Ícone do site Lápis de Noiva

Música de casamento: como escolher a trilha sonora do grande dia

Música de casamento: como escolher a trilha sonora do grande dia

A música de casamento é uma grande aliada para envolver os convidados no clima do evento. Todo mundo espera muita emoção para a cerimônia e também uma festa animada antes de se despedir.

Então continue a leitura para arrasar no melhor dia da sua vida!

piano e partitura música de casamento

Nesse post você vai encontrar

     

    Como escolher as músicas para o seu casamento

    Escolher a música para o seu casamento é bem importante, afinal, esse dia único merece uma trilha sonora que acompanhe cada momento com muita emoção. Mas sem deixar de lado a personalidade do casal.

    Antes de mais nada, a nossa primeira dica é pensar em qual clima desejam criar para a cerimônia de casamento. É algo descontraído, romântico, agitado? Responder essa questão te ajudará muito na escolha do repertório desse momento.

    Outra dica é separar o setlist da cerimônia e da festa. Nesse sentido, você pode escolher músicas que contam a sua história de amor (ou fizeram parte dela) para a cerimônia, e uma playlist com um mix de estilos musicais para a festa. Não se preocupe que iremos te mais sobre isso! 

    Além disso, o local do casamento também infere na escolha das músicas. Por exemplo, um casamento na igreja são músicas sacras, gospel e hinos. Já no casamento no campo e na praia, as músicas descontraídas estão liberadas.

    Mas você não precisa decidir tudo sozinho, ok? Em outras palavras, confie no profissional contratado para ajudar a definir um repertório. A experiência deles conta muito para criar uma trilha sonora inesquecível.

    India Earl

    Preciso escolher quantas músicas para a cerimônia?

    Antes de tudo, você precisa ter definido qual será o tipo de cerimônia. Já que os noivos podem escolher um formato que não tenha a entrada dos pajens e daminhas. É o caso do elopement wedding, por exemplo. 

    Geralmente a cerimônia ganha uma trilha especial para cada uma dessas partes:

    • Entrada do noivo
    • Padrinhos
    • Pajens, daminhas ou floristas 
    • Entrada da noiva
    • Alianças
    • Benção das alianças
    • Cumprimentos 
    • Saída dos noivos

    Deixamos uma playlist com as músicas mais pedidas! Mas, é claro, que você tem total liberdade de escolher a trilha sonora que combina com a sua história de amor. Lembre-se: é você quem faz as regras da sua festa. 

     

    Qual é o melhor: acústico ou orquestra ou coral

    Não existe certo ou errado, apenas a opção que mais combina com a proposta do seu casamento. Por exemplo, o instrumental é perfeito para um casamento intimista como acontece em um casamento luau ou casamento brunch.  

    Assim, você pode escolher uma formação mais acústica com instrumentos como ukulelê, cajón, gaitas, violino.

    Da mesma forma, a voz e violão também super combinam com casamentos delicados, leves e aconchegantes, como em um casamento em casa, por exemplo. Não é à toa que essa formação musical é a queridinha dos noivos!

    Mas, se o casal é do time dos casamentos clássicos, nada impede de ter uma orquestra e coral para uma trilha sonora dos sonhos.

    Foto: Karolina Grabowska


    Como escolher as músicas para a festa

    Agora chegou a hora de colocar todo mundo para mostrar seus passinhos na pista de dança!

    Para criar um setlist incrível, uma boa dica é conhecer as preferências musicais dos convidados. Então sejam criativos e ecléticos para fazer os convidados dançarem, independente da idade. Afinal, a festa é para todos se divertirem, né?

    Além disso, pense em músicas que fizeram parte da sua história de amor. Sabe, aquelas que vocês ouviam na adolescência, a que marcou o primeiro beijo, tudo para deixar um clima de romance.

    Também aproveite para fazer uma lista com músicas que não devem tocar no dia do casamento. Sim! Se vocês não gostam de um estilo musical ou de uma música especifica, comuniquem ao profissional contratado para que não toque. Mesmo se algum convidado pedir. 

     

    Quando escolher a música de casamento?

    A dica do Lápis é que você comece sua pesquisa 8 meses antes da festa. Pode parecer muito, mas não é. Afinal, é bem fácil ficar sobrecarregado com tantos fornecedores de casamento diferentes!

    Facilite a organização musical com o nosso passo a passo:

    • Pesquisar fornecedores
    • Conhecer a proposta musical de cada um
    • Pesquisar referências e recomendações: tem reclamações de atrasos, som ruim, falta de diálogo com a assessora?
    • Conferir apresentações nas redes sociais do profissional
    • Definir os equipamentos necessários
    • Definir a duração do serviço
    • Analisar os diferentes pacotes
    • Combinar o valor por horas
    • Combinar os valores cobrados
    • Conferir se o assinante do contrato será o mesmo que estará presente no dia do casamento*
    • Assinar o contrato

    ATENÇÃO

    Empresas grandes de eventos costumam dispor de mais de um profissional para as festas. Não esqueça de conferir esse detalhe! Afinal, ninguém quer conversar com um profissional e dar de cara com outro no casamento, não é mesmo?*

    DICAS EXTRAS

    Dê prioridade a banda ou DJ que realizam só um casamento por dia!

    Além disso, considere uma visita no local da cerimônia e festa para avaliar a parte técnica. Leve em contas as tomadas, eletricidade e acústica (caso seja um lugar fechado). E também o equipamento adequado para uma cerimônia ao ar livre.

    Rob August

     

    Conheça nosso time de Fornecedores de Banda, Coral e Orquestra

    Você sabia que contamos com uma seleção exclusiva de coral para casamento, bandas, orquestra para casamento? Isso mesmo!

    Aqui, nos indicamos os trabalhamos os melhores músicos e cantores de todo o Brasil! Além de DJ para casamento que prometem entregar uma festa impecável.

    Sem dúvida que os nossos fornecedores de banda, coral e orquestra fará um repertório  personalizado para o seu casamento!

    Qual é melhor: Música ao vivo ou DJ?

    Novamente, não existe uma resposta certa, então vamos conhecer um pouco mais das duas opções.

    Se você deseja curtir as músicas com os convidados, então contratar um DJ é uma ótima ideia. Esse profissional, em alguns casos, pode também realizar a cerimônia, mas ele é o especialista em criar uma playlist fantástica para a pista de dança. 

    Agora, você quer criar uma vibe divertida e focada na interação com os convidados? Nessa caso, prefira música ao vivo! Algumas bandas, prometem um verdadeiro show durante a festa com direito a muita diversão entre os músicos e os convidados. 

    E para o casal que gosta da ideia de algo customizado, pensado em cada detalhe para o casamento, ao optar por música ao vivo é possível pedir arranjos exclusivos (se a banda contratada prestar esse serviço). 

     

     

    Músicas para casamento por local

    Lembra que dissermos que o local também interfere na escolha da música de casamento? Pois bem! Deixamos algumas sugestões aqui embaixo para te ajudar. Bora?

    Músicas para casamento no campo

    O clima rústico do casamento no campo combina bem com instrumentos de cordas com versões acústicas. Da mesma forma que está liberado o piano, gaita e, até mesmo, o saxofone.

    Músicas para casamento na praia

    As músicas para casamento na praia devem seguir o compasso descontraído que o ambiente exige. Assim, a playlist pode ter melodias que despertem as boas vibrações e também canções lentas e românticas.

    Claro, não esqueça dos hits nacionais para dar o tom perfeito ao momento.

    Música para casamento na cidade

    O local do casamento sempre diz muito sobre o casal e a sua personalidade. Então combine o lado versátil e animado dos centros urbanos e aposte na nossa seleção.

    Música para casamento em casa

    Mas se você é do tipo que prefere a intimidade e o aconchego de casa, não tem problema! Saiba que esse é um dos estilos de casamento que mais dão liberdade na hora de criar a playlist.

    Músicas para casamentos por religião

    Enfim, não podemos deixar de apresentar as possibilidades de celebrar de acordo com cada religião. Sendo assim, confira nossas dicas:

    Católico

    Na igreja, tudo depende do gosto dos noivos, horário e regras da instituição. Assim, para os casamentos religiosos católicos, o ideal são canções clássicas e de origem cristã.

    Mas, e as músicas internacionais podem ser tocadas também? A resposta é sim, mas os noivos precisam verificar a tradução para não fugir do conceito religioso.

    Evangélico

    Aproveite para expressar toda a sua fé e o amor nesse dia inesquecível. Sendo assim, os noivos tem liberdade para mesclar melodias mais animadas com canções religiosas. 

    Ecumênico

    O casamento ecumênico pode ter músicas instrumentais para a cerimônia. Desde as mais clássicas até as clássicas como “Eu sei que vou te amar”. Além disso, essas melodias são perfeitas para os momentos dos rituais como o da areia, taças e velas.

    Judaico

    O casamento judaico é repleto de significado e tradições que devem ser respeitadas. Dessa forma, não esqueça de conferir a ordem da playlist com o rabino. Afinal, ele é a melhor pessoa para determinar quais músicas são adequadas o grande dia.

    Espírita

    O repertório pode ter músicas com melodias suaves. Assim como, instrumentos como harpa, teclado e flauta. Além disso, escolha lindas músicas que remetam aos cantos gregorianos.

    Testemunha de Jeová

    Por fim, essa religião tem uma regra bem definida. Então, as únicas músicas permitidas são as do Hinário Testemunha de Jeová. Sendo assim, apenas deixe as músicas mais tranquilas para a cerimônia, ok?

     

    Playlist com Músicas Nacionais e Internacionais

    Por último, é óbvio que não poderia faltar essas playlists! Aposte nessa combinação para conquistar o coração de todos os convidados.

    Dê o play e confira mais dicas!

     

    Sair da versão mobile