{Dicas Úteis} Música Para a Entrada da Noiva

O post de hoje é de utilidade pública! rsrs Temos certeza que as noivinhas de plantão vão amar tudo o que encontrarão aqui! A fase dos preparativos é repleta de dúvidas. Tanta coisa legal para escolher, definir, executar. A escolha da playlist da festa e cerimônia são super importantes e geralmente os noivos fazem juntos. É um momento super especial e claro que sempre rola aquela dúvida: “qual a música da entrada? E a dos padrinhos?” Tem um post sobre isso aqui e aqui. Hoje vamos falar sobre a música da entrada da noiva!

Lorenza-Pozza_Lapis-16

Lembro que na minha época eu passei muito tempo pensando e decidindo. Sabia que não queria a marcha nupcial, mas tinha que ser uma música que causasse aquele impacto, sabe? Algumas noivinhas têm certeza que será a marcha, outras optam por uma música bem romântica… Enfim, o importante é que essa música seja especial para você! Esse é o seu momento!

Convidamos a super Lorenza Pozza para dar dicas sobre a escolha da música para a entrada da noiva. A Lorenza vive e respira casamento! Com seu jeito meigo, doce e talento incrível, ela transforma qualquer cerimônia de casamento! Parece mágica!

Ao final tem alguns vídeos e links para vocês se deliciarem com sua voz! Esse aqui é o canal da Lorenza Pozza no Youtube! Dá para ficar horas escutando! Somos super fãs!

entrada_lorena_musica

Como escolher uma música para ser a trilha sonora de um dos momentos mais emocionantes da sua vida, quando você estará a caminho da pessoa que escolheu para ser a sua companheira, aquela com quem você está depositando a sua fé e com quem pretende compartilhar a vida, os anseios, as conquistas, os sonhos? Serão passos memoráveis e é muito legal pensar nesta trilha sonora com carinho.

Marchas Nupciais Tradicionais:

A primeira música que nos vem a cabeça quando falamos da ‘Entrada da Noiva’ é a Marcha Nupcial. Existem duas Marchas que são muito utilizadas nos casamentos pois foram popularizadas pela princesa britânica Victoria, que em 1858 casou-se com o Príncipe da Prússica Frederick William. Ela utilizou a Marcha Nupcial de Wagner (o famoso ‘Lá vem a noiva’) para a sua entrada e a Marcha Nupcial de Mendelssohn (o querido ‘Tan tan tan tan’) para a sua saída e inspirou as futuras noivas que usam estes temas para as suas Entradas.

O que combina com você?

Com certeza, a Marcha é uma escolha certeira para muita emoção e impacto para a entrada. Mas, se você não se identifica muito com este clássico e acha que o momento merece algo mais pessoal e autêntico? Não tem problema nenhum e você pode pensar em outras opções.

A minha dica é você buscar a canção, melodia ou letra que mais traduz você como noiva, como mulher, ou o momento que você está passando. De vez em quando, uma melodia pode significar mais do que qualquer palavra ou uma poesia de Tom Jobim pode expressar tudo o que você gostaria de estar dizendo naquele momento. Deixe a música falar por você… Busque na sua memória as músicas que marcaram sua vida, que te fazem lembrar de uma boa fase, uma música que você considere ‘sua’ ou que diga tudo o que você sente pela vida ou pela pessoa que te espera no altar… Não é fácil encontrar, mas sempre terá uma música que faz seu coração bater mais forte ;)

Lorenza Pozza_Lapis 4Lorenza Pozza_Lapis 17

Dicas da Lorenza Pozza

Já tivemos a experiência de apresentar este formato em várias cerimônias e as reações sempre foram muito positivas. Eu considero que intensifica ainda mais a emoção do momento da Entrada da Noiva por alguns motivos:

– A noiva pode escolher uma canção que faça sentido para a sua vida ou para sua história de amor;
– A entrada da noiva pode ser mais animada, mais dramática, mais leve, mais intensa, dependendo da escolha da segunda música;
– É bastante provável que os convidados lembrem-se por muito tempo da música da entrada da noiva (e você vai se emocionar cada vez que a escutar na rádio, no restaurante, no café – infelizmente, a Marcha Nupcial não toca nas rádios por aí e por isso, não vai te proporcionar este tipo de lembrança, rs);
– A noiva pode ‘dizer’ através da música, ou seja, usar a letra da música para expressar tudo o que ela gostaria de falar naquele momento;
– Os convidados se surpreendem pois acham que a Marcha Nupcial será tocada até o final e são pegos de surpresa quando começa a segunda música.

dica_lorenzapozza

Cuidado!

Na hora de escolher, tente não se prender ao ‘arranjo’ instrumental ou ao áudio original da música porque, caso você contrate uma orquestra ou coral ou outro grupo para apresentar as músicas da sua cerimônia, os arranjos apresentados serão diferentes, o que pode deixa-la frustrada por não ouvir a música com toda a produção do seu áudio original. Por isso, as duas coisas que você precisa prestar atenção na música que você escolheu são: a letra e a melodia. Nada mais. Se a letra e a melodia, cantadas por você no chuveiro, já te deixam emocionada, o resultado será mais do que perfeito!

Pode misturar!

De qualquer maneira, algumas noivas ainda ficam com pena de deixar a Marcha Nupcial de lado… Afinal, é a música mais marcante quando se fala em casamento! Mas para não deixá-la de fora, temos uma solução bem criativa! Existe a possibilidade de fazer a Marcha Nupcial como uma introdução para uma outra música: a noiva só entra na segunda canção, sendo a Marcha apenas um anúncio, responsável por criar toda a expectativa.

É possível emendar a Marcha a qualquer canção! Algumas funcionam melhor (no que diz respeito a transição entre uma música e outra) mas todas ficam muito especiais. Aproveito para reunir alguns exemplos do que já fizemos (os áudios abaixo são ‘caseiros’, feitos em ensaios e também em apresentações ao vivo). Os exemplos abaixo são com Violão&Voz e instrumentos como Violino, Violoncelo, Percussão, mas isso não quer dizer que este modelo não possa ser feito em outra formações instrumentais. E você, que música escolheria? 

  1. Marcha Nupcial + Isn’t She Lovely? 


params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true”

2. Marcha Nupcial + Here Comes the Sun

3. Marcha + A Thousand Years

4. Marcha + Stand by Me

5. Marcha + Pela Luz dos Olhos Teus

6. Marcha + My Girl

7. Marcha + Frisson

Gostaram? Somos suspeitas, mas amamos demais música (por isso todo o post aqui no Lápis de Noiva tem música). Uma dica legal é dividir esse momento com os convidados! Já pensou incluir a playlist do seu casamento no site de casamento de vocês? É possível no iCasei! :)

Fotos 1 e 4: Edu Federice
Foto 2: Renata Marques
Foto 3: Flavia Valsani

Gente que ama o que faz

Lorenza Pozza

Há 5 anos dedicando-se a ‘Música para Casar’, a cantora Lorenza Pozza apresenta as canções que marcaram a história do casal de maneira sofisticada e romântica, ideal para quem quer fugir dos tradicionais corais e orquestras e para quem busca um toque mais autêntico para o tão esperado ‘sim’.

Deixe seu comentário

9comentários

  1. Flávia - 6 de abril de 2016 às 11:42

    Que sensibilidade! Chorando só de imaginar isso ao vivo!

  2. Bella Lanzillo - 6 de abril de 2016 às 15:36

    Gentxiiiiiii é linda demais a voz dessa criatura1 Ela é uma fadinha e sua voz nos transporta para um lugar bom… Se eu fosse casar novamente (com o mesmo marido, é claro!) Faria o investimento! Lindo!

  3. Gisele Batista - 6 de abril de 2016 às 16:28

    Eu conheci o trabalho da Lorenza por acaso, em uma pesquisa do google em 2014, ano que me casei. pois queria mesclar a marcha nupcial com outra música.
    Mas infelizmente ela já não tinha mais a minha data :'(

    Eu me apaixonei pela mistura da marcha nupcial com Stand by me.

    PERFEITA!!!!

  4. Carol - 7 de abril de 2016 às 00:19

    PARA TUDOOOO!

    Ela é perfeita! To vidrada aqui…não consigo parar de ouvir, nem sei se conseguirei dormir esta noite! rsrsrs
    Muito obrigada meninas, por me levarem até esta doce voz, abençoada!
    Que ela a use para louvar ao Senhor tbm, pois Ele merece!

  5. Andreia Prada - 7 de abril de 2016 às 12:31

    Lindas musicas, Parabéns pelo trabalho

  6. Nathália Gomes - 16 de maio de 2016 às 12:34

    Completamente emocionada com as músicas.
    Parabéns! O blog é incrível.

  7. Bianca - 25 de agosto de 2016 às 01:00

    Parabéns!!
    To sem palavras!! É lindo, é delicado, é a sua alma nas músicas… Tô emocionada demais!
    Voz de anjo!

  8. Patrícia Costa Silva - 20 de dezembro de 2016 às 13:31

    Lorenza boa tarde! Amei esses videos com a marcha nupcial + uma musica na sequencia. Você já pensou em fazer a marcha com musicas do Legião Urbana?? Eu tenho uma música que amo… Sete Cidades…é a música que marcou e e meu namorido….

  9. Maryane Faria - 27 de dezembro de 2016 às 16:24

    Nossa, adorei isso TUDO !
    como faço para baixar as musicas ??