Vida de Fotógrafo – Frankie e Marília

Há uns dias atrás eu (Lorena) fui fazer uma visitinha ao queridos Frankie e Marília. Eles são fotógrafos de casamento com base em São Paulo e têm um trabalho lindo, autêntico e super profissional.

Passei uma tarde gostosa no escritório deles. Batemos papo, conversamos sobre casamentos, é claro, e sobre o que eles mais amam fazer: fotografar! Tão gostoso ficar do lado de gente que ama o que faz! (falando nisso, o quadrinho presente do Lápis de Noiva estava na estante deles e deu um super orgulho!).

Uma das maiores surpresas foi o bolo de chocolate delícia! (Sim! Estou grávida e grande parte do dia eu penso em comida – e bolo é um dos desejos diários rs! Amei demais!!!)

Aproveitei para registrar o nosso bate-papo e fazer algumas perguntinhas sobre a vida de fotógrafo, os bastidores, o que o Frankie e a Marília priorizam, o que não pode faltar… enfim! Várias curiosidades legais e dicas importantíssimas para as noivinhas de plantão!

Foi uma tarde incrível! Obrigada por tudo, Frankie e Marília!

frankieemarilia3

frankie e marilia_lapis de noiva-12Untitled-3frankie e marilia_lapis de noiva-11Untitled-2frankie e marilia_lapis de noiva-8frankie e marilia_lapis de noiva-9frankieemarilia
p1

 Frankie e Marília: Nós gostamos de fazer uma reunião com os noivos na semana do casamento para saber tudo que vai acontecer no grande dia, na cerimônia, durante a festa, e assim não perdermos nenhum momento. Embora a assessora do casamento nos envie uma listinha com as pessoas que não podem faltar nas fotos, os noivos já adiantam nessa reunião. Contam sobre os padrinhos, se a avó levará as alianças, etc…

No pré-casamento, tentamos dormir cedo, nos alimentamos bem e nunca inovamos na alimentação para não haver surpresas no dia do casamento. Como o dia é bem exaustivo e longo, sempre carregamos algum snack, seja barrinha de cereal, fruta… Durante o casamento nos forçamos a beber bastante água para não desidratar e almoçamos ou jantamos normalmente no casamento.

entrevista frankie e marilia-05

p2

 Para nós é muito importante cobrir todos os detalhes da decoração. Geralmente a Marilia vai para o Making of da noiva e eu (Frankie) vou para o local da cerimônia/festa para fotografar a decoração. Na nossa reunião pré-casamento sempre gostamos de saber se haverá alguma surpresa no making of, algum detalhe importantíssimo da decoração (algo feito pela noiva ou objeto de família).

 Fotografar a decoração é um desafio. Geralmente fica tudo pronto minutos antes de começar a cerimônia, o que dificulta muito o nosso trabalho. O ideal, e o que aconselhamos é que a decoração esteja 100% pronta e liberada para as fotos (e vídeo) meia hora antes da cerimônia (quando a cerimônia e a festa acontecem no mesmo local).

 Sempre conversamos com os noivos ou assessora também sobre termos um tempo separado no cronograma para as fotos protocolares e para as fotos do casal. Durante as fotos protocolares o ideal é ter a ajuda da assessora para que esse momento seja organizado, rápido (todo mundo está doido para curtir a festa) e para que não falte ninguém. As fotos do casal acontecem logo em seguida, e é provavelmente o único momento que os noivos terão a oportunidade de serem fotografados sozinhos e por isso vemos esse momento como um dos mais importantes. As fotos do casal e as fotos das famílias são aquelas fotos que vão ficar na memória da família por gerações, então é legal serem feitas com tempo.

 Entregamos todas as fotos que entendemos contar a história do dia do casal e que tenham a grande maioria dos convidados. O número de fotos vai variar com o tamanho do casamento. Mais convidados, mais horas, consequentemente, mais fotos. No nosso caso os noivos recebem as fotos até 6 semanas após o casamento. O noivos  recebem todas as fotos tratadas e editadas.

p3

 Só fotografamos casamentos que começam de dia. Nosso trabalho sempre teve essa marca, muita luz. A fotografia é a escrita com a luz, e a luz natural não pode ser imitada por nenhuma luz artificial. Além disso, sempre fomos inspirados por referências “diurnas”, não só na fotografia de casamento. Somos um casal bem tranquilo e acreditamos em um ritmo mais lento para curtirmos mais a vida, então não somos muito “da noite”. Foi uma escolha difícil de ser feita, mas sabemos que existem muitos casais como nós e para o nosso trabalho foi a escolha certa.

 Somos muito felizes porque os casais que fotografamos geralmente viram o nosso trabalho online e se identificaram com algum aspecto do resultado final ou de como trabalhamos. No dia do casamento, precisamos de tempo (e acreditamos que os noivos também), de uma organização para que o resultado seja uma memória especial para o casal, as famílias e todos os convidados.

entrevista frankie e marilia-01p4

 Pelo fato do Frankie ser vegetariano, ele às vezes sofre um pouco, mas eu (Marília) também, muitas vezes acabo ficando sem comer por muitas horas. Uma coisa que às vezes esquecem é que os fotógrafos e os demais profissionais precisam se alimentar e ter “esse (pequeno) momento de pausa”, que geralmente acontece quando os noivos estão jantando. É um dia exaustivo e quando chega esse momento já estamos trabalhando há muitas horas em pé (sem contar o tempo de preparação antes do casamento) e precisamos recarregar as energias.

É muito bom quando vemos todos os profissionais escolhidos para estar lá no dia trabalhando em conjunto não só fazendo o melhor de si, mas o melhor para os noivos. Algumas vezes no dia do casamento parece que temos que “lutar contra todos” para conseguir fazer o trabalho pelo qual fomos contratos e às vezes até para conseguir beber um copo d’água. Como qualquer pessoa, quanto melhor recebidos e tratados somos, mais a vontade nos sentimos para darmos o nosso melhor e usar a nossa criatividade e olhar.

p5

Temos como princípio básico fotografarmos um casamento por final de semana. Exceto se for um feriado com um casamento na quinta e outro sábado ou domingo. São 12 horas em pé, fotografando sem parar, então precisamos descansar e desligar o cérebro no dia seguinte. O cansaço físico e mental podem afetar na arte e no jeito que gostamos de fotografar, e o que o nosso cliente espera é o nosso melhor.

Quando o casamento é em outra Estado ou cidade muito distante, sempre vamos um dia antes. É muito importante chegarmos com calma e não termos surpresas. Atrasos ou cancelamentos de vôos e acidentes nas estradas são imprevistos por quais os noivos não precisam passar (e nem nós).

p6

Chegamos duas horas e meia antes da cerimônia. É nesse momento em que a noiva está efetivamente começando a maquiagem. Logo que chegamos fotografamos o vestido, sapato, acessórios. Após essas fotos a Marília fica com a noiva e eu (Frankie) vou para o local da cerimônia/festa fotografar a decoração. Caso o noivo queira também fotos dele se arrumando (e em outro lugar), explicamos previamente a necessidade de um terceiro fotógrafo, com um custo adicional.

entrevista frankie e marilia-04 entrevista frankie e marilia-03p7

Somos bem meticulosos (quase neuróticos) com a segurança das fotos depois do casamento. Embora tenhamos vários cartões de memória, o backup é fundamental. Na noite do casamento, assim que chegamos em casa ou no hotel, ficamos mais algumas horas acordados fazendo todo o backup. Eu, Frankie, sou super neurótico com isso e saio do casamento com os cartões de memória na cueca (eis todo o glamour de ser um fotógrafo de casamentos).

p8

O atraso precisa ser pensado e prevenido. Infelizmente, aqui no Brasil, o atraso é muito (muito mesmo) comum, então o ideal é marcar a cerimônia um pouco mais cedo do que o previsto. E se não atrasar é lucro!

 Muitos noivos nos contam que querem se casar no horário do pôr-do-sol, mas o que as pessoas não lembram é que esse momento do pôr-do-sol em si dura pouquíssimo tempo. Muito pouco tempo mesmo! O pôr-do-sol está “na moda”, mas muitas vezes perguntamos o motivo da escolha desse horário, e os noivos respondem que escolheram esse horário para terem “luz” durante a cerimônia.

Acreditamos que o horário ideal da cerimônia é o horário pensado levando em consideração um pequeno atraso e a duração da cerimônia em si, que muitas vezes acabam se estendendo. Se um casal sonha em “casar de dia”, o casal precisa levar tudo isso em conta, sem falar das fotos das famílias, padrinhos, e noivos depois da cerimônia. Tem gente que vai até o interior ou até o litoral pra casar em uma fazenda ou na praia, mas acaba ficando sem o visual nas fotos porque escurece. Quando os noivos que querem casar no final da tarde, para ter a festa à noite, perguntam nossa opinião sobre o horário, a nossa sugestão é que se o casamento for durante o horário de verão, a cerimônia poderia começar até às 17:30h. No fim do outono/inverno, aconselhamos marcar para no máximo às 15:30h. Para quem quer um casamento todo de dia, o ideal é que não comece bem ao meio dia, já que a luz do sol e muito dura/intensa.

p9

Acho que nosso conselho seria diminuir o ritmo. Muitas vezes os casais passam mais de um ano planejando um casamento “dos sonhos”, mas sempre quando entregamos as fotos o que ouvimos é que o dia passou rápido demais. Que eles gostariam de ter tirado mais fotos, que eles gostariam de ter experimentado a comida ou aquele docinho que eles juntaram uma grana pra pagar. Isso é algo que vemos em 90% dos casamentos. Sabemos que o casamento ainda é algo formal e tradicional em muitos aspectos, principalmente na nossa cultura, mas no nosso ponto de vista é o dia mais importante na vida dos dois como casal e deve ser do jeito deles.

Sabemos que é um ano inteiro de planejamento para um dia (que é muito importante) nas vidas dos casais, então o natural é querer fazer o máximo de coisas acontecerem no dia do casamento, mas isso só faz o tempo passar mais rápido e com que o casal curta menos essas coisas. Não é sempre que vocês tem toda a família reunida que veio de longe ou amigos que atravessaram o mundo para estar com os dois, então nossa sugestão é diminuir o ritmo e as formalidades para aproveitar. Aproveitar um ao outro, os amigos e família, a decoração que vocês sonharam, os fornecedores que foram escolhidos a dedo. O casamento é tudo que acontece antes, durante e depois do dia, mas o que fica do dia são as memórias.

entrevista frankie e marilia-06

Conheça o site dos fotógrafos! :) 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

14 comentários

  1. Ingrid Rodrigues

    Parabéns pelo Post, além de fotos lindas, dá pra ler o carinho dos fotógrafos em cada palavra!

    1. Ingrid, que legal que você separou um tempinho pra ler um pouco mais sobre o que temos pra falar sobre o que fazemos por aqui. Muito obrigado! <3

  2. Esse casal é lindo cheio de amor e de uma simplicidade invejavel! Continuem sendo esses queridos e obrigada por compartilhar todo esse amor! bjus da fã srsrsr

    1. Ahh Sheena! Muito muito muito obrigado! Que legal ouvir isso de alguém que acompanha o nosso trabalho! Muito obrigado mesmo! <3

  3. Kamila

    Simplesmente amei esse Post. Amor nas palavras desses profissionais,me fez pensar em cada detalhe do que quero no meu dia.Obrigada,fiquei fã mesmo morando longe.rsrsr

    1. Kamila, muito obrigado pelo carinho! Ficamos felizes que um pouquinho do nosso carinho pelo que fazemos apareceu aqui! Muito obrigado mesmo! E a distância não tem problema, com a internet nós todos estamos bem pertinho! E fotografamos em qualquer lugar ;)

      <3

  4. Que carinho..
    Difícil conhecer profissionais com tanta responsabilidade e comprometimento.
    Parabéns, já era fã , agora sou mais ainda.

  5. adma

    amei a entrevista amo fotografia ,, amo tudo que envolve
    essa , coisa linda que antecede , um casamento , obrigado por ter
    compartilhado conosco…

    1. Adma, que legal que você separou um tempinho do seu dia pra ler o post! Muito obrigado pelo carinho! <3

  6. Lud Rodovalho

    Escolhi os fotográfos antes mesmo de escolher a igreja, essa é a confiança que depositei nos dois!
    E fui extremamente feliz na escolha! Mudaria muita coisa no meu casamento, mas os fotografos de maneira nenhuma!
    Adorei a entrevista! Deu uma leve saudade dos planejamentos… até para poder ‘desacelerar’ mais e curtir mais nosso dia!

    adoro o blog!!!!

    1. Ahhhhh Lud, vocês são muito queridos! Adoramos poder ir até aí e andar de carro na chuva com vocês! Ainda estamos esperando vocês por aqui! Muito obrigado, vocês nos receberam super bem, cuidaram de nós como fossemos amigos, muito muito obrigado mesmo! Pelo carinho e pelo cuidado! <3

  7. Mariana

    Acho o trabalho deles lindo! Uma pena que foram um dos fornecedores que não responderam minha solicitação de orçamento. São poucos os que fazem isso, mas acho bem chato.

    1. Oi Mariana! Tudo bem por aí? Aqui é o Frankie respondendo esse seu comentário. Poxa, que chato que não te respondemos. Sinto muito! Posso perguntar quando você nos escreveu? Assim podemos descobrir o que aconteceu por aqui. Nosso email de resposta não foi para a caixa de Spam? Ou então pode ser que não tenhamos recebido o seu email. Você tentou algum outro com a gente por facebook/instagram ou algo assim? Escreve pra gente, se não estiver tarde demais, gostaríamos de te responder! Nós somos bem chatinhos com esse negócio de responder todo mundo, mesmo que demore um pouco. Bem, de qualquer maneira, sinto muito que você não recebeu nossa resposta! Esperamos que você tenha encontrado alguém legal para estar lá no dia de vocês registrando o casamento!

      Aguardamos o seu contato!

      <3