Planejamento Financeiro para o seu Casamento {Planilha para Download}

Nós sabemos que planejar um casamento não é uma tarefa super fácil. Muitas das vezes não sabemos ao certo por onde começar, o que buscar e a ansiedade bate forte. A verdade é que o segredo está no planejamento; com um planejamento bem feito e organizado com certeza você será uma noiva mais tranquila e feliz!

Há quem diga que o ano só começa após o carnaval rs, e foi pensando nisso, que pedimos à nossa super parceira Roberta, da Casa de Dois, dicas sobre um assunto muito importante, e as vezes um pouco assustador na fase dos preparativos: o planejamento financeiro.teste1

Saber lidar com a parte financeira do casamento não é nada fácil e sim desafiador. Você precisa saber quais são os planos de vocês para o futuro, de onde vai vir o orçamento para custear a festa, quanto cada um poderá colaborar e até mesmo se vão precisar criar uma poupança só para isso, pois em um evento dessa categoria tudo deve ser pago até a data do seu casamento.

Definir um orçamento total é o que te dará a diretriz para qual caminho seguir, que fornecedores contratar, onde e o que cortar. Além de te ajudar a controlar as emoções desse momento, que mexe com o nosso coração, pois te trará um lado um pouco mais racional na hora de tomar decisões.

Se começar a organizar o casamento sem essa base, com certeza irá gastar muito mais do que já imaginou um dia gastar e talvez nem saiba ao certo quanto gastou no finalEntão, já que vimos que planejamento é a palavra chave! O passo a passo abaixo vai te ajudar a constituir o planejamento financeiro para o seu casamento:

planilha

1) Planilha: quando a gente fala sobre finanças a primeira coisa que precisa fazer é abrir uma planilha no excel.  Se você não tiver muita habilidade, pode usar a nossa que já tá prontinha e contém todos os possíveis itens de um casamento.
 defina

2) Defina seu orçamento total: Depois que ver todos os fornecedores que vai precisar contratar na minha planilha, te ajudará a estipular o quanto você pode/quer investir para todo o casamento.

Importante:

– Esse é o momento de definir suas prioridades e entender o que terá ou não no seu casamento.

– Podemos sim usar o número de convidados como base para definir o budget total, ou seja, quanto mais convidados tiver na sua festa mais terá que investir, mas não necessariamente gastará menos se reduzir a lista de convidados.

– Algumas pessoas escolhem fazer um casamento menor, gastar a mesma coisa que gastariam em um casamento para 200 pessoas, por exemplo, mas conseguir investir da maneira que realmente sonham.
 porcentagens

3) Porcentagens: tendo a planilha, todos itens que vai querer no casamento e sabendo o valor total que pretende gastar é hora de definir as porcentagens. Isso é relevante para saber quanto poderá investir para cada um dos fornecedores.

Lembrando que não poderá gastar mais que 27% com buffet ,15% foto e vídeo, 10% espaço e 20% com decoração, pois se usar mais do que o planejado irá ultrapassar o valor total que deseja investir – é por isso que o mito de que você sempre gasta mais do que você pretende existe.

cotaçoes

4) Cotações: dê início as cotações. Depois que vc já sabe quanto pode gastar, comece a procurar muitas referências. Vá em sites e blogs de casamento – eles já tem um seleção de bons fornecedores, eles já fazem essa triagem para você. Fala com as suas amigas que já casaram, lembra do que vc gostou no casamento delas, peça indicações. Eleja os top 3 de cada item que você mais gostou do trabalho e pede o orçamento. Não adianta escolher 10 fornecedores de cada item, isso só vai fazer você ficar mais confusa e gastar ainda mais o seu tempo, deixar indecisa. 3 fornecedores é o suficiente para vc ter uma media de valores e serviços. Se depois que receber os orçamentos e eles não estiverem de acordo com o seu perfil , vá para os próximos 2 da sua lista.
 fluxodepagamento

5) Fluxo de pagamento: Monte seu fluxo de caixa para os pagamentos usando a mesma planilha e tendo como base o valor do fornecedor que quer fechar. A maioria dos fornecedores não recebem depois do casamento, então precisa ter exatamente o planejamento mensal de pagamentos para conseguir a forma de pagamento com cada fornecedor.

  • Pagamento à vista às vezes pode parecer interessante pelo desconto, mas pode te deixar descapitalizado em um mês que terá que pagar vários outros fornecedores.
  • Se está se casando fora da sua cidade, não esqueça de considerar custos de frete e hospedagem para os fornecedores.

agende

6) Agende todos os pagamentos: são tantos fornecedores e tantos pagamentos que pode acabar esquecendo o dia que foi acordado. Para evitar pagar multas, deixe tudo já agendado assim que fechar o contrato.

resumo

7) Resumo de pagamentos: crie uma planilha de resumos de pagamentos para não chegar na semana do casamento e não saber o que ainda falta pagar – valor e serviços extras contratados

Um casamento pode variar entre R$ 30.000 à milhões de reais, tudo vai depender do empenho, sonho e bolso de cada um. As possibilidades são infinitas, mas você precisa saber onde e como cortar e o que não é prioridade para você.

Se fizer esse passo a passo não terá nenhuma crise de pânico no meio da organização pois você não vai estourar o budget e saberá do início ao fim quanto irá gastar no total e com cada fornecedor. A base de tudo é a disciplina e organização, porque se não mantiver a planilha atualizada de nada vai adiantar todo esse trabalho.

planilhaparadownload

Adoramos as dicas e para ajudar ainda mais no planejamento, a Casa de Dois preparou uma planilha para download. Clique aqui e comece já!

Gente que ama o que faz

Sobre a Casa de Dois Assessoria:

“Somos uma assessoria de casamento que busca resgatar valores do passado, quando negócios eram feitos de forma pessoal, humana e transparente.

Nosso objetivo é oferecer um mix de emoção, planejamento, visão analítica e perfil negociador, o que transmite tranquilidade, comodidade  e segurança para os noivos durante a organização do seu grande dia, seja através de uma consultoria, assessoria completa ou do dia.

Nós buscamos oportunidades de conhecer pessoas e casais incríveis, queremos ajudar a contar uma história de amor e fazer parte do início de uma Casa de Dois. Porque esse é o evento da sua vida, a sua festa do ano, e acima de tudo um assunto do coração!”

Deixe seu comentário

14comentários

  1. ANDRÉ GRANDI - 11 de fevereiro de 2016 às 15:06

    ÓTIMO MATERIAL .

  2. Tatiana Silva - 12 de fevereiro de 2016 às 20:14

    Adorei, foi muito útil. Vou guardar para quando for o minha vez!

  3. mayara - 23 de fevereiro de 2016 às 11:33

    Amo o blog de paixão!

    1. Lapis Noiva - 23 de fevereiro de 2016 às 14:40

      Que linda! Obrigada pelo carinho. Beijos

  4. Gisele Palla - 3 de maio de 2016 às 10:56

    Não consigo baixar. Alguém me ajuda?

  5. Gisele Figueiredo - 4 de julho de 2016 às 23:15

    Me ajudou muito, vou poder ajudar mais as minhas noivinhas!!!

    Obrigada pela dica.

  6. GÉSSICA GOMES FERNANDES - 17 de agosto de 2016 às 18:17

    .

  7. Olivia - 21 de agosto de 2016 às 09:14

    Meu Casamento Civil saiu por volta dos 500 mil e o Religioso 2 milhões exatos. Fora o Chá Bar que foi em torno dos 200 mil. Meu noivo pagou 90% de tudo.

    1. Ricardão Amante - 20 de setembro de 2016 às 18:38

      Que sorte amiga !!!

    2. ka - 2 de janeiro de 2017 às 15:57

      aham tá bom..

  8. Renata Elias - 18 de novembro de 2016 às 20:25

    Adorei as dicas e vou aproveitar bastante todas e a planilha

  9. ediedla pereira da silva - 8 de dezembro de 2016 às 23:17

    tem como vocês fazerem uma planilha com os possíveis preços de tudo de uma casamento ,fazer um possivel orçamento

  10. Patricia Duarte - 10 de janeiro de 2017 às 16:47

    Boa tarde… Eu adore as dicas, a planilha, mas tem como me mandar a planilha em uma formatação que eu possa imprimir???
    Desde já obrigada

  11. Patricia Lindmayer - 13 de janeiro de 2017 às 12:50

    Adorei as dicas! Parabéns!!!