Tudo que você precisa para casar

Bolo para casamento civil: ideias para te inspirar

Considerado um dos itens especiais do casamento, o bolo para casamento civil é a peça-chave. Afinal, ele compõe lindamente a mesa de doces trazendo aquele charme para a decoração, além de ser uma ótima opção de sobremesa para o evento.

Vamos te mostrar várias opções de bolo para casamento civil em suas mais variadas formas, sabores, coberturas, recheios, cores e texturas. Vem com a gente!

 

 

Nesse post você vai encontrar

     

    bolo de casamento espatulado
    Bolo espatulado com detalhes em flores e folhas – Foto Daria Shevtsova no Pexels

     

    Como escolher o bolo para casamento civil?

    Para escolher o bolo para casamento civil primeiramente é preciso ter definido o tamanho do evento e quantidade de convidados. A maioria dos casamentos no civil são celebrações menores, mais intimistas. Portanto, o bolo para casamento civil não precisa ter um tamanho exagerado.

    Você pode optar por bolo de um andar ou até mesmo um pequeno trio de bolos que também fica super charmoso na mesa de doces.

     

    Clique para ler tudo sobre casamento civil

     

    trio de bolos para casamento civil
    Erica Jane

     

    Formato e tamanho ideal

    O bolo para casamento civil no formato redondo ainda é o mais tradicional e queridinho pelos noivos, mas com tanta novidade por aí, os formatos quadrado e retangular também estão conquistando muitos casais.

    Já o tamanho será definido de acordo com a quantidade de convidados. A regra aqui é ter um bolo para casamento civil de acordo com a proposta do casamento e que sirva todos os convidados confortavelmente.

    –> Dica do Lápis: se você optar por não ter docinhos na mesa do bolo, verifique com sua confeiteira qual deve ser a quantidade ideal de bolo. Afinal, sem os docinhos de casamento, o consumo de bolo pode aumentar.

    Veja nossa ilustração sobre o tamanho ideal do bolo de acordo com o pedaço médio a ser servido:

     

     

    Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

    Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


     

    Quantos andares deve ter o bolo para casamento civil?

    É muito comum que os bolos de casamento em geral tenham acima de dois andares, mas essa escolha deve ser alinhada com sua confeiteira para juntas definirem o tamanho e diâmetro ideal do bolo para casamento civil.

    Por ser um casamento mais intimista, e logo com menos convidados, um bolo de dois andares, um trio de bolos pequenos ou até um bolo de 1 andar mais alto pode atender tranquilamente a demanda. Tudo vai depender de quantos quilos e/ou diâmetros cada bolo tiver.

     

    Merari Teruel Photography

     

    Três massas para bolo de casamento civil

    1) Pão de Ló

    O pão de ló é a massa branca mais tradicional para a confecção de bolo de casamento. Sua textura é leve, macia e fofinha e combina com vários tipos de recheios.

    2) Chocolate

    Quem não ama chocolate? Queridinho até dos paladares mais refinados, a massa de bolo em chocolate permite excelentes variações de recheios e coberturas, e ainda traz aquele gostinho de cacau que todo mundo adora.

    3) Red Velvet

    Conhecido como veludo vermelho, a massa do red velvet é feita de chocolate porém tingida de vermelho, o que traz um feito incrível em qualquer bolo para casamento civil, principalmente no estilo naked.

     

    massas de bolo para casamento civil
    Christina Polupanova

     

    Quanto custa um casamento? O Lápis te conta TUDO AQUI!

     

    Coberturas de bolo para casamento civil

    As coberturas em um bolo para casamento civil dão o acabamento final ao doce e devem harmonizar com a decoração da mesa. Conheça os acabamentos mais comuns:

    Chantilly: textura leve que nas mãos de um bom confeiteiro com uma espátula cria uma cobertura incrível.

    Drip cake: outro tipo de bolo queridinho pelos casais. Sua cobertura tem um formato de calda escorrida pelas laterais e o visual fica lindo.

     

     

    Naked cake: o famoso bolo pelado pode ser decorado com frutas, flores, aqui seu recheio fica bem destacado.

    Pasta americana: conserva bastante o bolo, sem a necessidade de refrigeração.

     

    Só no Lápis você encontra um Guia delicioso e completo de doces para casamento. AQUI!

     

     

    Convites para padrinhos de casamento: Veja AQUI ideias criativas para você convidar seus amigos do coração

     

    Espatulado: esse é o nome da técnica que é usada pelos confeiteiros para espalhar uma fina camada de cobertura, que pode ser chantilly ou glacê no bolo. Esse estilo de bolo tem um formato meio desconstruído de decoração.

     

    bolo para casamento civil 1 andar
    Bolo espatulado | Foto: MELANIE OSORIO PHOTOGRAPHY

     

    Recheios

    Além da estética, o ponto alto do bolo para casamento civil sem dúvida é o recheio. A escolha do recheio deve ser de acordo com o gosto dos noivos, mas também deve ser levado em consideração um sabor “universal” que todos os convidados gostem. Os recheios mais comuns são:

    Nozes: muito comum em recheios de bolo de casamento, as nozes têm um sabor sutil e combinam com diversos tipos de cremes, doce de leite e também frutas.

    Doce de leite: sabor coringa que não tem erro, todo mundo gosta. Só tome cuidado com o cardápio do casamento para não pesar a combinação.

    Chocolate: não tem erro, o bolo de chocolate pode ser com um sabor mais suave (ao leite) ou mais intenso (meio amargo) ou até 70% cacau. Da mesma forma, combinado com morango fica incrível.

    Brigadeiro: quem não ama? O bolo para casamento civil com recheio de brigadeiro fica sensacional e saboroso (faltam adjetivos para essa gostosura).

    Frutas: o bolo para casamento civil com frutas também é uma opção assertiva, principalmente se o casamento acontecer em dias quentes. As frutas deixam o bolo mais leve e molhadinho. No ranking do bolo com frutas, o morango e as frutas vermelhas estão no topo.

     

     

    Seis ideias de bolos não tradicionais para o casamento civil

    Se você quiser inovar e sair um pouco do tradicional bolo para casamento civil, existem algumas outras opções igualmente deliciosas que prometem fazer muito sucesso com os seus convidados. Dá só uma olhadinha:

    1) Torre de donuts
    2) Bolo de waffle

    3) Torre de brownie
    4) Bolo de cookies

    5) Torre de macarons
    6) Bolo de panqueca americana

     

    Topo de bolo para casamento civil

    O topo do bolo para casamento civil pode ser simples usando elementos como os noivinhos ou as iniciais do casal para compor a decoração do topo de bolo. Flores e folhagens também ficam muito delicadas posicionadas ao topo do bolo.

    Além disso, também é possível investir em detalhes como cores mais intensas, texturas diferenciadas, detalhes metalizados (ou totalmente metalizado), entre outras diversas opções que a confeitaria disponibiliza para deixar esse momento mais especial e saboroso.

     

    Topos de bolo de casamento: clique aqui para saber como escolher o cake topper que tem sua carinha!

     

     

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

     

    Tudo que você precisa para casar