decoração de casamento rústica e romântica – diário de noiva

vocês lembram da Mel? do chá retrô da Mel? quando postei o chá dessa noivinha eu fiquei pensativa “se o chá teve tanta coisa imagina o casamento!”. ela é dessas noivas que ama colocar a mão na massa, é apaixonada pelo mundo DIY e por tudo de casamento! a gente nem se conhece mas desde que eu postei o chá foi inevitável começarmos uma amizade, mesmo que virtual!  quando ela me contou que o casamento seria na Fazenda Casa Grande eu suspirei! esse foi o lugar do AME Project em maio. uma Fazenda linda, com um casarão cheio de móveis antigos (e dá pra utilizá-los em qualquer lugar!), sem contar que tem um espaço legal e confortável e a noiva pode passar o final de semana que antecede ao casamento arrumando e ajeitando tudo pra ficar do gosto dela! (que sonho!!!)

uns dias antes do casório ela me escreveu contando do medo da chuva. eu falei pra ela ficar calma que daria tudo certo! deu mais que certo porque foi um dia de MUITO sol! a Mel conta que começou a pesquisar sobre casamento há muitas anos atrás, antes mesmo de estar noiva. ama inspirações “gringas”,  e quando ela percebeu que logo logo o namoro viraria casamento fez uma pastinha pra guardar todas as ideias.

junto com familiares, amigos e o noivo conseguiram organizar o noivado + chá + casamento em bem menos de um ano! gosto muito dessa coisa da família toda empenhada, unida e todo mundo ajudando! ah, e claro que o noivo participando fica tudo mais legal, mais bonito e faz mais sentido!

hoje quem vai contar e falar de casamento é a Mel. faz de conta que esse é o diário dela! :) ela fez um monte de coisa linda e cada uma tem uma história diferente! quando o querido Gustavo Gaiote (e a querida Ana Gaiote) me mostrou as fotos na hora eu falei: “quero as da decoração primeiro porque as minhas noivinhas vão amar!” hihi. esse post tem bastantes detalhes pra vocês e tudo explicadinho. em breve mais fotos do casamento completo.

Melissa e Marcus_02Melissa e Marcus_03Melissa e Marcus_04

 “Para fazer as plaquinhas de sinalização a minha mãe e eu corremos fomas atrás em várias madeireiras, pegamos pedaços de madeira velhos, pedaços novos que mandamos cortar, e um marceneiro amigo nosso me ajudou montando as plaquinhas de maneira que ficassem em pé firmes, e depois o Marcus (o noivo) escreveu de branco (a janela que está na decoração também achamos em uma destas madeireiras!)”

Melissa e Marcus_14

“As garrafinhas azuis que estavam com as flores na mesa dos convidados e na decoração toda nós conseguimos pegando de uma padaria de uma conhecida nossa, eles guardaram pra nós por um tempo, e aí depois limpamos, compramos as tintas vitrais (e que luta pra chegar no tom que eu queria haha), depois o Marcus pintou todas elas, uma por uma, e no fim da festa muita gente levou pra casa!!! Também havia algumas garrafinhas e vidrinhos com juta e tecidos, essas também fizemos para incrementar, juntando vidrinhos de azeitona e outros produtos de casa mesmo”.

Sem Título-3

“As lousinhas espalhadas pelo casamento serviam como sinalização, e essa era uma coisa que eu queria desde o começo messsmo, então fiz muita questão.. Compramos as lousinhas na 25 de março e o Marcus pintou NO DIA DO CASAMENTO hahah, foi corrido mas foi engraçado e com certeza nunca vamos esquecer!”

Perto dos recados havia umas xícaras com a palavra LOVE. Essa idéia vi em vários casamentos e amei, mas fiquei me perguntando como faria, pois não tinha como imprimir na xícara! Então comprei as xícaras em minha cidade, e uma amiga minha que trabalha com adesivos de unha me deu uma mãozinha e fez pra mim os adesivos em tamanho maior, e deu super certo nas xícaras! Hoje elas também enfeitam minha casinha!!” 

“Os recadinhos para os noivos foram pendurados na árvore que pedi à decoradora para levar, e nós fizemos em um formato compridinho para que tivesse espaço suficiente para escreverem. Finalizamos com o furador e a fitinha azul tiffany para pendurar. Deu super certo e ficou lindo nas fotos, eu amei!”

Melissa e Marcus_26Melissa e Marcus_096

“O photobooth eu também fazia questão, então fomos na fazenda (onde casei), medimos o tamanho da parede que ele seria colocado, compramos um tecido neutro de fundo e fizemos os leques abertos de vários tipos de papel para serem colados. Este photobooth só ficou pronto um dia antes do casório, deu um super trabalhão, mas no fim todos amaram e fez uma super diferença! Já os acessórios pro photobooth, pesquisei na internet e o Marcus desenhou e fez igualzinho! (JÁ PERCEBEU QUE SEM ELE EU NÃO TERIA METADE DO QUE TIVE HAHAHA) e no fim muitas pessoas levaram pra casa de tanto que gostaram!!!”

Melissa e Marcus_05Melissa e Marcus_22

“O programa da cerimônia também tirei a idéia dos sites americanos. achei muito legal poder ter duas utilidades – programa e leque (para o caso de estar calor), e assim compramos um palito mais grosso, fiz o lauyout, imprimi num papel mais grossinho, e colamos ambos os lados no palito. Virou um leque charmosinho com duas funções. Fiz o acabamento com o lacinho azul, bordas arredondadas com furador e fiz questão que tivesse uma foto grande nossa, para servir de recordação para os convidados. No fim esse programa deu super certo, pois fez MUITO sol, e o pessoal se protegeu com ele. Ainda na cerimônia, fizemos os lencinhos “para suas lágrimas de alegria”, compramos os lencinhos, cobrimos com papel Kraft e colocamos a tag, o pessoal adorou e com certeza usou muito! “ 

Melissa e Marcus_093

“Também fizemos o varal de luzinhas, que era o meu sonho! Eu amava sempre que via em casamentos, e quando mostrei pro meu marido, ele disse que faria, e fez mesmo!! Ficou lindo, nós amamos muito o efeito quando anoiteceu ficou demais e super aconchegante!  Além das lanterninhas, eu tinha visto uma referência de uma pista de dança com iluminação de lanternas japonesas. Mostrei pra um amigo nosso que fez e ficou MARAVILHOSO. Nós amamos e nossa dança ficou linda com aquele efeito!! Eu não tive pista de dança de verdade, apenas a primeira dança (minha e do Marcus), então essas lanternas serviram de decoração também”.

“O menu eu vi a ideia em cima do prato, aí achei que para “incrementar”, seria legal colocar em volta o papel rendando. Compramos o papel um pouco menor que o prato, fiz o menu sob medida em papel adesivo, cortamos e colamos no interior. No dia ficou uma graça e super valeu a pena!” “Além do menu, havia no centro da mesa quadrinhos agradecendo a presença dos convidados, e dando orientações para que curtissem a festa, que tirassem muitas fotos no photobooth, que levassem para casa lembrancinhas e etc.. compramos vários desses quadrinhos em lojinhas de R$1,99 da minha cidade, pedimos à uma amiga que faz artesanato para pintar e fazer um trabalho em todos eles e no fim, muitos convidados levaram embora pois ficaram uma graça!”

Melissa e Marcus_12

“Espalhamos bastidores por vários lugares no casamento. Aproveitei os tecidinhos dos bem casados e fiz combinações para que ficassem em diversos locais, inclusive escolhemos dois bastidores para marcar a cadeira dos noivos, mas nestes usamos juta e fita de cetim!

Uma idéia que vi no casamento da Lorena e Diego foram os quadrinhos de ponto cruz, que achei super lindo! Como não sou prendada a ponto disso, pedi à minha manicure, que é super amiga, para fazer os quadrinhos, e ficaram TÃO fofos! Espalhamos os quadrinhos escrito M&M em ponto cruz pelo local. Além desses quadrinhos, ela também bordou pra mim frases que escrevi para meus pais em lenços de pano. Entreguei um pouquinho antes da cerimônia e foi um momento SUPER emocionante!!!!”

Melissa e Marcus_16

“As lembrancinhas eram um rolinho de filme com as fotos pré casamento. Não queria dar nenhuma lembrancinha de comer, pois já tinham os bem casados, então vi essa idéia na internet, só que era como um convite, e adaptei para lembrancinha, ficou uma graça! Pedi à uma amiga que é dona de um estúdio de fotografia que guardasse os rolinhos de filme pra mim, e no fim até sobrou!! A parte externa eu fiz em papel adesivo e a interna em um papel mais grossinho, deu um trabalhão mas ficou super lindo!!!“Para os bem casados  eu queria que fossem embalados em tecido, então comprei os tecidos no Brás em SP, cortei e mandei pra ela fazer as trouxinhas. esse mesmo tecido foi utilizado em outras partes da decoração”.

Melissa e Marcus_18

“Para a mesa principal de doces, compramos as forminhas também na 25 de março e os docinhos personalizados ficaram uma graça! Ao fundo da mesa, queria muito o painel de fitas, então comprei as fitas e a decoradora montou o painel, ficou muito lindo, eu amei!!! E no topo do bolo, colocamos as corujinhas personalizadas da Maria, que são MARAVILHOSAS, e hoje decoram minha casa!!”

“Além da mesa de doces finos queria que tivesse uma mesa de doces comuns, tipo de criança mesmo de forma que todos pudessem levar pra casa, e porque sabia que meus convidados amam doces (quem não?). Fizemos saquinhos kraft com carimbo personalizado. Achei bem difícil carimbar pois muitos deram errado, mas depois que peguei o jeito deu tudo certo! Ufa!”

Melissa e Marcus_23

“Também fiz bandeirolas de juta com letras, formando a palavra SWEET LOVE para a mesa de guloseimas, e a palavra CARDS para ficar em cima da malinha de recados. Para essas bandeirinhas usamos os tecidos que sobraram dos bem casados, e depois minha costureira (fada madrinha) costurou as letrinhas na juta pra deixar bem firme e bem acabadas!”

“Em geral a decoração foi toda pensada por mim, e passei todas as idéias para a decoradora, que unindo tudo o que fiz + o material dela, fez tudo acontecer no dia! Eu amei o resultado, ficou exatamente como queria, e foi MUITO gratificante ver todo o nosso esforço tudo prontinho no dia, e nas fotos então, maravilhoso. Eu sempre falo tudo no plural porque MUITA gente me ajudou, especialmente a minha mãe, a Cris, o noivo e meu pai. Foram momentos de alegria e momentos estressantes também.  Só tenho a agradecer pois foi simplesmente perfeito, amei cada escolha, cada detalhe, cada momento que antecedeu este casamento, e o dia então, SEM PALAVRAS!!!”

noivas, esse é o Marcus e a Mel! essas duas fotos é só pra vocês terem uma “provinha” de como são os noivos. em breve eu vou postar as fotos da cerimônia e making of também! Mel, obrigada por contar tantos detalhes pra gente! sua experiência, seu casamento, tudo isso aqui já é muita inspiração! 

Melissa e Marcus_092Melissa e Marcus_091

Fotos: Gustavo Gaiote
Vídeo: Giovanna Borgh
Local:
Fazenda Casa Grande
Buffet: Buffet Floratha 
Decoração: Noiva + Floratha Decorações
Doces finos e bem casados: Katia Negrelli 
Bolo: Buffet Floratha
Topo de Bolo: Maria Handmade 
Lembrancinha: Noiva
Papelaria: Noiva
Varal de luzinhas: Noivo
Iluminação pista: João – amigo da família

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Lindo esse casamento, lugar perfeito, decoração linda. Percebe-se que a noiva se dedicou ao máximo nesse casamento! Parabéns e felicidades aos noivos <3

  2. A equipe Floratha Buffet & Decoração amou a realizar esse casamento ,o dia estava lindo , os noivos radiantes , fazendo uma composição para que tudo ficasse perfeito ! Espetacular , as fotos ficaram lindas !!

  3. Lindoh♥, lindoh♥, parabéns por toda dedicação. Eu super queria emprestada todas as suas amigas, hihi, brincadeirinha. Estou apaixonada por toda essa lindeza de decoração. Bjus <3

  4. Realmente foi tudo muito lindo!!! A noivinha Mel é um capricho, quem conhece sabe o quanto ela pensou, pesquisou e concretizou suas idéias de forma tão delicada e perfeccionista. E o resultado valeu muito a pena, não só pra ela, que ficou feliz com o seu sonho sendo realizado, mas para todos que participaram desse dia. Para nós, parece que fomos convidados a participar de um um filme romântico, onde todos os pequenos detalhes nos emocionavam demais… Com certeza a hora que postarem as fotos da cerimônia e making off, todos vão babar ainda mais … Parabéns Mel, minha querida afilhada do coração!!!

  5. Meeeu Deus! Essa foi a decoração mais incrível de linda, fofa, charmosa, romântica que já conheci até hoje. Os de cores, objetos, tudo, tudo… Muito perfeito. Parabéns, noivinha!!! Muito obrigada por compartilhar conosco, Lorena. ^_^

  6. Meeeu Deus! Essa foi a decoração mais incrível de linda, fofa, charmosa, romântica que já conheci até hoje. Os de cores, objetos, tudo, tudo… Muito perfeito. Parabéns, noivinha!!! Muito obrigada por compartilhar conosco, Lorena. ^_^

  7. Ai gente, que tudo!!!
    Me deu uma vontade louca de casar de novo…(com o mesmo marido, claro!) <3

  8. Lore já li e vi as fotos umas 5 vezes, ameiii cada palavrinha sua, e o jeito que você colocou as minhas!
    Tudo muito lindo e ver esse post me relembrou exatamente como foi esse dia, perfeito e maravilhoso!
    Obrigada querida, vc é demais!

    Noivinhas, obrigada pelos comentários, espero que inspire vocês assim como me inspirei bastante em muitos casamentos! Obrigada a todas! <3

  9. Muito lindo! Post todo trabalhado nas inspirações em! Adoreeei.. Cabeça borbulhando de ideias.. Obrigada por compartilhar com agente!

  10. Tudo lindo e um pouco daquilo que sonho fazer no meu: colocar a mão na massa e ter um casamento com a nossa cara e um dia inesquecível.

  11. tudo muito lindo, muiita coisa vai para minha pastinha kkkk , tambem estou fazendo tudo do meu casamento junto com muitas gente especial , eu e meu esposo vamos fazer 20 anos juntos , e em janeiro vamos oficializar essa união , imaginem como estou kkk , adorei tudo !!bjoss

  12. lindíssima a decoração…conheço a fazenda e adorei os detalhes, de muito bom gosto…parabéns!

  13. Adorei as lembrancinhas, ensina como faz?
    E o menu tb! Lindo, lindo!
    Parabéns pelo casamento, foi uma obra de arte :)

    1. Lessandra, essa é a unica foto que tenho. Mas devem ser algumas dicas pros convidados aproveitarem tudo no casamento… tipo um "guia" beijos

    2. Lessandra, é isso mesmo que a Lore falou, são dicas para os convidados curtirem a festa, não esquecerem de levar lembrancinhas, tirarem bastante fotos, e se publicarem no instagram usarem as hashtags que estipulamos no dia!

  14. Eu super amei esse casamento! Espero encontrar decoradores aqui na minha cidade que façam decoração rustica ou vintage. Parabéns Mel!!!

  15. Amei suas idéias, ficaram divinas, super combinando com a Fazenda, tbm irei me casar em uma Fazenda,gostaria de saber o que estava escrito no quadro de agradecimento…bjs

  16. oi moça, parabéns ficou tudo tão lindooo! agora vc pode me contar uma coisa? …hehehe… como foi q vc fez esse efeito de renda no saquinho de kraft?????, eu vou fazer tbm, mas não sei como colocar a renda! bjooos

    1. Oi Anielle! Obrigada!!!
      Para colocar a renda é só cortar o papel rendado no formato que vc deseja, e colar com cola branca. Para não ficar manchado (pq a cola branca depois que seca fica mais escura no kraft), vc precisa espalhar com um pincel, mas em pouca quantidade, e de preferência apenas sobre o papel rendado, pois se vazar no kraft fica aparecendo a marca de cola ok? Se quiser pode tentar com cola pritt, mas acho que a aderência pode ser menor que a cola branca.

      Espero ter ajudado ;)

      1. Oi Melissa!! Adorei tudo e estou super me inspirei!!! Queria o textinho dos quadrinhos também! Já é certo que vou copiar a ideia! :)
        Se puder, mande para joseanaherculano@gmail.com!

        Beijos e Felicidades!

    1. Olá Talita,

      o quadrinhos davam orientações para que curtissem a festa, que tirassem
      muitas fotos no photobooth, que levassem para casa lembrancinhas e etc..
      “compramos vários desses quadrinhos em lojinhas de R$1,99 da minha cidade, pedimos à uma amiga que
      faz artesanato para pintar e fazer um trabalho em todos eles e no fim, muitos
      convidados levaram embora pois ficaram uma graça!”

      Beijos

    1. Oi Jéssica! Qual cortina??
      Se for a voal que está na parte externa, pedi à decoradora e ela levou no dia! Se for a de fitas, comprei as fitas da mesma largura nos tons que eu queria, no dia a decoradora levou a base pra poder pendurar as fitas, colocou na ordem que eu queria e depois foi só amarrar a parte de cima e deixar cair o restante da fita até o chão!

      1. Oi Jéssica, tudo bem??
        Os leques eu mesma que fiz!! Sou designer então eu mesma fiz a papelaria do meu casamento ;) Neste leque já continha o programa da cerimônia.
        E nas lousas escrevemos com pincel e tinta, pois o giz não ficava forte como ficou com a tinta!

  17. Parabéns Meil tudo muito lindo!! :D
    Quero me casar com esse estilinho todo romântico.
    Que Deus continue abençoando essa união! ^^

    1. Eu também não…a única que consegui ver foi a do menu no prato e amei!!! mas quero muito ver as outras fotos, tem tudo a ver com meu casamento e aposto que a decoração ficou maravilhosa!!

      1. Gente, as fotos já estão ativas novamente! Foi um erro temporário que as meninas arrumaram ;)

  18. Olá… eu li seu comentário com riqueza de detalhes sobre o trabalho feito no seu casamento, fiquei curiosa pra ver as fotos, cujas estão inativas, vou casar-me em outubro e gostaria de ter umas idéias…Como faço pra ver as fotos? vc pode enviar por e-mail? Você faria uma noiva muita feliz..rs..

    Abraço,

  19. Genteee, onde tem o tutorial dessa lembrancinha com rolo de filme? Meu noivo é fotógrafo e achei isso muito a nossa cara. Quero usar a ideia pra fazer os convites. Me ajudem! Ahh e parabéns Mel, tu és a gênia da decoração de casamentos. <3 Beijos

    1. Oi Vanessa! Obrigada!!!
      Essas lembrancinhas fui eu que fiz, mas o método de fazer eu mesma que inventei pois os tutoriais que encontrei na internet não dão certo na prática rs..
      Em breve estarei abrindo uma lojinha e esse com certeza será um de meus produtos. Se tiver interesse é só entrar em contato ;)

  20. gosaria de saber o que foi escrito nos porta retrattos que estavam a mesa. Adorei a ideia e vou até fazer no meu…

  21. Nossa Mel ficou tudo muito lindo, me emocionei com cada detalhe. Casarei em março de 2015, vai ser mega simples mas quero caprichar nos detalhes, afinal é um momento único rsrsrs Amei suas ideias e muitas delas embora meu casamento não seja ao ar livre usarei. Parabéns !!!

  22. Qeu casamento MAIS lindo!
    Não estava encontrando um casamento que tinham tantas idéias como as que eu queria para o meu, para usar de referência, então obrigada por compartilhar e me ajudar!
    Parabens!

  23. Meninas, amei esse casório. Sou fotógrafa e gostaria de fazer os rolinhos de filme no meu como lembrancinha… onde consigo achar?

  24. Ola muito lindo o seu casamento!!!
    Gostaria de saber de onde é esse lindo vestido?

    Bjs obrigada

  25. Parabéns Mel pela criatividade!!
    Que vocês sejam muito felizes!!
    Amei tudo, tudo muito lindo!!
    Deus abençoe!!
    Amo casamento!!

  26. Boa noite!
    Eu simplesmente amei o painel de fundo da mesa feito com fitas!!! Porém não consegui ver em detalhe como foi feito. Você poderia me mandar uma foto de perto, se possível, pra eu ver?

    Muito obrigada!