Fotografia de casamento: todas as dicas para arrasar no grande dia!

 

Uma das grandes alegrias aqui no Lápis é poder compartilhar com vocês casamentos que inspiram. Mas….de onde sai tantas foto de casamento deslumbrante, noivos alegres, sorrisos largos, poses naturais e luz divina? No meio de tanto planejamento para o casamento, você já parou para pensar um pouco no registro desse dia encantado? Quais poses irá fazer, quais as imagens que não podem faltar, como ter fotos de casamento criativas. Pois nós separamos todas as dicas pra você!

 

 

Nem todos nós nascemos Instagram ready (prontos para sermos clicados a qualquer minuto) e a timidez é real. Além dos assuntos mais corriqueiros com o fotógrafo escolhido – contrato, horários, equipe -, enfim, a parte prática mais chatinha, é preciso parar um pouquinho para pensar que você e o amor de sua vida estarão na frente das câmeras. E nem todo mundo é a Gisele Bünchen, né?

O que vocês querem para ficar eternizado em seu álbum? Como se sentir relaxado para que as fotos fiquem espontâneas e cheias de cumplicidade? Como passar todo o romantismo e emoção que vocês estão vivendo para uma imagem?

Para ajudar as nossas noivas queridas a entenderem um pouco mais do processo da fotografia de casamento, convidamos Aproximar Fotografia para um bate papo onde suas dúvidas e inseguranças são todas respondidas.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

fotos de casamento criativas

 

Expectativa x Realidade: o que os noivos podem esperar das fotos de casamento?

Fotos leves e espontâneas. Se você imagina que no making of você vai precisar ficar fazendo poses, caras e bocas, não tem nada disso, a não ser que este seja o seu desejo! Se você tem medo de perder muito tempo fazendo fotos e passando de mesa em mesa, saiba que o casal é quem decide se isto será feito ou não. O objetivo de um bom fotógrafo é entregar uma história real do dia, uma memória com significado. Então, aproveite muito o dia que as fotos irão acontecer naturalmente.

 

making of da noiva

 

Qual o segredo de fotos de casamento criativas e espontâneas?

Acreditamos que a empatia entre o casal e os fotógrafos é a chave de tudo! Se você gosta do trabalho de um fotógrafo, faça uma reunião com ele, presencial ou por chamada de vídeo. Se o santo bater, com certeza já é meio caminho andado.

O ensaio pré casamento é uma ótima oportunidade para conhecer ainda melhor seus fotógrafos! Nos nossos ensaios por exemplo, a gente costuma conversar bastante com o casal, pedimos menos poses e mais interações. Quando todos encontram assuntos e gostos em comum, o ensaio flui naturalmente e certamente volta-se para casa com mais dois amigos.

 

ensaio de fotos pré casamento

 

Quais fotos não podem faltar no dia do casamento?

Cada casamento é de fato único, e bons fotógrafos valorizam cada detalhe desse dia: desde o making of aos retratos individuais dos noivos prontos, passando por cada detalhe da cerimônia e do cortejo. Outros momentos únicos incluem o primeiro beijo de casados, as fotos protocolares da família, padrinhos, damas e pajens, os retratos do casal nos primeiros minutos de casados e fotos da festa/recepção que transmitam exatamente a vibe daquele momento.

Conversar com cada casal para saber quais fotos não podem faltar para eles, e o briefing que feito na semana do casamento ajudam muito os profissionais a identificar detalhes e pessoas importantes. Isso contribui muito para o resultado de fotos com significado.

 

cumprimento dos padrinhos

 

Qual o melhor horário para iniciar a cerimônia e ter lindas fotos de casamento ao ar livre?

Se você quer se casar de dia e aproveitar a festa a noite, marque a sua cerimônia para iniciar no máximo às 16h, e como margem de segurança, marque no convite às 15:30h. Os noivos devem ficar prontos cerca de vinte minutos antes da cerimônia para os retratos individuais serem feitos com calma. Logo após a cerimônia ainda tem luz natural para fazer as fotos protocolares e só do casal.

Sobre a posição em relação ao sol, caso a cerimônia não seja feita toda na sombra- que dá uma luz linda!- procure o contra luz, no começo ou no fim do dia. Isto é, não posicionar os convidados de frente para o sol. O ideal é que o sol fique nas costas dos convidados e dos noivos, quando estiverem entrando, e de frente para o altar.

 

fotos de casamento ao ar livre

Dicas para poses de fotos de casamento criativas

Tudo vai depender bastante de casal para casal. Já tivemos casais que queriam uma pegada mais conceitual e artísticas nas fotos pós cerimônia, e também já tivemos casais que preferiram algo mais espontâneo.

Fotos legais de se fazer também são do casal em detalhes específicos da decoração, como cadeiras decoradas na mesa da família, backdrops ou arcos. Nós também amamos aquelas fotos bem Pinterest, com as madrinhas e padrinhos e também só do casal, logo após a cerimônia. Se você também gosta, reserve alguns minutos para fazer com calma, e ainda com luz natural. Vai fazer toda diferença!

 

 

Além das fotos protocolares, quais outros momentos podem ficar lindos nas fotos de casamento?

Super incentivamos os nossos casais a terem momentos especiais e a viver intensamente o seu grande dia. O first look é ótimo para aliviar a ansiedade e sempre rende fotos emocionantes. O first touch e o blind date são menos ousados, mas não menos emocionantes, visto que no first touch os dois apenas se tocam e não se veem e no blind date somente a noiva vê o noivo.

Por serem momentos bem íntimos do casal, em qualquer um dos casos, a missão do fotógrafo nesse momento é de expectador: fotografar sem interferir.

 

first touch

 

Quanto tempo é necessário pra cobertura de um casamento?

Nove horas são suficientes, para o making of do casal, cerimônia, fotos pós cerimônia e festa. Mas existe a possibilidade de personalização para ampliação desse plano. Se os noivos optarem por um destination wedding fora do Brasil e contratarem fotógrafos locais, é preciso lembrar de perguntar sobre isso, pois os profissionais trabalham com tempo diferente de país para país.

 

fotos de casamento padrinhos madrinhas

 

Gostaram? Aproveitem para conhecer mais sobre o trabalho da Aproximar Fotografia no nosso guia de fornecedores!

 

Vale a pena ler

Vestido de Noiva: como escolher o modelo perfeito pro grande dia?
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber
Convite de Casamento: o guia completo!

 

Gente que ama o que faz

Fran e Romulo formam a Aproximar Fotografia e amam conhecer e fotografar outros casais. Especializados em luz natural, acreditam muito na empatia e na troca, e aproximar de cada casal, conhecendo a sua história e seus sonhos

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog