Ícone do site Lápis de Noiva

Daminha de honra: tudo o que você precisa saber

Impossível não se encantar e se emocionar com a entrada da daminha de honra. Sem dúvida esse é o momento mais fofo do casamento.

Se você quer ter daminhas de honra no seu grande dia e não sabe por onde começar a escolher o vestido, qual criança convidar, e como ensaiar a daminha, esse guia é para você!

 

daminha de honra com penteado de coroa de flores
Pinterest

 

O que você vai encontrar nesse post:

     

    Jacquilyn Avery

     

    Qual o papel da daminha de honra no casamento?

    A daminha de honra com sua doçura inspira a todos com sua pureza e em alguns casos nos faz dar boas risadas. Afinal, crianças são imprevisíveis e a entrada delas na cerimônia é sempre uma surpresa.

    Cada casamento tem sua proposta, e a entrada da daminha de honra pode ser feita de diversas formas. Geralmente, a entrada tradicional levando as alianças é a mais comum.

    Mas criatividade não falta para esse momento. Algumas levam plaquinhas com frases românticas, com um recado para o noivo, outras carregam frases divertidas que fazem os convidados rir.

     

     

    Como surgiu a figura da daminha de honra?

    Primeiramente, antes da Idade Média o costume era que as irmãs da noiva participassem da cerimônia como damas e usando vestidos iguais.

    Segundo a lenda, usar o vestido igual “espantaria” os maus espíritos de chegarem até a noiva, afinal o vestido branco de dama poderia confundir esses espíritos.

    Só a partir da Idade Média é que a daminha de honra passou a ser representada por crianças, que esperavam pela chegada da noiva ao local do casamento e saiam pelo vilarejo contando a boa notícia do casamento.

    De lá pra cá muita coisa mudou nos formatos e propostas dos casamentos, mas a figura da daminha de honra permanece fiel à noiva.

     

     

    Para que serve a daminha de honra no casamento?

    A daminha de honra é considerada uma “ajudante” da noiva. Sua entrada na cerimônia encanta a todos e acalma os corações ansiosos pela chegada da noiva.

    O que faz a daminha de honra?

    Além de deixar os convidados maravilhados, a daminha de honra também pode ser responsável em levar as alianças dos noivos até o altar, carregar o véu da noiva, jogar flores no caminho da noiva e entrar com plaquinhas.

     

     

    Quantas daminhas de honra devo ter no casamento?

    A resposta para essa pergunta vai depender da proposta e formato do seu casamento. Não existe uma regra para a quantidade de daminha de honra, mas tenha em mente que muitas crianças no cortejo e no altar podem causar uma desorganização.  Afinal, quanto mais crianças envolvidas, mais difícil fica administrar a situação.

    Portanto, nossa sugestão é de três daminhas. Caso tenha pajem também, você pode optar por duas meninas e dois meninos.

     

     

    Qual a idade certa para ser daminha de honra?

    Ah, a idade certa…ela não existe, mas há algumas ressalvas. O ideal é escolher uma daminha de honra que tenha a partir de 4 anos.

    Leve em consideração que as crianças são temperamentais e são diferentes umas das outras. Além disso, a entrada dessas crianças na cerimônia pode causar mudanças em seu comportamento.

    Afinal, eles serão o centro das atenções naquele momento e tudo pode acontecer, é imprevisível.

     

    M & J Photography

     

    Quem pode ser daminha de honra?

    Em primeiro lugar, as crianças da família, como irmãs mais novas dos noivos, primas, sobrinhas, afilhadas e até mesmo filhas.

    Como escolher a daminha de honra?

    A princípio, a escolha da daminha de honra deve estar relacionada à proximidade dos noivos com os pais da criança e, consequentemente, com a criança. Ainda mais que a criança estará numa posição de destaque no casamento e ela precisa ter afinidade com o casal. Nesse sentido, as chances da criança entrar de boa no casamento são grandes.

     

    Alicia King Photo

     

    Quanto tempo antes do casamento devo escolher a daminha de honra?

    Seis meses antes do casamento é o ideal. Sobretudo, conversar com a criança é o primeiro passo. Claro que essa conversa deve ser realizada junto com os pais, de forma lúdica, contando sobre o casamento e ela foi escolhida para participar da cerimônia para levar as alianças até o altar.

    Como o convite para ser daminha de honra vai ser feito com certo tempo de antecedência da data do casamento, é bacana ir falando com a menina sobre esse dia especial, para ela não ter medo e nem vergonha, dizer que outras pessoas da família também estarão lá e que vai ser um momento bem legal e que você conta bastante com a ajuda dela para levar as alianças.

    –> Dica do Lápis: ensaie a entrada da daminha de honra alguns dias antes do casamento. Assim como ir mostrando alguns vídeos de daminhas na internet para ela já ir se familiarizando com o tema.

     

    A entrada da daminha de honra

    Nunca é demais lembrar que no casamento é recomendado que tenha uma profissional como a assessora de casamento para cuidar de todos os detalhes, principalmente na cerimônia. Ela ficará responsável para orientar a daminha de honra na sua missão.

    Já a ordem de entrada da daminha fica a critério dos noivos. Geralmente, ela é a última do cortejo a entrar antes da noiva. Mas também pode entrar na hora das alianças. Caso tenha mais daminhas, cabe aos noivos junto à assessora combinarem qual é a melhor estratégia.

     

    A saída da cerimônia

    A saída da cerimônia pode ser menos “tensa” para a daminha. Afinal, ela já passou por todos os convidados e ficou bonitinha no altar durante toda a cerimônia de casamento.

    Então, na saída ela pode seguir carregando o porta alianças vazio ou levar pétalas de flores ou confetes coloridos e jogar para a passagem dos noivos.

     

     

    O vestido da daminha

    Simplicidade e conforto devem prevalecer na escolha do modelo de vestido da daminha de honra. Geralmente, o vestido carrega alguns traços do vestido da noiva, mas não é uma regra a seguir. Contudo, vale destacar que o vestido de daminha deve fugir de muitos adereços que deixam o vestido visualmente poluído, evite exageros.

    Preze pela leveza e conforto da criança. O vestido da daminha de honra deve acompanhar a proposta e o estilo do casamento.

     

    Vestido para daminha de casamento no campo

    O casamento no campo geralmente é mais leve e descontraído, por isso ele aceita uma diversidade de roupas bem bacana. Para as daminhas de casamento amamos coroa de flores, vestidos soltinhos e sandália. Os vestidos estampados também ficam alegres e muito bonitos!

     

    Vestido para daminha de casamento na praia

    O casamento na praia é despojado e muito iluminado, por isso aposte em roupas com tons mais claros como bege, cinza claro, off white e etc. Se o casamento for pé na areia, vale a pena deixar as daminhas de honra descalças.

     

     

    Vestido para daminha de casamento boho

    Nós amamos esse estilo e pensamos que as daminhas podem dar um charme muito especial se vestidas seguindo essa proposta. Aposte em arranjos florais no cabelo, vestidos bem soltinhos com crochê, rendinhas simples e cabelo solto bem leve e com cara de natural.

     

     

    Vestido para daminha de casamento vintage

    O casamento vintage tem aquele ar mais retrô com elementos que lembram épocas do passado, por isso as daminhas e os pajens podem ficar incríveis com chapéus e headbands.

     

     

    Vestido para daminha de casamento clássico

    O casamento clássico é mais sofisticado e consegue abraçar tecidos mais finos, aplicações de brilho e cortes mais tradicionais.

     

     

    Vestido para daminha de casamento rústico

    Vai casar na fazenda, no celeiro, no campo e vai seguir uma proposta mais rústica? Quem sabe até mais country? Então aproveite para escolher roupas cheias de estilo para as daminhas de honra. Botinhas ficam lindas e casam muito com o ambiente.

     

     

    Quem paga o vestido da daminha de honra?

    Na maioria dos casos são os noivos arcam com essa despesa, afinal, eles que convidaram a criança para ser daminha de honra. Mas nada impede de conversar com os pais da criança e ver o que pode ser feito.

    Aqui também não existem regras, alguns casais pagam todas as despesas com roupas e acessórios da daminha de honra, outros dividem os custos com os pais da criança e também, em algumas situações (previamente conversadas), os pais da criança pagam tudo.

    Nossa dica é deixar tudo muito bem esclarecido entre os envolvidos para evitar desconforto na situação.

     

    Conheça nossos fornecedores para casamento

    Agora que você já sabe tudo sobre Daminha de honra para casamento, está na hora de fechar o fornecedor ideal para confeccionar o vestido, o acessório do cabelo ou até mesmo produzir os buquês dessas fofuras.

    Conheça aqui nossa lista de fornecedores de casamento que confiamos e indicamos de olhos fechados!

    Sair da versão mobile