{Dicas Úteis} A importância do R.S.V.P. para a festa de casamento

Entre as diversas tarefas que fazem parte de um planejamento de casamento, uma das mais importantes é o controle do número de convidados. A confirmação da quantidade de pessoas que estarão presentes é crucial, inclusive, para auxiliar na contratação dos serviços para realização da festa. Para isso, utiliza-se o R.S.V.P., mais conhecido como confirmação de presença, mas muitas pessoas não sabem o que isso significa e o tamanho de sua relevância.

Pensando nisso convidamos a super assessora Betta Lima para compartilhar conosco o que é este serviço e qual a importância dele na festa de casamento.

Foto: Rafael Canuto

A sigla R.S.V.P. é a abreviação da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que em tradução livre corresponde a “Responda, por favor”. Comumente essa sigla é impressa no final do convite, para que o convidado confirme ou não a sua presença no evento. “Seguido da abreviação, deve constar um endereço de e-mail ou telefone como meio para realizar a confirmação. Podem constar ambos e é essencial deixar claro que essa informação é muito importante para a organização o evento” – orienta Betta Lima.

Apesar de não ser obrigatório, é fundamental que os convidados confirmem a presença. “Como existe uma grande possibilidade de as pessoas não acessarem o site ou ligarem para a confirmação, recomendo contratar um R.S.V.P. ativo para entrar em contato com cada um. Dessa forma, é garantido que se consiga uma lista mais assertiva”.

Foto: Emesre

O ideal é determinar uma data limite, para que haja tempo hábil caso seja necessária qualquer alteração no planejamento. Para os familiares e colegas mais próximos, a ligação não é necessária, por conta do contato ser mais próximo, consegue-se essa informação pessoalmente.

Para realizar essa tarefa é necessário que se tenha disponibilidade de tempo, o que geralmente os noivos não dispõem. Muitas vezes a assessoria realiza o R.S.V.P. para o casal e, com a lista completa de convidados em mãos, atende ou efetua as ligações e monitora o site. Assim, podemos acertar o buffet, número de mesas, comidas e bebidas.

Também é importante trabalhar considerando uma margem de variação entre os confirmados e os que realmente comparecerão, que pode ser de 10 a 20% mais ou menos. Independente da forma que será feita, a confirmação sempre deverá fazer parte da lista de tarefas para organização do casamento. Ainda, se preferirem, os noivos também podem optar por colocar a informação escrita em português mesmo como, por exemplo, ‘Confirmação de Presença’ no próprio convite.

Foto: Emesre

Você que está na fase dos preparativos, já separou um tempinho para pensar sobre a confirmação de presença dos seus convidados? Se o tempo apertar não deixe de pedir ajuda! Um serviço de assessoria especializado pode vir em boa hora e garantir o sucesso dessa atividade.

Gente que ama o que faz

A Betta Lima Eventos é uma agência especializada em eventos, passando desde batizados, casamentos, corporativos até a casting e produção de filmes. A Betta Lima, proprietária da agência homônima, é formada em propaganda e marketing e possui MBA em Marketing. Já trabalhou como RTV e atendimento em agências de publicidade; criou e produziu eventos corporativos para diversas empresas/marcas como Microsoft, Ambev, Azeite Gallo, Ecovias, etc. Além disso tudo, adora ser assessora de casamentos e a fada madrinha das noivas!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Tantas festas poderiam ser diferentes se os convidados fossem sinceros ao confirmar ou não sua presença.

    1. Lapis Noiva

      Flávia super concordamos!!!! Mas cada vez os convidados estão mais conscientes. Nosso papel é propagar ao máximo a informação boa, não é verdade? Um beijo!