Tudo que você precisa para casar

Bolo de casamento: O guia infalível para escolher + inspirações

Quem não ama bolo de casamento? Ah, não tem jeito, ele é a estrela principal na mesa de doces e no prato dos convidados.

Mas nós sabemos que a escolha do bolo de casamento nem sempre é fácil e pode acabar virando uma saga. Por isso, nós criamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber.

Também tem várias dicas para evitar surpresas desagradáveis no grande dia, viu? E é claro que o post está recheado de inspirações para você salvar no Pinterest.

Preparada?

O que você vai encontrar nesse post:
    Bolo de casamento coral e cupcakes
    Lerry White

    Defina um orçamento

    Cada etapa dos casamentos começa com a definição de um orçamento. Então converse com o buffet ou o local contratado para saber se o bolo já está incluso e quais são as regras. É claro que você também pode contratar um fornecedor por conta própria e decidirem juntos cada detalhe.

    Quanto custa um bolo de casamento?

    É preciso ter em mente que os profissionais especializados em bolos de casamento tendem a cobrar mais. Assim, o valor também varia de acordo com essas características:

    • Peso
    • Recheio
    • Tamanho
    • Número de andares
    • “Acabamento” do bolo

    Sem contar os itens adicionais como a base e topo do bolo, que precisam ser alugados ou comprados.

    Bolo de casamento branco na mesa
    Lily and Moon

     

    Quando encomendar o bolo de casamento?

    Deu para perceber que não é um processo simples, né? Então marque as degustações do bolo 6 meses antes da cerimônia. Faltando 5 meses, chega a hora da melhor parte: escolher o bolo de casamento. E, para finalizar, escolha o topo do bolo 3 meses antes da cerimônia, ok?

    Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?”  Organize seu casamento sem estresse!

    Pode parecer muito tempo, porém, cada bolo é um projeto, além de que os fornecedores podem pedir um prazo mais longo do que o imaginado. Enfim, e ainda tem a possibilidade de acontecer algum imprevisto. Melhor não arriscar.

    Bolo de casamento: por onde começar a escolher?

    Mas agora que você já sabe disso, é hora de pensar em outros detalhes para então explorar formatos, texturas e inúmeras possibilidades! Por isso, anote as seguintes informações da sua cerimônia:

    • Local
    • Horário
    • Estilo de decoração
    • Número de convidados
    • Temperatura prevista para o dia do casamento

    Lembre-se de que o bolo de casamento precisa estar em harmonia com a decoração da festa. Dessa forma, o sabor, os detalhes especiais e até o formato fazem toda a diferença. Então converse com o seu cake designer e também com o decorador para deixar tudo com a cara do casal.

    Bolo de casamento delicado com flores
    David Holifield

     

    Como calcular a quantidade?

    Em primeiro lugar, tudo depende de como será o cardápio da festa. Um casamento tradicional com jantar, doces e bolo é bem diferente de um casamento simples, no estilo bolo e champagne, né?

    Mas nada melhor do que um infográfico para te ajudar a calcular a média das porções necessárias, né? Confira:

    Bolo de casamento com recomendações de tamanho e quantidade de pedaços

     

    Opções de recheio para bolo de casamento

    Mas antes de tudo, um detalhe bem importante. Converse com o seu fornecedor ou confeiteiro para escolherem um sabor equilibrado com o cardápio. Afinal, as chances de agradar os convidados aumentam quando o bolo não fica doce demais ou de menos.

    Como a nossa missão é te ajudar em cada etapa do casamento, separamos recheios dos mais requisitados até os mais exóticos para saborear.

    Dica extra: escolha o sabor e cobertura de acordo com o clima

    A última coisa que você quer se preocupar é se o bolo vai derreter ou estragar. Por exemplo, nos casamentos no verão indicamos trocar o chantilly pela resistente pasta americana. Sendo assim, converse com o confeiteiro para que ele cozinhe com os ingredientes mais indicados para o clima.

    Nozes

    O primeiro que iremos apresentar é unanimidade entre os casais. As nozes proporcionam um sabor único e, ao mesmo tempo, bem sutil. Ainda combinam perfeitamente com frutas ou cremes como doce de leite. Fica uma delícia!

    Doce de leite

    O doce de leite deixa um sabor especial, sofisticado e elegante. Além disso, pode ser uma opção de recheio para os bolos no formato naked cake. Eles ficam ainda mais lindos expostos entre as camadas.

    Chocolate

    É óbvio que não podia faltar esse queridinho, afinal, o chocolate agrada a grande maioria. Combinado com morangos, por exemplo, ficam bem mais apetitoso.

    Morango/ frutas vermelhas

    Essa fruta suculenta combinada com chantillly ganha ainda mais sabor e deixa qualquer um com água na boca. Também são ótimos para decorar a parte externa do bolo e dar um toque de cor.

    Beijinho

    Esse é o típico doce que não pode faltar em nenhuma festa. E se já amamos esse docinho, imagina no recheio do bolo de casamento. Não tem como errar!

    Brigadeiro

    Tradicionalíssimo, o brigadeiro é o favorito entre os brasileiros. Ele pode ser um recheio delicioso e também pode ganhar mais sabor com frutas como morango ou uvas.

    Com frutas

    Uma boa aposta é o recheio com frutas. Existem combinações maravilhosas como abacaxi com nozes, pêssego com ameixa, damasco com doce de leite. As possibilidades são infinitas, por isso, converse com o confeiteiro para que ele possa indicar a melhor combinação.

    Sabores exóticos e não tradicionais

    O bolo de casamento pode resgatar a memória afetiva do casal e seus convidados, sem que seja necessário optar por sabores tradicionais. Então, por que não fazer um recheio de limão com chocolate? Ou um bolo de chá verde com frutas?

    Conquiste os convidados com um sabor inesperado como café, lavanda, erva doce ou hibisco, que são populares entre os noivos fora da caixinha.

    Formatos de bolos de casamento

    Como tudo no mundo do casamento, os profissionais estão sempre inovando nos bolos. Então, o tradicional bolo redondo não é obrigatório. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre cada formato:

    Bolo de casamento quadrado

    Sucesso entre os noivos que não querem seguir uma linha romântica. O seu formato quadrado ajuda a criar um aspecto mais urbano e moderno. Sem contar que combina com propostas sofisticadas até as minimalistas.

    Bolo Redondo

    Esse formato ainda é o mais tradicional e favorito pelos casais. Ele permite adicionar dois ou mais andares sem perder a harmônia e delicadeza do formato. Além disso, ficam lindos nas fotos e só aumentam a nossa vontade de devorar cada pedaço!

    Veja aqui dicas para acertar na escolha da decoração da mesa de bolo e doces

     

    Bolo Retangular

    Quem gosta de ideias diferentes, também pode apostar em um bolo retangular. Claro, ele não é um dos formatos mais populares, mas permite diferentes deisgns e ainda pode ser a chance de surpreender a todos.

    bolo de casamento retangular
    Caliche

    Estilos de Bolo de casamento

    Chegou a parte mais aguardada pelas noivas! E não faltam opções e tendências para escolher, mas para você não se perder, vamos apresentar os mais populares.

    Bolo de casamento de 2 andares

    O bolo de casamento dois andares é ideal para cerimônias mais intimistas. Aposte em itens delicados como as flores para deixá-lo mais charmoso. Depois é só escolher um topo do bolo lindo e com a personalidade dos apaixonados.

    Bolo de casamento de 3 andares

    Já essa opção oferece mais pedaços e ainda mais possibilidades para uma decoração elaborada. Que tal se inspirar nos bolos de casamentos que você já foi? O único detalhe é que alguns confeiteiros não aceitam imitar outros bolos, fazendo um projeto exclusivo para cada evento.

     

    Trio de bolos de casamento

    Um é bom mas três é maravilhoso! Perfeitos para casamentos no campo e praia, o trio de bolos traz uma proposta diferenciada para os noivos que estão indecisos.

    Essa opção dá maior liberdade para escolher os recheios, coberturas e texturas. Além de que a decoração fica encantadora e delicada.

    Três bolos de casamento com flores
    Foto: Amanda Francelino

     

    Pasta americana

    A pasta americana apresenta uma consistência mais sólida e é bem tradicional nos bolos clássicos. E vale mencionar que a pasta americana conserva o bolo durante a festa toda, sem refrigeração!

    Outra vantagem é que também pode ser usada no bolo fake para dar um aspecto mais realista.

    Veja aqui o guia completo de lembrancinhas de casamento criativas

     

    Chantilly ou buttermilk

    Entre as escolhas para coberturas, o chantilly ou buttermilk estão na preferência dos noivos. Sua leveza permite cobrir bolos como naked cake ou drip cake (já vamos falar sobre eles). E o confeiteiro ainda pode criar desenhos, texturas, e tudo que sua criatividade permitir.

     

    Naked cake

    O “bolo pelado” chama atenção com suas camadas de massa intercaladas com o recheio à mostra. São irresistíveis e os itens decorativos ainda dão um plus nessa gostosura.

     

    Espatulado

    Essa técnica de decoração espalha uma fina cobertura de glacê ou açúcar nas camadas do naked cake. Mas, mesmo com essa cobertura, o bolo não perde a sua delicadeza original.

     

    Drip cake ou bolo pingado

    Também conhecido como “bolo pingado”, ele une a técnica espatulada com a cobertura escorrendo. É de dar água na boca! Sem contar a versatilidade, já que o confeiteiro pode fazê-lo tanto com o naked cake quanto com a pasta americana.

     

    Bolo de casamento simples e minimalista

    Menos é mais! O simples e clean bolo de casamento branco é elegante e nunca sai de moda. Combina com qualquer decoração, estilo e horário de casamento. É a escolha certa pra quem não quer errar.

     

    O melhor bolo para casamento rústico, na praia ou no campo

    Essa é uma dica especial para as noivas que amam cerimônias ao ar livre. O naked cake funciona como um coringa para esses casamentos. Nada impede de que você escolha outros tipos de bolo, mas ele tem uma aparência mais rústica e que combina com a leveza dos ambientes externos. 

     

    Tendências de bolos de casamento

    Cada ano os bolos de casamentos trazem uma novidade para nos enlouquecer. É impossível não conferir as coberturas, texturas, decoração, sabores para se inspirar.

    Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro

    As flores para os bolos chegaram com tudo! As preferidas são rosas, peônias, orquídeas e lavandas. Estão liberadas as flores artificiais e de açúcar, mas vamos admitir que nada supera as flores naturais, né?

    E como o romântismo está no ar, não podia ficar de fora a técnica pressed flowers. Além disso, os bolos com pinturas florais feitas à mão estão conquistando o público. Essa delicadeza e o capricho em fazer o doce parecer 3D transformam qualquer bolo em uma obra de arte.

    Cores de bolo de casamento

    Se nem o vestido de noiva precisa ser branco, por que o bolo não pode inovar nas cores?

    Uma boa alternativa é combina as cores do bolo com o estilo do evento. O bolo pode ter a cor mesclada na cobertura e nos itens decorativos. Com certeza, o bolo ficará marcado na memória dos convidados.

     

    Detalhes especiais para bolo de casamento

    Você é quem escolhe os detalhes especiais. Eles podem estar no topo de bolo, no formato dele, nas cores escolhidas, camadas e cores. Apenas solte a criatividade para que o bolo de casamento se destaque na mesa de doces, sem perder a essência que você e seu amor querem transmitir!

    Pinterest

    Tudo que você precisa para casar