ebook lapis de noiva

Corona Ebook

Villa Mandacarú & Bohemian Village te ajudam a ter um EcoWedding dos sonhos

Selo de identificação

“Sustentabilidade não é mais uma tendência, é uma obrigação.” Apoiados nessa ideologia e impulsionados pelo cenário atual em que vivemos, a Villa Mandacarú e a Bohemian Village foram motivados a repensar sobre a sua missão como instituições no mercado de casamento. É com muita alegria que hoje, temos o prazer de te apresentar o mais novo projeto da Villa Mandacarú & Bohemian Village, o EcoWedding!

 

Thiago Farias

 

Como nasceu o projeto?

O EcoWedding nasceu de um desejo genuíno e inovador, inicialmente no mercado de São Paulo, de gerar uma eco-conscientização dos produtores de eventos. Formado por uma equipe de fornecedores relevantes e de grande influência no mercado de casamento, o projeto visa desenvolver novas políticas e valores próprios, tentando ao máximo minimizar os impactos das festas de casamento no meio ambiente.

“Entendemos que para a ação se desdobrar com um resultado transformador, precisamos caminhar além da simples teoria jogada ao vento e por isso, cada um de nós se reinventou e como novas marcas, desenvolvemos novas políticas e valores…Renascemos com a missão de alcançar indiretamente e através do exemplo, o restante dos profissionais, acreditando sempre que não vivemos uma tendência, corremos atrás de uma obrigação.” conta Levy (Villa Mandacarú).

 

 

Eco Mandacarú

Vocês já conhecem a Villa Mandacarú e o quanto esse espaço incrível oferece TUDO o que você precisa para ter um casamento com essência (veja aqui todos os casamentos na Villa Mandacarú que já passaram pelo blog). Pois agora você pode aliar essência com consciência casando na Villa Mandacarú.

Através de ações específicas, a Villa Mandacarú vai ficar ainda mais eco e amiga do planeta:

  • Geração de energia por placas solares;
  • Coleta seletiva: lixeiras, fluxo de resíduos e coleta de recicláveis;
  • Composteira para resíduos orgânicos;
  • Reutilização da água para irrigação e jardinagem;
  • Sabonetes, produtos de limpeza, lava louças e papel toalha biodegradáveis;
  • Substituição dos canudos e copos plásticos e embalagens dos doces;
  • Programa de compensação de carbono.

 

villa mandacaru
Juliana Kneipp

RARA Fotografia

 

Eco Bohemian

Decorações de tirar o fôlego já são marca registrada da Bohemian Village, e agora você pode contar com projetos cada vez mais sustentáveis para o seu grande dia. A Bohemian Village orgulhosamente passa a adotar as seguintes medidas ecológicas:

  • Exclusão do uso da espuma floral (#nofloralfoam);
  • Maior utilização de flores e plantas envasadas;
  • Identidade floral com flores e folhagens desidratadas;
  • Não utilização de velas com parafina e/ou derivados do petróleo;
  • Separação de resíduos;
  • Ressignificação das flores de corte, encaminhando-as para asilos e/ou compostagem;

“Quem conhece a gente sabe o quanto o quanto amamos a natureza e ser sustentável, é um processo que vem de muito tempo. É necessário ser sustentável, não existe outro caminho. A forma mais real que eu encontrei de felicidade, é fazer tudo aquilo em que realmente acredito.” Tici (Bohemian Village)

 

Strateji

 

Pegada de Carbono & Inovação

A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, ou uma empresa, por exemplo. Essa pegada representa mais que a metade da pegada ecológica, que por sua vez, refere-se a quantidade de terra e água necessária para sustentar o nosso consumo. Por exemplo: no Brasil, a média da pegada ecológica é de 2,9 hectares terrestres. Em outras palavras, é como se nós precisaríamos de 2,9 PLANETAS TERRA, para suprir o nosso consumo.

 

Aplicando na prática: calculadora de pegada de carbono

A Calculadora de pegada de carbono para eventos corporativos já existe há alguns anos. Ela serve para quantificar o impacto de um evento no meio ambiente: combustíveis que são queimados, materiais diversos utilizados, entre outros. Resumidamente, quando você consegue medir o impacto que seu evento causará, consegue consequentemente medir o que (ou quanto) será preciso, para neutralizar seus efeitos.

“Notamos que até hoje, no mundo, não existia ainda nenhuma calculadora desenvolvida especificadamente para casamentos. Desenvolvemos então a Primeira Carbon FootPrint para Casamentos do planeta, entendendo todas as particularidades, detalhes e variáveis desse tipo de evento que é tão único e além disso, estamos transformando-a em aplicativos para iOS e Android.” 

Sim, a Villa Mandacarú saiu a frente e assumiu como missão a criação dessa ferramenta de quantificação exclusivamente para festas de casamento. “A criação da nossa calculadora portanto, significa mais do que uma transformação empresarial interna, ela expressa a possibilidade de dar condições e ser o primeiro passo, para que mudanças reais e significativas aconteçam, em âmbito mundial!” Levy (Villa Mandacarú).

 

Sonhos Altos Fotografia

 

Parceiros amigos dos noivos e do planeta

Os fornecedores abaixo resolveram dar as mãos para a Villa Mandacarú & Bohemian Village, adotando medidas eco-conscientes em seus processos de produção e ajudando os casais a terem o EcoWedding dos sonhos:

– Natkat Bridal: adotou medidas como tingimento do tecido dos vestido de noiva com chá; técnicas artesãs, favorecendo pequenos produtores; lançamento da primeira linha de aluguel; Tecidos veganos e cruelty free.

– Estúdio Pinus: reforçou o uso de papel de semente de camomila (plantáveis); papelaria funcional (ítens com possibilidade de ressignificação); convites com papel artesanal (m.p. cebola, bambu) e  material reciclado.

– Gisele Barbosa: aderiu a utilização de pincéis ecológicos; produtos de maquiagem naturais e sustentáveis; linha vegana e cruelty free; introdução dos óleos essenciais para cuidados com a pele e consumo consciente de produtos.

– For Jack: abraçou o conceito Slow Fashion e o consumo consciente; práticas socioambientais,
selecionando insumos com menor impacto na natureza, como fibras naturais e aviamentos criados a partir de processos de reciclagem.

 

Paraguassú Fotografia

 

Se todo mundo fizer sua parte, vamos semeando um futuro melhor para o nosso planeta. Se você quer dizer sim de maneira mais ecológica e com menos impacto no meio ambiente, então entra em contato com a equipe da Villa Mandacarú pra conhecer mais do projeto EcoWedding.

Vale a pena ler aqui também, mais uma matéria da Villa sobre a importância da sustentabilidade nos casamentos.

Fornecedores

Vídeo: Jay & Jess

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog