Tudo que você precisa para casar

Chá bar: prepare a sua festa em apenas 10 passos

A proposta inicial do chá bar é confraternizar e reunir os amigos para um momento gostoso e divertido. Sabemos que você e seu noivo estão de cabelos em pé com os preparativos do casamento, mas nem por isso devem deixar de fazer o chá bar e curtir esse dia delicioso e alegre ao lado de pessoas especiais.

 

 

Nesse post você vai encontrar

     

    decoração para chá bar
    Felipe Lanes

     

    Afinal, o que é um chá bar?

    Diferentemente do chá de panela e do chá de lingerie, no chá bar a festinha é para meninos e meninas, ou seja, amigas da noiva e amigos do noivo, além dos familiares dos dois. Nele, além das comidinhas e bebidas, o casal ainda ganha presentes para a casa nova.

    O chá bar é aquele momento de desacelerar um pouco dos preparativos do casamento. Calma, não é que vocês vão deixar as coisas de lado. Certamente vocês têm uma assessora de casamento cuidando de tudo. Por isso, é fundamental que o casal dê uma pausa e realize um chá bar com pessoas próximas e queridas.

    E pode ser um encontro descontraído entre amigos próximos e familiares dos noivos para bater-papo, dar boas risadas ou até mesmo uma festinha mais íntima toda organizada com temática e tudo. Independentemente do formato, presentinhos para os noivos são essenciais e muito bem-vindos para o novo lar do casal.

    O que vale é a diversão, a descontração e extrair desse momento lembranças boas de um dia maravilhoso antes do Grande Dia.

     

    chá bar preto e branco

     

    Por onde começar a organizar o chá bar

    Primeiramente você precisa definir quem vai ajudar você e seu noivo com os preparativos. Pode ser uma amiga próxima do casal, madrinhas, padrinhos ou um casal de amigos que já casou e conhece bem essa dinâmica.

    Depois, é importante que vocês pensem na proposta do evento, por exemplo, há casais que optam por um evento temático, e cá entre nós, a gente AMA. É muito divertido, principalmente se os convidados forem vestidos a caráter ou com alguma peça que represente o tema da festa.

    Nesse formato é possível, por exemplo, fazer um chá bar de acordo com a época do ano ou coisas que o casal gosta, como: boteco, luau, cinema e etc. A definição do tema ou da proposta (se será urbana, romântica, rustica e etc) será o ponto de partida para definir todos os outros itens da celebração.

     




     

    Como preparar um chá bar em 10 passos

    Separamos aqui dez pontos importantes para você organizar o seu chá bar do início ao fim. São eles:

     

    1) Defina um orçamento

    Comece pelo budget. Não tem jeito, você e seu noivo devem fazer as contas para definir o quanto podem investir no chá bar. Depois de definirem esse valor, poderão saber quanto conseguirão gastar em cada item como alimentação, decoração, lembrancinhas e etc.

    2) Monte a lista de convidados

    Para o chá bar não se convida todas as pessoas que serão convidadas para o casamento. Primeiro porque o chá bar é um evento mais íntimo que reúne os amigos mais próximos do casal e os familiares próximos também.

    Segundo, porque um chá bar com todos os convidados do casamento será um grande evento, com custos elevados e essa não é a proposta do encontro.

     

    chá bar com tema luau
    Fabio Travezani

     

    3) Encontre um espaço ideal

    Por ser um evento bem descontraído, o chá bar pode ser realizado em um salão de festas, no quintal de casa ou até mesmo em um restaurante que o casal adora. Caso desejem um espaço especializado em eventos, nossa dica é buscar por locais que realizem mini weddings, assim vocês conseguirão ter a atmosfera intimista que o chá bar pede.

    4) Separe uma data e prepare os convites

    É recomendado que o chá bar aconteça dois meses antes do casamento. Esse período é essencial para o casal se organizar com as tarefas do casamento, respirar e se divertir um pouco antes do Grande Dia.

    Não é só o convite de casamento que precisa ter identidade visual, não. O convite do chá bar também tem que seguir essa proposta e estar alinhado ao evento, principalmente se o mesmo for temático. Ele pode ser impresso ou on-line.

     

     

    5) Defina a decoração da festa

    Lembra que no começo do post falamos que o chá bar pode ser temático? Então, a decoração é livre, o casal pode escolher o tema que desejar. O interessante é que seja algo com a personalidade dos noivos, e que seja diferente do que vocês escolheram para o casamento, para que os dois eventos sejam único e singulares.

    A decoração pode e deve ser simples e original. E se a grana tiver curta invistam no DIY e coloquem a mão na massa para criar elementos para a decoração. Peça ajuda para as amigas, para a mãe, a sogra, irmã, cunhada, enfim, crie uma rede colaborativa para te ajudar nessa tarefa.

    Na sua decoração invista em:

    – Fotos do casal;
    – Luzinhas;
    – Flores ou folhagens para trazer vida ao cenário;
    – Um banner escrito chá bar (pode ser em neon, em uma lousa, em papel, use sua criatividade);
    – Objetos pessoais do casal.

     

    Camilla Baptistin

     

    6) Monte um cardápio

    Se a proposta não é um evento grande então os comes e bebes também devem seguir essa linha. Portanto, você pode oferecer sanduíches, sanduíches naturais, salgadinhos variados, mini porções e petiscos em geral.

    Também são boas opções o buffet finger food, rodízio de pizza e o buffet de crepe. Para poucos convidados esses buffets têm um custo baixo. O importante é ter variedade para os convidados e o cardápio atender a todos, inclusive pessoas que têm alguma intolerância ou restrição alimentar.

    Já as bebidas costumam serem as mesmas das festas em geral, exceto se o casal quiser inovar com um coquetel, por exemplo. Geralmente são refrigerante, suco, cerveja, vinho, água e água com gás.

     

    Tassila Costa

     

    7) Faça uma lista de presentes para o chá bar

    Os presentes do chá bar têm uma proposta bem diferente dos presentes da lista de casamento, são presentes mais acessíveis e simples, são utensílios domésticos, itens para montar o home bar, ou coisas mais simples que são super úteis na casa nova. A lista de presentes do chá bar pode ser feita através do site de casamento, loja física ou pode ser especificada dentro do convite.

    Para te ajudar, montamos aqui uma lista bem completa para você imprimir e utilizar:

     

    lista de presentes para chá bar

     

    8) Prepare as lembrancinhas

    Como todo bom evento, as lembrancinhas não podem ficar de fora. Afinal, elas são uma forma carinhosa de agradecimento para com aqueles que estiveram presentes.

    Veja algumas ideias  para se inspirar.

    • Biscoitos decorados
    • Brigadeiro gourmet (todo mundo ama)
    • Canecas ou copos de acrílico personalizados
    • Cookie
    • Muda de flor
    • Pão de mel
    • Potinho com tempero
    • Suspiro
    • Vasinho com cacto
    • Vasinho com suculenta

     

    lembrancinha para chá bar
    Pri Duarte

     

     

    9) Organize algumas brincadeiras

    Geralmente essa parte cabe a algum familiar ou amigo próximo aos noivos. Essa etapa do evento deve ser muito bem alinhada com o casal. É de bom tom perguntar ao casal o que eles querem ou não como brincadeiras (muitos casais não se sentem confortáveis com aquelas brincadeiras que podem sujar ou maquiar).

    Temos um post falando sobre brincadeiras para chá de panela. Basta adaptar algumas brincadeiras para o seu chá bar.

    E se vocês não quiserem brincadeiras, não tem problema. Segue a festa que tá tudo certo. Se preferirem, no lugar da brincadeira, vocês podem abrir uma roda de bate-papo para interagir com os convidados e trocarem ideias e experiências relacionadas às expectativas do casamento, ou até mesmo investir em um entretenimento especial (veja sugestões aqui).

     

    brincadeiras para chá bar

     

    10) Separe uma playlist especial

    Festa sem música fica meio sem graça, não acha? Monte uma setlist com suas músicas preferidas para ficarem tocando no ambiente do evento.

    Se o chá bar for temático, não esqueça de colocar músicas que façam o convidados se sentirem imersos na proposta. Por exemplo, em um chá bar com tema de boteco não pode faltar muito samba e pagode, não é verdade?

     

    Chá bar é o mesmo que despedida de solteiro?

    Não. Na prática uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas temos uma boa notícia! Muitos casais encaram o chá bar como uma despedida de solteiro sim, porém com uma pegada mais leve e familiar.

    Então se esse é o seu desejo, faça o chá bar como despedida de solteira. Só tome cuidado com determinadas brincadeiras.

     

    Pri Duarte

     

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Perguntas frequentes

    Afinal, o que é um chá bar?

    O chá bar é aquele momento de desacelerar um pouco dos preparativos do casamento. Calma, não é que vocês vão deixar as coisas de lado. Certamente vocês têm uma assessora de casamento cuidando de tudo. Por isso, é fundamental que o casal dê uma pausa e realize um chá bar com pessoas próximas e queridas.

     

    E o chá bar pode ser um encontro descontraído entre amigos próximos e familiares dos noivos para bater-papo, dar boas risadas ou até mesmo uma festinha mais íntima toda organizada com temática e tudo.

     

    Independentemente do formato do chá bar, presentinhos para os noivos são essenciais e muito bem-vindos para o novo lar do casal.

     

    O que vale é a diversão, a descontração e extrair desse momento lembranças boas de um dia maravilhoso antes do Grande Dia.

    Chá bar é o mesmo que despedida de solteiro?

    Não. Na prática uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas temos uma boa notícia! Muitos casais encaram o chá bar como uma despedida de solteiro sim, porém com uma pegada mais leve e familiar.

     

    Então se esse é o seu desejo, faça o chá bar como despedida de solteira. Só tome cuidado com determinadas brincadeiras.

    Quando realizar o chá bar?

    Dois meses antes do casamento. Esse período é essencial para o casal se organizar com as tarefas do casamento, respirar e se divertir um pouco antes do Grande Dia.

    Quem convidar?

    Para fazer sua lista de convidados do chá bar é necessário já ter o local definido. Lembra-se do espaço? Então, vocês precisam ter espaço suficiente para acomodar todos os convidados e condições financeiras para arcar com as despesas do evento.

     

    Para o chá bar não se convida todas as pessoas que serão convidadas para o casamento. Primeiro porque o chá bar é um evento mais íntimo que reúne os amigos mais próximos do casal e os familiares próximos também.

     

    Segundo, porque um chá bar com todos os convidados do casamento será um grande evento, com custos elevados e essa não é a proposta do encontro.

    Tudo que você precisa para casar

    Favoritos

    Para favoritar esse post,
    você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

    Ainda não tem uma conta?
    Cadastre-se