Personalizando o seu Convite de Casamento Tradicional – Dicas da Phatt Design

Nós sempre comentamos por aqui o quão especial é um casamento personalizado, com a cara dos noivos e características do casal. O convite será o contato inicial dos convidados com o casamento, por isso, nada mais justo do que personalizá-lo de acordo com o estilo da festa.

Mas é possível personalizar um convite tradicional? Para responder essa pergunta convidamos a Phatt Design, especialista em convite e identidade visual para casamentos e empresas, para falar um pouquinho sobre esse assunto e nos ensinar tudo sobre customização. Vamos lá?

Pode ser tradicional, mas deve ter a cara do casal!

O dilema: “Eu quero um convite tradicional, mas nem tanto. Clássico, mas ‘com alguma coisinha’. Não quero um convite genérico… Quero que tenha a nossa cara, as cores da nossa decoração, queria mudar um pouquinho para ficar mais ‘nosso’. É possível?”. Claro que é!

Mas o que constitui, afinal, um convite tradicional? O que devemos manter, o que podemos mudar? Não existe uma equação perfeita para definir um convite tradicional. O modelo abaixo é bem representativo da categoria, então vamos tomá-lo como base:

Receita

– CLEAN;
– diagramação tradicional com os nomes dos pais nos cantos superiores;
– tamanho maior: 29×21 cm (o nosso tamanho padrão é 21×14 cm);
– gramatura mais alta: 500g (nossa gramatura padrão é 250g);
– almofada (nome pouco intuitivo dessa moldura em relevo em torno da arte do convite);
– monograma e nomes dos noivos em baixo relevo;
– monograma no envelope.

Se não tiver monograma no envelope, não é tradicional? Claro que é! Essa é apenas uma receita disponível. Olha outras variações do mesmo convite aqui:

1- Alterações

– nomes dos noivos e monograma em hotstamping;
– impressão de uma das cores do casamento na parte interna do envelope.

2- Alterações

– nomes dos noivos e monograma em hotstamping;
– impressão na parte interna do envelope com estampa personalizada.

3- Alterações

– nomes dos noivos e monograma em outra cor;
– impressão na parte interna do envelope com estampa personalizada.

4- Alterações

– nomes dos noivos e monograma em outra cor, sem baixo relevo;
– impressão de uma das cores do casamento na parte interna do envelope;
– formato quadrado, tamanho e gramatura padrão (18x18cm, 250g);
– sem almofada;
– sem monograma no envelope.

Entenda de Forma muito prática:

Pense no seu convite de casamento como uma pizza: se tirar o cogumelo ainda é pizza? Se colocar manjericão ainda é pizza? Mas se tirar a base e o molho de tomate, aí começa a ficar complicado, né? Sim, tem pizza branca e pizza de Nutella e eu adoro as duas, mas não é tradicional, é?

Mas o que seria, então, a “massa e o molho de tomate” do convite tradicional? Na minha opinião, a característica mais essencial do convite tradicional é ele ser CLEAN (papel clarinho, sem muito frufru). Manter uma diagramação centralizada ajuda. O resto é “cogumelo, alho e manjericão”, e você pode explorar com mais liberdade.

Uma forma simples e eficaz de introduzir personalidade ao convite tradicional é incluir cor. Isso pode ser na forma de uma cor chapada (um rosa clarinho ou qualquer cor da paleta de cores do seu casamento) ou de uma estampa, que também pode ser personalizada para o seu casamento. E onde eu posso introduzir esses detalhes no meu convite? Algumas boas opções são:

– nos nomes dos noivos;
– no monograma;
– na parte interna do envelope.

Poucos acabamentos trazem tanto impacto visual como uma impressão na parte interna do envelope. Uma cor sólida ou uma estampa podem oferecer um sutil complemento ou um vibrante contraste com o convite. Além da cor, há diversas outras maneiras de enriquecer um convite tradicional e fazer com que ele mantenha o tema do seu casamento: você pode alterar o monograma em si, a fonte, o tipo de impressão; pode arredondar os cantos do convite; fazer uma douração lateral; trocar o formato do envelope… As possibilidades são infinitas.

Um bom fornecedor deve te explicar as muitas opções de acabamentos disponíveis, e te ajudar a montar um modelo que atenda as suas necessidades de estilo e orçamento. Quer aprender mais sobre as opções de acabamento para convites de casamento?

Phatt Design dá uma aula sobre sobre personalização de convites aqui:

No site você encontra uma compilação de todos os acabamentos, com foto e uma breve descrição de cada um, para você aprender tudo sobre customização de convites e se sentir super à vontade para pedir o seu assim:

“Eu quero o modelo Carol e Pedro, mas queria trocar a aquarela do forro de envelope por um coqueiro; o monograma do convite Paula e Ricardo, mas no lugar da data eu queria as nossas iniciais com a fonte do convite Julia e Marcos; e em relevo seco, não hotstamping. Em vez da almofada eu quero uma douração lateral e upgrade de gramatura para 500g, por favor.”

Sem problemas! 

Gente que ama o que faz

Sobre a Phatt Design:

A Phatt Design é um estúdio criativo com foco em identidade visual para casamentos e empresas, com escritórios em São Paulo e Melbourne. Oferecem um atendimento super personalizado e uma papelaria fantástica, linda e sem stress para o seu grande dia.

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Adoreiiiiiii as dicas! Estou na fase de decidir o meu convite de casamento, e tá bem difícil! Uma infinidade de modelos e é difícil saber como imprimir nossa identidade nele. Mas esse post me ajudou bastante! Obrigada!