Ícone do site Lápis de Noiva

Algumas mudanças por aqui {3 a 5 meses da Bela}

Estou sumida, eu sei! Tenho tanta coisa para falar, compartilhar com vocês, mas os dias têm sido tão, tão corridos! :( E, confesso que estou meio deprê e as vezes desanimada. Isso é tão avesso à minha natureza que eu fico até surpresa. Não tem nada de errado, está tudo ótimo, mas de vez em quando bate um sentimento ruim, sabe? Talvez seja típico dessa fase, ou são os hormônios… Mas enfim, é assunto para um outro post!

Hoje quero dividir com vocês as mudanças que aconteceram por aqui nos últimos meses. Lembram do post sobre a hora de dormir da Bela? Eu também contei no instagram sobre a dificuldade dela pegar no sono, a necessidade de mamar para dormir… depois passou a precisar do colo para adormecer.

Nos últimos tempos nós vivemos um montanha russa aqui. Cheia de altos e baixos, surpresas, picos de desenvolvimento. A rotina toda bagunçada, cada dia um horário para dormir, para acordar, sonecas compridas de 3 horas, sonecas curtíssimas de 20 minutos. Eu consegui lidar bem com isso. Entrei no ritmo dela, tentei criar uma rotina nos dias sem rotina! É possível, isso? rs Mas, respeitei minha bebezinha e não fiquei (e ainda não fico) esperando que ela faça as mesmas coisas todos os dias. (apenas lembrando que bebê é um ser humano, neh! rs).

FullSizeRender

O que mais “pegou” para mim foi o fato de só dormir no colo. Gente, eu AMO dar colo, e sou muito a favor do colo, mas para a Bela, colo é sinônimo de = ficar em pé e andando. Comecei a ficar com muita dor de coluna, especialmente do lado direito, e bem cansada. À noite, o Diego e eu já sabíamos: vai dar trabalho. Pelo menos o marido me ajudava a revezar nas caminhadas pela casa (e matava a saudade dela também).

Algumas pessoas disseram que eu tinha que deixar chorando no berço. Mas, puxa! Só 3 meses! Eu sabia que ela não tinha condições de entender, que o corpinho dela precisa muito desse quentinho, desse apego e segurança. Ah! E claro que fizemos várias tentativas de colocá-la no berço e ver o que daria. Um choro doído de “mãe, você me abandonou”, com aquelas perninhas desoladas e pro alto, sem saber o que fazer com elas. (Tá! Eu sou dramática rs)

Ah! e tivemos uma fase que ela tirava uma super soneca na hora que tinha que dormir definitivo! rs Tinha cara de sono profundo, tudo perfeito, mas acordava com a pilha toda depois de uma hora. Resumindo, ia dormir tarde! Quando a Bela completou 5 meses, o Diego e eu conversamos e decidimos tentar “diminuir o colo para dormir”. Ela já estava bem esperta. Sabia o que era berço, o que era a nossa cama, já estava começando a entender a hora da historinha e do banho. Conversamos com ela, explicamos que era a hora de dormir e que estaríamos ao lado dela. Pode ser que eu tenha começado errado porque fiz o “ninho” dela na nossa cama, mas eu precisava estar ali, do ladinho, sabe. E, eu adoro amamentar deitada e muitas vezes ela pega no sono assim. Sem contar que o Diego chega tarde do trabalho então a gente fica se curtindo na cama, cantando, lendo, fazendo carinho (é uma delícia).

Foi tudo bem natural, sem regras. Se eu não aguentasse e ela chorasse muito, pegaria. Claro que ela não gostou. Chorou, mas era um choro de reclamação, que mesclava com falação rs… A primeira noite foi mais ou menos meia hora reclamando, olhando pra mim e pedindo “me dá colo”. E eu ali, fazendo carinho, tentando acalmar… A segunda noite esse tempo diminuiu, a terceira foram 5 minutos de chorinho e ela mesmo já se acalmava, ficava quietinha e dormia. Ela criou a mania de ficar virando de um lado para o outro, cheirando e coçando os travesseiros que ficam entre ela (é fofo de ver!). Faz duas semanas que a Bela dorme sozinha à noite! Claro que as vezes ela acorda quando a gente a coloca no bercinho (teve uma noite que foram 5x tentando, sem sucesso rs), mas cada vez tem sido mais tranquilo. Essa semana eu “me mudei” para um colchão no quarto dela. Acho que aos poucos ela vai se acostumar mais com o ambiente e vai pegar no sono lá mesmo. Depois que ela dorme, vai para o berço. Após o carnaval vamos tentar fazer com que ela pegue no sono já no berço. Eu sou super a favor de cama compartilhada, mas no nosso caso, não cabe nós 3. Ainda não consigo dormir “de conchinha” ou muita agarrada com a Bela, então ela ocupa um espaço muito grande na cama. O Diego e eu ficamos bem apertadinhos, desconfortáveis. E, eu sinto que ela dorme melhor no berço. Dorme a noite toda. Se acorda e em seguida me vê, não consegue pegar no sono rápido porque quer mamar, é claro.

Se está certo ou errado o que estou fazendo, não sei. Na verdade, nessa minha curta “vida de mãe” a maior lição que aprendi foi: “não tem certo ou errado”. O que existe mesmo é a vontade de acertar dos pais, de acordo com as necessidades do bebê. Fica tão mais fácil entender e aceitar isso. Depois eu conto para vocês se foi difícil ou tranquilo pegar no sono direto no bercinho.

As sonecas do dia estão variando. De 3 a 4 sonecas, média de 30 a 40 minutinhos. Ontem ela conseguiu tirar uma soneca de 5 minutos e acordou renovada. Só deu tempo de eu beber água e responder um e-mail do blog! rs… Mas tudo bem! Tenho reparado que a Bela tem mais facilidade para dormir sozinha à noite. Durante o dia ainda estamos com dificuldades. Só consegue pegar no sono passeando no carrinho, mamando (quase sempre é assim) ou no colo. Se a deixo deitada na cama justo na hora que ela está com sono, é um berreiro só. Aí eu não aguento! rs Confesso que se tivesse chupeta iria ser mais fácil, mas esse assunto é tão polêmico (e eu ainda não tenho uma opinião completamente formada sobre) que prefiro nem falar.

Sobre a amamentação … (ai, esse texto está muuuuito longo!) Por aqui, estamos firme e forte na amamentação exclusiva. Continuo dizendo que Deus foi muito sábio e bondoso quando nos criou. Que coisa mais deliciosa essa coisa de amamentar, de nutrir o próprio bebê. Quando penso nas mães que têm dificuldades fico com o coração partido. E, sinceramente não entendo quando algumas simplesmente optam por não amamentar, mas respeito e não julgo. Cada um sabe o seu limite, o seu fardo.

Faltam poucos dias para começarmos a introdução alimentar. Não decidi o método que vou seguir: BLW x Papinhas (tradicional). Quanta dúvida! Vou dividir um pouco sobre cada um com vocês em um próximo post! (prometo não demorar!!).

A jornada não é fácil. Requer muita renúncia, muita paciência, muito bom humor e muita vontade de recomeçar. Eu olho para os últimos 5 meses e o saldo é tão, mas tão positivo que nem ligo de estar escrevendo para vocês com muitas olheiras, unhas sem fazer e louça na pia. Daqui uns dias vamos entrar em outra fase e eu não estou me contendo de tanta ansiedade, medo e saudade (do que já vivemos rs).

Beijos de uma mãe que AMA padecer no paraíso (mesmo com muitos tropeços rs).

E tem como não se apaixonar por esse rostinho? #BelaLandia

Sair da versão mobile