Ícone do site Lápis de Noiva

Paleta de Cores para Casamento: como escolher as cores da decoração do grande dia?

A paleta de cores para casamento é o primeiro item a ser definido assim que você decidiu qual é o tipo e estilo de casamento que quer seguir.

A paleta de cores é um item super  importante dentro da organização e planejamento do casamento.

 

paleta de cores para casamento colorido
Inessa Nichols Design

 

É ela que dará o tom de praticamente tudo que virá posteriormente na organização, começando pelo convite de casamento e papelaria, passando pela decoração, as flores e o buquê de noiva, entre outros detalhes, como o estilo do bolo e doces do casamento, até terminar nas lembrancinhas de casamento.

A gente sabe que é difícil conseguir visualizar mistura de cores quando não somos especializadas no assunto, especialmente quando elas não são óbvias ou não são tons parecidos. É por isso que estamos aqui hoje, para ajudar!

Esse post está cheio de dicas para te acudir e, de quebra, separamos algumas paletas de cores incríveis e inspiradoras para vocês! Aproveitem para salvar na pastinha do Pinterest as que gostarem mais. Confira as dicas do Lápis para definir a paleta de cores do casamento a seguir!

 

Por onde começar a escolher as cores da paleta?

Reparem que a escolha das cores pode ser baseada em vários fatores diferentes, como no estilo do casamento ou dos noivos, na estação do ano, no local, etc.

O uso harmonioso das cores destaca os pontos positivos existentes naturalmente no espaço e decoração, e criam uma vibe especial no todo que deixa o dia com a cara dos noivos.

Quais são as suas cores favoritas?

Esse é um bom começo para entender cores. O que mais chama sua atenção e a faz suspirar, tons pastéis e rosé, cores fortes tropicais, tons terrosos como laranja queimado e terracota, tons de azul, as cores Pantone do ano como o Classic Blue ou Living Coral, talvez a família de tons de mude? O que te faz suspirar?

Se vocês sempre amaram determinados tons de cores, comecem a procurar combinações que as incluam. A sua cor favorita fala muito sobre a sua personalidade e, consequentemente, seu casamento terá a sua carinha.

 

 

Reproduzindo um espectro

Depois de escolhida uma ou duas cores, a maneira mais simples de deixar tudo em harmonia é escolher um efeito ombré – mostrando o tom pastel mais claro da cor até o mais escuro.

Outra dica para fazer uma paleta de cores é escolher uma cor principal e duas ou três secundárias que combinem entre si.

 

Pesquise muito e se apaixone

Inspire-se em casamentos reais e imagens do Pinterest. Nós temos uma pastinha lo-ta-da de decorações para todos os tipos de casamento.

Visualizar uma combinação de cores que você nem imaginava antes pode ser bem complicado, por isso olhar as decorações prontas simplifica a escolha da combinação de cores para decoração de casamento.

Converse com o decorador

Para melhor entender e decidir a paleta de cores do seu casamento, a melhor coisa a fazer é conversar com o seu decorador. Esse profissional vai te contar sobre as tendências de cores, tirar dúvidas e ainda mostrar as misturas improváveis que dão certo. Deixe que ele te inspire e mostre novas possibilidades, esteja aberta para novas sugestões.

  

O tipo e estilo de casamento

Vocês já decidiram qual vai ser o tipo de casamento? Vai ser casamento na praia ou no campo, casamento urbano, micro wedding ou destination wedding? Sua festa terá um estilo boho, industrial ou tropical? Ainda não decidiu? Temos inúmeros posts para se inspirar e vamos para o próximo passo.

O local da cerimônia e festa

Observe as cores existentes na estrutura, acabamentos e arredores do local da cerimônia. Considere se o espaço para casamento é aberto, fechado, antigo, de arquitetura contemporânea ou industrial, rodeado por natureza ou com toque mais urbano, etc.

Caso as paredes do espaço seja em azul pálido, por exemplo, ele pede uma decoração de casamento que destaque a beleza natural do ambiente e que não destoem para não comprometer o tom da festa que você sonha.

As estações do ano

Quando pensamos no verão, que cores vem a cabeça? Amarelo, laranjas e muita luz, não é? O verão combina com as cores quentes, vibrantes, alegres e fortes. Já a primavera harmoniza com tons pastéis que ressaltam a luz natural da estação.

No outono, os tons quentes e mais fechados como terracota e laranja queimado combinam com a transição do clima. O inverno, dependendo de onde é, combina tanto com cores frias e cálidas como as mais escuras para aquecer o ambiente.

Mas o que é uma cor quente e uma cor fria? As cores quentes e frias são cores que transmitem a sensação de calor ou de frio. Veja onde cada cor se encaixa:

  • Cores quentes: amarelo, amarelo-alaranjado, laranja, vermelho-alaranjado, vermelho, vermelho-arroxeado.
  • Cores frias: violeta, azul-arroxeado, azul, azul-esverdeado, verde, amarelo-esverdeado.
  • Cores neutras: tons de branco, nude, cinza, marrom, preto, prateado e dourado.

OBS: Algumas variações desses tons entrarão na categoria de cores quentes ou frias de acordo com a proximidade delas com as mencionadas acima.

A personalidade dos noivos é fundamental

O mais importante, nesse processo todo, mais do que seguir tendências ou modismos, é seguir o gosto e a personalidade do casal. O casamento é um momento magico vivido pelo casal e, por isso, tem que ter a carinha de vocês.

Se, por exemplo, ambos gostam de cores fortes e quiserem usar ambas, por que não? Basta deixar de jeito harmonioso.

O mais importante é que vocês estejam felizes com o que estejam planejando para esse dia ser cheio de energia, romantismo e com a essência de vocês dois.

 

 

Inspirações para se apaixonar

Separamos algumas paletas de cores para casamento que já habitavam na nossa pastinha de inspirações pra te ajudar na escolha da sua. Dividimos por estilo de casamento e por estações do ano. Aproveita pra pinar tudo e mostrar pro seu decorador(a)!

 

Paleta de cores para casamento no campo

Hey Wedding Lady

 

Paleta de cores para casamento na praia

Hey Wedding Lady
Pinterest

 

Paleta de cores para casamento urbano

Hey Wedding Lady

 

Paleta de cores para casamento boho

Pinterest
Hey Wedding Lady

 

 

 

Paleta de cores para casamento industrial

Hey Wedding Lady
Pinterest

 

Paleta de cores para casamento tropical

Hey Wedding Lady
Hey Wedding Lady

 

 

Paleta de cores para casamento romântico

Hey Wedding Lady
Hey Wedding Lady

 

As Estações do Ano

 

Paleta de cores para casamento na primavera

Pinterest

 

 

Paleta de cores para casamento no verão

Pinterest

 

 

Paleta de cores para casamento no outono

Hey Wedding Lady
Pinterest

 

Paleta de cores para casamento no inverno

Hey Wedding Lady

 

 

Confira os nossos fornecedores de Decoração para Casamento

Se tem uma coisa que o Lápis de Noiva faz muito bem é selecionar os melhores fornecedores para o seu casamento! São profissionais de confiança, que passaram por nossa curadoria interna e possuem um trabalho incrível que promete tornar o seu grande dia ainda mais especial.

Clique aqui para conhecer os fornecedores de decoração de casamento que nós recomendamos de olhos fechados! Aproveite para entrar em contato e solicitar um orçamento sem compromisso.

 

 

 

Sair da versão mobile