Ícone do site Lápis de Noiva

{Lápis Entrevista} Ítalo César conta sobre a importância de fazer um ensaio pré-casamento

Pensa numa oportunidade para aproveitar o momento de calmaria durante o estresse que é organizar um casamento, e ainda ter fotos belíssimas para serem lembradas o resto de suas vidas? É num ensaio pré wedding que esse momento acontece!

Além de um álbum cheio de memórias espontâneas e cheias de amor, as fotos ainda podem ser usadas em vários projetinhos diferentes: uma delas pode se tornar o save the date, ser utilizada no convite de casamento e site do casal e ainda ser parte da decoração de casamento. Depois, elas ainda podem embelezar os porta retratos da casa nova.

Como sempre bate aquela dúvida sobre as fotos do pré-casamento, o Lápis fez uma entrevista com o Ítalo CésarÍtalo CésarFotógrafosGrande ABCSaiba mais , que respondeu todas as dúvidas que recebemos aqui no blog, inclusive todas as fotos que você verá abaixo são do portfólio do Ítalo CésarÍtalo CésarFotógrafosGrande ABCSaiba mais .

“Muitos casais me escrevem sobre os editoriais que produzo e sonham em ser fotografados em um deles.” Seu ensaio pré-casamento, pode ser transformado em uma espécie de editorial exclusivo pensado para você. “Inclusive tenho um projeto exclusivo dedicado a ajudar casais (e famílias) a terem uma experiência fotográfica singular.”

 

{Lápis Entrevista} Ítalo César conta sobre a importância de fazer um ensaio pré-casamento

 

O que é um ensaio pré-casamento?

“Eu sempre falo para meus casais que além de ser um momento de respiro em meio a correria da preparação do casamento é realmente um ensaio para o grande dia.” Ele ajuda muito para que no dia do casamento, fotógrafo e noivos estejam em sintonia, dando mais agilidade e melhores resultados. No dia do casamento é tudo muito rápido, então o ensaio pré casamento é pra ter fotos mais elaboradas e pensadas com carinho para os dois.

 

Para quem é indicado um ensaio pré-casamento?

Não existem restrições. “Acho que todo mundo devia fazer um ensaio especial a dois, mesmo depois de casados.”

Há algumas adaptações para quem vai se casar num elopement wedding ou no civil. Como nesses dois se consegue ir para qualquer lugar incrível fotografar, eles já se transformam em um tipo de sessão tão especial quanto o pré-casamento.

 

 

Com quanto tempo de antecedência deve-se fazer o ensaio pré-casamento?

O melhor momento é de 6 a 4 meses antes do casamento. Esse tempo dá mais flexibilidade para que todos consigam ter as tão sonhadas fotos. Deve-se pensar que podem haver imprevistos como chuva, compromissos inadiáveis e tantos outros. Com esse tempo dá pra ajustar novas datas e ainda receber as fotos antes do casamento para usar na decoração, no site, no convite, etc.

 

O ensaio faz parte do pacote do fotógrafo?

O ensaio é algo a parte porque é um trabalho diferente do casamento. “Na minha proposta eu coloco as opções separadas para que o casal me diga o que eles mais querem. Há possibilidade de descontos dependendo das opções escolhidas. Eu costumo dizer que o ensaio pré casamento é onde você tem a arte do fotógrafo da forma mais pura.” É ali que o profissional consegue pensar e criar livremente.

 

 

Vale a pena mesmo (investir tempo & dinheiro) nesse ensaio?

“Vale! Costumo comparar sempre com o dia do casamento, que é onde os dois estarão ansiosos, adrenalina lá em cima, vontade de abraçar todo mundo, ir pra festa, etc.”

O primeiro motivo para fazer o ensaio é que o casal pode se entregar sem a pressão do evento e com isso eles tem um resultado mais forte e consistente sobre quem eles são.

O segundo motivo é que, no casamento, pode chover ou acontecer algum outro imprevisto. Com isso as fotos do ensaio pós cerimônia podem não ser aquelas que sonharam tanto, e às vezes nem acontecem. “Eu sempre abro os olhos dos meus casais para o que pode dar errado e juntos a gente consegue criar saídas e conseguir os resultados que tanto queremos.”

O terceiro e último motivo é que uma pausa durante os preparativos durante duas horas de ensaio são um respiro enorme para o casal. Muitos contam que o dia do ensaio é onde eles conseguem se reconectar e lembrar dos motivos pelo qual escolheram esse caminho. Ele é tão importante quanto o casamento.

 

 

Quem define o local, horário e traje do casal?

Os noivos escolhem tudo. O local ideal é aquele que tenha um significado especial para eles como casal. Às vezes eles não tem um local específico, sendo assim, o fotógrafo pode fazer sugestões de lugares incríveis baseado no estilo deles.

O horário é definido depois da escolha do local. Cada cantinho tem uma luz e posicionamento diferente. Depois de escolher local e horário consegue-se ter uma ideia de como serão as fotos e o próximo passo é a escolha das roupas. “Dou algumas dicas chave para eles escolherem as roupas, eles me enviam fotos e vamos ajustando cada detalhe até chegar o dia do ensaio.”

 

Quanto tempo leva para fazer um ensaio?

O ensaio em si tem duração média de duas horas, mas depende muito de casal para casal. Alguns casais conseguem entrar no clima muito rápido e consegue-se aproveitar o tempo muito bem, outros é preciso de mais um tempinho até terem um resultado satisfatório.

 

 

Quais são os melhores lugares para fazer o ensaio?

Não existe lugar específico para um ensaio. O melhor lugar é aquele que fala ao coração dos noivos. “Eu mesmo amaria fotografar nas montanhas, mas a praia também nos fala muito ao coração. Acho que depende de cada casal entender a vibe que estão vivendo nesse momento pré-casamento.”

 

É importante ter referências para mostrar ao fotógrafo?

“Ao fim de cada ensaio eu pergunto quais são as fotos que não podem faltar ou se querem algum específica.” Eles podem ver referências sim, e podem enviar para o fotógrafo. “Só dou atenção para elas na segunda metade do ensaio, assim eu não tenho influências e consigo ter uma percepção única deles. E são as que eles mais gostam. Minha dica sobre referências é buscá-las SEMPRE dentro do portfólio do seu fotógrafo. É ali que você vai ter referências melhores sobre o que vai receber.”

 

 

A timidez do casal afeta o resultado das fotos?

Afeta, mas afeta positivamente. Os ensaios de casais mais extrovertidos normalmente são mais soltos e dinâmicos. Com os mais tímidos são ensaios mais calmos e com bastante direcionamento. “Eu amo ensaios calmos e a timidez deles logo passa porque conversamos tanto que conseguimos quebrar essa barreira.”

 

Existe um segredo para ter fotos incríveis no meu ensaio pré-casamento?

Esteja de mente limpa. É muito importante um dia antes evitar discussões. Ouvir música boa. E dizer SEMPRE palavras de afeto que os façam se aproximar um do outro. É um momento a dois muito especial sendo registrado e merece que vocês se dediquem tanto quando o casamento. Você vai amar tanto o resultado que as fotos podem ser um alento em momentos de crise. Quando espalhadas pela casa, vão ativar as melhores memórias de vocês juntos.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas de Fotografia} Todos os segredos para fazer um ensaio pré-casamento dos sonhos
{Dicas Úteis} Todas as tendências para casamentos em tempos pós COVID-19
First Look: o que é e por que fazer esse ensaio emocionante e inesquecível

Sair da versão mobile