O RSVP é essencial no planejamento de um evento e não pode falar no convite de casamento. Afinal, ele ajuda definir uma quantidade aproximada de convidados para seu casamento.
Aqui no blog, não só acreditamos na eficiência do RSVP para casamento, como também na importância desse serviço na organização do grande dia, principalmente quando se trata da lista de convidados. Por isso, vamos te contar tudo a respeito!
O que significa a palavra RSVP em francês?
Essa sigla é originada do francês, que significa Répondez S’il Vous Plait, traduzindo para o português seria Responda, por favor.
Enfim, independente da tradução, qualquer convite que você receber em qualquer lugar do mundo com essa sigla, já fica sabendo é que para responder o convite, ou seja, confirmar ou não sua presença.
O que quer dizer RSVP em um convite?
O RSVP em um convite de casamento, por exemplo, quer dizer que os noivos precisam da confirmação ou não da presença no casamento.
Ele é uma estratégia de controle da lista de convidados. Além disso, ele facilita e muito a organização do evento, bem como os fornecedores e também está relacionado diretamente aos custos do evento.
Afinal, um buffet para casamento, por exemplo, é cobrado por número de pessoas. Então a confirmação de presença em casamento vai proporcionar uma ideia à assessora de casamento e aos noivos da quantidade de convidados que estarão presentes no casamento.
Por quê fazer RSVP?
Primeiramente, a contenção de despesas desnecessárias em um evento. Pois, através dele é possível ter uma dimensão do número de convidados e fazer os ajustes, caso seja necessário.
Além da confirmação de presença em casamento, é possível organizar melhor o evento, as assessoras que o diga! Afinal, com base nele, tanto lugares, espaços, alimentação e bebidas podem ser administrados melhor.
Como usar RSVP?
O RSVP deve ser colocado no final do convite de casamento, no canto esquerdo juntamente com um número de telefone, e-mail ou site de casamento para confirmação.
Ninguém é obrigado a saber o que é RSVP. Portanto, não é necessário seguir à risca e usar a sigla RSVP – Répondez S’il Vous Plait – pode colocar em português mesmo, assim: Responda, por favor, confirme sua presença até o dia tal.
É importantíssimo que seja colocado um prazo limite para essa resposta. Geralmente, 20 dias antes do casamento é o tempo suficiente. Embora, os noivos podem começar a entregar os convites dois meses antes.
Como fazer RSVP para casamento?
O RSVP para casamento pode ser inserido no próprio convite de casamento, seja ele impresso ou online. Também é possível inserir um ícone de RSVP no site de casamento, ou até um QRcode que direcione para o site do casal.
Inclusive o site de casamento é a melhor forma de controlar as confirmações de presença. Afinal, o casal terá todos os serviços de comunicação com seus convidados em uma única plataforma.
Além do convite de casamento e site de casamento, é possível criar um RSVP em plataformas desse serviço que possuem acesso free e também pago. É só dar um Google que você encontrará diversas ferramentas para te ajudar nessa tarefa.
Tipos de RSVP
Listamos abaixo os tipos de RSVP mais comuns. Confira!
Ativo
É necessária a contratação de profissionais para ligar para cada família convidada e checar a confirmação de presença. Esse tipo de serviço pode ser realizado pela própria assessoria de casamento, mas tem um custo adicional.
Receptivo
Nesse formato de RSVP os convidados devem entrar em contato no número de telefone, e-mail ou site que está no convite e confirmar sua presença por conta própria.
Confirmação por telefone
Em tempos de Internet ainda tem casais que optam pela confirmação de presença em casamento por telefone. E tá tudo bem, ok? Claro que existem algumas regrinhas para isso. Vamos a elas:
- Disponibilize um número de telefone somente para isso;
- O casal não é responsável pela confirmação de presença;
- A pessoa que receberá as ligações certamente vai tirar algumas dúvidas dos convidados. Portanto, essa pessoa deve estar por dentro dos preparativos do casamento.
- É possível contratar profissionais especializados para fazer esse trabalho.
- Fique atenta se o RSVP é voltado para toda a família que recebeu o convite ou somente o casal. Evite gafes.
Boas práticas para convidados
Recebeu um convite de casamento e ele tem RSVP? Responda o mais breve possível. Não deixe os anfitriões a sua espera. Afinal, sua confirmação de presença tem impacto nos preparativos e custos do evento.
Ainda mais, se a ideia dos noivos é um destination wedding, com o RSVP o casal consegue planejar com mais detalhes o casamento em outra cidade ou país. Nesse sentido, a confirmação pode ajudar, por exemplo, na acomodação dos convidados em hotéis.
O que acontece se não confirmar a presença?
Se os convidados não confirmarem presença pelos meios indicados pelos noivos no convite, o ideal é a contratação do RSVP ativo. Assim, a assessoria pode confirmar a presença (ou não).
Embora, nossa recomendação é de que o RSVP seja sempre reforçado com os convidados. Só assim será possível calcular a quantidade de mesas, espaço, bolo e lembrancinhas.
Imagine só não ter as presenças confirmadas e faltar comida e bebida ou sobrar? É muito desagradável. Isso sem contar nos gastos excessivos que os noivos terão em vão. Por isso, a gente é tão insistente nesse assunto.
.
Confira alguns de nossos Fornecedores de Convites de Casamento
Nossa missão é tornar o seu grande dia inesquecível, com uma lista de fornecedores para casamento com o mais alto profissionalismo em cada detalhe. Aqui no Lápis de Noiva, você encontra fornecedores de confiança!
Através de uma curadoria minuciosa, separamos fornecedores especializados na confecção e produção de convites, identidade visual e papelaria de casamento. Conheça os fornecedores de convite e papelaria de casamento indicados pelo Lápis, e solicite o seu orçamento via Whatsapp.
Conclusão
Resumidamente, o RSVP é uma ferramenta excelente para confirmar presença no casamento, sendo fundamental para o planejamento. Afinal, com ela é possível controlar custos e realizar possíveis ajustes na lista de convidados.
Além disso, o RSVP no casamento pode ser ativo ou receptivo, sendo assim, os noivos decidem a melhor maneira de usar essa ferramenta! E, claro, que é preciso estabelecer um prazo de resposta.