A fotografia analógica e sua simplicidade – Noux

Se você tem mais de 20 anos provavelmente se lembra de quando comprávamos aqueles rolos de filme de fotografia com poses limitadas para poder fotografar (era tão legal e divertido). A verdade é que a fotografia avançou muuuuito ao longo dos anos, e o que antes era analógico deu lugar ao digital.

Hoje é muito comum você fazer milhares de fotos em um evento ou viagem e elas ficarem totalmente esquecidas em um HD, não é verdade? A fotografia digital veio pra somar e pra facilitar a nossa vida, claro, mas ainda existe uma beleza incrível na fotografia analógica, que ao contrário do que algumas pessoas imaginam, ainda pode ser muito bem utilizada, inclusive profissionalmente.

Não é fácil encontrar hoje em dia profissionais que realizem esse tipo de serviço com qualidade e competência. A Noux há algum tempo ressuscitou suas câmeras analógicas antigas e passou a fotografar alguns rolos com certa frequência. O resultado foi tão bacana que começou a despertar curiosidade e muita procura entre os clientes.

Pensando nisso, a Noux, nossa parceira do guia de fornecedores – “Gente que ama o que faz”, preparou pra gente um conteúdo exclusivo sobre esse assunto tão original e interessante. Vamos lá?

Mas afinal, quem é a Noux?

A Noux é formada pela Julia e o Renato, um casal que após o seu casamento se  apaixonou perdidamente por guardar as memórias mais especiais de quem cruza os seus caminhos.

A Julia fotografa desde criança e muito cedo escolheu a fotografia como profissão. O Renato ganhou sua primeira câmera com 8 anos, e quando estava na faculdade descobriu que queria trabalhar com audiovisual. Se conheceram por causa da fotografia, e se não fosse por uma câmera, é provável que nem estivessem aqui hoje.

Talvez, você já conheça o trabalho desse casal super talentoso através da marca Julia Demarque. Após seis anos registrando as mais belas histórias de amor pelo mundo, a marca se reinventou, evoluiu e chegou com ainda mais amor e criatividade (sorte a nossa!).

noux-studio

Noux e a Fotografia  Analógica

Desde que voltaram a fotografar analogicamente, o casal ficava cada vez mais empolgado a cada novo filme revelado e a oportunidade de poder incluir também esse tipo de fotografia no seu trabalho, assim poderiam trabalhar de forma híbrida e oferecer o melhor dos dois mundos: a fotografia digital e a analógica.

“Desde então, todas as etapas do que fazemos foram influenciadas. Do momento em que clicamos, até a pós-produção e entrega, tudo se tornou mais simples, bem pensado e expressivo. Até mesmo quando estamos produzindo um vídeo, o processo analógico nos influenciou. Passamos a fazer menos imagens, mas ao mesmo tempo passamos a ter imagens melhores, com mais sentido e mais valor.”

“Costumamos dizer que foto analógica tem sentimento e isso é literal! Ao fotografarmos e mandarmos os rolos para o laboratório, a ansiedade e expectativa nos desperta muitas emoções. Quando recebemos o trabalho sempre somos surpreendidos com o resultado, as cores, a amplitude, os grãos…é como se revivêssemos todos aqueles momentos novamente. Cada foto é um baú de lembranças e emoções que nos lembram como a fotografia pode ser simples e, por ser simples, ser tão valiosa e poderosa.”

“Uma curiosidade sobre esse assunto é que muitas fotos incríveis que vemos no Pinterest, ou em blogs estrangeiros, são analógicas. Apesar de perceber algo diferente, muitas pessoas não imaginam que aquela foto com tanta qualidade e cores tão expressivas pode ser feita com uma câmera que não seja digital. A fotografia analógica tem se tornado uma tendência muito forte nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Alguns fotógrafos, que nos últimos anos se tornaram grandes referências, usam o processo analógico. O legal é perceber que essa não é só uma tendência estética, mas também uma forma de transformar a fotografia, seja analógica ou digital, em algo mais simples, com muito mais valor e sentido.”

Confira abaixo algumas fotos analógicas para você conhecer e entrar nesse novo e velho mundo que é a fotografia analógica:

Dá pra acreditar que essas fotos são analógicas? Simplesmente LINDO!

Todos as fotos realizadas pela Noux são reveladas, scaneadas e tratadas pelo laboratório Carmencita na Espanha, que é referência nesse tipo de trabalho.

Um dos grandes diferenciais da Noux também é a questão do planejamento. A Julia e o Renato fazem questão de conhecer o casal antecipadamente, assim como todos os detalhes do casamento, como cores dos vestidos das madrinhas, paleta de cores da decoração e etc. Tudo isso com o intuito de entregar um trabalho único e muito pessoal.

Uma das nossas fotos preferidas são as dos detalhes: convite, acessórios da noiva, alianças, itens de papelaria…A Noux faz um trabalho muito legal criando ideias para o styling, a direção e a ambientação desses itens, e o resultado fica realmente impressionante! Parece até foto de revista.

foto-styling-noux-studio

Fala sério, tem como não se apaixonar pelo olhar diferenciado da Noux? A Noux se preocupa muito em valorizar cada imagem, por isso em todos os pacotes de casamento, uma seleção das melhores fotos são reveladas em Fine Art (processo de impressão de última geração no mercado).

Se você amou a ideia de ter fotos analógicas do seu casamento e está a procura de profissionais que realizem fotos e vídeos de uma maneira leve, única, natural e pessoal, precisa entrar em contato com a Noux, agendar um cafezinho e conhecer de perto o trabalho desse casal talentoso e querido!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog