Ícone do site Lápis de Noiva

Something blue: como acrescentar a tradição em seu casamento

Uma linda tradição usada em casamento, “Something Blue” pode carregar história e significado em seu casamento.

Com certeza você já ouviu falar algo sobre usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul no casamento. Mas sabe de onde vem toda essa história?

 

broche something blue para casamento
Something Turquoise

 

Nesse post você vai encontrar

     

    Foto: Justin Lee

     

    O que significa o Something Blue?

    Significa usar no dia do seu casamento algo antigo, algo azul, algo emprestado e algo novo.

    Essa tradição teve origem na Inglaterra através um poema vitoriano inglês de 1898 que possui um ditado que diz “Something old, something blue, something borrowed and something new” (algo velho, algo azul, algo emprestado e algo novo). A partir de então, as mulheres costumam usar os itens citados durante a cerimônia de casamento para atrair sorte e felicidade à união dos pombinhos.

    Claro que em meio a tantas preocupações sobre a organização, uma tradição que atrai sorte e felicidade é muito bem-vinda. Por isso, mesmo as noivas que não seguem tradições, muitas vezes são adeptas a essa superstição, buscando coisas boas para a cerimônia e para a união do casal.

     

    Foto: Gigi Boucher

     

    Como utilizar something blue no casamento?

    Pode até parecer um pouco complexo, mas acrescentar os itens na cerimônia do casamento é bem simples e fácil de encontrá-los. Mas claro que como todo o resto do casamento, é necessário planejamento e organização.

     

    Something old

    O “something old”, representa a ligação entre a família e os noivos, porque a partir do casamento, o casal começa a construir sua própria família, porém manterá tradições e o relacionamento com seus, a partir de então, parentes.

    Além de fazer parte da tradição, pode carregar muito significado. Isso porque deve ser utilizado algo velho, e por que não usar algum item de suas gerações passadas, como de seus pais ou avós?

    Pois é, esse item pode ser tanto algo maior, como o próprio vestido de noiva ou o calçado, quanto algo menor, como uma joia, acessório de cabelo, relicário, broche, acessório de roupa, entre outros itens. São coisas que com certeza se encontra com facilidade em casa de parentes.

    Além disso, não necessariamente precisa ser algo que a noiva utilize. O elemento antigo pode estar presente na decoração da cerimônia, como o vaso de algum arranjo, por exemplo, ou um quadro importante para a família.

     

     

    Something new

    O “something new”, ao contrário de velho, é algum item novo, para representar a vida que está por vir com a união do casamento.

    No caso, também pode ser a vestimenta, como alguns acessórios, lingerie, calçados e joias. A regra é que precisa ser utilizada pela primeira vez na cerimônia do casamento.

    Para a noiva não é nada difícil usar algo novo no casamento, pois geralmente a mulher procura tudo com exclusividade para o grande dia. Pode ser utilizado também uma lingerie nova, aproveitando para usar na noite de núpcias. Ou ainda, pensando na decoração e utensílios, os noivos podem comprar algo que complemente a cerimônia, como uma decoração para já utilizar na casa nova.

     

     

    Something Borrowed

    Também não muito difícil de encontrar para usar no casamento, o “something borrowed” significa algo emprestado.

    Neste caso, não precisa ficar sem graça de pedir para alguém emprestar algo para utilizar no casamento. Muito pelo contrário de ser desconfortável, as pessoas geralmente amam emprestar coisas para o casamento de outras. É muito bom saber que pôde ajudar na cerimônia e que como convidado(a), tem algum item seu presente no casamento.

    Mas existe uma condição para pegar algo emprestado. Deve ser de algum casal que tenha um casamento saudável e duradouro, pois é isso que os noivos desejam para o seu relacionamento certo? E como faz parte de uma tradição, pegar algo emprestado também tem seu significado.

    E o que pode ser emprestado? Bom, como os outros itens, tem inúmeras opções de algo emprestado, mas o mais comum é emprestar algo menor, como joias por exemplo.

    Ainda, pode ser que a pessoa de quem você pegue emprestado, tenha algo que você admira muito, como um amuleto, ou um terço em caso de religiosidade, ou ainda algum item que faça parte da cerimônia, como uma plaquinha para entrada, ou uma bíblia, por exemplo.

     

    Foto: frenchweddingstyle

     

    Something blue

    Por fim, temos o “something blue”, que significa algo azul. O algo azul no casamento representa pureza, então ao usar algo na cor, trará essa qualidade para a união e ainda afastará as sentimentos ruins, como a inveja.

    E como colocar a cor azul na cerimônia? Bom, caso você já não tenha escolhido a decoração azul, você pode usar tanto um item que não apareça muito, como um anel com uma pedra azul, ou aproveitar para ter flores azuis em seu buquê de noiva. Ainda, os noivos podem ousar em usar sapatos azuis, por exemplo, ou algum acessório maior, como a tiara da noiva.

    Caso a decoração não seja azul mas a cor possa combinar com a decoração, pode ter algum item azul na cerimônia, como as fitas do bem casado, por exemplo, ou se quiser ser mais discreta pode usar por debaixo do vestido de noiva uma liga de perna.

    Os noivos podem usar a criatividade para manter a tradição em seu casamento.

     

     

    Por que adotar tradições em casamento?

    Mesmo que os noivos não tenham o costume de seguir tradições e adotar costumes que tragam sorte, quando estamos falando de casamento, todo benefício é bem-vindo. Então adotar uma tradição no casamento, como a do “Something old, something blue, something borrowed and something new”, também serve para acalmar o coração e acreditar que coisas boas vão acontecer durante a cerimônia, a festa e o mais importante: durante toda a vida e união da família que se forma.

    Sendo assim, muitos noivos acabam adotando sim tradições para o grande dia, tudo para garantir muito amor, felicidade, fidelidade e união, além de afastar os males e coisas ruins para os dois. Mas claro que nada é obrigado, fica à critério do casal escolher adotar tradições ou não no casamento.

     

     

    A lista de presentes não pode ficar de fora

    O que não pode ficar de fora do casamento é a lista de presentes. Mesmo que os noivos já tenham tudo, alguns convidados ainda vão pedir a lista, nem que seja para presentear com algo simbólico para lembrar do grande dia e de pessoas importantes. Então é muito bom se prevenir e deixar a lista de presentes prontinha.

    Além disso, os noivos podem optar por fazer uma lista de presentes virtual. Sim, é possível!

    Ao invés de receber o presente, o casal receberá o dinheiro para usar para o que for necessário, ou guardar.

    Que tal converter sua lista de presentes em dinheiro? Faça hoje seu site de casamento gratuitamente e aproveite essa funcionalidade.

     

     

    Sair da versão mobile