Bate-papo com a fotógrafa Ana Telma

{Aperte o play para ler este post ouvindo musica}

Vocês sabem o quanto somos gratas por estarmos cercadas por um super time de fornecedores competentes e trabalhadores, não sabem? Eles são gente que ama o que faz assim como nós, e toda a vez que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre eles nosso coração se enche de alegria.

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vamos ter um bate-papo com a nossa parceira Ana Telma. Uma super profissional, talentosa e muito querida! Adoramos demais conhecer a Ana mais de perto e suas dicas.

ENTREVISTA_LAPIS2Ana, conte para nós um pouco da sua história:

“Sou fotógrafa de casamentos e famílias há 6 anos.  Sou formada em Ciência da Computação e uma quase jornalista – tranquei a faculdade faltando apenas a monografia. Nessa época já fotografava profissionalmente e, apesar de o jornalismo sempre ter sido um sonho, eu havia encontrado a minha paixão. No início, eu fotografava de tudo… Levou um tempinho para descobrir aquilo que eu realmente gostava de fazer e o que tinha mais vocação. Comecei fotografando amigos e vi o quanto era bacana poder guardar para sempre as lembranças de uma família, de uma vida… Achei muito legal poder fazer isso pelos outros. Hoje faço ensaios e eventos de família: aniversários, batizados, chás, ensaios de gestante, newborn lifestyle , bebês, crianças, ensaios individuais, femininos e de casais”.

O que mais te encanta na sua profissão?

“Eu sempre penso em como aquelas fotos são importantes para a história daquela família que está se formando ali, naquele casamento. As minhas imagens ficarão para sempre na história deles e serão vistas pelos filhos, pelos netos, através do meu olhar, da minha arte. E isso pra mim não tem preço. Percebi que o meu grande diferencial, em meio a um oceano de colegas fotógrafos tão bons quanto eu, era o meu coração, o meu sentimento, eu reconheci isso como sendo meu maior bem, meu maior tesouro dentro da profissão que eu escolhi. É uma coisa intuitiva e que me faz sorrir”.

Quais os maiores desafios de um fotógrafo de casamento?

“Além de registrar cada detalhe do casamento  fico muito atenta para não perder nenhum momento que eu sei que não se repetirá: Um olhar da mãe para a filha no making of, a emoção do pai ao tirar a filha do carro ou ao entregar para o noivo, o primeiro olhar do noivo para a noiva na cerimônia, a reação dos noivos quando o celebrante anuncia que estão enfim casados, a alegria dos convidados na festa… Captar todos esses momentos únicos e também ser o olhar dos noivos para tudo aquilo que eles não viram durante o seu grande dia”.

Como você lidacom noivos mais tímidos?

“Eu não costumo forçar nenhuma pose e nenhum momento. O que eu mais prezo nas minhas fotos é naturalidade. Se os noivos forem tímidos, essa timidez vai transparecer nas fotos, porque é a essência deles.  Lógico que existem técnicas para arrancar sorrisos espontâneos, como fazer algumas palhaçadinhas, e nisso eu sou mestra! :) Mas na verdade, o segredo é deixá-los bem à vontade e serem eles mesmos”.

Você tem alguma rotina pré-casamento?

“Para me ajudar a entender o momento do casal e sua personalidade, antes do casamento (logo após a contratação) nós conversamos, eu procuro conhecê-los um pouco mais a fundo, enviando um questionário para que eles me contem um pouco sobre a história deles, as respostas deles me dão uma base para poder conduzir as fotos durante o dia. Alguns dias antes do casamento mando um outro questionário, com dados sobre o grande dia em si – perguntando o que tem de mais importante, se terá alguma surpresa – e dando algumas dicas do que é mais importante para o desenvolvimento do meu trabalho. Também discutimos o cronograma da cerimônia e da recepção para que todos os passo do meu trabalho fiquem em sintonia com os dos demais profissionais que estarão trabalhando em conjunto no dia”.

Você possui alguma mania?

“Várias! rsrs Tenho algumas manias nerds como guardar todo o equipamento exatamente no mesmo lugar nas duas bolsas, segurar a câmera e girá-la na alça de um determinado jeito tenho toda uma ordem de coisas que tenho que seguir no dia para que eu não esqueça de nada e tudo dê certo! Rs. Tenho também manias supersticiosas como sempre começar a cerimônia pisando com o pé direito no local onde será o casamento. Se o celebrante for simpático e der uma abertura, peço que abençoe o nosso trabalho e o nosso equipamento”. 

Qual o seu conselho para as noivas que casarão neste ano de 2016?

“Meu conselho para as noivas de 2016 é o mesmo para as noivas de todos os anos: Contratem um profissional com quem elas se identifiquem e que tenham segurança para confiar esse momento único e tão especial da vida delas. Isso vale para qualquer profissional que você vai contratar para o seu casamento, mas, no caso da fotografia especificamente, escolham seu fotógrafo não só pelo estilo das fotos, ou pelo valor cobrado, ou pelo tipo de álbum, mas também pela empatia que vocês devem sentir com o fotógrafo escolhido”.

Casamento Real – Gabi & Thiago

Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a Ana Telma. Ela também separou para nós as fotos de um casamento lindo da Gabi e do Thiago que ela fotografou. Ela conta que a Gabi e o Thiago foram noivos super tranquilos desde o início! Antes do casamento, no questionário que a Ana envia para conhecer o casal, a Gabi contou o que ia ter de mais especial no casamento. Ela contou que no buquê ia ter um relicário muito especial, com as fotos das duas avós delas que já eram falecidas. Ela também falou da irmã mais nova que ia entrar com as alianças, de todos os detalhes da decoração e papelaria que ela mesma tinha feito e disse que o mais importante era que eles queriam MUITO aproveitar bastante a pista de dança.

casamento-gabriela-e-thiago (1) casamento-gabriela-e-thiago (2) casamento-gabriela-e-thiago (4) casamento-gabriela-e-thiago (5) casamento-gabriela-e-thiago (6) casamento-gabriela-e-thiago (3) casamento-gabriela-e-thiago (10) casamento-gabriela-e-thiago (12) casamento-gabriela-e-thiago (11) casamento-gabriela-e-thiago (9) casamento-gabriela-e-thiago (8) casamento-gabriela-e-thiago (7) casamento-gabriela-e-thiago (14) casamento-gabriela-e-thiago (13) casamento-gabriela-e-thiago (15) casamento-gabriela-e-thiago (18) casamento-gabriela-e-thiago (16) casamento-gabriela-e-thiago (17) casamento-gabriela-e-thiago (19) casamento-gabriela-e-thiago (20) casamento-gabriela-e-thiago (21) casamento-gabriela-e-thiago (22) casamento-gabriela-e-thiago (23) casamento-gabriela-e-thiago (24)

Gente que ama o que faz

Fotografia: Ana Telma

Fornecedores

Fotografia: Ana Telma | Local: Casuarinas Casa de Festas | Beleza da Noiva: Anna Paula Ganter | Vestido: Carol Knudsen | Buquê: Carla Flores | Celebrante: Jhonata Gerber | Música da Cerimônia: Grupo Vênus | Decoração:  Noiva, Casamento de Ideias e Casuarinas Casa de Festas | Traje do Noivo: Borelli | Alianças: Monte Carlo | Buffet: Magister | Doces: Rafaela Panisset | Chocolates: Cia Chocolata | Bem-casados: Olenka Brownies e Sônia Costa | Bolo: Magister | Lembrancinhas: Chinelos Peggy e suculentas feitas pela noiva e família | Banda: Cordão do Bola Preta | Cerimonial: Patrícia Montenegro | Vídeo: Bowman Filmes 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Só hoje consegui vir aqui dar a atenção devida que esse post merece! :D Queria agradecer, mais uma vez, pelo carinho comigo e com o meu trabalho! <3 Vocês são demais! :D Não me canso de dizer que é o melhor blog para noivas do mundo e tenho muito orgulho de fazer parte desse time! <3
    Foi muito especial ler minhas próprias palavras mas com todo o carinho da curadoria de vocês. A música maravilhosa, toda a carinha linda do blog, a escolha das melhores fotos… tudo isso faz o Lápis de Noiva ser muito especial pra mim, meu cantinho na internet. :)
    Beijos meninas e muito sucesso sempre!!!!

  2. Simone affonso

    E lindo ouvir essas coisas nesses dias onde o sentimento, o amor e a família parecem tão desvalorizados. Admiro ainda mais você é seu trabalho! Parabéns! Continue assim, precisamos de mais pessoas crendo nisso! Eu creio! Me identifiquei com tudo que falou! Sou amante da fotografia e sinto exatamente isso! Bjs

    1. Que bacana, Simone! :D Tamos juntas! <3