ebook lapis de noiva

Corona Ebook

Brazil & Murgel: alianças personalizadas para casais descolados

De tudo o que acontece numa cerimônia, o que fica mesmo são as alianças. Não existe símbolo maior entre duas pessoas que se amam do que elas, ali eternizadas nos dedos para lembrar o casal que eles estão andando juntos e construindo uma vida a dois com muito amor. Lógico que, para falar de um assunto tão especial assim, convidamos o duo da Brazil & Murgel para bater um papo gostoso conosco e tirar várias dúvidas na hora de escolher as alianças de casamento.

 

brazil & murgel

 

Como nasceu a Brazil & Murgel

O Fabio Brazil e o Henrique Murgel se uniram em 2010 com a ideia de criar joias com significado, que servissem como extensão real da personalidade de quem as usa, ao invés de um mero símbolo de status.

Assim nasceu a Brazil & Murgel. “Com dedicação total aos detalhes e uma qualidade que só a produção manual em baixa escala poderia garantir, alcançamos uma liberdade absoluta de criação para seguir uma trajetória que nos rendeu, até hoje, 10 prêmios de design e 27 exposições em 7 países.”

Rompendo barreiras

O interessante dessa jornada foi que acompanhamos uma transição muito forte daquilo que considerávamos um mercado bastante engessado, cheio de regras, para um cenário mais inovador e libertador, no sentido da real liberdade que o casal vem ganhando para idealizar uma festa mais autêntica, com traços da personalidade deles. Canais como Pinterest, Instagram, além de blogs e sites, como o próprio Lápis de Noiva, vêm rompendo amarras e provocando reflexões: “olha só, a decoração não precisa incluir só flores brancas!” ou “nem quero flor, quero só folhagem!”.

Desde o começo da Brazil & Murgel, há quase dez anos, a gente vem com a provocação – as alianças precisam mesmo ficar só no campo do protocolo, do significado que elas têm para o matrimônio em si, mas sem qualquer ligação com a história e com o estilo dos dois? Será que elas não podem ser uma real extensão da personalidade do casal, um símbolo mais pessoal para essa união tão singular?

Ou seja, no começo nos recusávamos a colocar no mercado apenas mais uma aliança, redondinha ou retinha com um ou dois risquinhos, já que a indústria já faz isso e pode fazer muito bem. A ideia era ir além. Hoje a gente tem um catálogo com mais de vinte modelos, e cada aliança carrega um conceito que se expressa através do desenho e de seu nome, que se identificam com perfis desde os mais tradicionais até os mais modernos e diferentes. E isso que é o mais bacana deste trabalho. Poder ser escolhido para criar o símbolo eterno de uma união nos traz um sentimento inexplicável!

 

Por que escolher uma aliança personalizada?

Em geral, as lojas trabalham com alianças fabricadas em máquinas e dependem de uma produção em larga escala, o que dificulta muito a escolha do casal por características que não estejam entre as opções disponíveis no catálogo.

A Brazil & Murgel segue justamente o caminho contrário: “todas as peças são de nossa autoria e produzidas à mão, em baixa escala e sob demanda. Acreditamos que só assim podemos oferecer alianças especialmente desenvolvidas para o casal.”

As alianças só se materializam no estúdio a partir de uma conversa dos designers com os noivos, o que faz com que as elas possam carregar uma história, com muito mais significado. Dessa forma, a liberdade de personalização se torna absoluta. Após a escolha do modelo, o casal define o tom do ouro 18k, que pode ser amarelo, rosé, branco ou um dos tons Dolce; também define as larguras de cada aliança, que podem ser diferentes, ajustadas de meio em meio milímetro para atender tanto à proporção das mãos quanto à preferência de cada um e, no final, decide se querem ou não a inclusão de diamantes, escolhendo a quantidade, os tamanhos e o local da cravação.

 

Q&A – Alianças Personalizadas by Brazil & Murgel

As alianças são a representação da união do casal, um símbolo usado todos os dias, lembrando do elo entre os dois. A reação dos casais é sempre muito positiva quando vêm até o estúdio, conhecem a oficina e conhecem também quem irá produzir esse símbolo tão importante para eles. Existe aí uma ligação muito rica e significativa, algo mais humano mesmo. Todo esse significado das alianças faz com que a escolha delas deva ser feita com ainda mais cuidado e carinho, para que elas tenham também uma relação com a história e a personalidade dos dois.

 

 A procura por alianças personalizadas tem aumentado no mercado?

Tem aumentado, e muito! E isso é reflexo de uma conscientização cada vez maior a respeito do consumo em geral. Cada vez mais as pessoas procuram por mais significado no que consomem, e isso vem fazendo com que a valorização pelo trabalho artesanal aumente muito. No mercado de casamento esse movimento acontece de forma ainda mais intensa, pois a produção em baixa escala possibilita conceitos com mais personalidade e originalidade.

Os casais que se preocupam com o meio ambiente, por exemplo, buscam fornecedores que possam oferecer soluções condizentes com essa ideia. Desse modo, a festa do casamento em si vem se tornando um evento cada vez mais autêntico, carregando os valores e ideais dos noivos.

Qual é o perfil dos noivos que querem ter alianças personalizadas?

Geralmente, são pessoas que valorizam as experiências marcantes da vida. Na jornada do casamento, são aqueles que escolhem os fornecedores a dedo, sem medo de dar mais atenção e priorizar o que realmente importa para os dois, ao invés de se preocuparem demais com “o que os convidados vão pensar”. São aqueles que conseguem idealizar uma festa mais autêntica, com a cara dos dois.

Vocês trabalham com exclusividade nas criações?

Exclusividade, no sentido de um modelo único que jamais será reproduzido, não costuma ser o objetivo de quem nos procura. O que acontece é que a singularidade que os casais buscam quando vêm até o estúdio se consolida na entrega de qualquer peça Brazil & Murgel. As nossas alianças são como impressões digitais – nunca vai existir uma exatamente igual à outra, pela própria natureza do processo. O trabalho na oficina é uma experiência que transcende uma simples cadeia de demanda X produção, pois os desenhos exigem uma entrega absoluta e, quando sentamos na bancada, transmitimos tudo aquilo que absorvemos durante as conversas com o casal, sempre entregando algo pensado especificamente para eles, mesmo quando se trata de uma peça de catálogo.

 

Como é o processo de fazer uma aliança personalizada? Que tipo de experiência vocês proporcionam para os noivos?

A gente sempre recebe o casal pessoalmente, seja aqui no estúdio, seja através de um atendimento a distância. Essa primeira conexão é importantíssima para que a gente identifique o estilo e a personalidade de cada um. Durante o papo a gente passa a conhecer muito da história dos dois, conversamos sobre a jornada do casamento e sobre os planos da vida… Essa intimidade é muito rica e garante a coerência nas opções de joias que apresentamos. É assim que vamos descobrindo, juntos, qual a aliança perfeita para essa união.

Vocês trabalham com quais tipos de gemas?

A Brazil & Murgel trabalha sempre com gemas naturais, e a seleção de cada gema é feita sob demanda, dentro de lotes da mais alta qualidade. No caso das alianças o diamante é a escolha mais comum, principalmente pelo brilho e durabilidade. O diamante também é o mais indicado para o tipo de cravação que recomendamos para as alianças. Já tivemos pedidos de inclusão de outras pedras naturais por conta de algum significado especial para o casal, mas a gente sempre analisa caso a caso.

Quantas provas são feitas?

Criamos essa etapa da prova para garantir uma medição mais precisa no período da entrega das alianças, já que as encomendas podem ser feitas meses antes do casamento. Uma prova é suficiente, e é feita entre 2 e 4 semanas antes da entrega. Já quando os casais encomendam as alianças com antecedência de 1 ano ou mais para usarem durante o noivado na mão direita, a gente realiza uma nova prova para adequar as medidas para a mão esquerda. Tudo para garantir que elas fiquem perfeitas para o casamento e o uso no dia a dia.

 

Vocês oferecem algum tipo de garantia ou manutenção?

Para alianças ou qualquer joia Brazil & Murgel, oferecemos uma assistência vitalícia que cobre uma manutenção básica como limpeza e restauro do acabamento superficial original. A garantia contra eventuais defeitos de fabricação é válida por um ano, e inclui também um ajuste sem custo na numeração das alianças, por um prazo de 3 meses após a entrega.

Saiba mais sobre o processo de criação da Brazil & Murgel

A Brazil & Murgel se preocupa tanto com cada etapa da criação de suas peças, que criou um guia com o passo a passo (super visual) explicando como funciona a escolha desse símbolo eterno.

CLIQUE AQUI para ver o guia de alianças da Brazil & Murgel.

Ficou com alguma dúvida? Que tal entrar em contato? Você falar com a Brazil & Murgel pelo whatsapp +55 11 96328-7329 ou através do nosso guia de fornecedores “Gente que ama o que faz”

 

Fornecedores

Fotos: Bruno Franco

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog