Estamos noivos mas não temos muito dinheiro para fazer festa de casamento, e agora? Quanto a isso, o casal pode ficar muito tranquilo, pois existem muitas formas de realizar um casamento barato. Uma opção é fazer o casamento por adesão.
Mas o que é casamento por adesão? Nós vamos explicar tudo o que você precisa saber.
O que é um casamento por adesão?
O casamento por adesão é uma forma de pagamento diferente da comum. Muitos noivos optam por esse estilo para economizar, o que funciona muito bem. A diferença é que ao invés dos noivos bancarem todo o casamento, cada convidado paga sua parte.
Por que fazer um casamento por adesão?
Um dos motivos para realizar um casamento por adesão é quando o orçamento dos noivos está pequeno e não podem gastar muito. Sendo assim, cada convidado paga sua parte e ajudam os noivos com a recepção do casamento.
Além disso, alguns noivos preferem investir em outras coisas, como a lua de mel, a construção de uma casa, entre outros. Então o casamento por adesão é uma opção para não deixar de ter a festa de casamento e guardar dinheiro para outros interesses.
Tipos de casamento por adesão
O casamento por adesão pode ser feito de duas formas:
1. No convite, os noivos podem colocar um recado, avisando que o casamento será por adesão, informar o valor, por exemplo, R$60,00 por pessoa, colocar os dados bancários ou pix, e colocar um prazo para pagamento. Neste caso, a recepção do casamento pode ser em um salão com buffet contratado e com festa depois. É um dinheiro “arrecadado” antes do dia do casamento para organizar a festa.
2. Outra forma é realizar a recepção em um restaurante e comunicar a cada convidado, no convite, que cada um paga as próprias despesas da recepção, que pode ser um brunch, almoço, café da tarde ou jantar.
O casal tem a mesma liberdade de organizar um casamento tradicional, mesmo sendo por adesão. É o dia mais importante para os noivos, e eles têm todo o direito de escolher como querem deixar gravado esse dia tão especial.
Como organizar um casamento por adesão
Para organizar um casamento por adesão, os noivos podem começar pela cerimônia normalmente, religiosa ou não. O que muda é na hora de organizar a recepção. Os noivos devem decidir se irão fazer uma recepção em local reservado ou em restaurante mesmo, que é como a maioria dos casamentos por adesão é feito.
O casamento por adesão pode ser feito para comemorar o casamento civil, inclusive. Após a assinatura dos noivos no cartório, os convidados podem se dirigir a um local e comemorar a união dos pombinhos.
Local
É válido lembrar que não necessariamente a recepção deve ser em restaurante, varia muito pelo estilo do casal. Por exemplo, se o casal é bastante conhecido por gostar de ir em algum pub ou barzinho, nada impede de realizar a recepção nesses tipos de estabelecimentos. Inclusive, é uma ideia de casamento bem individual, personalizada e incrível.
Com a forma do casamento decidida, tanto cerimônia quanto recepção, os noivos podem começar a pensar nos detalhes. Nisso entra a decoração, o cardápio, o tipo de música se tiver festa, as bebidas e a mesa de doces.
Detalhes
No caso dos detalhes vai depender bastante do local escolhido. Se a recepção for realizada em um pub, por exemplo, não é necessário os noivos contratarem um fornecedor para isso, apenas para a cerimônia, se quiserem. O casamento por adesão já é uma forma econômica, mas tem como economizar muito mais, se for o interesse dos noivos.
Além disso, quando a recepção é em um estabelecimento fixo, o cardápio é montado pelos próprios proprietários. Uma questão a menos para os noivos pensarem. Quanto à mesa de doces, os noivos podem combinar com o proprietário ou gerente do estabelecimento para verificar a possibilidade de montar um espaço para isso.
Convidados
Ainda, quando os noivos optam pelo casamento por adesão, é válido lembrar que não é recomendado sair convidado o mundo de convidados. O casal deve analisar e pensar bem nos convidados mais próximos, naqueles que realmente se importam e fazem parte da vida dos dois. Para organizar um casamento por adesão, pode-se pensar em fazer um mini wedding, inclusive.
Com isso, o casal pode começar a pensar em como irá comunicar os convidados. Normalmente é no próprio convite de casamento, mas fica a critério do casal se quiser mandar uma mensagem separadamente ou falar pessoalmente com cada um.
Como fazer o convite para um casamento por adesão
O convite para o casamento por adesão deve ser bem explicativo. Caso seja impresso, os noivos podem escrever na área escrita do convite ou anexar um outro papel comunicando que o casamento será por adesão. Se o convite for digital, o que também é econômico, o corpo da mensagem deve comunicar o estilo do casamento.
Como comunicar que o casamento será por adesão?
Para comunicar o estilo do casamento, os noivos podem escrever mensagens como:
“Comunicamos que o jantar será por adesão e terá o valor de R$60,00 por pessoa, que pode ser pago pelo pix: 000.000.000.00 até o dia 30/10/2024”.
ou
“Comunicamos que o almoço será por adesão, e o acerto pode ser feito no estabelecimento”.
Vantagens do casamento por adesão
Super econômico
Essa é a maior vantagem do casamento por adesão, isso porque os noivos economizam com comida e bebida, que é um dos pontos mais caros na hora de organizar o casamento.
Os mais próximos estarão presentes
Outra vantagem é que os noivos perceberão quem realmente se importa com o casal, pois existem pessoas que fazem questão de qualquer coisa para verem os amigos;familiares casarem. Então pagarão o que for necessário para esse dia tão feliz.
Desvantagens do casamento por adesão
Deixarão de marcar presença
É muito difícil agradar a todos em tudo. Então quando os noivos avisarem que o casamento é por adesão, muitos convidados não vão gostar da ideia e não fazem questão de ir. Mas não se preocupe, a deselegância não está no convite, e sim na negação.
Espaço
Pode acontecer de, por ser um casamento por adesão, os noivos não encontrarem um espaço tão amplo que deixe os convidados à vontade. Por exemplo, se o casamento for feito em um restaurante e os noivos querem fazer festa, talvez não seja possível por conta do espaço.
Como deixar o casamento por adesão com a cara dos noivos sem gastar muito
Mesmo o casamento sendo por adesão, é possível personalizar e deixar tudo a cara dos noivos. Começando pelo local, por exemplo. Os noivos podem escolher direto aquele estilo de estabelecimento que mais se identifica, por exemplo: um restaurante asiático. Como os convidados são as pessoas mais próximas do casal, todos irão entender que o casamento é bem o estilo dos noivos.
Ainda, os noivos podem usar a criatividade para personalizar itens usados na recepção, ou até mesmo as lembrancinhas. Para economizar, existem muitas ideias de como personalizar à mão, como um pacotinho de temperos, pipoca gourmet, bolo no pote, entre outros. A lembrancinha do casamento pode ser algo que os noivos amam e deixam claro isso, ou algo que faz parte da história de amor deles.
Outra opção é partir para o artesanato. Sabemos que alguns noivos têm habilidades especiais nessa área. Fazem pintura, ou algum tipo de bordado, mexem ou com argila ou outro tipo de massa. O artesanato pode estar presente tanto na decoração do casamento quanto nas lembrancinhas. Os noivos podem fazer uma pesquisa para economizar no material, e como eles mesmo fazem, economizam na mão de obra. Mas é bom ficar atento ao prazo para dar tempo de ter tudo pronto até o dia do casamento.
Lista de presentes
Muitos noivos que optam pelo casamento por adesão se perguntam se é certo enviar a lista de presentes. Geralmente os convidados não se importam de dar presente mesmo no casamento por adesão, por isso, se os noivos quiserem enviar a lista de presentes junto com o convite, sem problemas. Mas o casal também pode optar por não enviar a lista, porém deixar ela prontinha e caso o convidado peça, é só enviar.
Ah, e uma ideia a mais: Que tal converter a sua lista de presentes em dinheiro para usar como e onde quiser? Sim, tem como converter e fazer tudo online. Faça gratuitamente seu site no iCasei e crie uma lista de casamento virtual clicando no banner abaixo.