas pessoas têm como linguagem de amor as palavras de afirmação, ou seja, transmitem o sentimento com elogios, palavras positivas e incentivos, por exemplo. Além disso, há quem se sinta muito amado recebendo o amor por meio das palavras.
Mas o que seriam exatamente as palavras de afirmação? Um elogio como “você fica muito bem usando essa roupa”, ou ainda, “que lindo esse corte de cabelo”. Bem como falar positivamente de ações ou momentos vividos com a pessoa, “nossa, como você fala bem”, “o jantar que fizemos estava ótimo, tanto a comida quanto as boas risadas que demos”.
Ainda, as palavras de afirmação podem estar presentes em grandes e pequenos incentivos, como: “fique tranquila, você vai se sair muito bem na entrevista” ou “você tem uma ótima capacidade de se comunicar, com certeza conseguirá conversar sobre o que deseja com a equipe”.
Nessa linguagem do amor, as palavras deixam de ser apenas palavras e carregam muito afeto, gratidão, admiração e muitas coisas boas. Para a pessoa que tem as palavras de afirmação como linguagem de amor, não tem coisa melhor do que receber um elogio ou poder oferecer algum.
É sempre válido lembrar de ser sincero ao compartilhar palavras de afirmação, o que não é difícil para quem tem essa linguagem de amor. Isso porque para proferir as palavras, é feita toda uma observação da pessoa e sempre é desejável usar as palavras certas. Por isso, as palavras de afirmação nunca são da boca para fora.
Caso você encontre alguém com essa linguagem do amor, valorize as palavras de afirmação e também as utilize para demonstrar seus sentimentos.
2. Tempo de qualidade
Outra forma de demonstrar amor é com tempo de qualidade. Muitas pessoas não precisam de amor em detalhes, os momentos têm um peso muito maior do que qualquer outra forma de amor.
E quando falamos em tempo de qualidade, falamos em um tempo exclusivo dedicado à outra pessoa, ou às pessoas que ama, como a família. Por exemplo: ir ao cinema, sair para jantar, assistir um filme juntos em casa, passar um tempo cuidando um do outro, jogar algum jogo, cuidar da casa, cuidar do jardim, entre tantas outras opções de passar um bom tempo com alguém.
A qualidade do tempo dessa linguagem do amor tem um grande significado. Isso porque o amor está nessa qualidade, e o tempo é relativo, mas claro que quanto maior, melhor. A qualidade, inclusive, pode estar em uma longa e profunda conversa sobre a vida, tanto individual quanto a dois. Ou ainda, mesmo que não tenha tanto tempo, o amor pode ser qualitativo, por exemplo em um longo dia cheio de afazeres, encontrar uma brecha para dar um oi, ou poucos minutos de conversa, já serve para preencher a barra do amor de quem tem o tempo de qualidade como linguagem.
Quando a pessoa tem o tempo de qualidade como linguagem de amor, pode ter a certeza de que ela fica extremamente satisfeita com momentos passados com os próximos. É onde ele se vê feliz, amada e amando.
3. Presentes
Por mais que presentes sejam materiais, podem demonstrar muito afeto e amor. Para as pessoas que têm essa linguagem do amor, dar ou receber presentes é um grande ato de amor e afetividade muito agradável.
Naturalmente, as pessoas se dão presentes como uma forma de demonstrar carinho, geralmente em dias especiais. Mas a linguagem de amor por meio de presentes vai muito além de dias especiais.
Quem tem essa linguagem pode não ligar nem um pouco para o valor material, ou seja, o presente não precisa ser caro. Um presente pode ser algo bastante simbólico, como até mesmo algo feito em casa, como um artesanato. O sentimento está no ato de presentear alguém ou ser presenteado.
Ainda, a linguagem de amor em presentes, pode significar fazer um bolo, por exemplo, e levar para alguém especial. Ou em um almoço de família preparar uma saborosa sobremesa feita pensando em todos que irão comer.
4. Atos de serviço
As pessoas que têm como linguagem de amor os atos de serviço, não pensam duas vezes para ajudar alguém. Isso porque a demonstração de afeto, carinho, gratidão e amor estão em ações que possam colaborar com o outro.
Os atos de serviço podem até passar despercebidos para quem não valoriza muito, mas como uma linguagem de amor, não há algo mais significativo do que fazer algo concreto por alguém, como ajudar a procurar algo, por exemplo. São inúmeros os atos que demonstram amor, mas saiba que se você conhece alguma pessoa que está sempre disposta a ajudar quando você precisa, que sempre se oferece como apoio, ela tem os atos de serviço como linguagem de amor.
E os atos de serviço podem variar desde uma pequena ajuda para buscar um utensílio que está longe, servir uma comida, oferecer uma carona, como também ajudar a família em uma mudança, oferecer carona para uma grande viagem, cuidar da casa enquanto o dono viaja, entre outros tantos atos.
Muitas vezes, os atos de serviço são aderidos por pessoas que não são muito adeptas à palavras, presentes e contato. Os tímidos, por exemplo, geralmente preferem demonstrar seu amor por atos de serviço, pois pode ser algo discreto. Além disso, quem tem essa linguagem de amor se sente muito amado recebendo ajuda e apoio.
5. Toque físico
Para quem se sente amado através do toque físico, o contato é essencial. Abraços, beijos e segurar as mãos são formas de transmitir amor e segurança, fortalecendo a conexão emocional e proporcionando conforto.
Caminhar de mãos dadas, receber uma massagem, dormir de conchinha e momentos de intimidade são essenciais para a pessoa que têm o toque físico como a sua linguagem do amor.
Por que é tão importante saber a sua (e a do seu parceiro) linguagem do amor?
Conhecer e saber observar as linguagens do amor pode ser muito vantajoso em um relacionamento, visto que linguagem é uma forma de comunicar, e é na comunicação hoje que podem estar os principais problemas e gatilhos para um relacionamento não dar certo.
Então conhecendo bem as cinco linguagens do amor e sabendo identificá-las nas pessoas, pode ser muito benéfico em um relacionamento, porque fica muito mais fácil de lidar não somente com um parceiro, mas também com relacionamentos cotidianos. Todo o ser humano necessita oferecer e receber amor, mesmo que indiretamente, e as pessoas percebem quando a falta dele está presente.
Por isso, quando se conhece as linguagens de amor, é possível mudar o dia de alguém. Vamos supor que a sua linguagem de amor é toque físico, mas a de seu parceiro é presentes e vocês não estão em um dia muito legal, o que pode ser feito? Para agradar e quebrar o gelo, você pode dar um presente, ou mandar uma comida gostosa para o parceiro, ele se sentirá amado, ficará feliz e provavelmente devolverá com um beijo ou um abraço. Dessa forma, foram trabalhadas as duas linguagens do amor no relacionamento, e trabalhando elas, os sentimentos que já não estavam muito bons, voltam ao normal com muito amor.
Ou seja, as linguagens de amor podem ser usadas a favor dos relacionamentos, pois conhecendo-as bem, podem estar sempre presentes na vida do casal.
Mas como identificar a linguagem do amor do(a) parceiro(a)?
Visto que saber a linguagem do amor do parceiro pode ser benéfico no relacionamento, é preciso saber como identificá-la no outro. Pode parecer complexo, mas é mais fácil do que parece.
Para identificar a linguagem do amor do parceiro basta ser bastante observativo em relação às ações e formas de carinho. O que deixa o outro feliz? O que ele faz para me deixar feliz? São perguntas que você pode ir se fazendo durante o dia a dia para reparar na linguagem do amor do próximo. Pode ter certeza que uma das cinco linguagens estará bem presente em seu parceiro e logo você conseguirá identificá-la.
Ou também pode acontecer de simplesmente o parceiro falar sobre sua linguagem, ou seja, em conversas cotidianas comentar sobre o que ele gosta de fazer, o que o agrada e tudo mais. E também não tem problema nenhum em você direcionar as perguntas diretamente para ele, para poder identificar sua linguagem de amor. É muito importante que um casal tenha sempre liberdade e conforto em conversar um com o outro.
Eu sei qual é minha linguagem do amor?
Conhecendo melhor as cinco linguagens do amor, você já parou para pensar e reconhecer qual é a sua? É muito importante ter conhecimento da sua linguagem do amor, tanto para se relacionar melhor com as pessoas quanto para você mesmo se conhecer melhor.
A linguagem do amor é uma característica do ser humano que pode ser trabalhada e utilizada em favor de sua vivência. Isso porque ela não precisa ser aplicada somente em relacionamentos amorosos, mas pode transparecer demonstrando gratidão e respeito em um ambiente de trabalho, por exemplo.
O autoconhecimento é sempre muito importante para se ter uma melhor qualidade de vida, e com o passar do tempo encontramos ainda mais características pessoas para decifrar em nós mesmos.
Entre elas está a linguagem do amor. Conhecendo sua linguagem você perceberá que os relacionamentos fluirão melhor, desde os amorosos e familiares até os profissionais. Uma maneira de colocar isso em prática, por exemplo, é usar a linguagem do amor para construir ambientes melhores, mais felizes e harmoniosos.
Ou seja, que tal descontrair um pouco no trabalho e preparar um bolinho para os colegas? Tendo como linguagem de amor os atos de serviço, você demonstrará seu carinho/respeito pelas pessoas e com certeza eles sentirão isso de você. Fazer o bem às pessoas faz bem para você mesmo. Use a linguagem do amor a seu favor também.
Teste: qual a sua linguagem de amor
Agora que você leu e conheceu mais sobre as cinco linguagens de amor, já dá para ter uma noção de qual é a sua? Por mais que buscamos saber sempre mais e tentar entender qual é a nossa linguagem do amor, pode ser que os nossos atos e corpo dizem outra coisa. Por isso, é necessário fazer o teste das linguagens do amor para saber qual é a sua.
E sabe onde você pode fazer esse teste? Aqui mesmo, no Lápis de Noiva.
Pensando que todos precisam demonstrar e espalhar mais amor pelos próximos, criamos um teste rápido e algumas dicas para colocar em prática a sua linguagem do amor de forma efetiva através de um e-book. Clique na imagem abaixo para descobrir agora a sua linguagem do amor!