Ícone do site Lápis de Noiva

Pinterest: como usar para planejar e organizar seu casamento

Se tem uma ferramenta que faz o coração das noivas bater mais forte, essa é o Pinterest! Aqui no Lápis, somos fãs dessa plataforma que virou o queridinho de quem está organizando o seu casamento.

Vamos te mostrar como usar o Pinterest para planejar cada detalhe do seu casamento, desde a decoração até a escolha do vestido, garantindo que tudo seja exatamente como você sempre sonhou.

frame da home do Pinterest
Bloomberg/Gabby Jones
Nesse post você vai encontrar

    A melhor maneira de usar o Pinterest em casamento

    O Pinterest é como um ferramenta para reunir ideias e inspirações. Nesse sentido, é um bom recurso quem está planejando o casamento, sendo esta, a maneira de usar a plataforma.

    No entanto, sabemos que não é saudável usá-la para comparar seu casamento com os outros, procrastinar o planejamento ou se seu uso vai te deixar ainda mais insegura sobre as decisões que você tomou ou precisa decidir.

    Então, pense sempre no Pinterest como inspiração, como folhear uma revista que por mais que se queira copiar, sempre vai sair diferente. E tudo bem, o seu casamento vai ser ainda mais lindo e único!

    Muitos casais usam a plataforma para encontrar ideias, dicas e inspirações. Desde aliança de casamento ouro, noivado, vestido de noiva, ideias de decoração de casamento colorida.

    Ainda tem aqueles casais detalhistas que criam moodboards com paleta de cores para casamento, baixam checklists, assistem vídeos e tudo mais que seja relacionado ao casamento. Principalmente, usam como uma ferramenta para mostrar aos fornecedores o que eles têm em mente, seus sonhos e desejos para dizer SIM.

    Se você é uma dessas pessoas que se sente perdida e sobrecarregada quando o assunto é Pinterest e casamento, chegou no lugar certo.

    Vamos compartilhar nosso guia sobre como navegar e como usar o Pinterest a seu favor no planejamento de um dos dias mais felizes da sua vida, do comecinho do planejamento até a hora de entrar no avião para curtir a lua de mel.

    Paige Cody

    O que é Pinterest?

    O Pinterest não é uma rede social. Pode parecer fácil de falar, mas talvez não seja tão fácil de entender. Por rede social, entendemos todas as plataformas que têm como função principal conectar um usuário a outro. São plataformas para você encontrar amigos, parentes ou contatos profissionais.

    O Pinterest também não é um buscador. Um buscador tem respostas específicas e precisas, ele serve para te dar o endereço de um lugar, fazer conversão de moedas ou dar a resposta certa para uma pergunta específica. No buscador você já sabe o que quer e como perguntar, e vai receber a resposta exata. O fluxo é direto, sem espaço para desvios.

    Mas se o Pinterest não é rede social ou buscador, o que é? Nesse sentido, podemos dizer que ele é um agregador. A conexão no Pinterest funciona assim: a pessoa com os seus interesses, suas paixões e seus projetos. Cada imagem salva é um projeto, um desejo a ser realizado.

    As pessoas usam o Pinterest para se planejar. Quem nunca acessou o Pinterest na hora de escolher um corte de cabelo, guardar inspirações para a reforma da cozinha/quarto do bebê, descobrir uma receita nova ou escolher para onde vai viajar nas próximas férias?

    Conta pra gente se não é uma plataforma perfeita para quem acabou de ficar noivo e vai começar a procurar inspiração para todos os aspectos e itens para o seu casamento!

    A plataforma, criada por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp em 2009, tem um conceito e a origem do nome simples: moodboards, ou murais de imagens (será que você teve um mural de cortiça quando era menor?). Daí vem o nome da rede: Pin (alfinetar, em inglês) + Interest (interesse, em inglês).

    Como criar uma conta no Pinterest Brasil

    O primeiro passo para começar a usar o Pinterest Brasil é criar um perfil. Criar uma conta é intuitivo e simples (e gratuito), tanto no site quanto no aplicativo.

    1. Acesse o site do Pinterest ou o aplicativo e selecione uma das formas de cadastro.

    2. Configure o seu perfil com suas informações, adicione uma foto de perfil e escolha o idioma desejado caso ele não seja ativado automaticamente.

    3. O Pinterest então vai dar sugestões de categorias para seguir. Marque as que mais interessam, assim a plataforma saberá quais conteúdos mostrar na sua página inicial com mais frequência.

    Isso é opcional neste momento, se você quiser pode pular e também não precisa se preocupar em marcar tudo neste início. É possível também seguir perfis. É agora que a gente puxa a sardinha para nosso lado (não dá para resistir, né?): clica aqui para seguir o perfil do Lápis de Noiva!

    –> Dica do Lápis: dá para criar seu perfil vinculado a conta pessoal do Facebook ou Google, ou ainda criar uma específica para a plataforma a partir do seu e-mail.

    Como criar pastas no Pinterest

    Depois de criar a sua conta, o próximo passo para começar a interagir no Pinterest é criar suas próprias pastinhas para se organizar e salvar inspirações. Siga o nosso passo a passo abaixo!

    – Existem maneiras diferentes para criar pastas: pode ser direto na imagem que você quer salvar (clique para maximizá-la e aperte o botão “salvar”- aquele que fica no canto superior direito de cada imagem. Uma lista completa de todas as pastinhas já criadas vai aparecer e, logo abaixo, o botão “criar pasta“.

    Outra maneira é, na página inicial do seu perfil, clicar na palavra “salvo”, abaixo da descrição do seu perfil. No canto direito, clique no “+” e voilà!

    – Nomeie as pastas e segmente-as como preferir. Imagine que as pastas funcionam como gavetas. Para se organizar melhor, separe os conteúdos por áreas de interesses individuais.

    Por exemplo: convite de casamento, decoração de casamento, unha de noiva,  lista de convidados, receitas para coquetéis, lugares para lua de mel, etc. Pensando bem, você pode ter uma para cada item do checklist do seu casamento!

    Criando subpastas

    Crie subpastas no caso de tópicos muito abrangentes, como decoração. Por exemplo: você pode fazer subpastas para arranjos florais (flor mosquitinho, costela de Adão, antúrios, folhagem seca, etc.), cadeira pavão, letreiro em neon, lounges ao ar livre, bar, etc.

    Não deixe para amanhã o pin que você pode salvar hoje! Use como exemplo a pasta de decoração do Pinterets do Lápis (imagem abaixo).

    – Ao passar o mouse sobre uma imagem você vai ver um botão para selecionar a pasta de destino e o botão salvar. Essa é a maneira mais simples para começar a salvar as referências do seu casamento. Você pode preferir também clicar no ícone do pin escrito “salvar”. Escolha a pasta em que deseja salvar aquela foto ou crie uma nova.

    Para achar itens mais específicos, é só usar a busca no topo da página. Dá para encontrar referências de itens como: vestido para madrinhas, penteado para daminhas, vestido para casamento boho, buquê com flores secas, ou ainda lista de presentes para chá de panela, vídeo sobre espaços para casamento e muito mais.

     

    –> Dica do Lápis:  Procure referências fora do Pinterest também para pinar. A grande maioria do sites e blogs de casamentos usam um plugin para facilitar a pinagem de imagens. Ao passar o mouse sobre uma imagem de um post aparece o ícone do Pinterest ou um ícone com a palavra “salvar”. O nosso, não é por anda não, é super fofo!

    No caso de algum sites não ter essa função disponível, você ainda pode instalar uma extensão do Pinterest para seu navegador para que ele habilite salvar qualquer imagem na página que você estiver navegando.

    As pastas secretas

    No Pinterest, você tem a opção de tornar as pastas “secretas” ou ocultá-las de serem exibidas publicamente. Isso significa que apenas você e aqueles com quem compartilha a pastinha poderão vê-la. A pasta aparece com um pequeno cadeado no canto superior esquerdo para indicar que é secreta e só você pode ver.

    Se você não quiser que nenhum dos convidados, amigos ou fornecedores conheça suas inspirações, dê opiniões e palites sobre cada pequeno detalhe do seu planejamento, aconselhamos a deixar as pastas referentes ao seu casamento secretas. Sendo assim, compartilhe somente com a sua assessoria e fornecedores.

    Aliás, para estes profissionais isso é ótimo! Pois, dessa maneira, fica muito mais claro para eles a sua visão para o grande dia e trabalham com opções dentro do que você almeja, alinhando assim as expectativas.

    Aproveite e conheça nosso time de fornecedores que dão show quando o assunto é casamento. De papelaria, passando pelas lembrancinhas de casamento chegando ao espaço, todos nós indicamos de olhos fechados.

    Via Pinterest

    Como usar o Pinterest para planejar o casamento

    O Pinterest é uma plataforma que a gente pode ficar perdida por horas sem fim, e nem notar o tempo passar. Uma imagem leva a outra, que leva a outra e, apesar de toda a organização para começar, você pode se sentir mais perdida do que quando começou.

    Por isso, temos várias dicas para você maximizar seu tempo e o processo de procura por inspiração. O Lápis está aqui para te ajudar, afinal de contas!

     

    Thought Catalog

     

    Vamos lá!

    Primeiramente, comece pinando absolutamente tudo o que você gostar e se interessar sobre o assunto, sem se preocupar com mais nada. Não se apresse nessas primeiras vezes que usar o Pinterest!

    Olhe as imagens, decida por que gosta ou não gosta dela, se é potencialmente útil, se vai pinar ou não. Quando você sentir que pinou tudo e mais um pouco na plataforma, com certeza vai ter centenas de pins em suas pastinhas! A próxima etapa é fazer a curadoria em cada uma das pastas.

    –> Dica do Lápis: você não precisa fazer pastinhas de TODOS os tópicos que vai precisar para seu casamento numa sentada só (é muita coisa!). Evidentemente você pode procurar inspirações a medida que vai precisando, mas a metodologia é a mesma.

     

    No entanto, o ideal é que você tenha, em cada pastinha, cerca de 10-20 imagens no máximo. Mais imagens do que isso pode confundir. Sim, a gente sabe o quanto é difícil excluir pins, mas esta é a hora de ser brutalmente honesta consigo mesma.

    O objetivo é que, quando o fornecedor olhar a sua pasta, ele vai entender instantaneamente o que você quer fazer, vai captar a vibe, o tipo e o estilo de casamento facilmente. Tudo bem que você pode nem ter isso claro na sua cabeça, mas um bom profissional vai olhar tudo e saber o que fazer.

    Só que quando há centenas de imagens, a mensagem pode ficar confusa, por isso editar é importante.

     

    Então pergunte-se:

    • Por que pinei esta imagem?
    • O que eu gosto nessa imagem?
    • Eu realmente preciso dessa imagem?
    • Tenho algumas outras imagens na pastinha que se parecem com esta?

     

    Editar, Editar, Editar…Muito!

    Comece a editar suas pastinhas deletando tudo o que for repetitivo, excluindo todos os pins duplicados ou redundantes. Ao abrir uma pasta, você vai notar que muitos dos pins tem a mesma carinha, cores, estilos. Pode não parecer, mas isso é muito bom!

    Você está desenvolvendo seu estilo e vai começar a notar um padrão. Você verá semelhanças nas coisas que salvou e nas ideias que chamaram sua atenção. Com isso você está começando a formar a vibe geral do seu casamento!

    –> Dica do Lápis: mantenha o foco nessa fase. Se vocês decidiram por um casamento no campo, elimine as referências de casamento na praia ou em casa. Se o casamento brunch, qual o sentido de manter imagens de casamentos realizados à noite?

    Mobile Expert

    Inspiração x Expectativa

    É bom ter em mente que as inspiraçõese aspirações do Pinterest devem, realisticamente, serem usadas como ponto de partida do seu sonho. Tenha em mente que algumas cópias serão impossíveis de fazer, portanto não se prenda demais a elas.

    Seja flexível e esteja aberta para outras ideias e possibilidades que poderão surgir dentro do seu orçamento e da sua realidade. Caso contrário, se algo não ficar exatamente como na imagem de referência que você escolheu, com certeza vai se frustrar. Seja realista, tá?

    Por exemplo, se você pinou imagens de buquê de noiva de casamentos reais ou editoriais gringos, é preciso ter em mente que a flora de fora do Brasil é bem diferente do que aqui, e as flores, folhagens e sementes dos buquês que você tanto sonha não existem em solo nacional.

    As ideias e inspirações encontrados no Pinterest nem sempre são escaláveis ​​e replicáveis ​​em um casamento real, no mundo real com um orçamento real.

    Algumas dicas sobre projetinhos DIY

    O que não falta no Pinterest são projetinhos DIY. Mesmo que você seja uma pessoa talentosa e mão na massa, seja cética e realista.

    Os projetinhos que você encontra no Pinterest podem parecer incríveis e super simples de fazer, e você sabe o porquê? Por que ninguém quer ver uma foto horrível com um projeto que deu todo errado na plataforma, não é?! Então lembre-se:

    • Limite o número de projetos DIY do seu casamento ao que você pode realmente fazer. Seja honesta e realista consigo mesma.
    • Comece o mais cedo possível. As coisas se acumulam na reta final, especialmente no mês anterior ao casamento.
    • Sempre faça uma amostragem pequena do seu projeto para ter noção do quão difícil é para ser feito e se você ainda quer continuar com ele, antes de investir nos materiais para fazer centenas.
    • Lembre-se de que, às vezes, fazer um projeto DIY nem sempre sai mais em conta.

     

    Saiba quando parar

    Essa é uma dica importante: depois de fazer uma escolha e tomar uma decisão para o seu casamento, não procure ou olhe mais a pastinha de inspiração do tópico em questão.

    Vamos dar um exemplo: depois de bater o martelo de como vai ser o altar, esqueça tudo o que viu e guardou sobre ele no Pinterest. Não procure mais referências sobre altares. Ponto.

    Você não deve continuar procurando inspiração para casamentos depois de fazer sua escolha e o mais crítico, depois de ter pago por ela. Chega uma hora em que mais inspiração é apenas mais inspiração, e isso não é benéfico nem produtivo.

    Mais inspiração sobre o mesmo tópico depois de tomar uma decisão só fará com que você se sinta insegura e duvide da sua escolha, causando estresse e encarecendo o orçamento! Pensa bem, se você decidir mudar o altar no último minuto, vai custar bem mais caro para fazê-lo.

    Startupi

     

    Sair da versão mobile