Ícone do site Lápis de Noiva

Casamento sem padrinhos: Liberdade de celebrar do seu jeito

Casamento sem padrinhos é o seu desejo, mas a dúvida persiste? Preparamos este artigo, para trazer à tona a certeza de que casamento não tem, obrigatoriamente, que ter padrinhos, se essa for a vontade do casal.

Cada dia, mais casais optam por este formato de enlace sem padrinhos, porque pra eles faz sentido que a celebração ocorra dessa maneira.

 

casamento sem padrinhos
Shelly Pate Photography

 

Nesse post você vai encontrar:

     

     

    É obrigado a ter padrinho de casamento?

    A resposta é não. O que você vai precisar, com certeza, é de duas testemunhas para formalizar os trâmites do casamento civil, perante o juiz de paz. Estas pessoas podem ser um casal, ou não, contanto que tenham idade igual ou superior a 18 anos.

    O mesmo é válido para a igreja, em mais um ato de confirmação de que os noivos vão se casar por livre e espontânea vontade. Mas, definitivamente, as testemunhas não precisam ter o título de padrinhos.

     

    Ely Roberts Photography

     

    Mas eu não sou obrigada a seguir a tradição?

    Para esta pergunta, cabe aquela tradicional resposta: ninguém é obrigado a nada – principalmente quando falamos do seu casamento, que é um dos momentos mais sonhados e importantes da sua história.

    Basicamente, as nossas vidas são feitas de escolhas, e elas precisam levar em consideração os próprios sentimentos, vivências e particularidades.

    O preço de querer agradar a todos ou, simplesmente, seguir convenções, é ignorar desejos e ficar contrariado, o que não combina, nem um pouco, com casamento.

    Casamento é sinônimo de alegria, harmonia, realização, respeito ao próximo e a si mesmo, e, além disso, partimos do pressuposto de que os seus queridos desejam ver a sua felicidade.

    Portanto, na hora de escolher como realizar o seu casamento, siga as suas vontades e, se é o que faz sentido para você, faça a sua cerimônia de casamento sem padrinhos.

     

    Via Wedding Bee

     

    Afinal, qual é a função dos padrinhos?

    Os padrinhos de casamento podem ser parentes dos noivos, ou não. O que funciona, na prática, é que sejam pessoas próximas, de confiança, e que, de alguma forma, façam parte da vida e/ou da história do casal.

    Além de estar junto, no momento da cerimônia, e fazer parte do álbum de fotografias do grande dia, o padrinho e a madrinha de casamento podem, e devem, auxiliar com detalhes da festa, da cerimônia, lua de mel e da organização da casa dos pombinhos, por exemplo.

    Mas, veja bem! Padrinho de casamento não é aquele que vai dar um presente caro, por favor! Os padrinhos, mesmo, são aquelas pessoas parceiras, conselheiras, que apoiam os noivos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

     

    Para quem é indicado um casamento sem padrinhos?

    O casamento sem padrinhos combina com casais mais contemporâneos, menos convencionais, porque os ritos tradicionais não são fundamentais para eles.

    Podemos dizer que os simpatizantes do casamento sem padrinhos são mais adeptos da teoria de que menos é mais, porém, sem nunca perder de vista a importância do carinho, da troca de afeto e do respeito.

    Os noivos de casamento sem madrinha e casamento sem padrinho valorizam o prático, vão direto ao ponto, mas sempre com honra ao amor, à parceria e à harmonia da vida em casal.

     

    Swell & Stone

     

    Casamento sem padrinhos, na prática

    Aqui, no Lápis de Noiva, nós temos mais de dez anos de experiência com casamentos reais e, por isso, acrescentamos que os noivos que optam por um casamento sem padrinhos, acreditam que não é preciso um altar com vários padrinhos para se certificar de que terão conselheiros e parceiros de vida.

    Para eles, é suficiente ter uma cerimônia só com familiares e amigos mais próximos, sem padrinhos, mas com a certeza de que todos ali são especiais. Neste caso, inclusive, os convidados se sentem mais íntimos, como parte significativa na vida dos noivos.

    Há o exemplo de casais que surpreendem os convidados com presentes personalizados, como cartinhas escritas à mão, fotos específicas dos noivos com cada uma das pessoas que está na cerimônia. Cada convidado recebe as suas e, nós já vimos, todo mundo se emociona demais.

     

    Katy Weaver Photo

     

    Foco nos noivos

    Em um altar de casamento sem padrinho e casamento sem madrinha, todos os olhares e atenções voltam-se, exclusivamente, para os noivos.

    Os convidados não terão motivo para “distração”, ao observar se as madrinhas estão com vestidos iguais, e o foco do casamento segue centralizado no casal apaixonado.

    Por fim, a decisão do casamento com ou sem padrinhos depende do perfil e do desejo dos noivos. Os dois formatos têm o seu valor e importância. O que vale, certamente, é o respeito pela decisão de quem vai casar, seja lá quem for.

     

    Evolylla Photography

     

    Vantagens de ter um casamento sem padrinhos

    Além de tudo o que citamos até aqui, há outros pontos vantajosos para os casais que escolhem fazer um casamento sem padrinhos:

    1. O primeiro está relacionado ao tempo de duração da cerimônia, já que, sem os padrinhos, as etapas de entrada, saída e cumprimentos aos noivos ficam mais rápidas.
    2. Outro aspecto que pesa na opção pelo casamento sem padrinho é que não haverá a possível “saia justa” de escolher uma amiga como madrinha, e a outra que não foi convidada ficar chateada.
    3. Tem também o lance da formação de casais. Às vezes, você não vê sentido em ter como padrinho um amigo de longa data junto com uma mulher com quem ele começou a namorar há dois meses, mas….se não for desta forma, haverá constrangimento entre o casal.

    Em suma, situações que podem gerar impasse e embaraço são eliminadas ao decidir que o seu casamento não terá padrinhos.

     

    Cheng NV Fotografias

     

    Cortejo de um casamento sem padrinhos

    Não é porque você decidiu ter um casamento sem padrinhos que não haverá cortejo de casamento. A mudança estará na subtração da etapa da entrada dos casais, quando os padrinhos vão para a direita dos noivos, e as madrinhas para a esquerda.

    A ordem, seguindo o rito tradicional, ficaria assim:

    • Entrada do noivo com a mãe
    • Entrada do pai do noivo com a mãe da noiva,
    • Entrada das daminhas e pajens
    • Entrada da noiva com o pai.

    Mas, tudo isso também é o convencional. Assim como em qualquer cerimônia, no casamento sem padrinhos pode haver personalizações, dependendo da formação familiar dos noivos.

     

    Feather & Twine

     

    Vai casar? Conheça os fornecedores selecionados pelo Lápis de Noiva

    O seu casamento pode não ter padrinhos, mas vai ter tudo que qualquer casal apaixonado pode sonhar para o grande dia.

    Nos nossos mais de dez anos de experiência com casamentos reais, nós, do Lápis de Noiva, conhecemos excelentes profissionais, e fazemos questão de indicar todos eles para a realização do seu casamento. São especialistas de todas as áreas que você imaginar, que prestam serviços com extremo profissionalismo.

    Clique aqui para conhecer fornecedores que mais combinam com vocês, e faça o seu orçamento sem compromisso.

     

    Sair da versão mobile