Ícone do site Lápis de Noiva

Hora de dormir!

Quando engravidamos (sim, o Diego engravidou junto comigo rs) o que mais ouvimos foi: “aproveita para dormir agora porque depois… nunca mais!” Fomos tão alertados e lembrados sobre “nunca mais dormir na vida” que a nossa expectativa em relação às noites com a nossa bebezinha não era nada boa.

Eu já falei para vocês que cheguei nessa experiência totalmente “crua”, com pouquíssima noção da maternidade. Acho que deve ser com a maioria das mamães de primeira viagem, neh?! Embora eu sempre tenha amado crianças e bebês, não levava muito jeito e quando pegava um bebê e ele começava a chorar, eu logo entregava para a mãe! (só gostava da parte boa rs). Então, voltando ao assunto, eu aprendi tudo na marra, no dia a dia. O legal é que como o bebê é seu (só seu), você pode fazer o que quiser. Tudo do seu jeito!

Os primeiros dias ninguém dorme. Hormônios + medos bobos + outros medos + o bebê mama demais! Nessa fase o ideal é tentar tirar o máximo de sonecas possíveis (enquanto o marido, a mãe ou a sogra ajudam a cuidar). Mas, olha, eu não dormia, não! Ficava olhando, babando, chorando… Lembro da nossa primeira noite em casa com a Bela. Não houve nenhuma estratégia “agora você fica acordado que eu vou dormir”. O Diego e eu levantamos todas as vezes juntos. Resultado: destruídos no dia seguinte!

A partir da segunda semana, tudo ficou mais fácil. A Bela começou a dar umas esticadas de 4 horas de sono à noite e parece que vem uma força não sei da onde e dormir todas aquelas horas de antes não são tão necessárias mais. O Diego já tinha voltado para o trabalho, então eu tentava poupá-lo ao máximo durante as madrugas.

A gente começou a colocar as famosas dicas do sono do bebê em prática: banho para relaxar, luz durante o dia e a noite tudo mais escurinho, falávamos baixinho depois de um certo horário, etc. Funciona? Sim! Mas sabem de uma coisa? Eu acho que essa coisa do sono vem com o bebê! Alguns necessitam mamar de 3 em 3 horas, outros não. Outros, ficam mais estimulados no horário da noite (e é nesse horário que vem as cólicas e incômodos).

Quando a Bela completou um mês ela já dormia umas 5 horas direto e hoje, com 3 meses, dorme mais que a gente! 10 a 11 horas seguidas de sono. Se eu falar para vocês que foi a tática do banho estaria mentindo. Essa semana tivemos um evento do blog longe de casa e ela pegou no sono no carro. Quando chegamos em casa eu não dei banho (não acordaria um bebê para tomar banho rs). A Bela acordou às 7 horas do dia seguinte! Então, a minha conclusão é que existe um pouco de sorte nisso. Não me interpretem mal! Claro que existem profissionais do sono que vão saber instruir cada mamãe, mas alguns casos simplesmente é próprio do bebê!

Alguns dias ela acorda de madruga? Sim! Existem noites mais agitadas, mas eu estou ali, à disposição da minha bebê. Deixar chorar? Ah! Isso não é comigo, não… Especialmente porque ela é muito novinha e tem necessidades diversas: fome, fralda suja, dorzinhas, calor… Ficar chateada por sair da cama? Ah! Também não! Quando eu chego no berço e vejo aquela bolotinha sorrindo, meu mundo fica colorido.

O maior desafio para mim foi “fazer dormir”. Do primeiro mês até o terceiro o processo de fazer dormir começava às 20h e muitas vezes ia até meia noite ou mais. Testei começar mais cedo, tentei estimular menos, testei dar banho mais tarde… Mas não! Eu tinha um bebê enjoado e com muito sono e sem conseguir pegar no sono pesado. Foram 2 meses bem cansativos e eu aprendi muito sobre a paciência. Aceitei e já estava certa que seria assim: uma luta para pegar no sono, um desgaste e cansaço dobrado para mim (especialmente porque nessa hora ela não queria saber do pai e de mais ninguém! Aaahhh!). Alguns dias achei que nunca mais sairia de casa, que restaurante com o marido nunca mais e que o meu propósito era tão somente amamentar (sim! Amamentar e amamentar!!!) E sabem qual foi a minha surpresa? Fizemos uma viagem para o Rio de Janeiro, saímos um pouco da rotina (e ao mesmo tempo ela completou 3 meses). Quando voltamos para casa, a Isabela era outra. Inacreditável! Começou a dar sinais de que estava com sono, chorava um pouquinho pedindo mamazinho e simplesmente dormia! Ou, sonolenta, ia para o colo do papai e pegava no sono direto! Como assim? O que eu fiz de diferente? Nada! Ela está crescendo, mudando a cada dia! É uma alegria enorme, mas ao mesmo tempo, vem aquele aperto no coração que só quem é mãe entende! rs

As sonecas durante o dia são super importantes. Relaxam o bebê e relaxam a mamãe também! Se o bebê fica muito cansado, é mais difícil dormir à noite. Também tivemos uma fase bem desafiadora no período do primeiro ao terceiro mês. A Bela queria dormir, mas não conseguia. Ou, dormia no colo (leia-se peito, rs) e quando colocávamos no berço, não durava 10 minutos. Os dias estavam longos e difíceis. Ah! E eram imprevisíveis também! Alguns dias de 1 ou 2 sonecas curtas, outros de uma soneca longa às 7 da noite! (ah não! rs).

Mas, o milagre dos três meses chegou por aqui! A Bela está dando sonequinhas gostosas de 40 minutos a 1 hora (e a da tarde dura umas 2 horas). Ela acorda cheia de energia e alegria para brincar. Nesse tempo eu corro pela casa tentando fazer tudo, escrevo no blog, respondo e-mail, pago contas! Não imaginava que 40 minutos dava para fazer tanta coisa!

Sabe, gente. Pode ser que eu esteja fazendo algumas coisas erradas, mas eu descobri nessa curta jornada que eu tenho uma bebezinha que está em constante mudança e que precisa de mim para entender, aceitar e acompanhar. A experiência que temos juntas não será igual a de outras mães, por isso que muitas vezes fazer comparações não ajuda em nada. Ter jogo de cintura, testar novas estratégias é bom? Claro! Pedir ajuda para outras mães é legal? Sim! Mas desde que seja positivo! Nada de ficar triste porque seu bebê é diferente e nem achar que tem algo errado. O que deu certo para você, pode não dar certo para mim.

Se tem alguma mamãe passando por um momento difícil ou cansada demais com as noites mal dormidas, pode desabafar aqui! Que seria difícil e desafiador já sabíamos desde o início! Se está difícil agora, saiba que vai passar (e vai passar tão rápido que será só saudade!).

Essas fotos foram gentilmente registradas pela titia Junia Lane no quartinho da Bela. A bebezinha resolveu tirar um cochilo no meio de uma sessão de fotos, no meio do barulho, de gente falando… Aí pronto, virou o post especial para contar para vocês sobre o sono da Bela e como eu tenho a bebê mais gostosa do universo! (#maecoruja #agenteveporaqui)

Sonodobebê_lapisdemae_008

Sair da versão mobile