Lista de Fornecedores de Casamento

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Cortar gravata em casamento: adequado ou deselegante?

Cortar gravata em casamento é uma tradição curiosa e, para muitos, um tanto quanto polêmica. Entretanto, a ideia é envolver os convidados de maneira descontraída, com o intuito de arrecadar contribuições financeiras para o casal. 

Mas, será que essa prática é adequada ou deselegante? E, para quem deseja inovar, quais alternativas podem substituir o corte da gravata sem perder o toque de interação e alegria? 

Neste artigo, você vai entender como funciona esse costume nas festas de casamento, além de ideias para casais que preferem outras maneiras de incluir os convidados.

 

Noivo com uma gravata laranja, sendo cortada por um dos padrinhos
William Mota

 

Nesse post você vai encontrar:

     

    Cortar gravata em casamento: adequado ou deselegante?
    Carlos Alberto Foto

     

    O que significa cortar a gravata no casamento?

    Cortar gravata em casamento é uma prática que acontece durante a festa, onde os convidados contribuem financeiramente com os noivos (normalmente para a lua de mel), recebendo em troca um pedaço da gravata do noivo.

    Apesar de sua origem incerta, essa tradição é bem comum em casamentos brasileiros.

    Esse momento é para ser descontraído e, por isso, é feito após a sobremesa na festa de casamento, quando o clima está mais informal e os convidados estão mais à vontade. 

    A tarefa fica por conta dos padrinhos ou amigos próximos do casal, que percorrem as mesas com a gravata em mãos, oferecendo aos convidados a chance de contribuir com qualquer valor. 

    Em troca da doação, cada pessoa recebe um pedacinho da gravata do noivo, como uma lembrança simbólica. Mais do que o dinheiro em si, a ideia é de descontração, sendo uma maneira de envolver os convidados. 

    Então, o limite da brincadeira é quando a diversão vira constrangimento. Não é legal forçar a barra ou insistir em valores pré-estipulados. É possível fazer o corte da gravata de maneira leve, divertida e com zero preocupações.

    Dica do Lápis: Vale lembrar que a gravata cortada não é a do look do noivo, ok? Aconselhamos a comprar uma gravata baratinha para essa finalidade.

     

    Mãos colocando dinheiro dentro de um cofre para o noivo
    William Mota

     

    Cortar gravata em casamento? Sim ou não? Eis a questão!

    Embora tradicional, o corte da gravata ainda pode ser visto como deselegante por algumas pessoas, especialmente em casamentos onde a proposta é manter um clima de sofisticação. 

    Muitos acham a prática antiquada e até constrangedora, considerando que pedir dinheiro diretamente aos convidados não é adequado, ainda mais partindo da ideia de que muitos tiveram outros gastos para estarem ali. 

    Casais que preferem uma celebração mais formal ou que têm um perfil mais reservado podem achar o corte da gravata desnecessário ou invasivo. Então, fazer este momento é uma decisão totalmente dos noivos. 

    Sendo assim, cortar gravata em casamento é recomendado para casais que têm uma relação descontraída com os convidados e que buscam uma celebração leve e animada, sem se preocupar excessivamente com formalidades. 

    Além disso, casamentos com muitos amigos íntimos e familiares próximos costumam receber bem e já vão, inclusive, preparados para essa prática.

     

    Convidado fazendo o pix para a gravata do noivo
    William Mota

     

    Opções alternativas para cortar gravata em casamento

    Para casais que não se sentem à vontade com a ideia de cortar a gravata, mas querem de alguma forma arrecadar o dinheiro de maneira mais discreta, existem alternativas que podem substituir esse costume, com atividades criativas e igualmente participativas. 

    Vamos sugerir algumas ideias que podem te ajudar nessa missão:

     

    Operação lua de mel

    Uma opção é colocar uma caixa ou um cofre, escrito Operação Lua de Mel, em um ponto estratégico da festa, para que gere curiosidade. Assim, os convidados ficam à vontade para contribuir a hora que acharem mais apropriada, sem expor valores. 

    A gente sabe que muitos hoje em dia não andam mais com dinheiro na carteira, né? Então, a caixa acaba sendo algo simbólico, como um chamariz. Para isso, além das notas, os noivos podem colocar um QR CODE para formas de pagamento como PIX, por exemplo.

    Uma outra versão dessa sugestão é deixar envelopes na entrada para que os convidados coloquem dentro a quantia que desejarem e depositem na caixa.

    Mesa de decoração com uma máquina de escrever, flores, um quadro escrito operação lua de mel e um pote de vidro com dinheiro
    Isa Dantas Photography

     

    Bebidas

    Outra ideia é o bar de bebidas ou barraquinha de drinks em troca de pequenas doações, onde os convidados podem “comprar” tanto shots como drinques personalizados em homenagem ao casal. 

    Padrinhos levam bebida à boca de convidado que contribuiu com a gravata do noivo
    History Produtora

     

    Gravata iCasei:

    O iCasei tem um opção bem bacana, em que os noivos escolhem uma tag de mesa e imprimem para colocar nas mesas do evento.

    Por meio de um QR CODE os convidados podem contribuir sem o constrangimento de uma arrecadação ao vivo durante a festa, além de poder deixar uma mensagem aos noivos. Inclusive, essa opção tem a facilidade de pagamento com cartão de crédito.

    Plaquinhas de mesa com um QRCODE para a gravata iCasei
    iCasei

     

    Lista de presentes virtual

    O casal pode fazer uma lista de presentes virtual, onde os convidados escolhem entre experiências ou itens que o casal deseja, contribuindo de maneira discreta e personalizada. Esses presentes apenas são simbólicos, pois os noivos podem convertê-los em dinheiro.

    Cortar gravata em casamento: adequado ou deselegante?
    Via iCasei

    Sorteio

    Para tirar o foco do dinheiro em si, uma ideia é sortear algum item. Porém a condição da brincadeira é contribuir com algum valor para receber um número e concorrer ao prêmio. 

    Padrinhos arrecadando o dinheiro da gravata do noivo
    William Mota

     

    Caixa de acrílico

    Uma ideia que pode divertir os convidados sem constrangimentos é colocar um presente significativo trancado numa caixa de acrílico. A proposta é que cada pessoa “compre” uma chave na tentativa de abrir a caixa e ganhar o prêmio.

    Enfim, seja ao cortar gravata em casamento ou substituir o momento por outra atividade, o mais importante que seja algo que se alinhe melhor com o estilo da celebração.

    Se o corte da gravata fizer sentido e trouxer um toque de diversão, vale a pena seguir a tradição. Porém, para aqueles que preferem algo mais discreto, as alternativas são boas opções para manter a animação sem comprometer a elegância da ocasião.

    Cortar gravata em casamento: adequado ou deselegante?
    Luiz Fernando Fotografias

     

    Conclusão

    Cortar gravata em casamento pode, mas não precisa ser um dilema. Apesar de não saber ao certo a origem desta prática e ser muito comum em casamentos brasileiros, esse momento de arrecadação de dinheiro para os noivos é para ser, acima de tudo, leve e divertido!

    Se você não tem certeza se o corte da gravata é uma boa ideia para o seu casamento, há outras maneiras para conseguir aquela forcinha financeira para a lua de mel. O mais importante é que faça sentido para os noivos.

    Faça seu site de casamento grátis e garanta sua lista de presentes convertida em dinheiro.

     

    Padrinhos cortam um pedaço da gravata do noivo
    Luiz Fernando Fotografias
    🎁 Crie seu site grátis aqui