Tudo sobre casamento sustentável para Casamentos | Dicas, Inspirações e Tendências - Lápis de Noiva https://lapisdenoiva.com/tudo-sobre-casamento-sustentavel/ Blog de Casamento Thu, 11 Dec 2025 19:29:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://lapisdenoiva.com/wp-content/uploads/2024/12/cropped-cropped-Design-sem-nome-1-32x32.webp Tudo sobre casamento sustentável para Casamentos | Dicas, Inspirações e Tendências - Lápis de Noiva https://lapisdenoiva.com/tudo-sobre-casamento-sustentavel/ 32 32 Roteiro de casamento evangélico: passo a passo para a sua cerimônia https://lapisdenoiva.com/roteiro-de-casamento-evangelico/ Tue, 09 Dec 2025 18:00:59 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=300960 A cerimônia de um casamento evangélico envolve uma combinação de espiritualidade, tradições e rituais. Por isso, alguns momentos podem ser bem específicos e merecem atenção no momento mais aguardado pelos noivos. Mas, afinal, como fazer um roteiro de casamento evangélico? Se você é uma noiva que segue alguma religião evangélica e quer destacar sua fé […]

O post Roteiro de casamento evangélico: passo a passo para a sua cerimônia apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
A cerimônia de um casamento evangélico envolve uma combinação de espiritualidade, tradições e rituais. Por isso, alguns momentos podem ser bem específicos e merecem atenção no momento mais aguardado pelos noivos. Mas, afinal, como fazer um roteiro de casamento evangélico?

Se você é uma noiva que segue alguma religião evangélica e quer destacar sua fé no grande dia, então acompanhe este artigo. 

Aqui, você encontrará o roteiro completo de casamento evangélico – desde a ordem de entrada até os principais rituais e etapas, para saber exatamente como conduzir cada uma delas e, principalmente, garantir que a cerimônia tenha a fluidez e o significado desejado. 

Nesse post você vai encontrar:
  1. Como é a cerimônia de casamento na igreja evangélica?
  2. Qual é a ordem de entrada em um casamento evangélico?
  3. Como realizar um casamento evangélico passo a passo?
  4. O que falar na cerimônia de casamento evangélico?
  5. Conclusão
cerimônia de casamento evangélico ao ar livre
Lauren Love Photography

 casamento da Marcela Tais
Juliana Kneipp

 casamento evangélico ao ar livre
Juliana Kneipp

Como é a cerimônia de casamento na igreja evangélica?

O casamento evangélico segue uma ordem de entrada e rituais com alguns ajustes específicos, a fim de estar em conformidade com a religião. 

A cerimônia pode acontecer no local que os noivos desejarem, desde que esteja alinhada com a igreja e haja um celebrante, ou seja, um pastor ou outro líder da congregação.

Então, a ideia do casamento evangélico é justamente colocar em evidência a fé dos noivos, o que acaba conduzindo a cerimônia como um todo.

mãos na bíblia durante cerimônia evangélica
Vitor Barboni

Qual é a ordem de entrada em um casamento evangélico?

O cortejo de um casamento evangélico segue uma sequência organizada para posicionar cada pessoa no altar ou nas primeiras fileiras.

Inclusive, vale acrescentar que a entrada do celebrante do casamento, ou seja, do pastor, é optativa. Existem cerimônias em que ele faz parte do cortejo, sendo o primeiro a entrar, enquanto em outras, ele já está posicionado no altar. 

Antes do cortejo, todos os convidados já estão assentados em seus lugares.

Dessa maneira, geralmente o roteiro de casamento evangélico tem a seguinte ordem: 

  1. Noivo e mãe
  2. Pai do noivo e mãe da noiva
  3. Padrinhos e madrinhas 
  4. Pajem com a Bíblia
  5. Floristas e/ou pajens
  6. Noiva e pai
  7. Daminha e/ou pajem com as alianças

A ordem inicial pode ser invertida se os noivos preferirem. Ou seja, colocando primeiro a entrada dos padrinhos e madrinhas, e depois o restante da sequência.

Dica do Lápis: O posicionamento dos assentos dos padrinhos, madrinhas e pais dos noivos é bem importante. Normalmente, os padrinhos e madrinhas ficam nas primeiras fileiras de cadeiras/bancos, enquanto os pais ficam assentados no altar (se houver espaço), ou nos primeiros assentos da plateia. 

entrada da noiva com pai em cerimônia evangélica
Brad and Jen

Como realizar um casamento evangélico passo a passo?

Normalmente, o roteiro de um casamento evangélico inclui orações, cânticos, leituras bíblicas, mensagem conduzida pelo pastor e rituais, como o lava-pés, por exemplo.

Entretanto, até mesmo dentro desse grupo específico podem existir alguns ajustes de acordo com a tradição de cada congregação evangélica. 

Vamos detalhar passo a passo de um roteiro de casamento evangélico, que permite flexibilidade para abranger diferentes conduções, de acordo com a igreja dos noivos.

  • Saudação e oração

Após a entrada dos noivos e convidados, o pastor faz uma breve saudação, dando boas-vindas aos presentes e, em seguida, uma oração. 

  • Leitura bíblica

Em muitas congregações, antes do sermão, é feita uma leitura de um trecho bíblico relevante para o casamento. Enquanto em outras igrejas, a leitura bíblica pode ser incorporada ao sermão, sendo lida e explicada ao longo da mensagem pastoral.

  • Louvores

A quantidade e o estilo dos louvores variam de igreja para igreja. É bem comum que músicas de casamento sejam cantadas por um pessoa, duplas, trios ou coral, como se fosse uma espécie de apresentação, transmitindo uma mensagem espiritual, porém através da música. 

  • Mensagem pastoral

O pastor que conduz a cerimônia normalmente é um líder que já acompanha o casal em sua trajetória ou, às vezes, é convidado pelos noivos por terem alguma participação significativa na vida deles. 

noivos cantando durante casamento evangélico
Damm Fotografia

O que falar na cerimônia de casamento evangélico?

A mensagem principal do casamento é feita pelo pastor. Ou seja, ele realiza um sermão que aborda o significado do casamento segundo os princípios da fé cristã, destacando temas como amor, compromisso e união. 

Essa mensagem inclui referências a passagens bíblicas. Além disso, muitos pastores também personalizam o sermão incluindo a história dos noivos.

celebração de casamento evangélico
Damm Fotografia
  • Rituais

Dependendo da igreja e das preferências do casal, alguns rituais podem ser incluídos, como:

-o lava-pés, inspirado em Jesus, como uma maneira de demonstrar humildade e serviço; 

-o cordão de três dobras, que simboliza o casal e Deus unidos em uma aliança forte e inquebrável; 

-e também a Santa Ceia, onde o casal partilha o pão e o vinho, lembrando da comunhão cristã.

 cerimônia lava-pés  em casamento evangélico
Damm Fotografia

 ritual das cordas
Maias Fotografias

 santa ceia em servida em cerimônia de casamento evangélico
@andriosfotografia

  • Louvor

Neste momento, de maneira optativa, pode ser incluída mais uma música cantada por alguém escolhido pelos noivos. Normalmente são músicas que enfatizam o amor e a fé.

  • Promessas e votos

O pastor faz perguntas de compromisso aos noivos, a fim de firmar publicamente a decisão deles. O casal deve responder com “sim” ou “não”.

Em seguida, o casal faz seus votos, que podem ser personalizados ou guiados pelo pastor. 

noivos de mãos dadas durante cerimônia
Brad and Jen
caderno de votos de casamento
Damm Fotografia
  • Entrada das alianças

O pajem, daminha de honra ou alguém especial escolhido pelos noivos, leva as alianças até o altar.

  • Bênção do pastor sobre as alianças

Algumas igrejas realizam uma oração específica para abençoar as alianças antes de o casal trocá-las, enquanto outras fazem essa bênção junto com a oração final.

alianças de casamento sendo abençoadas por pastor
@_doisnos
  • Troca de alianças

Troca de alianças tradicional. Geralmente abençoada através de uma oração

  • Oração do Pai Nosso

Ela pode ser tanto recitada por todos os convidados juntos, quanto cantada por uma pessoa escolhida pelos noivos.

  • Oração de bênção e declaração do casamento

O pastor realiza uma oração final abençoando a união. Aliás, nada impede que ele inclua os pais para abençoarem os noivos juntamente com ele. Logo depois, o líder declara o casal como marido e mulher. 

  • Beijo dos noivos
  • Assinatura dos documentos (da igreja e/ou do casamento com efeito civil)
  • Cumprimentos dos pais com os noivos
  • Saída dos pais
  • Cumprimentos dos padrinhos e madrinhas com os noivos
  • Saída dos padrinhos e madrinhas
  • Saída dos pajens e daminhas
  • Saída dos noivos
noivos com mão na bíblia durante a cerimônia evangélica
Reprodução: banco de imagens Canva PRO

Conclusão

Seguir o roteiro de casamento evangélico requer atenção a detalhes que são específicos da religião dos noivos. Afinal, essa cerimônia busca celebrar a união do casal baseada na fé que professam.

Sendo assim, com o passo a passo em mãos detalhando desde o cortejo da entrada até a bênção final, não restam dúvidas de como tornar o seu grande dia mais significativo e alinhado com os valores que segue.

Inclusive, conheça os fornecedores de casamento que indicamos de olhos fechados!

 noivos orando na cerimônia de casamento evangélico
Damm Fotografia

 casamento evangélico na igreja-na-igreja
Joy Photo and Video

 casal orando na cerimônia
Ruas de Papel

O post Roteiro de casamento evangélico: passo a passo para a sua cerimônia apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Plaquinha de casamento: como usar e o que escrever? https://lapisdenoiva.com/plaquinha-de-casamento/ Mon, 08 Dec 2025 18:00:16 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=300699 A plaquinha de casamento aparece em diversos locais, oferecendo ao casal uma forma divertida, romântica e até funcional de se expressar.  Neste post você vai descobrir as possibilidades de uso e entender como as plaquinhas podem transformar o ambiente e encantar os convidados. O que é plaquinha de casamento? A plaquinha de casamento nada mais […]

O post Plaquinha de casamento: como usar e o que escrever? apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
A plaquinha de casamento aparece em diversos locais, oferecendo ao casal uma forma divertida, romântica e até funcional de se expressar. 

Neste post você vai descobrir as possibilidades de uso e entender como as plaquinhas podem transformar o ambiente e encantar os convidados.

Nesse post você vai encontrar
  1. O que é plaquinha de casamento?
  2. Como usar a plaquinha de casamento?
  3. Qual o tamanho ideal da plaquinha de casamento?
  4. Plaquinhas de casamento (DIY)
  5. Onde fazer as plaquinhas de casamento?
  6. Conclusão

 plaquinha de casamento personalizada
Florearte Eventos


Além Fotografia

O que é plaquinha de casamento?

A plaquinha de casamento nada mais é que a personalização de sinais e frases que podem aparecer em vários momentos e espaços da cerimônia e recepção.

Ela serve para dar boas-vindas, informar, sinalizar, divertir e, inclusive, emocionar. Ou seja, ela é muito mais que um item decorativo, e sim uma forma de comunicação criativa. 

A plaquinha de casamento pode exibir mensagens variadas, desde frases que orientam sobre o local da cerimônia e da recepção, até dizeres românticos ou engraçados que representam a personalidade do casal.

cadeiras dos noivos no casamento da Marcela Taís
Juliana Kneipp

 

Como usar a plaquinha de casamento?

Plaquinha de casamento é sinônimo de versatilidade. Isso porque ela pode ser utilizada em diferentes momentos e ser no formato que os noivos desejarem, seguindo o estilo que sonharam para o grande dia.  

Inclusive, existem modelos que vão além da plaquinha tradicional de MDF. A criatividade pode ir longe!!

Vamos te ajudar mostrando algumas possibilidades e os materiais indicados para cada tipo de plaquinha de casamento:


Mar Souza Fotografia


Guilherme Santos Fotografia

Orientação dos convidados

Em casamentos ao ar livre ou em locais grandes, por exemplo, as plaquinhas são ótimas para indicar o caminho para diferentes áreas, como a cerimônia de casamento, a recepção, a pista de dança e até os banheiros.

Para esse tipo de plaquinha de casamento, o ideal é que seja de tamanho médio a grande para ser facilmente lida à distância. Ela pode ser de madeira ou acrílico, por exemplo.

 placa indicativa na entrada de casamento
@renanradicifotografia

 plaquinha de casamento com frase na entrada
@mayarasenisefotografia


@eritonqueles


Dois Ramos

Mesa dos noivos

As plaquinhas na mesa dos noivos ajudam a identificar o espaço dos protagonistas do dia e acrescentam um toque personalizado à decoração. Elas também podem ser colocadas nas cadeiras.

Uma sugestão é usar placas de acrílico, vidro, espelho ou, até mesmo, pequenos quadros com moldura.


Além Fotografia


Thiago Farias Fotos

plaquinha em acrílico na mesa dos noivos
Vanessa Cloth Fotografia

Boas-vindas

Na entrada, a placa de casamento pode dar as boas-vindas aos convidados e indicar onde a cerimônia será realizada. 

Madeira e lousas são materiais muito usados para esse tipo de plaquinha, mas você também pode optar por metal com gravuras e também uma tela com uma pintura à mão. 


Camilla Bandeira


Ben Carol Noel Fotografia


Guilherme Pavan

Entrada na cerimônia

Os pajens e daminhas geralmente entram na cerimônia carregando plaquinhas com frases que anunciam a chegada da noiva. Esse momento é sempre encantador e rende fotos lindas.

Para as crianças, opte por plaquinhas leves, como as feitas de MDF ou papel com maior gramatura. 

placa Lá vem a noiva
Lotus Ateliê


@santiagomoralles


@moreonefotografias


@caiohfotografia_

Plaquinhas para fotografia e entretenimento

Plaquinhas com frases engraçadas ou românticas são excelentes para os momento das fotos descontraídas. Podem ser usadas pelos noivos, padrinhos e madrinhas, ou até mesmo distribuídas entre os convidados para trazer alegria à pista de dança.

Para fotos, aposte em plaquinhas feitas de cartolina ou papelão grosso, que são fáceis de segurar e leves. Podem ser pintadas à mão ou impressas. 

noivos segurando placa com frase All you need is love

Mesa de doces e buffet

Plaquinhas que identificam os doces e pratos principais são muito práticas, especialmente em buffets self-service ou em estações temáticas. Você pode usá-las para indicar itens ou até mesmo para sinalizar alimentos especiais, como opções sem glúten ou vegetarianas.

Materiais como acrílico, madeira pequena ou em papéis mais grossos são perfeitos, pois podem ser posicionados facilmente nas mesas sem ocupar muito espaço. 

 plaquinha de casamento na mesa
@italocesarfoto

 plaquinha de casamento para menu
Arte em Criar Convites Personalizados

Mesa dos convidados e reserva de lugares

Existem casamentos que pré-estabelecem a configuração das mesas e os assentos dos convidados. As plaquinhas sobre a mesa podem ajudar o convidado a localizar o seu lugar.

Acrílico, madeira e vidro, acompanhando o estilo do casamento, podem ser ótimas opções.  


@andremartinsfotografo


Além Fotografia


Sheep House Weddings


Junior Souza

 Stories by Ash

Mesa dos convidados com sousplats, arranjos florais e um quadrinho escrito Família dos noivos
@deividribeiro

Interação 

Sabe aqueles itens no casamento que são pensados para os convidados fazerem parte ainda mais da história dos noivos? A plaquinha de casamento é uma excelente maneira de incentivar uma interação por parte dos convidados, como escrever um recado aos noivos, por exemplo.

Cartolina, papel grosso, lousas pequenas e até quadros com molduras são opções que sugerimos.


Mayara Senise Fotografia


@twin_lens_photograph


Ítalo César


Mary Rosenbaum Photographs

 Victor Silvério e Diana Taramelli1


Abigail Renee Photography


Além Fotografia


Além Fotografia

Homenagem a Entes Queridos

As plaquinhas de casamento também podem ser usadas como uma forma carinhosa de homenagear entes queridos que não estão presentes fisicamente, mas que continuam sendo lembrados nesse momento especial. 

Para essa homenagem você pode usar placas de MDF por serem mais resistente e ao mesmo tempo leves para colocá-las à vista de todos.

plaquinha in Memorian
Maria Cereja Atelie

O amor está no ar

Com frases românticas, ou aquelas que são frases que fazem parte dos noivos e até mesmo versos bíblicos, as plaquinhas se tornam mais pessoais, cheias de significado. 

Placas de vidro, espelho com letras delicadas, madeira com frases caligrafadas especialmente quando combinada com flores ou folhagens são ideais para casamentos.


Camilla Bandeira


Dois Ramos


Vida Foto

entrada da noiva
@privallonefotografia


Thai Lazarini Fotografia


@privallonefotografia


Gerson Filho Fotografia


Via Placa para casamento

 Maria Cereja Atelie

Qual o tamanho ideal da plaquinha de casamento?

O tamanho das plaquinhas pode variar de acordo com o propósito e o espaço disponível. Para sinalização em áreas maiores, recomenda-se placas de cerca de 40 cm x 30 cm para que fiquem visíveis à distância. Para plaquinhas menores, carregadas pelo pajem ou daminha, tamanhos de 20 cm x 15 cm são adequados.

Entretanto, nada impede que você tenha plaquinhas de outros tamanhos e formatos. A ideia é que tudo esteja de acordo com o estilo que os noivos imaginaram!

Hoje no mercado existem várias opções que vão desde o formato mais retangular até em formatos de coração, redondos, etc. O importante é fazer sentido para os noivos.

O que escrever na plaquinha de casamento?

Selecionar as frases para as plaquinhas pode ser a parte mais divertida! A gente entende que muitas frases podem ser bem particulares dos noivos. Talvez frases ditas no dia a dia, expressões que fazem parte da personalidade do casal ou até aquele verso bíblico preferido.

Mesmo com essas exceções, vamos te dar uma listas de sugestões separadas por categorias do que escrever:  

Engraçadas

  • Segurança das alianças
  • Pajem/daminha em treinamento
  • Tio, ela come bem, mas vale o investimento
  • Acabou a enrolação
  • Última chance para fugir!
  • Game over para o solteiro.
  • Um casal lindo desse, nem o Google acha
  • Colocou docinho na bolsa
  • Calma meninas, ainda estou solteiro (para o pajem)
Pajem andando no corredor da igreja, segurando uma placa escrita Calma, meninas! Eu ainda estou solteiro!
Via Cida Merola Plaquinhas personalizadas

Sentimentais

  • Aí vem o amor da sua vida
  • Jesus, nosso convidado de honra
  • Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro
  • O começo de um novo capítulo
  • Hoje, amanhã e sempre.
  • Prepare o coração, ela está linda!
  • Amor em todo o canto
  • Aqui começa uma nova história
  • Bem-vindos ao nosso sonho
  • Que nosso amor te contagie
  • Sejam bem-vindos ao primeiro dia do resto de nossas vidas
  • O amor tudo espera, tudo suporta
  • Um para o outro e ambos para Deus
  • Um amor que aguardou o tempo certo para acontecer
  • Hoje duas famílias se tornam uma
  • Antes de ser amor, era oração
  • Você sempre será minha escolha
  • Vai começar uma linda história de amor escrita por Deus
  • Quando é amor, o abraço vira lar
  • Lar é onde o amor está
  • Felizes para sempre é a nossa escolha
  • A felicidade só é real quando é compartilhada
  • Olhe para o céu, o amor vem de lá
quadro com frase
Além Fotografia

Filmes e séries

  • Você me completa. (Jerry Maguire)
  • Ao infinito e além. (Toy Story)
  • Quando você percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, você quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível. (Harry e Sally – Feitos um para o outro)
  • Eu te amo sem saber como, por quê, e nem de onde (Patch Adams, o Amor é Contagioso)
  • Dizem que quando você conhece o amor da sua vida, o tempo para… e é verdade. (Big Fish)
  • Eu quero tudo de você, para sempre, você e eu, todos os dias. (O diário de uma paixão)
  • O amor é como o vento, não posso ver, mas posso sentir! (Um amor pra recordar)
  • Você é minha maior aventura. (Os Incríveis)
  • Onde quer que ela esteja, é lá onde meu lar está. (O diário de uma paixão)

Músicas

  • Pra maior festa da vida, quem convida é o amor (Marcela Taís)
  • Fiz uma oração pra esse dia chegar (Marcela Taís)
  • Por onde for, quero ser seu par (Elis Regina)
  • Vi que era amor, quando te achei em mim (Melim)
  • Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar (Roberta Campos e Nando Reis)
  • Eu quero partilhar a vida boa com você (Rubel e Anavitória)
  • É você, só você (Tribalistas)
  • Você é algo assim, um sonho pra mim, é mais que esperava, baby (Tim Maia)
  • Você é mais do que sei, é mais que sonhei (Tim Maia)
  • Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida vou te amar (Vinicius de Moraes)
  • Meu riso é tão feliz contigo (Tribalistas)
  • O meu melhor amigo é o meu amor (Tribalistas)
  • O teu colo é o meu abrigo (Melim)
  • Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)
  • Porque eu sei que é amor (Titãs)

 placa de bem-vindo em casamento ao ar livre
@izaltinoedricanton

 placa em forma de coração com frase
Lotus Ateliê

Músicas em inglês

  • ‘Cause you’re amazing.Just the way you are (Bruno Mars)
  • Marry me today and every day (Train)
  • I have loved you for a thousand years, I’ll love you for a thousand more (Christina Perri)
  • I’m yours (Jason Mars)
  • It’s always better when we’re together (Jack Johnson)
  • ‘Cause all of me loves all of you (John Legend)
  • Lucky I’m in love with my best friend (Jason Mars feat Colbie Caillat)
  • You’re just like a dream (The Cure)
  • Every day and every night we’ll be together (Bob Marley)
  • Heaven is a place on Earth with you (Lana Del Rey)

Criativas

  • Cuidado: aqui tem muito amor.
  • Bebidas desse lado. Amor, por todo o lado.
  • O dia é nosso, o momento também é seu! Nos deixe uma mensagem.
  • Enfim, bem casados (para a mesa de bem casados)
  • Bem casados, bem felizes (para a mesa de bem casados)
  • Sorria, você está em um conto de fadas!
  • Bem-vindos ao nosso capítulo favorito.
  • Escolhemos o amor… e a festa também!
avós com plaquinha de casamento
Via Inesquecível casamento

Plaquinhas de casamento (DIY)

Para aqueles casais que gostam de se aventurar nas artes manuais, fazer as próprias plaquinhas pode ser uma tarefa única!

Anote aí algumas dicas para colocar a mão na massa:

  1. Escolha o material: MDF, cartolina, lousa, quadrinhos, tecido algodão, etc. 
  2. Defina o design: Escolha a frase e o estilo da letra. Se não tiver muita experiência, uma dica é imprimir o texto e usá-lo como guia para transferir o desenho para a plaquinha.
  3. Use stencils: Se quiser letras perfeitas, os stencils (moldes de letras) são muito práticos e fáceis de encontrar. 
  4. Pesquise o tipo de material para escrever: Para quem quer algo mais resistente, tinta acrílica e pincéis finos ajudam a criar linhas mais nítidas e duradouras. Canetas permanentes de ponta grossa também são uma boa escolha.
  5. Decore a plaquinha com outros materiais: Laços, fitas, flores secas e outros enfeites dão um toque final na estética da plaquinha. 
plaquinha de casamento com frase em ingles
Rapid Resizer


@ Rapid Resizer


@ Rapid Resizer


@ Rapid Resizer

Onde fazer as plaquinhas de casamento?

Por outro lado, se você é do time que prefere encomendar, existem várias opções de plaquinha de casamento disponíveis.

Você pode encontrá-la em lojas de decoração, loja de festas, floriculturas e ateliês de artesanato, onde você pode personalizar as frases, os materiais e os estilos das placas.

Além disso, é possível encontrar lojas online e artesãos em plataformas de produtos personalizados, como a Elo7, que oferece serviços sob medida.

plaquinha de casamento rústica
Thai Lazarini Fotografia

Conclusão

As plaquinhas de casamento vão além de simples acessórios decorativos, elas representam a essência dos noivos e personalizam cada detalhe do grande dia. Seja para orientar os convidados, acrescentar humor ou emocionar com frases românticas, as plaquinhas transformam cada espaço do evento em uma extensão do amor e da criatividade do casal. 

Sendo assim, ao planejar os detalhes do seu casamento, não deixe de incluir as plaquinhas como parte da celebração. Com certeza, elas serão um dos toques finais desse dia especial.

Onde fazer plaquinhas de casamento?

Confira nossas lojas preferidas!

Clique aqui!
 

espelho com frase
@fervo360cam

O post Plaquinha de casamento: como usar e o que escrever? apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Noite de núpcias: como organizar um momento inesquecível a dois https://lapisdenoiva.com/noite-de-nupcias/ Sat, 06 Dec 2025 18:00:10 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=301129 Depois de horas de celebração com amigos e família no dia mais aguardado pelos noivos, chegou o momento a dois. A noite de núpcias é uma ocasião muito especial para o casal, porque representa o início da vida de casados. É um momento de conexão e ao mesmo tempo de descanso para os noivos.  Assim […]

O post Noite de núpcias: como organizar um momento inesquecível a dois apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Depois de horas de celebração com amigos e família no dia mais aguardado pelos noivos, chegou o momento a dois. A noite de núpcias é uma ocasião muito especial para o casal, porque representa o início da vida de casados. É um momento de conexão e ao mesmo tempo de descanso para os noivos. 

Assim como a cerimônia de casamento, a ideia é que a noite de núpcias seja do jeitinho que os noivos escolheram.

Neste artigo você vai descobrir tudo para planejar sua noite de núpcias – desde dicas práticas de onde fazer, o que levar, até o seu significado e o que os noivos fazem para tornar este momento especial. 

Nesse post você vai encontrar:
  1. Qual a diferença entre noite de núpcias e lua de mel?
  2. Mas o que realmente acontece na noite de núpcias?
  3. Sugestões do que vestir e o que levar para a noite de núpcias
  4. Onde realizar a noite de núpcias? 
  5. Dicas para uma noite perfeita e sem perrengues
  6. Quanto custa uma noite de núpcias?
  7. Conclusão
casal abraçados
@ocoracaoselvagem

O que é noite de núpcias?

A noite de núpcias é a primeira noite que o casal passa juntos, oficialmente como marido e mulher, após a festa de casamento.

A expressão “noite de núpcias” vem do latim nuptiae, que significa casamento ou união. Historicamente, essa noite era considerada o momento em que o casamento era “consumado”, marcando simbolicamente o início da vida matrimonial.

noiva beijando o pescoço da noiva
@ocoracaoselvagem

Qual a diferença entre noite de núpcias e lua de mel?

Embora os dois sejam momentos a sós do casal, a noite de núpcias é a primeira noite que o casal passa junto após o casamento, e costuma ser um momento mais curto e íntimo. Enquanto a lua de mel é uma viagem planejada, que pode durar dias ou semanas, onde o casal aproveita um tempo prolongado para relaxar e comemorar a nova etapa.

quarto romântico de noite de núpcias
Reprodução: Banco de Imagens Canva PRO

Mas o que realmente acontece na noite de núpcias?

Muito se engana quem acha que noite de núpcias é sinônimo só de sexo. Muitos casais sentem a pressão para tornar a noite de núpcias algo perfeito. Porém, a realidade é que essa noite pode ser tão simples ou elaborada quanto o casal desejar. É importante desmistificar a ideia de que a noite de núpcias precisa ser uma noite exclusivamente dedicada à intimidade física.

É comum que, após o ritmo intenso da festa, o casal esteja exausto e opte por descansar e relaxar, e isso é completamente normal. Comer alguns doces do casamento que sobraram, recordar os melhores momentos do dia e até mesmo dormir cedo fazem parte do que torna essa noite especial.

O mais importante é que o casal esteja à vontade, sem expectativas externas.

pés entrelaçados em noite de núpcias
Via: Le Mariage Indonesia

Sugestões do que vestir e o que levar para a noite de núpcias

Muitas noivas optam por uma lingerie ou um robe especial para marcar a ocasião, mas o conforto também é essencial. Não há uma regra!

Desde lingerie de renda, com acessórios especiais até camisolas ou pijamas confortáveis, tudo depende do estilo de cada pessoa e do momento que desejam criar.

Na mala da noite de núpcias, é ideal incluir itens básicos para uma pernoite, como roupas de troca e produtos de higiene pessoal.

Há casais que preferem trocar de roupa de casamento antes de sair do local da festa. Enquanto outros, preferem ir à caráter para a noite de núpcias para entrarem no clima.


Michelle Gonzalez Photos


John & Joseph


Brio Art – Wedding & Boudoir Photography


Etsy

Onde realizar a noite de núpcias? 

A noite de núpcias pode ser realizada em hotéis ou pousadas com pacotes específicos ou no próprio lar dos noivos, adaptado para a ocasião.

Muitos hotéis oferecem pacotes especiais de núpcias que podem incluir itens que deixam o ambiente mais romântico, como champanhe, pétalas de flores, café da manhã no quarto, e até massagens relaxantes. A vantagem é a praticidade de ter tudo organizado para desfrutar o momento a sós.

No entanto, por inúmeras razões, alguns casais optam realizar a noite de núpcias em casa. E por quê não tornar esse momento igualmente especial? A familiaridade do ambiente e a possibilidade de personalizar o espaço tornam essa escolha uma ótima opção também. 

Para transformar o ambiente, algumas dicas simples são investir em lençóis e roupas de cama novos, decorar o quarto com velas ou luzes suaves, colocar uma playlist com músicas que o casal gosta, espalhar pétalas de flores e ter algum prato para dividirem, como frutas, fondue ou as sobras da festa.

Criar um cantinho aconchegante no próprio lar pode ser surpreendentemente íntimo e romântico.

cama preparada com rosas para noite de núpcias
frimufilms

Dicas para uma noite perfeita e sem perrengues

A noite de núpcias não precisa ser perfeita no sentido de luxo ou intensidade. O mais importante é que o casal se sinta à vontade e conectado. 

Já anote aí algumas dicas que podem ajudar a tornar esse momento especial sem complicações:

  1. Planeje com antecedência: Não esqueça de separar este momento da noite de núpcias antes da lua de mel. É importante incluir no planejamento geral, tanto financeiro quanto dos dias em que ficarão fora.  
  2. Escolha um ambiente acolhedor, quer seja em um hotel ou em casa.
  3. Descanse: Não sintam-se pressionados a ter uma noite exaustiva, principalmente se a ideia for aproveitar bem a lua de mel no dia seguinte. Depois de um dia intenso de emoções e atividades, priorize o descanso se for necessário.    
  4. Permitam-se ser espontâneos: Esqueça as expectativas e aproveite o momento de forma autêntica. Não há necessidade de seguir um roteiro, e o que importa é que o casal se sinta feliz e conectado.
noiva com véu
Lucy Cuneo Photography

Quanto custa uma noite de núpcias?

Os preços para a noite de núpcias variam muito, dependendo da localização, do tipo de acomodação e dos serviços incluídos. Opções mais econômicas podem começar em R$ 300,00, enquanto os pacotes com itens especiais, podem variar em torno de R$ 600,00 e ultrapassar R$ 2.000, conforme os mimos oferecidos.

Mas, vale reforçar que muitos fatores influenciam no preço final. O ideal é fazer uma pesquisa bem detalhada com antecedência.

Para quem optar por uma noite em casa, os custos são mais reduzidos, permitindo personalizar o ambiente conforme o orçamento disponível. 

Entretanto, o mais importante é que o casal escolha uma experiência que esteja de acordo com o orçamento e suas expectativas.

casal tomando café da manhã em hotel
Reprodução: Banco de Imagens Canva PRO

Conclusão

A noite de núpcias é o primeiro capítulo da vida a dois após o grande sim. Seja em um hotel ou no aconchego de casa, o mais importante é que seja um momento genuíno, repleto de amor e que reflita a personalidade do casal. 

No fim das contas, a noite de núpcias não segue uma regra. É sobre estar junto, dar início a uma nova jornada e celebrar o amor de uma forma íntima e especial.

Já conhece a Intimissimi? Na Intimissimi você encontra a lingerie ideal para sua noite de núpcias.

ensaio com casal na cama
Ingenue Boudoir

 

O post Noite de núpcias: como organizar um momento inesquecível a dois apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Onde casar em Campinas e região? 15 locais imperdíveis https://lapisdenoiva.com/onde-casar-em-campinas/ Sat, 18 Jan 2025 20:30:56 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=306254 Você já se perguntou “onde casar em Campinas?” Nós temos a resposta! Separamos uma lista com 15 locais imperdíveis na região. Conheça e se apaixone! fazenda portal girassol, Campinas Antes de tudo, essa fazenda Portal Girassol inaugurada em 1999 garante uma experiência única. Assim, o espaço está pronto para ser o cenário desde o pré […]

O post Onde casar em Campinas e região? 15 locais imperdíveis apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>

Você já se perguntou “onde casar em Campinas?” Nós temos a resposta!

Separamos uma lista com 15 locais imperdíveis na região. Conheça e se apaixone!

onde casar em campinas
Sophie Epton Photography

fazenda portal girassol, Campinas

Antes de tudo, essa fazenda Portal Girassol inaugurada em 1999 garante uma experiência única.

Assim, o espaço está pronto para ser o cenário desde o pré wedding, de mini wedding e até de um casamento de grande porte.

A Fazenda conta com um lago natural, espelho d’água com carpas.

Três pergolados cobertos,jardins, praças mobiliadas com bancos e almofadas, salão de 800 m² em vidro, climatizado.

Piso em mármore travertino romano, jardim de inverno e parede verde.

Além disso, são três opções para realizar a cerimônia

casamento ao lado do lago
@guilhermepontesfotografia

Pátio Go On, Campinas

O local perfeito para quem deseja se casar cercado pela natureza e com o melhor do estilo rústico e elegante.

É possível receber até 120 convidados com todo conforto e facilidade graças aos diversos serviços, por exemplo, gastronomia e buffet completo, concierge para apoio, limpeza e serviço de sala, além de portaria e segurança.

casamenot no salao
@leonardomoraisfotografia

Fazenda das Cabras, Campinas

Em 2017, os proprietários transformaram em um lugar acolhedor para ser o plano de fundo de belos casamentos.

O espaço possui uma tulha com pé direito alto, que pode ser usado para as cerimônias religiosas com capacidade de até 150 pessoas.

Por fim, a Fazenda das Cabras também tem como alternativa o jardim bem espaçoso com uma belíssima paisagem com árvores nativas e espécies raras que compõem o acervo botânico.

decoração minimalista para acsamento no campo
@marcelinosfotografia

ESPAÇO SUPREMO, Campinas

O Espaço Supremo possui estrutura completa tanto para mini weddings quanto grandes festas.

O local tem um salão amplo, climatizado e cuidados especiais, por exemplo, iluminação cênica, paisagismo e parceria com buffet e mobiliário.

Serviços Inclusos:

  • Área de estacionamento para 280 veículos
  • Camarim com acesso independente
  • Responsável geral pela casa
  • Estacionamento interno
  • Segurança patrimonial
  • Capela ecumênica
  • Gerador 280 kva
  • Sala para noiva
cerimonia de casamento no campo
Via Espaço Supremo

ESPAÇO BARÃO EVENTOS, Campinas

Aberto há 12 anos, o Espaço se destaca por seu layout totalmente livre, sem paredes ou colunas.

Garantindo, desse modo, um ambiente integrado com capacidade para até 600 pessoas.

Por outro lado, a parte externa também é uma ótima opção pois conta com um amplo gramado de 375m² e uma linda cobertura na Área Garden para os dias de chuva.

O espaço oferece:

  • 1 Responsável pela orientação da montagem no dia do evento
  • Possibilidade de utilização dos espaços interno e externo
  • Serviço de limpeza do espaço antes e após o evento
  • 1 Gestor para todo o período do evento
  • 1 Camareiro para o toalete masculino
  • 1 Camareiro para o toalete feminino
  • Gerador de eletricidade 150 Kva
  • 2 Seguranças patrimoniais
mesa do bolo decorada no salão
@photoleandroveiga

VERDANO EVENTOS, Campinas

A Casa Verdano é um verdadeiro sonho para casamentos rústicos de grande porte.

Seu salão de festas recebe até 400 pessoas sentadas e conta com ar-condicionado em toda a área interna.

Além disso, possui salas e banheiros para fornecedores, estacionamento, cozinha ampla e equipada, suíte para noiva e gerador de 80 kva.

Por fim, é um ótimo espaço ao ar livre com pergolado e chão revestido de tijolos rústicos para cerimônias e pergolado no gramado para mini weddings.

Espaço de casamento em campinas
Via Verdano

CASA DE CAMPO F.D.I, Itatiba

Se está em busca de um casamento que proporcione uma experiência intimista, a Casa de Campo é ideal para você!

A Casa oferece a possibilidade de realizarmini wedding para até 50 pessoas.

E também pré wedding, ensaios fotográficos e hospedagem para 22 hóspedes!

Terras de Clara, Morungaba

Antes de tudo, esse local reúne hospedagem e paisagens de tirar o fôlego!

É possível fazer a cerimônia tanto no jardim quanto no deck coberto à beira do lago.

Apesar do espaço ser amplo e comportar até 800 convidados, há opção de colocar painéis para redução do espaço para atender festas de 100 a 250 convidados.

Além disso, o espaço tem lazer completo, gruta e mirante e 40 suítes preparadas receber até 99 hóspedes.

Altar a beira do lago em campinas
Via Terras de Clara

Fazenda Vila Rica, Itatiba

Vila Rica é uma antiga fazenda de café com uma arquitetura colonial que dá o charme para os casamentos que geralmente acontecem no jardim cercado por majestosas palmeiras imperiais.

O espaço oferece:

  • Infraestrutura para fornecedores com banheiros, vestiários com chuveiros e estacionamento exclusivo
  • Pré-wedding com opções de pizza, happy hour ou jantar para número ilimitado de convidados
  • Hospedagem para até 32 pessoas em 12 quartos, com todas as refeições inclusas
  • After wedding com opção de brunch para número ilimitado de convidados
  • Área para festa com cobertura fixa
  • Casa de apoio para assessoria
  • Camarim para banda
  • Suíte dos noivos
Altar coberto para casamento
Via Vila Rica

Fazenda Dona Inês, Itatiba

Localizada no interior de São Paulo, entre as cidades de Itatiba e Valinhos, está a Fazenda Dona Inês.

Com sua estrutura completa para receber o casal, família e convidados, com muito conforto e elegância.

Sendo assim, um cenário incrível para você que sonha em dizer SIM em meio a natureza, durante o dia ou à noite.

O espaço oferece:

  • Casarão com 1 quarto para os noivos e 2 quartos podendo acomodar um total de 16 pessoas, sala, cozinha, banheiros, salão de jogos, sala de vídeo games e sala do noivo
  • Salão de festas, parede de samambaias, cozinha equipada para uso do buffet, pista de dança
  • Área com pergolado, jardins, campo coberto com estrutura de alta qualidade e também campo ao ar livre para a realização da cerimônia
  • Espaço ideal para receber até 350 convidados
  • Salões de jogos para uso do noivo
  • Estacionamento

Entre em contato

Fazenda Cafezal, Jaguariuna

A Fazenda é um espaço apaixonante com Mata Atlântica preservada e emoldurada por uma variedade incrível no paisagismo, por exemplo, jequitibás e imponentes figueiras.

O espaço oferece:

  • Espaços abertos para cerimônias, como gramados, jardins com canteiros, fonte iluminada e gruta
  • Dois amplos estacionamentos (um para fornecedores e outro para até 800 convidados)
  • Área de carga, descarga e serviços com acesso exclusivo, diferente dos convidados
  • Casa de hóspedes com capacidade para acomodar 11 pessoas
  • Acomodações para cerimônias com até 800 convidados
Mesa decorada com flores rosas
Via Fazenda Cafezal

KRATOS EVENTOS, Vinhedo

Apresenta um estilo rústico, proporcionando um ambiente tranquilo e acolhedor para uma cerimônia com até 240 convidados.

A estrutura é completa e conta, por exemplo, com ambiente interno para recepção, gerador e salão equipado com ar condicionado.

Cozinha industrial completa e ampla, serviço de manobrista e estacionamento privativo para até 150 carros.

Copa, sala dos noivos e estrutura aérea BOX Truss para DJ ou banda, portanto, tem estrutura completa.

Entre em contato

Green House Hall, Itatiba

Em primeiro lugar, o Green House Hall é um espaço com uma arquitetura diferenciada cercada pela natureza.

Além disso, a casa conta com acesso fácil e asfalto até a portaria.

E ainda conta com um salão rústico chic, todo de tijolinhos e com mezanino para 150 pessoas.

Por fim, tem varanda para plano b, amplo gramado e iluminação intimista e estacionamento para 150 carros.

salão de casamento rústico industrial
Via Green House Hall

Alto das Palmeiras, Vinhedo

O Alto das Palmeiras foi desenvolvido de forma que possibilita diversas ambientações.

Além disso, também disponibiliza uma cozinha que atende às necessidades dos buffets, bar e depósito para bebidas anexo ao salão principal.

Por fim, tem vestiários para prestadores de serviço, área para descarga de equipamentos e materiais e estacionamento para 120 veículos.

vista de cima de casamento
@studiomanara

O post Onde casar em Campinas e região? 15 locais imperdíveis apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Calendário e Planner 2025: download grátis para imprimir https://lapisdenoiva.com/calendario-planner-2025/ Thu, 26 Dec 2024 18:00:12 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=304000 Procurando um calendário e planner 2025 para se organizar e planejar o seu novo ano? Então aproveite o nosso presente de fim de ano e baixe gratuitamente o novíssimo calendário e planner 2025 do Lápis de Noiva desenvolvido em parceria com a .     O lema do nosso calendário e planner 2025 Se você […]

O post Calendário e Planner 2025: download grátis para imprimir apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Procurando um calendário e planner 2025 para se organizar e planejar o seu novo ano?

Então aproveite o nosso presente de fim de ano e baixe gratuitamente o novíssimo calendário e planner 2025 do Lápis de Noiva desenvolvido em parceria com a Santo de Casa Design.

 

 calendario-e-planner-2025-gratis

 calendário-e-planner-2025-gratis (2)

 

O lema do nosso calendário e planner 2025

Se você acompanha o Lápis de Noiva, já sabe que todos os anos escolhemos um lema que regerá nosso passos e ações para o próximo ciclo. Para 2025, escolhemos “Ainda bem que você existe”

Para este novo ano, voltamos nossos pensamentos para o impacto que as pessoas possuem na nossa vida.

Às vezes, no meio da correria, esquecemos que pequenas ações, gestos simples ou até mesmo o fato de simplesmente estarmos presentes para alguém, ou por alguém, pode transformar o dia, o mês, ou até a vida de outra pessoa.

visão de cima de papéis

Ainda Bem que Você Existe

“Ainda bem que você existe” não é só um lema. É um reconhecimento.

Uma celebração das conexões que fazem a vida valer a pena. É sobre aquelas pessoas que tornam os momentos difíceis mais leves, que arrancam sorrisos nos dias nublados e que nos fazem acreditar que tudo pode dar certo.

É sobre você, que tem um papel único neste mundo. Sobre sua energia, suas ideias, seu cuidado. Sobre aquela palavra de incentivo que você deu sem nem perceber o quanto ela fez diferença.

A verdade é que todos impactamos conhecidos e desconhecidos. Ajudamos e compartilhamos tanto uns com os outros, muitas vezes sem sequer perceber.

Gostaríamos que você refletisse e agradecesse a cada pessoa em 2025.

Que, cada vez que alguém cruzar o seu caminho, possa sentir você dizendo, com gratidão: “Ainda bem que você existe.”

 planner-2025 (51)

 planner-2025 (54)

Por que ter um calendário e planner 2025?

O calendário 2025 te ajudará a planejar a longo prazo, ter detalhes e apontamentos sempre a mão e anotar tudo pra não esquecer NADA. Ainda é super prático pra deixar em casa, no serviço e aonde você precisar.

Já o planner 2025 vai te ajudar a organizar os seus compromissos de forma clara, dia a dia e priorizando as urgências.

 planner-2025 (16)

 planner-2025 (7)

Detalhes do calendário 2025

O calendário 2025 do Lápis de Noiva foi produzido em quatro designs diferentes para que você possa escolher o que mais gosta.

A primeira página pode ser usada como quadrinho, para que você relembre todos os dias do nosso lema do ano 2025.

Na sequência, você encontrará páginas divididas mês a mês com espaços para anotar seus compromissos diários.

Ainda você encontrará um cantinho reservado para suas anotações extras e listas de pendências.

capas para planner

Calendário 2025 para imprimir

O calendário 2025 do Lápis é perfeito para você imprimir e usar em qualquer lugar! Basta levar em uma gráfica especializada, ou fazer a impressão em casa mesmo no tamanho A4.

Para maior durabilidade, recomendamos o uso de papéis com gramatura maiores, como por exemplo o couché 230gr.

–> Baixe gratuitamente seu calendário 2025 aqui.

 planner-2025 (20)

 planner-2025 (14)

Detalhes do planner 2025

O planner 2025 do Lápis de Noiva é a ferramenta que faltava para tornar a sua vida mais organizada neste novo ano!

Ele é um planner semanal – não datado para sua comodidade – onde você consegue registrar todos os seus compromissos ao longo dos sete dias da semana, além de espaço exclusivo para notas.

 planner-2025 (6)

 planner-2025 (10)

Planner 2025 para imprimir

Assim como o calendário 2025, o Planner do Lápis foi desenvolvido em pdf para você imprimir e usar no seu escritório, home office e etc!

Basta levar em uma gráfica especializada, ou fazer a impressão em casa mesmo no tamanho A4. Para maior durabilidade, recomendamos o uso de papéis com gramatura maiores, como por exemplo o couché 230gr.

Ah, e se você quiser, ainda pode mandar encadernar para facilitar a mobilidade.

–> Baixe gratuitamente seu planner 2025 aqui.

 planner-2025 (24)

 planner-2025 (44)

Vamos juntos começar 2025 com o pé direito e super organizado?

O post Calendário e Planner 2025: download grátis para imprimir apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Casamento no outono: guia completo para se inspirar https://lapisdenoiva.com/casamento-no-outono/ Sun, 01 Dec 2024 12:00:09 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=300169 O outono é uma estação perfeita para os noivos que desejam um casamento com uma atmosfera aconchegante e romântica. Se você está considerando realizar o seu casamento no outono, veio ao lugar certo! Neste guia completo vamos te mostrar todos os detalhes de um casamento no outono para te inspirar ou, se ainda está em […]

O post Casamento no outono: guia completo para se inspirar apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
O outono é uma estação perfeita para os noivos que desejam um casamento com uma atmosfera aconchegante e romântica. Se você está considerando realizar o seu casamento no outono, veio ao lugar certo!

Neste guia completo vamos te mostrar todos os detalhes de um casamento no outono para te inspirar ou, se ainda está em dúvida, para te convencer de que essa estação tem todo um charme especial.

 

Noivos abraçado um de frente para o outro com os rostos aproximados
Aga Sokol

 

Nesse post você vai encontrar:
  1. O que é o casamento no outono?
  2. Vantagens e desvantagens do casamento no outono
  3. Melhores horários para o casamento no outono
  4. Locais para o grande sim
  5. Paleta de cores para casamento no outono
  6. Decoração outonal
  7. Gastronomia para o casamento no outono
  8. O que vestir em casamentos no outono?
  9. Conclusão

 

Victoria Bonvicini

 

O que é o casamento no outono?

No Brasil, o casamento no outono é aquele que acontece entre os dias 20 ou 21 de março a 20 ou 21 de junho.

O clima do outono varia de ameno a frio, com noites mais frescas e dias agradáveis. Essa estação é marcada por brisas suaves, folhagens únicas e uma luz natural perfeita para as fotos.

Se você busca criar um ambiente aconchegante, com uma decoração que explore elementos naturais e tons terrosos, além de combinar a sofisticação que o outono oferece, mas, ao mesmo tempo a simplicidade de toque rústicos, então o casamento no outono é sua opção perfeita.

 

Casal sorrindo olhando um para o outro, com os rostos aproximados, em um cenário a céu aberto com uma casa ao fundo
Sarah Dugué

 

Vantagens e desvantagens do casamento no outono

Por que casar nesta época do ano?

As vantagens de se casar no outono são muitas! O clima ameno é perfeito para cerimônias ao ar livre, sem o calor intenso do verão ou o frio do inverno, trazendo equilíbrio. Sem contar que isso permite que tanto os noivos quanto os convidados se sintam mais confortáveis durante toda a celebração.

Além disso, as paisagens naturais com folhagens e os tons terrosos da estação dão um toque especial no cenário do casamento no outono. Essas características permitem que a decoração tenha elementos diferentes como velas, galhos secos e objetos rústicos, trazendo ainda mais personalidade para o grande sim. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Outro benefício é a maior disponibilidade de fornecedores e locais para o evento, já que a estação não é tão disputada quanto a primavera e o verão – o que pode ajudar no orçamento e também nas opções de datas para escolher. 

Por fim, também podemos pensar em vantagem pós-cerimônia, por que não? Dependendo do destino escolhido para a lua de mel, os noivos podem beneficiar-se com a viagem em baixa temporada. Ou seja, mais economia e menos turistas.

 


Natalie Nicole Photo


Courtney Sinclair Photo

 

Pontos que merecem atenção no casamento no outono

Por outro lado, alguns desafios precisam ser considerados. Apesar de parecer contraditório, a disponibilidade de fornecedores e locais no outono, que acabamos de mencionar, também podem ser uma desvantagem mais especificamente em maio, por conta do mês das noivas. Então, se essa tradição não é prioridade para você, procure realizar seu casamento no outono nos outros meses disponíveis.

Outra questão a considerar é a variação de temperatura. Enquanto os dias podem ser agradáveis, as noites tendem a ser mais frias, o que pode exigir incluir no orçamento aquecedores ou mantas para os convidados. No entanto, é importante lembrar também que, dependendo da região, pode haver uma maior incidência de ventos e de instabilidade de chuvas em alguns períodos da estação, como em junho, por exemplo.

Casamentos no outono também podem ser mais desafiadores em relação à escolha das flores. Algumas espécies não estão disponíveis durante essa estação, o que pode limitar as opções de decoração e exigir planejamento extra para encontrar flores da estação ou substituições que combinem com a paleta desejada.

 

Placa decorativa de casamento com um cesto de palha abaixo com mantas para os convidados
Courtney Sinclair Photo
Noivos em momento romântico num local cheio de árvores e folhas do outono pelo chão
Nikayla & Co.

 

Melhores horários para o casamento no outono

Existe o melhor horário para casar? Bom, o horário da cerimônia pode fazer toda a diferença em um casamento no outono.

Para isso, é importante considerar o tipo de casamento que os noivos irão escolher – ao ar livre ou em ambiente fechado – e se preferem casar durante o dia ou à noite.

Considerando esses pontos, para os casamentos diurnos, recomendamos o início da cerimônia entre 10h e 10h30, e à tarde a partir das 15h. Nestes horários, o clima provavelmente estará agradável, e a luz mais amarelada pode favorecer as fotos. Entretanto, é necessário organizar-se para que a cerimônia finalize antes do entardecer. Isso porque no outono os dias são mais curtos.

Por outro lado, para aqueles que preferem casar à noite, ter dias mais curtos contribuem para estender a recepção. Por isso, cerimônias entre 18h e 19h são ideias.

Dica do Lápis: Quando o assunto é fotografia, os horários também influenciam para o clique perfeito. Se isso for uma grande prioridade para você, considere a chamada golden hour, que são as primeiras horas do amanhecer ou antes do pôr do sol, por um período de aproximadamente uma hora. A luz fica ótima e os efeitos naturais são incríveis!

 


Hillside Film & Photo


@erikeducifotografia

Saída dos noivos na cerimônia, olhando um para o outro e sorrindo
Natalie Nicole Photo

 

Locais para o grande sim

Para aqueles que preferem casamentos diurnos, espaços como fazendas, vinícolas e jardins com áreas verdes e árvores que mudam de cor durante a estação são perfeitos para capturar a essência do outono. 

Mas se você é daqueles que prefere ambientes fechados, espaços com grandes janelas que permitam a vista da paisagem também são uma ótima escolha, proporcionando a beleza do cenário com o conforto do ambiente interno.

E nada impede de ter os dois também, né? Você pode optar realizar a cerimônia ao ar livre e a recepção dos convidados num ambiente fechado, ainda mais se o seu casamento no outono estiver entre a transição do dia para a noite, onde as temperaturas começam a cair. Neste caso, um ambiente fechado para a recepção pode ser mais confortável para vocês e os convidados.

 

Casal em frente ao arco de flores e folhas, de mãos dadas e olhando um para o outro
Monique Serra Photography


Courtney Sinclair Photo


Sérgio Silvestre Fotografia


Estúdio Acreditar


Conlon Photo & Film

Igreja com decoração inspirada no outono, com arranjos de folhas secas, flores e velas
Via Artificial Hannah
Casal no altar de frente um para o outro. O cenário da cerimônia é em um deck, com um lago ao fundo e no altar há um arco de folhas e flores em cor terrosos
Light and Found Photography – Sam Guilbeaux

 

Paleta de cores para casamento no outono

Vamos combinar que a paleta de cores para um casamento no outono é uma das coisas mais singulares da estação. É impossível o casamento não receber destaque especial com as cores outonais.

Os tons terrosos, como marrom, dourado, laranja, terracota, verde musgo e bordô, são ótimos para criar um ambiente sofisticado e elegante. Esses tons podem ser combinados com toques de cobre, âmbar, marsala, pêssego, marfim e até cores pastéis para dar contraste. 

Além destes tons, você pode apostar nas cores caramelo, azul marinho e até roxo para o seu casamento no outono. O segredo está nas combinações harmoniosas.  

 


Via Fab Mood


Brogen Jessup Photography


The Foxes Photography

 Kindred Photography
Kindred Photography

Paleta de cores outonais com buquê e vestidos como exemplo
Francisca’s Bridal

 

Papelaria 

Para a papelaria, é possível incluir texturas – seja no papel, fitas e tecidos –  e cores outonais nos convites de casamento e menus, trazendo um toque de personalização que faz toda a diferença e torna a experiência dos convidados ainda mais imersiva.

 


Sérgio Silvestre Fotografia


Via Papira

 miminhos rita catita
Via Miminhos Rita Catita

Convite de casamento em off white com desenhos de folhagens
Via Wild Joy Studios


Via Till Dawn Dear


Via Pioro Wedding


Ink & Press Co

Convites de casamento personalizados dispostos artisticamente com detalhes em cera lacrada, frutas decorativas e um tema botânico elegante.
Willett Photo


Via Keady Row


Via Appleberry Atelier

Papelaria de casamento com cores marrom, rosê, bordô e detalhes com flores e folhas
Via Keady Row

 

Decoração outonal

A decoração de um casamento no outono permite uma combinação única entre o rústico e o sofisticado. Elementos naturais, como folhas secas, galhos, pinhas e flores em tons mais fechados, criam um ambiente autêntico e aconchegante. 

Mas, e se os noivos não quiserem um casamento exclusivamente rústico? Pois bem, o casamento no outono não se limita apenas a esse estilo. É possível optar por uma abordagem boho, vintage e até mesmo clássica, mesclando elementos outonais com detalhes elegantes.

Além disso, a estação pode ser usada como um tema central para todo o casamento, permitindo que sua essência esteja presente em cada detalhe da celebração. Isso pode ser feito de forma sutil ou mais elaborada, de acordo com o gosto dos noivos. Incorporar o tema pode começar já na paleta de cores e papelaria do casamento. 

Outra forma de integrar o tema é através da decoração das mesas e dos detalhes do espaço. Plaquinhas e mobiliário com toques em madeira, vasos, talheres e castiçais em cobre ou dourado, e tapetes persas remetem à sensação de aconchego. 

Essas escolhas ficam a critério dos noivos e podem ser adaptadas para refletir a personalidade do casal, garantindo que o tema do outono esteja presente de maneira harmônica e charmosa ao longo de toda a celebração.

[Toque nas setinhas para ver todo o carrossel]


Den Garden


@erikeducifotografia


Sarah Dugué


Sérgio Silvestre Fotografia


Jessica Samyn Photographie


Thyme Lane Photography


Via Confetti and Roses


Courtney Sinclair Photo


Courtney Sinclair Photo


Estúdio Acreditar


Sérgio Silvestre Fotografia


Tayler Ashley Photography


Sérgio Silvestre Fotografia


Jessica Samyn Photographie

Sofá retrô na cor verde e ao centro um buquê com flores, folhas e frutas
Loft Photographie


Jessica Samyn Photographie


Thyme Lane Photography


Thyme Lane Photography

Painel em cores pastéis com arranjos florais no topo
Carley Jayne Photography


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Willett Photo


Alberto Cosenza


Alberto Cosenza

 Willett Photo 2
Willett Photo

 

Flores

No outono, a escolha das flores para o casamento requer um planejamento cuidadoso, pois nem todas as espécies estão disponíveis nesta época do ano. No entanto, essa estação oferece a oportunidade de trabalhar com flores secas e folhagens como eucaliptos, ramos de hera que combinam perfeitamente com a paleta terrosa e característica do período. 

Incluir frutas da estação nos arranjos florais, como maçãs, uvas, figos, laranjas, podem surpreender. Talvez não seja uma tarefa fácil encontrá-las, mas romãs e peras são opções certeiras para trazer criatividade e ao mesmo tempo elegância. Ah, as frutas secas podem ser uma opção bacana. 

Esse tipo de composição floral é ideal para casamentos que buscam uma estética que mescla o clássico com o rústico. Sem contar que essas são sugestões ótimas que podem estar no buquê de noiva também!

As flores que podem ser encontradas no outono são: 

  • Rosas;
  • Girassóis;
  • Margaridas;
  • Ásteres;
  • Dálias
  • Crisântemos;
  • Cymbidium;
  • Strelitzia;
  • Gipsofila (mosquitinho); 
  • Tulipas;
  • Amor-perfeito
  • Aeonium suculenta

 


DAZL Production


Sarah Kate Photo


Ashley Olafsson Photography

 


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Sarah Dugué


Jessica Samyn Photographie


Hulls Photo and Video


Natalie Nicole Photo


Emma Mullins Photography


Kayla Aspen Photography


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses

Buquê de noiva em tons outonais, com flores secas, folhas douradas, rosas brancas e detalhes de penas
Alberto Cosenza

 

Iluminação 

A iluminação no outono é um show à parte. Como já falamos aqui, a luz natural para esta época é maravilhosa! Mas para uma ajudinha extra, você pode acrescentar velas, lanternas, lâmpadas de filamento, fairy lights e lanternas podem adicionar ainda mais brilho e uma sensação de acolhimento.

 

Conjunto suspendo de lâmpadas com filamento e um arranjo flora em cima
Thyme Lane Photography


Via Confetti and Roses


Les Bandits


Cara Zagni Photography


@erikeducifotografia


Cara Zagni Photography

 

Gastronomia para o casamento no outono

Na hora de escolher o cardápio, é interessante refletir a atmosfera acolhedora da estação. Pratos quentes dão aquele aconchego no coração, sabe?

Entradas como sopas em pequenas porções, como o creme de abóbora ou de cogumelos, podem ser uma excelente forma de abrir a refeição. Nozes, queijos e antepastos também combinam bem com o outono.

Para os pratos principais, carnes assadas, massas e risotos de cogumelos são escolhas que agradam pela riqueza de sabor e pela conexão com a temporada. 

Bebidas como vinhos e chás especiais são uma opção a mais das escolhas tradicionais e ajudam a manter o clima acolhedor. Já para as sobremesas tortas de maçã, crumbles de frutas vermelhas, chocolate e doces com canela completam o menu.

Mas lembre-se de considerar o horário da refeição para a escolha perfeita do cardápio.

 


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Jessica Samyn Photographie


Lefkada Photo


Catherine Carter Weddings

Pedaços de queijo dispostos como se fossem um bolo de três andares, enfeitados com figos, amoras e uvas
Cyd Weeks Photography
Mesa com diferentes tipos de tortas doces
Megan Robinson

Bandeja feita de tronco de árvore com canapés com figos
Loft Photographie
Mesa repleta de frios e frutas
Via Confetti and Roses
Uma mesa de buffet sofisticada com tábuas de queijos e embutidos, frutas frescas e condimentos artesanais
Willett Photo

 

Bolo

Se você quer mesmo entrar de cabeça na temática outono, o bolo de casamento, protagonista da mesa, pode representar a estação. Para isso, considere os detalhes como o suporte do bolo, flores, folhagens e tons terrosos para o  acabamentos e até o sabor que remetam à estação. Com certeza trará uma dose ainda mais de personalidade para o seu bolo. 

Sabores com canela, noz-moscada, cardamomo, baunilha, gengibre, frutas secas, frutas da estação, dão um toque especial e diferenciado. Outras combinações populares incluem abóbora com especiarias, chocolate amargo e café.

 


Thyme Lane Photography


Emma Mullins Photography


Via Confetti and Roses


Charly Mae Photography

Bolo de 4 andares em tons terrosos apoiado sobre uma base com uma espécie de cesta
Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Ellen Sear Photography


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses


Via Confetti and Roses

Bolo de casamento rústico de três camadas, decorado com flores naturais em tons de vermelho e creme, folhas secas e detalhes delicados
Alberto Cosenza
Um bolo de casamento de vários andares decorado com flores coloridas e folhagens verdes, com um topo personalizado. Ao fundo, um cenário rústico de pedra.
Willett Photo

 

O que vestir em casamentos no outono?

Precisamos confessar que o outono é uma época bem vantajosa para se vestir para um casamento. Afinal, dá pra fazer uma super combinação entre a elegância de um traje festivo com o conforto que a estação permite, sem passar frio ou muito calor.

 

Noiva

Para a noiva, os vestidos com mangas longas ou mangas ¾ em rendas delicadas são perfeitos para o clima mais fresco do outono. Detalhes em tule e saias mais volumosas podem trazer um ar romântico e atemporal. 

Nos acessórios, as opções são inúmeras. Desde tiaras, chapéus, grampos decorativos com pedrarias e coroas com folhagens, até véus com bordados florais delicados, capas e sapatos nas cores do outono.

 


Sarah Dugué


Courtney Sinclair Photo


Willett Photo


Sérgio Silvestre Fotografia


Mikkel Paige Photography


Casey Yoshida Photography


Sarah Dugué


Hulls Photo and Video


Casey Yoshida Photography


Thyme Lane Photography


Via confettisweethearts


Nikayla & Co.


Mikkel Paige Photography

Pés da noiva até a altura da canela da noiva com um sapato verde em veludo
Via One Fab Day


Jennifer Wagner


Alex Mari Photography


Via Southern Living


Via A Practical Wedding


Jenn Hopkins


Lefkada Photo

Sapato azul marinho com detalhes em dourado
Megan Saul Photography

 

Noivo

O noivo pode apostar em ternos de tons mais escuros, como cinza chumbo, marrom, azul marinho, verde musgo e bordô. O uso de coletes em tecidos como tweed ou veludo pode dar um toque especial e charmoso ao look. As lapelas com folhas também podem remeter ao outono.

 


Casey Yoshida Photography


Hayley Zumkeller Photography


Sérgio Silvestre Fotografia


Natalie Nicole Photo


Via Confetti and Roses


Jessica Samyn Photographie


Via Confetti and Roses

Noivo de terno terracota segurando o buquê da noiva.
Erin Morrison Photography
Noivo com terno verde escuro, gravata borboleta bordô e cabelo com um coque
Nicko & Kim Photography


Sarah Dugué


Catherine Carter Weddings

Noivo com terno e colete marsala e gravata borboleta bege
@twin_lens_photography
Noivo sorridente em um terno de veludo roxo com detalhes pretos, usando uma gravata borboleta e uma lapela decorada com flores em tons de roxo, rosa e branco. Ao fundo, uma parede com estampa floral vintage
Claudia Photos

 

Padrinhos e madrinhas

Padrinhos e madrinhas de casamento podem seguir a linha dos noivos, com roupas em tons de terracota, verde-escuro e vinho, além de acessórios que dão aquele toque especial. 

 


Ashley Olafsson Photography


Nikayla & Co.


Thyme Lane Photography


Clara Cooper Photography


@jeiheydt


Courtney Sinclair Photos


Erin Morrison Photography


Conlon Photo & Film


Estúdio Acreditar


Via Confetti and Roses


Willett Photo


Via Confetti and Roses

 

Conclusão

Muitos se perguntam se é realmente bom casar no outono, e com esse guia você já percebeu que sim!! Escolher o outono oferece uma experiência única que combina o aconchego e a elegância, característicos da estação. 

A estação é especial por causa do clima agradável, das paisagens que proporcionam fotos inesquecíveis e da possibilidade de criar um evento intimista e acolhedor. Além disso, o outono no contexto de um casamento simboliza a colheita, a transição e o aconchego. 

Seja na escolha dos trajes, da decoração ou dos sabores do menu, o outono oferece diferentes possibilidades para tornar o seu grande sim em um momento inesquecível.

Já está decidido que vai se casar no outono? Então conte com os melhores fornecedores que temos para te indicar!

 

Noivos se abraçando. Noiva mais em evidência com coroa de flores na cabeça e buquê em uma das mãos
Cassandra Daye Photography

O post Casamento no outono: guia completo para se inspirar apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Casamento sustentável: como organizar um casamento ecológico https://lapisdenoiva.com/casamento-sustentavel/ Fri, 08 Nov 2024 18:00:32 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=165404 Casamento sustentável, ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo zero são uma maneira nova e permanente de ver um dos dias mais especiais de sua vida. Veja abaixo tudo o que você precisa para organizar um casamento sustentável inesquecível.       O que é um casamento sustentável? Um casamento sustentável […]

O post Casamento sustentável: como organizar um casamento ecológico apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Casamento sustentável, ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo zero são uma maneira nova e permanente de ver um dos dias mais especiais de sua vida.

Veja abaixo tudo o que você precisa para organizar um casamento sustentável inesquecível.

Noivos se beijando em uma casa branca em um casamento sustentável
Diego Cogo e Veronique Bernard

 

Nesse post você vai encontrar
  1. O que é um casamento sustentável?
  2. Não é sobre fazer um casamento 100% ecológico
  3. Os números são assustadores
  4. Os 3 R's da sustentabilidade
  5. O upcycling como uma alternativa para um casamento mais sustentável
  6. Upcycling é reciclagem?
  7. As joias
  8. 9 passos para tornar seu casamento mais sustentável
  9. Como reduzir o desperdício?
  10. Flores: elas não são naturalmente ecológicas?
  11. Vale a pena evitar
  12. Confira nossos fornecedores para um Casamento sustentável
  13. Conclusão

 

noivos se abraçando em mesa em casamento sustentável ao ar livre com capim das pampas ao lado da mesa
Thiago Faria

 

O que é um casamento sustentável?

Um casamento sustentável é uma celebração que busca reduzir os impactos ao meio ambiente por meio do uso de materiais ecológicos e práticas de consumo consciente no planejamento.

Além disso, está alinhado com um propósito de responsabilidade com o futuro, valorizando escolhas conscientes que refletem um estilo de vida mais coletivo e sustentável.

Tanto que nós, aqui do Lápis, cada vez mais estamos repensando nossos valores, o que realmente importa, qual a nossa missão no mundo que vivemos, o que vai ser do nosso futuro e qual legado estamos deixando para as futuras gerações.

Sendo assim, entendemos que queremos SIM viver uma vida com escolhas mais conscientes para o nosso planeta e para a nossa comunidade, especialmente quando se fala de casamentos.

Essa abordagem reflete a crescente conscientização de noivas e noivos em adotar um estilo de vida mais sustentável, transformando o casamento sustentável em uma realidade duradoura e não apenas uma tendência.

casal de mãos dadas com a natureza ao redor em um casamento ecológico
Ellie Gillard

Semeando no presente para colher no futuro

Você sabe o quanto levantamos a bandeira de casamentos com personalidade e muito significado. O nosso convite hoje, é que você adicione também uma pitada de propósito nesse planejamento.

Isso não quer dizer que você tem que ser fazer um green wedding ou uma festa 100% ecológica, mas, pensar no seu grande dia com a mesma responsabilidade diária e cuidado que você tem com a sua saúde, com o seu trabalho, com os seus amigos.

É ter mais consciência em cada processo, se reinventar, ser criativo, pensar fora da caixinha e gerar um consumo consciente. Para se ter uma ideia, a busca por casamentos ecológicos com pouco desperdício cresceu 235% no Pinterest.

Queremos plantar uma sementinha no seu coração para que você possa entender que pequenos gestos geram grandes atitudes. Provavelmente o seu casamento será o evento no qual você vai reunir o maior número de pessoas para festejar, então imagina quantas pessoas você pode impactar e influenciar positivamente?

Prontas para curtir nossas dicas como ter um casamento sustentável?

madrinhas sorrindo para foto em casamento sustentável na praia
Macky Carcedo Photographs

Não é sobre fazer um casamento 100% ecológico

Olha, da mesma maneira que não existe o casamento perfeito, não há casamento perfeitamente sustentável e ecológico também.

É praticamente impossível fazer um casamento sustentável com pegada de carbono zero. Afinal, no momento em que você foi de carro para o espaço da cerimônia, já deixou uma pegada.

Tentar planejar um evento sustentável, ecológico e de fair trade (comércio justo) pode ser ainda mais estressante do que organizar um casamento comum.

Por isso não se sinta pressionada a seguir absolutamente todas as regras ao pé da letra! O fato de você estar lendo esse post e estar interessada no assunto já significa que é mais consciente do que a maioria das pessoas!

Embora, entendemos superbem que não é possível colocar todas as ideias desse post em ação. E está tudo bem! Portanto, escolha alguns pontos que considera importantes e comece por aí.

Ninguém espera que você resolva todos os problemas do mundo com seu casamento ecológico, mas pode se esforçar para fazer escolhas mais éticas e ecológicas na sua organização. E quem sabe, com esses pequenos passos, pode inspirar outros casais a fazer o mesmo, não é mesmo?

 Noiva com buquê sustentável
Air Balloon Project

 buquê de folhas secas sustentável
Melissa Gayle Photography

Os números são assustadores

O potencial de lixo e poluição que um casamento pode causar é muito alto, afinal, ele exige e consome muitos recursos para que vocês dois cheguem ao altar.

O livro americano The Green Bride Guide afirma que um casamento produz em média 182 kg de lixo e 58 toneladas de CO2. Com um número estimado de mais de 1 milhão de casamentos que acontecem por ano no Brasil (IBGE), isso significa, por baixo, cerca de 182 mil toneladas de lixo e emissões de CO2 que aproximadamente 4/5 pessoas produziriam em um ano, tudo isso em apenas um único dia.

Essa é uma enorme razão para os casais realmente começarem a pensar sobre a pegada de carbono que deixarão como resultado de seu casamento.

(Fontes: Huffingtonpost.com, The World Bank)

imagem que ilustra quanto um casamento produz de lixo, em média

Os 3 R’s da sustentabilidade

Uma dica boa é começar a pensar nos 3 R’s da sustentabilidade. As diretrizes práticas para gestão de resíduos, consumo consciente e desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 21 (o plano de ação da ONU resultado da conferência Rio-92) são:

1. Reduzir

Reduzir é evitar e racionalizar, sempre considerando que menos é mais. Deixar de consumir algo causa menos impacto do que consumir e depois reciclar. Planeje os gastos de seu casamento para evitar desperdícios em todos os sentidos.

2. Reutilizar

Existem duas maneiras de reutilizar produtos: a primeira é escolher itens que se possa usar depois da festa de casamento, de mesma maneira ou de forma diferente, sem precisar descartar no lixo.

A segunda maneira é optar por itens já feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.

3.Reciclar

Transformar um elemento em um novo material no ciclo de produção é reciclar. Isso envolve técnicas químicas específicas, e impacta sobre os resíduos que você não vai conseguir reduzir nem reutilizar. Conhecer a gestão de resíduos sólidos da região onde você vai realizar sua cerimônia faz parte do planejamento do casamento.

Também faz parte pedir para os fornecedores envolvidos para separarem o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. Por fim, se informe sobre o que é e o que não é reciclável.

decoração de casamento sustentável com bolo ao centro
Macky Carcedo Photographs

 

O upcycling como uma alternativa para um casamento mais sustentável

A definição de upcycling, também conhecida como reutilização criativa, “é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.​”

Fazer upcycling é uma maneira de processar um item para torná-lo melhor e mais valioso do que o original. Usando a moda como exemplo, upcycling é transformar, por exemplo, uma peça de roupa que não serve mais, que está manchada ou rasgada e reformá-la para usá-la novamente. Isso se aplica à qualquer outro tipo de objeto também.

Upcycling pode ser feito usando resíduos pré-consumo, pós-consumo ou uma combinação dos dois. No caso da moda, os resíduos pré-consumo são produzidos enquanto os itens estão sendo fabricados (como os pedaços de tecido que sobraram após o corte de uma modelagem) e os resíduos pós-consumo resultam do produto final atingindo o fim de sua vida útil para o consumidor (como uma camiseta que não cabe mais, a embalagem ou outros itens que sobraram).

–> Curiosidade do Lápis: o Cambridge Dictionary elegeu ao termo upcycling como a palavra do ano de 2019.

 upcycling no casamento sustentável
Amanda James Bridal

 vestido de noiva upcycled
Rosebud Vintage Bridal

Upcycling é reciclagem?

Não, meninas, fazer upcycling não é o mesmo que reciclar. “A reciclagem pega materiais de consumo – principalmente plástico, papel, metal e vidro – e os decompõe para que seus materiais básicos possam ser transformados em um novo produto de consumo, de qualidade inferior”. ” Então a reciclagem é considerada um downcycling, que é o oposto de upcycling.

Quando se faz upcycling de um item, não se desmonta ou destrói os materiais. A ideia é transformar o item existente, como exemplo cortar uma calça de couro para transformá-la em shorts e aplicar novos detalhes como studs ou bordados.

Outros exemplos incluem usar lenços vintage de tecido para imprimir o convite de casamento, fazer sacolas como lembrancinhas de velas de barcos ou ainda usar esquadrias de janelas de vidro para escrever sinalizações e decorar o espaço do casamento.

As peças ainda são feitos do mesmo material de quando se iniciou o processo. Além disso, o item upcycled normalmente é melhor ou tem a mesma qualidade que o original.

 lembrancinha de casamento upclycled
Pinterest

 garrafas na decoração de casamento sustentável
Barnsley House

 decoraçao de casamento upcycled
Alyssa Luzaich Photography

 convite de casamento upcycled
Lucky Luxe

As joias

Ao escolher seu anel de noivado e alianças de casamento, acompanhe as origens das gemas e metais. A mineração de diamantes causa impactos sociais e ambientais bastante prejudiciais para o meio ambiente. As práticas irresponsáveis dessa mineração causam erosão do solo, desmatamento e, em casos extremos, o colapso de ecossistemas inteiros.

Já a mineração de ouro causa poluição global de mercúrio, polui rios com ácido sulfúrico e destrói paisagens. Você sabia que a mineração moderna de ouro cria 20 toneladas de resíduos tóxicos para cada anel de ouro?

Mas tem solução para tudo nesse mundo, né? Selecionamos algumas abaixo:

  • Considere escolher um diamante cultivado em laboratório – afinal, eles são praticamente idênticos aos diamantes extraídos e custam significativamente menos.
  • Escolha gemas e metais reciclados, peças vintage ou diamantes e ouro de origem responsável. Comece no cofre a família, como fez o Príncipe William, que escolheu o anel de noivado de sua mãe, Lady Di, para pedir Kate Middleton em casamento. Tesouros e heranças familiares que carregam uma história sempre terão um lugar especial nos nossos corações.
  • Derreta o ouro de outras joias para fazer upcycling e criar um anel novo ou coloque um diamante existente em uma aliança, como o príncipe Harry fez com o anel de noivado de Meghan Markle quando incluiu pedras que eram da Princesa Diana no design que ele criou.
  • Considere alianças de casamento de madeira ou outro material diferente.

(Fonte: Brilliant Earth)

 aliança de casamento de madeira e titanio
Minter and Richter Des

 aliança de casamento eco friendly
Luu

9 passos para tornar seu casamento mais sustentável

Diminuir a sua lista de convidados e optar por um mini wedding, micro weding ou mesmo um  wedding weekend é um ótimo começo! Mas temos muito mais dicas, e o melhor é que você pode aplicá-las em todos os eventos pré casamento também, como o chá de panela, chá de lingerie e despedida de solteira!

Aposte no nosso passo a passo para fazer um casamento ecológico com sucesso:

 

1) Escolha fornecedores eco-conscientes

Se você deseja organizar um casamento ecológico com pouco desperdício, precisará da ajuda de seus fornecedores para que isso aconteça. O primeiro passo é excluir aqueles que não trabalham do jeitinho que você quer. Quando estiver pedindo orçamentos e conversando com eles, pergunte sobre suas políticas e práticas antes de tomar uma decisão final.

Os principais fornecedores para bater um papo com calma são o espaço de eventos, o buffet e confeitaria, o decorador e florista, pois essas são áreas que normalmente acumulam mais desperdício e geram mais lixo no casamento.

Tenha em mãos sua listinha antes de conversar com ele. Nós fizemos um checklist bem completo para te ajudar nesse momento, aproveita para fazer o download AQUI.

Como identificar um fornecedor de casamentos ecológico?

Pergunte a ele! Faça todas as perguntas que achar pertinentes, sem vergonha, tá bom? Vamos dar alguns exemplos:

  • Para o florista: “De onde você tira suas flores? Foram tratadas com pesticidas nocivos? Você usa espuma floral?“
  • Para o buffet: “Onde você compra seus ingredientes? O que acontece com a sobra de alimentos? Você compra ingredientes orgânicos locais?”
  • Para o espaço: “Qual é a sua política para itens de plásticos? Que tipo de produtos de limpeza você usa? Como o lixo é descartado? Você está envolvido em alguma iniciativa ecológica ou de caridade?”

 micro wedding sustentável
Air Balloon Project

 decoração de casamento ecofriendly
Air Balloon Project

2) Escolha a época certa do ano

Nós sabemos que a primavera e o outono são estações bastante procuradas para casamento por causa do clima mais ameno, nem tão quente e nem tão frio.

Uma das grandes vantagens dessas estações é que o consumo de energia vai ser menor, pois não haverá necessidade de usar dispositivos artificiais (ar condicionado ou aquecedores) para manter o ambiente numa temperatura confortável para os convidados.

 

3) A escolha do espaço

A escolha do espaço da cerimônia e festa de um casamento sustentável envolve alguns pontos:

  1. A localização geográfica dele: como se pode minimizar as viagens de ida e volta para o local do casamento? Não é segredo algum que as emissões de poluentes dos aviões e carros estão entre os principais contribuintes para os danos ambientais. Já pensou como vocês e os convidados irão chegar e ir embora do local do casamento? Para diminuir esse impacto, opte por espaços perto de onde todos vivem, ou organize um transporte fretado para os convidados e os fornecedores.
  2. Depois de decidir sobre a cidade ou região, procure um espaço de eventos que priorize a sustentabilidade por meio da eficiência operacional, fornecendo suprimentos e ingredientes locais, que tenha um sistema de reciclagem apropriado e priorizando a eficiência energética. Um espaço all inclusive é bem mais perto do ideal, reduzindo a necessidade de fornecedores extras, decoração e a maioria dos itens de uso único.
  3. Uma das maiores maneiras de reduzir o consumo de energia é se casar ao ar livre e durante o dia, onde o sol pode fornecer toda a sua iluminação e, de quebra, proporcionar fotos e vídeo de arrancar suspiros!
  4. Um local com muita beleza natural e personalidade incorporada em sua arquitetura e/ou história proporcionam um casamento ecológico incrivelmente único. Ele reduz significativamente a quantidade de decoração que você precisa ter que fazer, além de diminuir o desperdício e os gastos.
altar triangular para cerimônia de casamento ao ar livre sustentável
Melissa Gayle Photography

4) Convites e papelaria para um casamento sustentável

O convite de casamento, menus e tags de lembrancinhas, a quantidade de produtos de papel usados em um casamento é muito grande.

Você sabia que papel e embalagens glossy (com acabamento brilhante) geralmente não são feitos de materiais recicláveis e alguns podem até conter elementos que são prejudiciais ao meio ambiente?

Por isso, é importante encontrar um designer que ofereça materiais reciclados ou sustentáveis (como papel semente, que fica lindo num convite de casamento rústico) ou que use materiais alternativos, como tecidos reciclados, couro e madeira para fazer os itens de papelaria.

Veja abaixo algumas alternativas para diminuir o uso de papel no casamento ecológico:

  1. Reduzir o número de itens impressos necessários é um bom começo. Escolha um ou dois que você faz questão, como o convite, e abuse da internet. O save the date digital está cada vez mais comum, e fazer um site de casamento para colocar todas as informações pertinentes ao melhor dia da sua vida também. Para menus e orientações do espaço no dia do casamento, prefira espelhos ou lousas que podem ser usados novamente depois.
  2. Optar por convites que possam ser reutilizados após o casamento ecológico é uma boa pedida, assim como usar papéis recicláveis ou com base de fibras naturais, e dar preferência às impressões por toner ou serigrafia.
  3. Você também pode incluir uma pequena nota nos convites, incentivando os convidados a reciclá-los, em vez de jogá-los no lixo após o evento.
convite de casamento sustentável com desenho de uma bicicleta
Craig Willians
menu de casamento ecológico feito em folha de costela de adão
Vanessa Hicks

 

5) Decoração de casamento sustentável

Depois de escolhido o tema da decoração, a paleta de cores e a iluminação que ajudarão a definir o clima para a sua decoração de noivado, cerimônia de igreja e recepção do seu casamento, você precisará de uma decoração mínima para definir o cenário do grande dia.

Uma boa noticia é que aqui no Brasil, já estamos mais adiantados que nos outros países quando o assunto é embelezar um ambiente. Isso porque já é de praxe alugar todo o mobiliário e itens de decoração, evitando o desperdício e gerar lixo. A cadeira pavão ou a famosa cadeira Ghost de acrílico até o letreiro de neon, tudo pode ser reutilizado por outro casal depois.

vasos brancos com diferentes tamanhos para decoração de casamento sustentável
Matt Fox Photography

 decoração sustentável de casamento
Matt Fox Photography

 decoração de altar para casamento sustentável
Matt Fox Photography

6) Gastronomia do casamento sustentável

Quando falamos de ecoweddings ou casamento sem desperdício, a gastronomia pode ser um assunto muito debatido. As comidinhas são o centro de qualquer festa, é aquela memória afetiva gostosa que os convidados tem de um dia muito especial com os noivos.

Nem precisamos falar da mesa do bolo de casamento e docinhos, não é? O fato é que comida é também um dos maiores responsáveis pelo desperdício e pela pegada de carbono numa festa de casamento.

No Brasil, os alimentos percorrem um caminho muito longo até chegar à mesa. Eles saem do campo e viajam milhares de quilômetros para chegar em estações de processamento e só depois disso são distribuídos para feiras e supermercados.

Deu para imaginar como esse processo todo contribui para as emissões de gases de efeito estufa no planeta? Além disso, os alimentos que percorrem longas distâncias geralmente usam mais conservantes para mantê-los em bom estado.

Por isso é importante escolher fornecedores que usam ingredientes locais e/ou orgânicos e da estação para o seu cardápio. Quando comprados diretamente de produtores, os alimentos precisam de menos tempo na geladeira e menos embalagens para permanecerem frescos, e como eles vem de uma distância menor, é necessário menos combustível para transportá-la.

Optar por um menu vegano ou vegetariano também reduz o impacto ambiental. Se isso for muito drástico para vocês, procurem equilibrar o menu para que seja 50% vegetariano. Isso já ajuda bastante!

 finger food vegetariano casamento
Dishcover

 canudo-de-bambu-para-casamentos-sustentáveis
Katelyn Mallett Photography.

 mesa de doces em casamento sustentável
Melissa Fuller

 doces de casamento sem forminha
When He Found Her

7) O look dos noivos

 

As noivas

A primeira coisa que vem à mente dentro de um casamento ecológico é escolher um vestido usado. Nós sabemos que quando o assunto é vestido de noiva usado, a opinião fica dividida.

Nem todas as noivas veem essa opção como um meio de realizar seu sonho. No entanto, notamos que existe um aumento no interesse por parte das noivas em optar por vestidos de noiva de segunda mão. As procuras online por vestidos de noiva que incluem as palavras “vintage”, “usado” ou “second hand” aumentam coletivamente 38% ano a ano.

Não é à toa que nossa pastinha de vestidos de noiva no Pinterest tem um numero altíssimo de visualizações mensais!

Agora, se você curte a proposta, comece pelo armário de sua mãe ou avós. Se o vestido estiver muito datado ou com avarias, sempre existe a opção de fazer upcycling, basta achar uma boa costureira ou ateliê especializado e usar esse vestido como base para realizar o seu sonho.

Se você não curtir o vestido da sua mãe, comece da estaca zero e escolha um vestido que tenha a sua carinha, não importa o seu biotipo. Há modelos para todo mundo, incluindo de vestido de noiva plus size. Primeira parada: brechós e lojas de second hand.

noiva sorridente para foto com coroa de flores em casamento sustentável
Joanna Nicole Photography

Os vestidos vintage também são considerados second hand?

Vestidos vintage (com 20 anos ou mais) têm duas classificações: usados ou second hand. A grande vantagem desses modelos é o uso de materiais de qualidade incrível.

Imagine a seda pura, os bordados e a renda de décadas passadas, todos trabalhados com perfeição. Se produzidos nos dias de hoje, esses vestidos custariam uma pequena fortuna.

Vintage também inclui os vestidos de haute couture de designers famosos, por preços muito reduzidos. Ao escolher um vestido vintage você ganha muita qualidade por uma porcentagem do valor real.

Ainda assim não ficou apaixonada por nenhum vestido? Você pode alugar em lojas especializadas, inclusive seu vestido para casamento civil.

Mas, se você optar por um vestido novo, escolha um designer que use tecidos sustentáveis, como algodão orgânico ou seda vegana. Sem deixar as tendências que você ama de lado. Ainda, considere um modelo que possa ser reutilizado em outras ocasiões. Outra opção é vender ou doar o vestido após o casamento.

 vestido de noiva vintage de seda
The Twins

 vestido de noiva curto vintage
Indie Love

Os noivos

Assim como as noivas, o melhor lugar para iniciar a pesquisa é dentro do próprio armário do noivo. A maioria dos homens já tem um ou dois ternos que podem ser perfeitamente maravilhosos para o casamento quando combinados com sapatos e acessórios novos.

Se isso não funcionar, tente procurar um terno que possa usar depois, ou mesmo alugar. Se ele não é realmente um tipo de homem que usa terno ou o casamento é mais descontraído, considere uma camisa branca com calça.

 noivo com terno bege em casamento sustentável
Melissa Gayle Photography

 traje de noivo bege com lapela
Air Balloon Project

A beleza

Se você planeja fazer o penteado de noiva e a maquiagem profissionalmente, procure um profissional com antecedência, para garantir que você encontre alguém que use produtos ecológicos, veganos e não testados em animais (cruelty-free).

Primark

8) Lembrancinhas para casamento sustentável

A lembrancinhas de casamento é um mimo que se tornou uma tradição, mesmo não sendo algo obrigatório. Porém, é uma maneira super fofa de agradecer aos amigos, familiares por estarem reunidos neste dia tão incrível.

Se vocês optarem por dar esse mimo no dia do SIM, é importante que elas tenham a carinha do casal, que sejam uma extensão da sua personalidade e do estilo do casamento ecológico. Nada melhor que uma lembrancinha de casamento recheada de carinho, amor e gratidão para que os convidados levem para casa um pedacinho dessa data memorável.

As lembrancinhas mais bacanas e sustentáveis são aquelas que os convidados podem aproveitar depois. Uma opção são os populares vasinhos com suculentas, ervas ou cactos.

Não tem como errar com uma lembrancinha comestível –ou que se pode beber! De barras de chocolate artesanal, passando por geléias, pimentas, molhos, cerveja ou pró seco até pão orgânico e azeite, essa é uma ideia que vai ficar na memória de todos.

Coisas fofas para o lar também estão em alta, como mugs, panos de prato, sabonetes artesanais ou sacolas de pano. Esses itens de uso diário vão ser uma doce lembrança dos noivos para os convidados.

vela em vidro com ervas para lembrancinha de casamento sustentável

 mel artesanal para lembrancinha casamento ecológico
Sophia Lemon

 lembrancinha-para-casamento-sustentável
Botany Barn Canada

lembrancinha de casamento sustentável
Gift4Angel

9) Lista de presentes para casamento sustentável

Ao fazer a lista de presente de casamento, evite pedir presentes que você não precisa ou não vai usar. Em vez de pedir um monte de coisas típicas de listas de casamento. Por exemplo: você realmente precisa de panela de foundue? Pense em produtos úteis e ecológicos de empresas sustentáveis e locais.

Adoramos opções alternativas como pedir cotas de lua de mel ou doações para uma causa solidária próxima ao seu coração. Sendo essa uma tendência que vem crescendo aqui no Brasil, pois, é uma maneira de começar a vida nova promovendo o bem estar e retribuindo para a sociedade.

Você pode fazer o bem de várias formas usando seu casamento ecológico como ponto de partida. Uma ideia é escolher itens do casamento produzidos por centros de apoio e comunidades locais.

Ainda, a doação das sobras para asilos e creches até a lista solidaria, onde vocês podem destinar uma porcentagem ou totalidade dos presentes recebidos para algum trabalho social. Uma organização que está em nossos corações, por exemplo, é a Médicos Sem Fronteiras.

como fazer um casamento sustentável
Harmony in Happenstance

 

Como reduzir o desperdício?

Agora, como reduzir o desperdício de alimentos? Converse com o seu fornecedor sobre como guardar ou distribuir as sobras. Pergunte que tipo de serviço, na experiência dele, tem menos desperdício: um serviço empratado ou sistema self-service (serviço americano) e faça sua escolha de acordo.

Lembrete: Existem mil maneiras diferentes para deixar sua mesa de doces de casamento maravilhosa e apetitosa sem uma só forminha ou embalagem nos doces, inclusive se você optar por substituir o bem-casado por outra gostosura!

Deu para imaginar o lixo que elas geram, isso sem falar que são item de uso único? Converse com o decorador para saber tudo sobre as soluções lindas para dar água na boca dos convidados na mesa do bolo sendo ecologicamente corretos.

Se, por acaso, você escolheu um casamento ecológico no campo, pode ser que o espaço tenha como lidar com alguns tipos de compostagem lá mesmo. Você vai ficar surpresa com o que pode ser compostado: ossos de frango, sobras de bolo, restos de comida, itens de papel, etc.

Obviamente, não deixe de consultar o espaço para obter mais detalhes sobre sua capacidade de ajudar para fazer um casamento com pouco desperdício.

 composteira para casamento ecológico
Simply K Studio

 barril de madeira para lixos recicláveis
Simply K Studio

Flores: elas não são naturalmente ecológicas?

Bom, tecnicamente sim, mas ainda existem maneiras de escolher flores para a decoração do seu casamento ecológico e reduzir sua pegada de carbono no planeta.

Muitas flores de casamento são importadas e tratadas com pesticidas, prejudicando tanto a saúde quanto o meio ambiente. Além disso, o transporte aumenta a pegada de carbono. Para um casamento sustentável, escolha uma florista local que use flores sazonais e nativas, sem pesticidas.

Se o casamento for ao ar livre, aproveite a vegetação natural e considere usar plantas em vasos, como orquídeas e ervas, que podem ser reutilizadas depois. Alternativas como galhos, capim dos pampas e flor mosquitinho também são ótimas opções.

Um assunto importante que precisamos abordar é o problema da espuma floral, um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso, usada nos arranjos. Acontece que ele nunca se biodegrada e é feito de produtos químicos tóxicos como formaldeído, por isso também é cancerígeno.

Felizmente já existe uma crescente conscientização sobre o lado negro da espuma floral e muitos profissionais estão abandonando esse recurso por outras técnicas para fazer arranjos deslumbrantes.

–> Dica do Lápis: para que seus lindos arranjos de flores não sejam jogados fora depois de sua celebração, trabalhe com uma empresa que retire os arranjos e os reutilize ou doe para asilos ou hospitais.

 noiva em casamento sustentável
Haley Richter Photography

 noiva em home wedding ecológico
Haley Richter Photography

Vale a pena evitar

Existem alguns itens que é bom evitar. Por mais que os amemos, balões e lanternas de papel podem ser bastante prejudiciais ao meio ambiente e à vida selvagem local, dependendo de como você os descartará. Para um casamento mais ecológico, tente se concentrar em itens recicláveis ou reutilizáveis, como artigos de vidro, macramé, fitas, livros e castiçais antigos, etc.

Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. Opte pela luz do dia ou, se precisar, por velas. Onde a iluminação elétrica é usada, verifique se ela usa LEDs para economizar energia.

Existem muitas ideias criativas para saída dos noivos que são sustentáveis e biodegradáveis, como folhas, pétalas de flores ou bolhas de sabão.

 semente de passarinho para saída dos noivos
Via Green Wedding Shoes

 confete ecológico para saída dos noivos
Via Green Wedding Shoes

Confira nossos fornecedores para um Casamento sustentável

Sonha com um casamento sustentável? Então, você precisa conhecer o nosso time de fornecedores do Lápis de Noiva!

Além de serem profissionais apaixonados por casamentos, eles usam toda a sua experiência e conhecimento e se empenham em oferecer o melhor serviço, com respeito ao meio ambiente e atenção a cada detalhe.

Transforme seu grande dia em uma celebração consciente e cheia de propósito! Só clicar aqui!

mesa de casamento sustentável

Conclusão

Em resumo, um casamento sustentável vai além de uma simples tendência; é uma realidade. Muitos noivos estão buscando maneiras de realizar uma celebração que une propósito e ao mesmo tempo contribua para o meio ambiente.

 

O post Casamento sustentável: como organizar um casamento ecológico apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Vestido de noiva usado: por quê vale a pena investir em um? https://lapisdenoiva.com/vestido-noiva-usado/ Thu, 26 Sep 2024 18:00:16 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=164925 Encontrar o vestido de noiva dos sonhos é encontrar uma roupa para melhorar e refletir a pessoa que a veste, não importa se ela é nova ou se já tem um pouco mais de história. Um vestido de noiva usado de segunda mão, pode ser mais econômico, especial e amigo do meio ambiente.     […]

O post Vestido de noiva usado: por quê vale a pena investir em um? apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Encontrar o vestido de noiva dos sonhos é encontrar uma roupa para melhorar e refletir a pessoa que a veste, não importa se ela é nova ou se já tem um pouco mais de história.

Um vestido de noiva usado de segunda mão, pode ser mais econômico, especial e amigo do meio ambiente.

 

modelos com vestidos de noiva usado
Lemonade Pictures

 

Nesse post você vai encontrar
  1. Vestido de noiva usado de segunda mão, vale a pena?
  2. O que é um vestido de noiva de segunda mão?
  3. Os vestidos vintage também são considerados de segunda mão?
  4. 3 bons motivos para escolher um vestido de noiva usado
  5. Os prós e contras em usar um vestido segunda mão
  6. Como comprar ou alugar um vestido de noiva usado?
  7. As possibilidades de alterações
  8. Perfeição leva tempo
  9. Como vender o vestido de noiva usado?
  10. Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das melhores dicas
noiva com vestido com renda
Beatriz Chiarelli

 

Vestido de noiva usado de segunda mão, vale a pena?

A maioria de nós não pensaria duas vezes em pedir emprestado, alugar ou comprar quase tudo. Pensa bem: você não pede um livro ou uma bolsa emprestados ou aluga um carro?

Muitas vezes mais barato, sempre mais ecológico e cheio de histórias, estamos mais do que acostumadas a alugar uma casa de praia ou receber uma aliança que foi de uma mulher querida da família, especialmente nos últimos anos em que várias plataformas online tornaram mais fácil do que nunca compartilhar isso tudo.

Mas quando o assunto é vestido de noiva de segunda mão, a opinião fica dividida. Nem todas as noivas vêem essa opção como um meio de realizar seu sonho. Usar um vestido do jeitinho que se imaginou é uma tentação grande. No entanto, notamos que existe um aumento no interesse por parte das noivas em optar por vestidos de noiva usados.

As procuras online por vestido de noiva que incluem as palavras “vintage”, “usado” ou “second hand” aumentam coletivamente 38% ano a ano.

noiva com vestido usado ao lado do noivo em campo
Angela Ward Brown Photography

 

O que é um vestido de noiva de segunda mão?

É aquele vestido que já foi usado por uma outra noiva, apresenta um perfeito estado de conservação e é um modelo atual, possibilitando dessa forma, a continuidade de uma história e uma nova oportunidade à peça.

Os vestidos vintage também são considerados de segunda mão?

Os vestidos vintage (com 20 anos ou mais de idade) podem ser considerados usados ou second hand. A grande vantagem deles é que foram feitos com material de qualidade incrível.

Imaginem a seda pura, bordados e a renda das décadas passadas e construídos com perfeição, tanto que, se eles fossem feitos hoje, custariam uma pequena fortuna. Vintage também inclui os vestidos de haute couture de designers famosos, por preços muito reduzidos. Ao escolher um vestido vintage você ganha muita qualidade por uma porcentagem do valor real.

 

 vestido de noiva vintage  usado
Alex Tenters Photography

 vestido de noiva vintage  com manga longa
Alex Tenters Photography

3 bons motivos para escolher um vestido de noiva usado

Se você está na dúvida de como escolher um vestido de noiva usado, separamos dicas preciosas para te auxiliar!

1) É bom para o planeta

Os noivos que se casam agora estão muito conscientes dos danos que causam no planeta e estão procurando ativamente ser o mais ecologicamente corretos possíveis. Tanto que afirmamos que o casamento sustentável não é tendência, é uma realidade e parte do lifestyle.

Para se ter uma ideia, a busca por casamentos com pouco desperdício cresceu 235% no Pinterest. Os noivos estão mais atentos em relação às maneiras de reduzir o impacto ético e ambiental de seu consumo dentro de casa, o que está refletindo numa nova maneira de viver e isso tudo, com certeza, vai refletir em seus casamentos.

Uma das maneiras de diminuir a pegada de carbono do grande dia é não investir num vestido de noiva que vai ser usado somente uma vez na vida.

 vestido de noiva  usado
Redress

 vestido de noiva usado com manga rendada
Redress

2) O custo benefício

Não se pode negar o custo e o quanto seu budget vai te agradecer por escolher um vestido usado (second hand). Vai fazer uma grande diferença nos seu planejamento financeiro do casamento. Afinal, considerando o custo de mercado, o vestido de noiva usado terá um custo benefício mairo.

É claro que os preços são influenciados pelo designer e pela idade do vestido, mas geralmente têm um bom desconto no preço original de varejo.

noiva com vestido com laço nas costas
Angela Ward Brown Photography

 

3) Valor sentimental

É inquestionável o valor sentimental que o vestido de noiva carrega. Logo, o prazer sentimental de ver um vestido renascer dessa maneira só aumenta quando pertence a um membro da família.

 

 vestido de noiva vintage de segunda mão
Caro Weiss Photography

 noivos caminhando na rua
Paul & Nanda – Wedding Photography

Os prós e contras em usar um vestido segunda mão

Assim como qualquer outra coisa, a compra de um vestido de noiva usado tem seus prós e contras. Vamos ver juntinhas:

Os prós

O preço: A grande vantagem dos vestidos de noiva usados (ou second hand) é que muitas vezes você pode encontrar um maravilhoso por uma fração do seu custo original. O seu vestido de noiva dos sonhos pode sair uma pechincha.

Já foi usado num dia muito feliz: Os vestidos de noiva foram feitos para serem usados no que é considerado um dos dias mais felizes e importante da vida. É uma pena deixar uma peça tão bonita pendurada no fundo de um guarda-roupa. Estamos na era da consciência que nos faz repensar hábitos e atitudes e a economia circular é a alternativa para a melhor relação com o meio ambiente e com a moda.

Muitas oportunidades: Existem muitas ofertas de vestidos de noiva usados e você pode acabar se apaixonando por um estilo, cor ou modelo que você nunca imaginou antes.

Fazer parte de algo maior: Compartilhar histórias e colaborar com a moda consciente.

 

vestido de noiva de segunda mão no casamento na igreja
Kitchener Photography

 

Os contras

O preço: Obviamente, nem todos os vestidos de segunda mão são baratos. É preciso pensar bem se você prefere um vestido de marca famosa por estar mais barato ou se prefere alguma outra opção (um vestido novo sem marca conhecida, um vestido upcycled, um vestido feito à mão, ou de linha, etc.)

Já foi usado antes: A realidade é que vestidos de noiva de segunda mão já foram usados antes. Se a exclusividade é um fator importante para você, um vestido second hand não é a melhor escolha. “Para noivas que buscam um modelo exclusivo feito sob medida, este não se encontra no mercado second hand.”

Tamanho: A restrição de tamanho é um dos principais contras. Os vestidos de noiva costumam ser feitos para se adequar a uma noiva em particular; portanto, encontrar um que se encaixe corretamente no seu biotipo pode ser um problema. Veja aqui como escolher o vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo.

–> Dica do Lápis: uma solução é comprar um vestido de noiva usado maior que o seu tamanho e alterá-lo. No entanto, isso implicará custos de alteração que você deverá planejar no seu orçamento.

 

vestido de noiva usado estilo vintage
Ash Powell

 

Como comprar ou alugar um vestido de noiva usado?

Assim como a compra de vestidos de noiva novinhos em folha, pode-se encontrar um vestido de noiva usado pesquisando na Internet, visitando lojas especializadas ou abrindo o armário das mulheres da sua família.

Somente você (olhando seu próprio orçamento, seu corpo, sendo realista com suas expectativas e sincera com seu gosto) saberá qual das opções é a melhor para você.

 

Vestidos de noiva usados online

Se você gostou de um vestido e vai comprá-lo em algum site, temos algumas dicas para que você não acabe com uma enorme dor de cabeça. Infelizmente acontece mesmo, gente! Aliás, essas regrinhas valem para vestidos novos também, tá?

  1. O processo de compra online será feito sem assessoria nenhuma e ficará por sua conta e risco. Alguns sites têm chat ou assessoria muito limitada, então não conte com a eficiência deles nessa hora.
  2. Analise cuidadosamente as referências do e-commerce. Olhe os reviews, os comentários, e principalmente, as reclamações. Leia atentamente a política de trocas e devoluções.
  3. Temos que falar de custos, não é? Além do vestido em si, é preciso calcular o frete e o fato de seu vestido acabar na alfândega aqui e ser taxado. Você vai comprar em dólar ou euro? Não se esqueça da cotação e os impostos e taxas do cartão de crédito.
  4. A gente sabe que o povo abusa do Photoshop nas imagens de e-commerce. As fotos divulgadas são sempre editadas e corrigidas com filtros, a peça é sempre diferente da que você vai receber. Se possível, peça fotos detalhadas do modelo que você se apaixonou, pergunte qual o tipo de tecido usado e como é o acabamento.
  5. Envie suas medidas exatas, nem muito grande, nem pequeno demais.
  6. Este tipo de compra pede muita antecedência. Imagine tudo o que pode acontecer (prazo de entrega + tempo de correio + tempo para liberar na alfândega + tempo para fazer ajustes) para calcular com quanta antecedência você vai precisar comprar seu vestido.

 

 vestido de noiva usado boho
Redress

 vestido de noiva usado com volumewith VSCO with g9 preset
Redress

 

Agora falando especificamente sobre vestidos second hand:

  1. Você vai precisar de bastante tempo pesquisando até achar o vestido dos seus sonhos.
  2. Seja específico com seus termos de pesquisa: citar as marcas ou épocas associadas ao estilo que você deseja ajudará a restringir a pesquisa aos itens mais relevantes.
  3. Seja flexível com os tamanhos, os ajustes e cortes dos vestidos de noiva antigos e usados ​​podem ser bem diferentes dos dias de hoje, por isso não espere que o seu tamanho habitual seja 100% equivalente ao da peça. Além disso, como ele foi usado, também pode ter sido alterado.
  4. Seu vestido vai precisar de ajustes. A maioria das noivas precisa alterar o vestido de casamento após a compra, portanto, não se assuste com a ideia de ter que alterá-lo para se adequar ao seu corpo.
  5. Considere a condição da peça. Sinais mais significativos de desgaste e danos exigem mais reflexão. Não arrisque seu dinheiro com itens desgastados, furados e manchados.
  6. Não tenha medo de fazer perguntas! A beleza de fazer compras através de uma plataforma significa que você tem uma linha direta com o vendedor, onde pode fazer as perguntas que quiser.
  7. Se você gostar do vestido, compre: vestidos vintage e usados geralmente são peças únicas.
  8. Se possível, prove modelos similares antes da compra online, para ter a certeza do caimento.

 

 vestido de noiva dourado segunda mão
Claudia Rose Carter

 vestido de noiva usado com capa
Liz Martinez

 

Vestidos de noiva usados em Loja Física

Para algumas noivas, a experiência da boutique é única que elas fazem questão de vivê-la. Felizmente existem muitas lojas com curadoria impecável no mercado.

Lojas com esse propósito buscam produtos de qualidade e que, além de ter maior durabilidade, também sejam atemporais, como são os caso das roupas e acessórios de grifes. Esse é um momento mágico em que a noiva tem que se encontrar e realizar o grande sonho da sua vida, achar o vestido ideal para seu casamento.

  1. Pesquise e faça uma pasta com inspirações e referências. Conheça seu corpo para saber valorizar bem a sua silhueta, escolher realmente o que tem a ver com você! Confie no profissional que  a atender, tenha certeza que o objetivo dele é te ajudar e te ver realizada, essa é a maior gratidão/ recompensa.
  2. Conheça a loja e seus propósitos, para ter a certeza de que os produtos são selecionados a partir de um criterioso processo de curadoria para criar uma experiência completa e oferecer vestidos em boas condições. Tenha a certeza de que a loja garante a qualidade e principalmente, a autenticidade de cada peça.
  3. Não compre cegamente, sem fazer perguntas e sem estar 100% satisfeita.
  4. Verifique cuidadosamente se há imperfeições antes de comprar. Vestidos usados podem ter algum desgaste e é importante que você esteja completamente satisfeita com sua escolha.

 

noiva com madrinhas em casamento no campo
Rooftop Mosaic

 

Pergunte na hora da compra

É importante ser questionado sobre:

  • a possibilidade de alterações no vestido;
  • o prazo para o início dos ajustes e entrega;
  • o que será necessário para as provas;
  • como armazenar o vestido até a data do casamento, bem como as formas de pagamento e esclarecimento das questões contratuais.

 

vestido de noiva usado rendado
Elaine Williams Photography

 

As possibilidades de alterações

Diversas alterações são possíveis, desde que não haja a mudança da silhueta e estrutura do vestido. Deve-se respeitar as limitações individuais de cada vestido.

Confecção de diferentes tipos de manga, alça, bordado, aplicação de rendas, decote, tudo isso é viável realizar nos ajustes dos vestidos. São alterações que agregam muito ao look e mudam completamente do modelo original. Falamos bastante sobre alterações no nosso post sobre vestido de noiva sustentável.

 

modelos com vestidos de noiva usados
Alex Tenters Photography

 

Perfeição leva tempo

Com quanto tempo de antecedência a noiva precisa comprar seu vestido para dar tempo dele ficar perfeito? Para vestidos second hand, o prazo aconselhável para a escolha do vestido de noiva é de 10 (dez) a 6 (seis) meses de antecedência do casamento.

A importância desse prazo é em virtude das questões que estão relacionadas diretamente com o vestido de noiva. Acessórios, buquê, cabelo e maquiagem, sapato são itens que a noiva precisa fechar após a escolha do vestido, para que tudo fique harmônico.

 

 vestido de noiva com laço grande nas costas
Redress

 vestido de noiva com manga rendada
Redress

Como vender o vestido de noiva usado?

Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum é a venda do vestido de noiva. Muitas noivas preferem não guardar o vestido e, até mesmo, veem essa venda como uma forma de recuperar parte do investimento feito na compra.

Por outro lado, noivas que estão começando a planejar o casamento podem aproveitar essa oportunidade para adquirir um vestido incrível por um preço mais acessível, o que ajuda bastante no orçamento, certo?

Dessa forma, todos saem ganhando: a noiva que vende e a futura noiva que compra. Para quem deseja vender o vestido, o processo é simples e prático.

Atualmente, existem várias opções para anunciar vestidos usados, como sites especializados, redes sociais e brechós. Por isso, separamos dicas úteis para fazer uma boa divulgação:

  • Seja transparente sobre o estado do vestido: descreva qualquer mancha, rasgo ou detalhe relevante.
  • Informe sobre ajustes ou alterações feitas na peça.
  • Inclua fotos de alta qualidade, que mostrem o vestido em detalhes.
  • Compartilhe dicas de conservação, para mostrar que o vestido foi bem cuidado e está em boas condições.
  • Seguindo essas dicas, a venda pode ser ainda mais eficiente!

vestidos de noiva pendurados

 

7 plataformas para vender seu vestido de noiva usado

Abaixo listamos algumas sugestões de lojas para a venda do seu vestido. Porém, ressaltamos que é superimportante que você atente-se a cada condição e instruções, para que não tenha nenhum problema em anunciar, tudo bem?

1 – See Dress
O See Dress é um e-commerce especializado em vestidos de festa, noiva e acessórios, oferecendo peças exclusivas em condições impecáveis, sob a curadoria de Cynthia Landsberger.

2 – Empório Lulu
O Empório Lulu é uma plataforma especializada em anúncios para o mercado de casamentos e festas. Lá, há uma conexão entre compradoras e vendedoras de todo o Brasil, oferecendo vestidos de noiva, vestidos de festa e acessórios.

3 – I Do – Bazar de Vestidos de Noiva
Com acervo fixo em Porto Alegre com cerca de 200 peças, do manequim 34 ao 54, o I Do é um bazar de vestidos de noiva, novos ou usados uma vez. Conta com mais de 2.000 vestidos em seu acervo ao longo de 9 anos.

4 – Usei uma vez
A Usei Uma Vez ajuda noivas a revenderem e encontrarem vestidos dos sonhos, promovendo consumo consciente. Os produtos são divulgados no site até 10 dias após o envio do anúncio.

5 – Enjoei
No Enjoei, você pode anunciar de forma gratuita, e o site fica com 20% do valor da venda. A entrega é feita pelo próprio vendedor, e o pagamento é liberado sete dias após a compradora receber o pedido.

6 – Weddalia
Para anunciar no Weddalia é preciso desembolsar o valor de R$ 29,90. E não comissão e a compra, ou seja, o pagamento e entrega são combinadas entre as partes interessadas.

7 – Etiqueta única
A Etiqueta única também oferece acessórios de luxo de segunda mão, e se destaca pela segurança e agilidade no processo de venda.

noiva provando vestido

Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das melhores dicas

Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim?

Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.

Acesse a home do Lápis para navegar por casamentos reais inspiradores, indicações de ouro de fornecedores e muito mais!

O post Vestido de noiva usado: por quê vale a pena investir em um? apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Vestido de noiva sustentável: conheça o upcycling na moda noiva https://lapisdenoiva.com/vestido-de-noiva-sustentavel/ https://lapisdenoiva.com/vestido-de-noiva-sustentavel/#comments Tue, 20 Aug 2024 18:00:56 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=164130 Ao escolher um vestido de noiva para o seu casamento, há sempre múltiplos fatores a se considerar. Para a noiva eco consciente, um vestido de noiva sustentável que possui todo um cuidado na cadeia de produção, de maneira que impacte menos o meio ambiente é fundamental.     Vestido de noiva sustentável, é possível? O […]

O post Vestido de noiva sustentável: conheça o upcycling na moda noiva apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Ao escolher um vestido de noiva para o seu casamento, há sempre múltiplos fatores a se considerar. Para a noiva eco consciente, um vestido de noiva sustentável que possui todo um cuidado na cadeia de produção, de maneira que impacte menos o meio ambiente é fundamental.

 vestido de noiva sustentável
Victoria Alexis Designs

 noiva usando vestido restaurado
Victoria Alexis Designs

 

Nesse post você vai encontrar
  1. Vestido de noiva sustentável, é possível?
  2. O que é Upcycling?
  3. Upcycling é reciclagem?
  4. A Nasty Girl cantou a bola fashion anos atrás
  5. 6 benefícios do Upcycling
  6. O Upcycling e o vestido de noiva Sustentável
  7. Onde achar vestidos para fazer Upcycling
  8. As emoções de usar um vestido de noiva previamente usado
  9. Técnicas de Upcycling para um vestido de noiva sustentável
  10. Conclusão

 vestido de noiva sustentável
Camila Machado Atelie

 detalhe de vestido de noiva sustentável
Camila Machado Atelie

 

Vestido de noiva sustentável, é possível?

O seu vestido de noiva é o início de um novo ciclo. Você já parou para pensar como você quer começar esse novo ciclo?

Seu vestir também é sobre despertar e vestir-se de si mesma, com personalidade e consciência em um dos dias mais marcantes de nossas vidas. É sobre propósito, essência e sincronicidade. Uma trama que entrelaça conexões e resgates ancestrais que geram novas e diferentes possibilidades. Sempre com uma pitada gostosa de ousadia e atitude!

Nós aqui do Lápis notamos que existe uma vontade crescente entre os casais refletir seu estilo de vida no casamento. Sendo ele, cada vez mais eco consciente e sustentável. Que tal começar pelo vestido para fazer seu casamento sustentável?

A ideia vem de uma consciência eco-planetária, de um cuidado com a terra e com os danos causados nela. Partindo do pressuposto de que cada pequena ação praticada por nós gera um grande impacto futuro. Pequenos gestos vão longe, como escolher upcycling para o vestido de noiva sustentável.

E, como adoramos trazer muita inspiração aqui no blog para te fazer sonhar com o vestido de noiva ideal. Que tal saber um pouco mais sobre essa opção. Bora lá?

 

vestido de noiva sustentável em esboço
Erin Wasson

 

O que é Upcycling?

A definição de upcycling, também conhecida como reutilização criativa. Nesse sentido, é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais. Ou ainda, produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.

Fazer upcycling é uma maneira de processar um item para torná-lo melhor e mais valioso do que o original. Usando a moda como exemplo, upcycling é transformar uma peça de roupa que não serve mais, que está manchada ou rasgada e reformá-la para usá-la novamente.

Upcycling pode ser feito usando resíduos pré-consumo, pós-consumo ou uma combinação dos dois. No caso da moda, os resíduos pré-consumo são produzidos enquanto os itens estão sendo fabricados (como os pedaços de tecido que sobraram após o corte de uma modelagem).

E os resíduos pós-consumo resultam do produto final atingindo o fim de sua vida útil para o consumidor (como uma camiseta que não cabe mais, a embalagem ou outros itens que sobraram).

–> Curiosidade do Lápis: o Cambridge Dictionary elegeu ao termo upcycling como a palavra do ano de 2019.

 

estilista costurando vestido de noiva sustentável
Erin Wasson

 

Upcycling é reciclagem?

Não, meninas, fazer upcycling não é o mesmo que reciclar. A reciclagem pega materiais de consumo – principalmente plástico, papel, metal e vidro – e os decompõe para que seus materiais básicos possam ser transformados em um novo produto de consumo, de qualidade inferior.

Então, a reciclagem é considerada um downcycling, que é o oposto de upcycling. Quando se faz upcycling de um item, não se desmonta ou destrói os materiais. Ao contrário, a ideia é transformar o item existente, por exemplo, cortar uma calça de couro para transformá-la em shorts e aplicar novos detalhes como studs ou bordados.

Sendo assim, a peça ainda é feita do mesmo material de quando se iniciou o processo. Além disso, o item upcycled normalmente é melhor ou tem a mesma qualidade que o original.

 

 vestido de noiva reciclado
Ida Edlund

 manequim com vestido de noiva reciclado
Ida Edlund

 

A Nasty Girl cantou a bola fashion anos atrás

A marca americana Nasty Gal da Sophia Amoruso, que começou em 2003, era um brechó. Você lembra da série Girl Boss na Netflix sobre como ela começou?

Bom, não satisfeita em ser apenas uma vintage store, a Sophia começou a alterar as peças que encontrava ou comprava para deixá-las atuais e passou a fazer um styling bacana ao fotografá-las para criar desejo em suas consumidoras. Com isso, o upcycling ficou conhecido em grande escala na moda.

 

 shorts preto com aplicações metálicas
Nasty Gal

 modelo com blusa upcycling
Nasty Gal

 

6 benefícios do Upcycling

Upcycling deixa de adicionar coisas a um mundo que já está sobrecarregado com coisas materiais. Também reutiliza materiais de formas criativas e inovadoras que, de outra forma, acabariam no aterro, produzindo itens originais, geralmente únicos, de itens que muitos consideram lixo.

Seja com peças de vestuário do dia a dia ou de desfiles, o upcycling na moda pode desafiar os códigos culturais – questionando o que consideramos lixo X moda ou belo X feio. Ele também pode ser uma conexão com a nossa história – incorporando peças vintage ou usando uma herança familiar para criar uma peça original, preservando um pouco da memória.

 

1) Salva materiais que acabariam no aterro

Hoje em dia, muitas marcas e designers estão fazendo coisas muito legais com itens vintage. Muitos que já estavam a caminho do aterro foram recuperados por algumas pessoas muito criativas.

Você sabia que um material durável como mangueira de incêndio pode ser transformado em acessórios de luxo sustentável?

 

 upcyling de vestido de noiva
Victoria Alexis Designs

 noiva com upcyling
Victoria Alexis Designs

2) Reduz a entrada de materiais no aterro

Nós nos acostumamos ao fast everything. Tomemos a indústria da moda como exemplo: tendências que mudam a cada estação nos levam a um estado perigoso de superprodução e consumo excessivo.

Além disso, muitas pessoas compram roupas que usarão apenas uma vez e, depois de alguns meses, acabam jogando fora. Diante disso, é cada vez mais urgente repensar nossa relação com o que vestimos. Se dermos uma olhadinha nos números provam que há algo de errado em insistir na mentalidade fordista na indústria da moda.

De acordo com um levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation, organização inglesa estabelecida em 2010 com a missão de acelerar a transição rumo a uma economia circular, cerca de USD 500 bilhões são perdidos todos os anos em roupas que mal são usadas ou recicladas.

Isso é o equivalente a um caminhão de lixo têxtil descartado no mundo por segundo. Somos co-responsáveis por esses números.

 

3) Faz uso mínimo de recursos naturais

Fazer upcycling com os recursos existentes significa que não precisamos usar nenhuma nova matéria-prima no processo de produção. Você sabia que são necessários 2.700 litros para produzir o algodão necessário para fazer uma única camiseta?

 

4) Celebra o trabalho artesanal

Por trás de cada produto reciclado, existe um artesão criativo e talentoso. Os produtos upcycled celebram as pessoas que amam fazer as coisas com as próprias mãos e incentivam uma criatividade que beneficia o meio ambiente e a sociedade.

 

 noiva costurando seu vestido
ryan mccauley photo

 noivos caminhando em campo
ryan mccauley photo

 

5) Apoia a indústria local e rural

Outro benefício socioeconômico do upcycling é que ele apoia pequenas empresas locais e indústrias rurais. Isso beneficia os artesãos, dando-lhes a oportunidade de prover suas famílias por meio do empreendedorismo.

Do mesmo modo, dar destaque aos processos manuais e, assim, humanizar a produção, permite valorizar a cultura local, as técnicas artesanais e as relações que se estabelecem ao longo dessa cadeia. O produto final, que carrega e conta essas histórias, tem o poder de transformar as relações de produção, consumo e uso.

O modelo linear, que se baseia em extrair, produzir e descartar rapidamente e em volumes injustificáveis, faz cada vez menos sentido, especialmente considerando as previsões de escassez de recursos naturais em um futuro não tão distante.

 

6) Reduz os custos de fabricação

Se os designers fazem itens com materiais recuperados, isso pode reduzir drasticamente seus custos de fabricação. Muitas empresas oferecem itens antigos a custo zero ou mínimo – tecidos de roupas podem ganhar nova vida como tapetes e almofadas e velas de barco podem ser transformadas em sacolas para compras, por exemplo.

 

 vestido de noiva reformado
Rosebud Vintage Bridal

 vestido de noiva pintado a mão
Alex Kwong Photography

 

O Upcycling e o vestido de noiva Sustentável

O segmento de vestidos de noiva é uma das maiores indústrias que contribuem com resíduos, em termos de uso, armazenamento e custos de fabricação. Os resíduos produzidos são provenientes de vestidos de noiva que não são mais usados, os que estão fora de moda e o que sobra da produção deles.

Os vestidos de noiva descartados são os que tem falhas de produção, baixa qualidade e não cabem mais em espaço de armazenamento. O desperdício também é causado pelas muitas lojas que se livram deles porque não são da estação vigente, estão danificados, manchados ou defeituosos e não podem ser reparados.

Felizmente, há um número crescente de designers trazendo uma produção consciente ao segmento de noivas, com iniciativas que vão desde o upcycling de tecidos até o apoio a artesãos locais.

Ações como essas, aliadas às novas tecnologias, fomentam a economia local, tanto de insumos para tingimento quanto de fibras têxteis- promovendo ações de plantio orgânico e agricultura familiar- até ateliês que resgatam vestidos prontos para dar-lhes uma nova vida.

A valorização desses aspectos possibilita uma produção responsável e sustentável tanto nos aspectos ambientais, quanto sociais e econômicos.

 

 noiva com vestido de renda vintage
Minnie Opal Boutique

 vestido de noiva com renda vintage
Tender Blue

Onde achar vestidos para fazer Upcycling

É aqui que a imaginação começa a correr solta e livre. As noivas podem encontrar essas alternativas tanto em marcas locais, que priorizem a economia circular, quanto em bancos de tecidos, brechós, Mercado Livre, sites, ou nos armários de suas mães, tias e avós.

No caso das marcas, algumas já oferecem em seu catálogo essas alternativas. Desde pequenas práticas, como o primeiro aluguel sob medida, que permite que o vestido possa ser reutilizado posteriormente de outras formas. Há outras mais factíveis, como próprio upcycling e a priorização dos tecidos naturais e 100% nacionais, eliminando o uso do poliéster.

Encontrado em diversos tipos de rendas e tecidos, o poliéster, além de responsável por várias reações alérgicas – porque não deixam a pele respirar – é o tecido mais barato de todos e gasta em média quatro vezes mais energia do que a produção de fibras naturais como a seda ou algodão orgânico.

E se é plástico, não é biodegradável, certo? Além disso, o poliéster solta micro partículas que vão parar nos oceanos, os microplásticos contaminando todo o ecossistema marinho. É importante também exigir transparência das marcas, questionando a sua cadeia de produção: Quem vai fazer seu vestido? Qual a origem dos insumos e quais os processos de descarte?

É necessário saber se o seu fornecedor se preocupa com essas questões e com as condições de trabalho que oferece. Ao invés de apenas seguir tendências fomentadas pela indústria do consumo, não levando em conta que vivemos em um planeta com recursos naturais finitos. Logo, todos seremos impactados social e ambientalmente caso o consumo não seja levado a sério, com critério.

 

noiva com vestido sustentável
Lee Scullion

 

As emoções de usar um vestido de noiva previamente usado

Já pensou em reconsiderar práticas antigas, como aquela tradição do vestido que passa de avó para mãe para filha?

Para dar uma nova vida a essas peças, diversas intervenções podem ser realizadas, desde a customização, por meio da criatividade na costura, até o tingimento ou impressão botânica.

Tudo isso pode servir como alternativas incríveis de transformação, dando novos ares e possibilitando disfarçar imperfeições causadas pelo tempo e/ou uso das peças.

Com boas ideias, técnicas de estilo e coloração é possível repaginar vestidos e peças transformando e ressignificando uma indumentária que traz o resgate de memórias afetivas tão importantes para a celebração desse dia único e inesquecível.

 

cronograma de vestido de noiva reformado
Miss Sew It All

 

Técnicas de Upcycling para um vestido de noiva sustentável

As possibilidades para modificar um peça são infinitas e para escolher o vestido de noiva ideal vai depender do estado dela, do gosto e do biotipo da noiva.

Embora várias técnicas de upcycling tenham sido usadas ao longo dos anos, a maioria delas são idênticas à pequenas variações, como adicionar ou tirar mangas, mudar o decote e comprimento e adicionar enfeites para estilos já estabelecidos.

Mais de 60 tipos diferentes de técnicas de upcycling foram documentados desde a Grande Depressão. Durante a década de 1920, as mulheres encontraram maneiras alternativas de recriar novos modelos com seus velhos tecidos. Já durante a Segunda Guerra Mundial, o upcycling tornou-se predominante novamente por causa dos recursos que foram limitados na década de 1940.

Falando especificamente de vestidos de noiva, usar renda para cobrir parte de tecido danificado é um recurso bastante usado. Outro é o tingimento. Mudar decotes, tanto na frente como nas costas é uma maneira de deixar o estilo do vestido mais atual, assim como seu comprimento- não esqueça de levar em consideração a altura da noiva.

Ainda, adicionar, reformar ou tirar mangas, acrescentar -ou retirar- bordados, flores 3D ou renda são capazes de transformar por completo um modelo. Dois vestidos separados podem virar um só, e por aí vai. Assim, um vestido de noiva formal pode se transformar em vestido para casamento civil, um vestido curto ou mesmo em calças!

Deixe a imaginação correr solta e divirta-se com o processo!

 

 estilista aplicando renda em vestido de noiva

 vestido de noiva upcyled

 

Conclusão

O upcycling é mais do que uma tendência, é uma necessidade para a conscientização de um consumo circular, onde todos podem e devem ser protagonistas em busca de um futuro mais sustentável e de uma economia mais justa.

No entanto, como tudo que envolve o casamento requer um bom planejamento. Afinal, é um dia que será marcante tanto para os noivos, quanto para seus convidados. Logo, podemos dizer que muito mais que um vestido de noiva sustentável que carrega uma mensagem, outras decisões, detalhes importantes não podem ficar de lado, não é mesmo?

Então, queremos te lembrar de mais um: a lista de presentes! Faça sua lista de casamento e receba seus presentes em dinheiro com a iCasei, parceira do Lápis.

 

vestido de noiva usado por gerações
Dailymail UK

 

*Fontes: Ecologia em ação Modefica, Menos um Lixo, Ellen MacArthur Foundation, International Conference on Research and Academic Community Services (ICRACOS 2019), Huffington Post, Rosner

 

 

O post Vestido de noiva sustentável: conheça o upcycling na moda noiva apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
1
Casamento com propósito e sustentável encanta com buffet vegetariano https://lapisdenoiva.com/casamento-com-proposito-e-sustentavel-encanta-com-buffet-vegetariano/ Thu, 29 Dec 2022 10:00:11 +0000 https://lapisdenoiva.com/?p=243879 Quando recebemos as fotos do casamento da Allana e do João nosso coração se encheu de felicidade! A noiva nos contou que participou ativamente do nosso Projeto Semear para aprender como organizar um casamento sustentável , e apesar das dificuldades devido a pandemia, conseguiu ter o seu tão sonhado casamento com propósito, incentivando e inspirando […]

O post Casamento com propósito e sustentável encanta com buffet vegetariano apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>
Quando recebemos as fotos do casamento da Allana e do João nosso coração se encheu de felicidade! A noiva nos contou que participou ativamente do nosso Projeto Semear para aprender como organizar um casamento sustentável , e apesar das dificuldades devido a pandemia, conseguiu ter o seu tão sonhado casamento com propósito, incentivando e inspirando aos seus convidados e fornecedores gestos sustentáveis.

Extremamente ligados a natureza, o casal disse SIM num charmoso casamento ao ar livre repleto de detalhes especiais pensados cuidadosamente para gerar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.

 

 

Sustentabilidade como ponto de partida

Como mencionamos acima, Allana e João possuem um estilo de vida com olhar especial para o cuidado com o meio ambiente e os animais, por isso, fazia sentido que optassem por um casamento sustentável. Vejam só quantas coisas bacanas eles aplicaram no grande dia:

– Buffet 100% vegetariano;
– Festa com zero utilização de plástico (na decoração, lembrancinhas e etc);
– Lembrancinhas úteis (ecobags) para serem realmente usadas no dia a dia evitando desperdício;
– Os doces foram servidos sem forminhas;
– Cascas de coco foram espalhadas pela área externa para serem usadas como cinzeiros;
– Todo o lixo gerado no evento foi direcionado para compostagem e reciclagem (no total foram 51,335kg de resíduos orgânicos gerados);
– 20% do valor recebido na lista de presentes foi doado á um santuário de animais de grande porte resgatados de maus tratos;
– A papelaria (convite e menus) foram produzidos em papel reciclado artesanal;
– Não houve chuva de arroz, e sim de pimenta rosa em grãos;
– Os noivos doaram todos os itens que produziram para a decoração para que sejam reutilizados em outros casamentos.

Demais né? Estes noivos realmente fizeram valer a hashtag #eucasoeucuido.

 

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (19)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (22)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (23)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (33)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (31)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (35)

 

Dica da Noiva

É claro que a Allana fez questão de deixar a sua dica do coração para as futuras noivas:

“Façam tudo de acordo com o gosto e princípio de vocês. Não tem essa de ‘fazer porque tem que fazer’, o casamento é um dia dos noivos, tudo tem que estar a cara deles, assim todos os convidados se sentirão muito queridos e felizes em participar do momento dos dois. No nosso, por exemplo, não tivemos padrinhos e muitos acharam estranho, mas pra nós não fazia sentido.

Eu entrei descalça e algumas pessoas (que não foram convidadas) comentaram; era meu sonho casar num gramado descalça, pra mim foi perfeito e eu fiquei muito feliz.

Pra nós também não fazia sentido ter proteína animal no buffet, já que somos vegetarianos. Algumas pessoas questionaram se todos os convidados eram vegetarianos, que alguns poderiam ficar chateados. Mas se não comemos animal, por quê pagaríamos para os outros comerem? Todos elogiaram o buffet, disseram que as coisas estavam deliciosas, que eles adoraram a experiência. Então a maior dica de todas é essa, façam tudo aquilo que acreditam. E no dia, aproveitem cada detalhe, curtam muito e não se prendam a pequenos detalhes.”

 

 

Projetos D.I.Y e detalhes mais que especiais

Os noivos contaram com o suporte da família e apostaram em sua criatividade para colocar a mão na massa e produzir itens indispensáveis para o casamento. A avó da noiva, fez mais de 70 saquinhos de linho e ainda bordou a mão palavras como amor, alegria, amizade, empatia, paz.

As lembrancinhas foram sacolas ecológicas em algodão cru, nas quais um artista local pintou a mão as palavras: recicle, adote e preserve. O casal colheu pimentas rosa do pé, peneiraram e colocaram nos saquinhos de linho para substituir a tradicional chuva de arroz, evitando qualquer dano aos pássaros da região.

Tiveram acesso á alguns galhos de árvore que seriam triturados e dispensados, e deles fizeram pequenos toquinhos que serviram para identificação da numeração das mesas. A decoração seguiu a paleta de cores em tons terrosos, verde e branco…Amamos o altar circular da cerimônia!

 

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (25)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (30)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (3)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (4)

 

Cerimônia inesquecível com benção do tucano

Muitos momentos fizeram o coração dos noivos baterem mais forte, mas a cerimônia sem dúvidas reuniu a maior parte deles. A avó da noiva entrou com a Sagrada Família e emocionou a todos os presentes.

A cachorrinha do casal arrancou suspiros ao entrar com as alianças, e os votos foram inesquecíveis! Mas houve um momento em especial muito peculiar que arrancou lágrimas da noiva:

“Eu tenho uma conexão muito especial com pássaros, principalmente com tucanos. Sempre que estou conversando com Deus, vibrando ou mentalizando algo, vejo um tucano. Eu nunca tive dúvidas de que o dia do nosso casamento seria perfeito conforme os planos de Deus pra nossa vida, e sempre repeti isso. Eu nunca me senti no direito de pedir pra que Deus me enviasse um tucano no dia do casamento e dizia ‘não vou pedir um tucano porque vai ser demais, sei que vai ser perfeito, porque Deus preparou esse dia pra nós’, mas no fundo eu pensava ‘não vou pedir, mas se tivesse um tucano lá ia ser demais’.

Após uma semana meio chuvosa, amanheceu um dia lindo, um céu azul pintado a mão. Mas Deus é muito mais do que a gente sonha ou espera; ele tinha um presente ainda mais maravilhoso pra nós. Escrevo essa parte com lágrimas nos olhos ao lembrar desse momento: logo após minha entrada na cerimônia, a celebrante falava algo e de repente eu ouvi; o piado de um tucano. Ele estava lá, na árvore, bem acima de nós. Eu só sabia chorar, olhei para o João e falei ‘você está ouvindo?’, olhei pra minha mãe e perguntei a mesma coisa.

E ali ele ficou por um tempo e depois seguiu. Todos viram, todos comentaram, ainda mais pelo fato do João ter citado nos votos – ‘alguém aqui imagina que a minha namorada, noiva, esposa é uma ótima copiloto? Ou está dormindo ou olhando para o céu procurando tucanos’. Foi lindo, perfeito e mágico. Com certeza o momento mais emocionante daquele dia; como se eu precisasse de alguma afirmação de que Deus é perfeito e de que Ele havia preparado aquele dia para nós.”

Para finalizar, os noivos brindaram a vida e o amor, e também ao time do coração rs. “Nós dois somos palmeirenses fanáticos. Ao final da cerimônia a celebrante havia preparado um brinde, nos deu dois copos do Palmeiras. Foi muito divertido e carinhoso da parte dela.”

 

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (9)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (13)

 

Como tudo começou…

Allana e João se conheceram na faculdade, mas foi só durante um curso de especialização que começaram uma amizade. Numa noite de karaokê, doses de cerveja e uma carona com segundas intenções, o primeiro beijo do casal aconteceu…“Depois dali ficamos várias vezes. Passamos praticamente as férias toda juntos.” 

Após três meses juntos, o João resolveu romper o recente relacionamento. “Ele disse que precisava de um tempo, que as coisas estavam indo rápido demais, que ele havia acabado de se sair de um relacionamento e precisava viver’. Disse que eu poderia ser o amor da vida dele, mas que ele pagaria pra ver. Nas semanas seguintes nos vimos direto na aula e nos falávamos, mas com menos frequência e intensidade, afinal não estávamos mais juntos. Virava e mexia ele me mandava mensagens dizendo ‘não fica sem falar comigo na aula’ ou ‘já tive sextas-feiras mais animadas’… E eu pensava ‘menino não sabe o que quer, terminou comigo e fica me mandando essas coisas’. No final de novembro ele passou a me mandar mensagens com mais frequência, dizia que sentia minha falta e eu respondia que também sentia. Ele me chamou pra tomar um vinho e ficamos de combinar.

Alguns dias depois ele me cobrou esse encontro e eu respondi que não havia sido convidada formalmente, então ele o fez. Alguns dias depois e tivemos esse reencontro. Desde então seguimos juntos.

O casamento foi definido, sem pedido. Logo no início de 2020 começamos a planejar e definir as coisas. Escolhemos a data, alguns fornecedores. Mas eu não me sentia noiva e dizia isso a ele; que eu queria uma aliança, um pedido… Então em outubro, no meu aniversário, ele chegou lá em casa com a Frozen e com uma caixinha no pescoço dela. Me deu uma aliança e disse ‘agora você casa comigo?’.”

 

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (17)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (18)

 

Allana e João, obrigada por dividirem conosco o seu dia especial. Estamos encantadas e inspiradas por suas escolhas. Felicidades mil!

 

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (20)

 casamento-sustentavel-com-buffet-vegetariano (21)

 

Gostou da ideia de ter um casamento sustentável? Então baixe aqui o nosso e-book com um checklist com todas as categorias para saber o que perguntar para seus fornecedores e os passos que você pode dar para deixar seu casamento com mais propósito. Corre e preenche abaixo para receber todo seu material!


 

O post Casamento com propósito e sustentável encanta com buffet vegetariano apareceu primeiro em Lápis de Noiva.

]]>