ebook lapis de noiva

Corona Ebook

{Dicas Úteis} Alianças de Ouro: conheça todas as tonalidades desse metal nobre

O momento da troca de alianças é um dos mais emocionantes numa cerimônia. Elas eternizam um momento mágico, especial e único na vida dos noivos. Um lembrete constante de um compromisso entre duas pessoas que se amam, as alianças de casamento simbolizam o companheirismo, a cumplicidade e fidelidade.

Até hoje usada ela é usada no dedo anelar, uma tradição que vem lá dos antigos egípcios, que acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia ligada diretamente ao coração. Encontrar um modelo que seja a sua cara, que também tenha um pouco a história dos noivos e que seja eterna requer paciência e informação.

Você sabia, por exemplo, que as alianças já foram feitas de tranças de raízes, de madeiras, de diferentes metais e até mesmo de ferro fundido? Quem contou isso para nossa equipe aqui no Lápis foi a Joias Liê, que conhece tudinho sobre esse assunto. Ficamos sabendo que tradicionalmente usam-se alianças de ouro por ser este o metal mais puro existente, simbolizando um casamento que também deve ser puro. Mas existem várias tonalidades de ouro para fazer as alianças de casamento. Qual escolher?

 

Joias Liê

 

A História do Ouro

A história do ouro carrega registros de mais de 6.000 anos atrás, sendo possivelmente o segundo metal descoberto pelo homem, depois do cobre. Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4.000 a.C, o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia.

Posteriormente, as técnicas de obtenção e manuseio do ouro em objetos foram transmitidas às civilizações do Mediterrâneo Oriental, com destaque para as civilizações egípcias. Os Aztecas e Maias também o exploravam como um metal precioso.

Embora sempre tenha sido encontrado em concentrações pequenas e em sua forma nativa, sabe-se que o ouro está distribuído por toda crosta terrestre. As reservas mundiais são de cerca de 90.500 toneladas/ano e o Brasil detém cerca de 1,9% (10ª maior reserva). No país, foi durante o século XVIII que registramos o auge do período de exploração do minério.

Segundo o World Gold Council, conselho formado pelas maiores empresas mineradoras, já foram descobertas cerca de 163 mil toneladas de ouro desde a pré-História. Em todo mundo, o ouro sempre foi conhecido como símbolo de riqueza e por conta de sua raridade, possui um alto valor comercial, em constante mudança.

 

Joias Liê

 

Por que o Ouro Precisa ser Misturado a Outros Metais?

O ouro puro (24k) quando extraído da natureza tem sempre um tom de amarelo bem vibrante e é muito maleável. Por isso é preciso adicionar a ele outras ligas metálicas que dão resistência às joias, permitindo que sejam usadas por muitos anos, sem perder suas características estruturais.

Para definir a quantidade de ouro presente em uma liga, foi criada a expressão quilates (K), sendo que 24k equivalem a 100% de ouro puro. O ouro 18k nada mais é que 75% puro e 25% de outras ligas metálicas. Isso significa ter 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais.

Além de determinar a dureza, a composição das ligas metálicas também interfere na cor do ouro, e a proporção de cada elemento químico presente resulta em diferentes tonalidades.

Saiba como escolher a aliança de casamento perfeita!

 

Joias Liê

 

Alianças de Casamento e o Ouro

As alianças de casamento não precisam seguir regras ou modismos, o importante é que tenham relação com a história e a personalidade do casal.

O ouro amarelo é considerado um clássico e é geralmente usado em peças mais tradicionais. Já o ouro champagne é uma alternativa mais discreta e bastante exclusiva, sua tonalidade é intermediária entre o amarelo e o ouro branco.

O ouro rosé também cria composições mais discretas e seu tom combina bem com vários tons de pele. E o ouro branco, por ser mais neutro, tende a ressaltar a coloração de pedras, principalmente de gemas coloridas.

Porta Aliança de Casamento: passo a passo para escolher o modelo do seu casamento

 

Joias Liê

 

Os Tipos de Tonalidade de Ouro

Existem vários tipos de ouro mas os mais conhecidos e comercializados são: amarelo, branco e rosé. Além desses, existem outras tonalidades menos usuais mas também existentes, são o ouro champagne, verde, vermelho e negro.

 

Ouro amarelo

Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave. O ouro amarelo comercializado em teor 18k é composto por 75% de ouro puro (24k) + 25% de prata e cobre.

Das tonalidades, talvez seja a mais clássica e apreciada para casamentos mais tradicionais ou por casais que gostam de investir em peças atemporais.

Joias Liê
Moss Jewellery

 

Ouro rosé

Sua liga é composta por partes de prata e cobre, quando uma quantidade maior de cobre é adicionada, a cor do ouro se torna mais rosada. O ouro rosé comercializado em teor 18k é obtido através de 75% de ouro puro (24k) + 25% de cobre e prata.

Seu tom romântico e neutro é bastante procurado por mulheres jovens que gostam de fugir do tradicional, e combina muito bem com peles morenas e negras.

Joias Liê
Joias Liê

 

Ouro branco

O ouro branco possui em sua liga outros metais brancos. Os aspectos brilhante e tom prateado são obtidos através de um procedimento chamado “banho de ródio”, que as deixa com cor clara, uniforme e brilhante. O ouro branco comercializado em teor 18k é composto por 75% de ouro puro (24k) + 25% prata e paládio.

É também a cor mais cara, pois o paládio e o ródio são metais ainda mais nobres que o ouro, super resistentes e com dureza superior se comparados ao ouro e a prata. Isso faz com que as joias com ouro branco tenham valor mais elevado que as demais.

O brilho exuberante do ouro branco combina com todos os tons de pele e é bastante procurado para dar destaque à alianças que levam diamantes ou pedras preciosas coloridas.

 

Joias Liê

 

Ouro champagne

Um diferencial de mercado, o ouro champagne é mais discreto e neutro, encontrado também como ouro nobre. O tom champagne só é alcançado através de uma proporção bem específica de ligas desenvolvida para obter as nuances ideais. Por isso, o ouro champagne pode ser considerado também um tanto exclusivo. Sua cor é super democrática, pois combina bem com outras variações de ouro e permite um mix de joias diferentes.

O ouro champagne tem uma tonalidade única, intermediária entre o amarelo e o ouro branco. Mais discreta e neutra, perfeita para composições com outras cores de ouro. Sua composição quando em teor 18k é obtida através de 75% de ouro puro (24k) + 25% de prata e níquel.

Está entre as opções de ouro mais modernas, junto com ouro branco. É uma alternativa neutra e super coringa para casais que procuram peças únicas e elegantes, segundo a Joias Liê.

 

Joias Liê

 

 

Ouro vermelho

O ouro com tom mais avermelhado apareceu ainda na Idade Média. Estas ligas eram subprodutos de alquimistas, ao invés de um resultado planejado. Assim como o ouro rosé, a presença de cobre transmite a cor rosa na liga das joias. A diferença entre o ouro rosa e o ouro vermelho está em uma variável de teor de cobre. Quanto mais cobre na liga de ouro, mais vermelho. Sua composição  é obtida através de 75% de ouro puro (24k) + 25% de cobre.

 

Ayesha Studio
Sam Abbay

 

Ouro verde

O ouro verde é uma excelente opção para a incrustação de esmeraldas e já despertou a atenção de algumas indústrias. A tonalidade verde-amarelada é obtida pela união de 75% de ouro puro (24k) + 15% de prata + 6% de cobre + 4% de cádmio.

Etsy

 

Ouro negro

O ouro negro, apesar de já existir há tempos, foi absorvido na joalheria só nos 5 últimos anos. Para obter essa tonalidade, a composição é obtida através de 75% de ouro puro (24k) + 25% de cobalto.

Acrescentar uma fina camada de corante negro brilhante ao banho de ródio aplicado nas peças de ouro 18K, deixando a joia com efeito negro ou cinza chumbo, não é uma prática recomendável. Isso faz com que as peças percam a cor ao longo dos anos, e podem  descascar ou desbotar.

 

Vidar Jewelry

 

 

 

Os Acabamentos das Alianças

Além do design e das matérias-primas, o acabamento das alianças é um dos aspectos de equilíbrio a ser considerado na definição das joias.

O tipo de acabamento influenciará na percepção da tonalidade, por isso que uma aliança em ouro amarelo polido chamará mais atenção que no acabamento fosco. Já uma aliança mais larga, com acabamento fosco, será mais elegante pela leveza que a cor ganha com essa aplicação.

Alianças foscas terão superfície levemente escovada, consequentemente com menos brilho. Por serem mais discretas, são consideradas mais sofisticadas por muitos casais. Assim como outros acabamentos, exigem manutenção de tempos em tempos para que seu aspecto fosco tenha aparência de novo, caso contrário, com o uso diário, elas perderão essa aparência.

Alianças polidas são as mais tradicionais no mercado e preferência de casais que desejam mais destaque nos dedos. Seu brilho intenso traz um visual espelhado muito bonito ao ouro. No entanto, com o manuseio de outros objetos podem ser arranhadas com maior facilidade, sendo necessário um cuidado especial e manutenção periódica para que se mantenham sempre bem polidas.

É importante saber também que em alianças que levam brilhantes, a quantidade de diamantes terá influência na perceção de cor do aro. Quanto mais pedras, mais clara ficará a aliança.

Nós contamos TUDO o que você precisa saber sobre anéis e alianças de noivado!

 

Joias Liê

 

Os Cuidados com sua Aliança de Ouro

Ao contrário das peças banhadas, o ouro sólido não desbota ou descasca, e é durável o suficiente para o uso diário. Porém, toda joia conta uma história e com o tempo suas alianças podem sofrer pequenas mudanças e adquirir marcas pessoais. Por exemplo, as superfícies polidas se tornam mais foscas e as foscas vão se tornando polidas.

Confira as dicas da Joias Liê para mantê-las lindas por muito tempo e permitir que durem a vida toda:

  1. Durante o esporte: ​se você faz alguma atividade que tenha risco de impacto, é melhor deixar sua joia guardada nesse momento. Ex.: crossfit, musculação (barras e pesos podem amassar a aliança).
  2. Evite o uso na piscina ou mar:​ lembre-se que nosso corpo retrai quando estamos com frio. Se seu anel estiver um pouco frouxo, ele pode cair na água e se perder. É muito comum perder brincos e colares na água também.
  3. Manuseio em geral: ​se sua aliança for acompanhada de pedras, tenha cuidado no manuseio em geral, por mais duras que sejam, se caírem podem lascar ou mesmo quebrar.
  4. Ao guardar suas alianças,​ evite atrito com outras joias ou qualquer objeto que possa raspar, riscar, amassar ou danificar a peça. Pedras e metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar entre si, para evitar que isso aconteça guarde sua peça separadamente. Não deixe solta dentro de bolsas ou mochilas.
  5. Se você tiver o hábito de tirar sua joia para dormir, tomar banho, cozinhar ou outras situações, lembre-se de colocá-la sempre no mesmo lugar. Aqueles pratinhos para joias são ótimos para isso.

 

Joias Liê

 

Como Conservar sua Aliança

Para conservar o acabamento polido ​e manter o brilho das alianças, a Joias Liê indica renovar o polimento de tempos em tempos.

  • Para conversar o acabamento fosco​, existe uma dica muito simples que você pode fazer em casa. É só passar a parte mais áspera (normalmente de cor verde escura) de uma esponja de louça na superfície em ouro que o brilho acetinado retornará, como se estivesse novo.
  • Não tem segredo, só tome cuidado para não passar a esponja nas pedras da sua joia. Ah, esse macete só vale para joias sem banho de ródio ou ouro.
  • Para preservar suas alianças de ouro branco é​ recomendado uma manutenção periódica, a fim de resgatar suas características originais (cor, brilho, acabamento). O uso frequente das joias com banho de ródio faz com que haja um desgaste natural.

 

Joias Liê

 

Já segue a gente no Pinterest? Tem mais inspirações lindas te esperando por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas uteis} 10 tendências de acessórios para cabelo da noiva em 2020
Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento
Penteados de Noiva: + de 150 lindas inspirações pra escolher o seu

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Ola,

    Ótima matéria, seria bem bacana colocar uma matéria sobre alianças de aço inox e tungstênio banhadas a ouro, com os cuidados que devemos tomar, onde comprar, tendencias e mais.

    Atenciosamente,