Organização da Cerimônia

na semana passada eu fiz tipo uma enquete na página do facebook pra vocês decidirem um dos posts dessa semana. dentre os 4 que mais recebo email “pedindo um help”, a organização da cerimônia venceu!

isso não quer dizer que não vou falar dos outros temas, mas agora eu vou seguir uma ordem de preferência! então, se você votou em um dos outros 3 fique calma que logo logo eu posto, ok?!

vocês já reparam que eu falo as coisas que experimentei durante a fase dos preparativos e o que vivenciei no dia do casamento? acredito que sim. eu não tenho experiência em casamento, cerimonial, decoração, etc. prometo que estou me qualificando pra isso e tenho estudado e pesquisado bastante. então, se eu falar alguma bobeira aqui, por favor me corrijam. acredito que passo um pouco de liberdade e certa amizade e estou aberta para sugestões, correções e críticas construtivas! na verdade são vocês quem estão me ajudando e fazendo esse blog!

o que eu vou falar da organização da cerimônia e cortejo talvez não agrade muitas noivas, especialmente as mais tradicionais. eu gosto de tradições, mas gosto muito mais das coisas feitas com o coração (não que tradição não tenha coração também… vocês me entenderam…). o que quero dizer é que você tem que fazer e seguir uma ordem que você goste, que te agrade!

um ponto importante de partida: você vai precisar de uma equipe de cerimonial! lembre que existe a assessora de casamento (wedding planner), que cuida de tudo do casamento, desde o comecinho, vê fornecedores, acompanha a noiva em cada passo e em cada fase, e existe a cerimonialista, com sua equipe, que atua diretamente no dia, cuidando da cerimônia, ordem das coisas, e fazendo com que os noivos, padrinhos, familiares e convidados não fiquem “perdidos”.

se você é uma noiva super decidida, com tempo pra ver e decidir os detalhes do casamento, antenada e por dentro do universo do casamento, talvez precise apenas da cerimonialista no dia do casamento. esse “talvez”, na verdade, foi um “você precisa com certeza” de uma cerimonialista no dia!

se você já está na fase em que já escolheu a cerimonialista, vai minha dica de ex noiva –> fale tudo como quer, escreva, desenhe, fale de novo! cerimonialistas são seres humanos e estão suscetíveis ao erro. e não é só isso! pode ser que aconteçam imprevistos no dia e a cerimonialista pode não saber qual seria o plano “B” que a noiva gostaria que acontecesse. lógico que a equipe fará e resolverá, mas aí entra a parte em que, se você falar e se precaver antecipadamente, pode evitar algumas frustrações.  

outra dica de ex noiva –> tenha certeza de que a pessoa com quem você conversou e planejou todo o casamento durante a fase dos preparativos, será a pessoa a frente da cerimônia no dia. esse é um serviço pessoal, e por mais que haja uma equipe que faça um serviço de excelência, a pessoalidade faz toda a diferença! todos os detalhes e as “vontades da noiva”, bem como o seu estilo e gosto muitas vezes não poderá estar em um papel, mas se a noiva e a cerimonialista estiverem com bastante harmonia tudo se encaixa! por isso, mais uma vez eu repito: quem deve estar a frente da equipe de cerimonial é a pessoa com quem você conversou e planejou o casamento.  

no meu casamento, quem cuidou do cerimonial foi a equipe da Shirley Yanez. eles fizeram toda a cobertura do casamento, durante todo o dia, e foram os últimos a saírem. fizeram todo o script com os horários, definindo a hora em que deveria começar a me arrumar, em que os fornecedores deveriam montar cada coisa, a hora em que deveria  tirar as fotos (antes do começo da cerimônia), a hora de jogar o buquê, das fotos do noivo, etc…
quanto à cerimônia, e a ordem das músicas, entrada dos padrinhos, damos e damas, momento dos votos e músicas, eu desenvolvi e apenas entreguei o script pra equipe seguir no dia.

esse aqui foi o meu cronograma da cerimônia. foi bem simples e tentei deixar bem explicado. reparem que eu não descrevi como seria a ordem da saída (foi erro meu e falta de experiência, afinal nunca tinha sido noiva antes! rs), mas a equipe do cerimonial organizou a saída assim: noiva e noivo  primeiro, damos e damas, pais, irmãs e celebrante.

eu acho super legal e muito emocionante no final da cerimônia ou antes da benção final quando os noivos abraçam os pais e os padrinhos (quando não são muitos). eu queria fazer assim, mas acho que a cerimônia foi tão envolvente e cheia de choro que foi melhor não ter tido isso ao final! eu teria derretido se abraçasse meus pais, minhas irmãs e damas! não dava mais pra chorar! nesse caso, um erro de programação foi bem vindo!

eu também escrevi que o final da cerimônia seria o momento das fotos com todos os participantes do cortejo. ao invés de fazermos no altar, fomos para um lugar mais afastado e fizemos as fotos com os pais, damos e damas e as nossas primeiras fotos após a cerimônia (clique aqui para ler sobre o “depois do sim”).
fazer essas fotos logo após a cerimônia,  não apenas dos noivos, como é de praxe, mas dos pais, dos padrinhos, damas e damos, damas de honra, e familiares mais próximos é uma ótima dica! alguns motivos:

1. se o casamento for de dia, e fim de tarde, as fotos serão com a luz do dia, que na minha opinião são melhores devido a qualidade e resolução
2. os noivos ainda estão bonitos, hihi… digo isso porque depois de beijar vários convidados a maquiagem, o cabelo, o suor pode atrapalhar!
3. não corre o risco de algum padrinho ter que ir embora mais cedo e você não tirar foto com ele.
4. o sorriso nas fotos com certeza sai melhor, porque depois de tirar muitasss fotos com os convidados e familiares, o sorriso fica meio automático! 

essas dicas parecem ser bobas, mas fez diferença pra mim! não gosto muito de mim nas fotos finais do casamento, eu estou super cansada, não curto muito fotos com flash (essa é a minha opinião!), e meu sorriso está meio forçado. fico super triste porque a minha irmã e o irmã do Diego não foram para o lugar das fotos após cerimônia e só tiramos fotos no final, devido a correria e tanta gente pra cumprimentar. acaba que a gente tem poucas fotos com eles! :(

é difícil pensar em tudo, mas se você conseguir pensar em quase tudo, escrever, se organizar, as coisas vão sair mais do seu jeito e como planejou! imprevistos sempre acontecem, mas se você puder evitar, melhor ainda, neh!

eu mostrei pra vocês como foi o meu cortejo. pelo fato de ter sido diferente do tradicional, fiz aqui um esquema pra entrada da cerimônia. tem algumas opções pra vocês verem qual gosta mais. lembre que você é livre pra alterar, fazer do jeito que gosta, afinal, o casamento é seu! nunca esqueça disso!  

eu ainda tenho algumas observações importantes e algumas dicas, mas esse post já está muito grande e não quero que vocês se cansem nem deixem de se atentar pros detalhes, então prometo continuar a falar sobre a organização da cerimônia no futuro! vou falar das músicas também, pois entendo ser um tema bem importante e as noivas sempre tem dúvidas.

noivas, aguardo o feedback de vocês! comentem aqui se ainda existirem dúvidas! quem sabe a gente não faz tipo um fórum com os comentários e todas as noivas se ajudam? iriam adorar!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

70 comentários

  1. Michele Nobrega

    Maravilhosoooooo
    Lorena sua linda a cada dia parece que você está com meu roteiro de prioridades kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Obrigada Obrigadaaaa
    Bj no coração "Lorelinda" – amei o nik que a Larissa te deu hihihi

    1. Lapis Noiva

      hihiihi… Mi, ta chegando!!! "lorelinda" é invenção de moda de vocês! morro de vergonha aqui!!! hihiihihi

  2. Juliana Graciele

    Parabéns pelo blog e pelo assunto abordado!

    Minha única dúvida é a seguinte: meus pais entrarão juntos e os pais do meu noivo também. Como fica a entrada do noivo então, já que a mãe dele entraria antes com o pai dele?

    E mais uma coisinha: seu pai entrou com sua mãe e depois deixou o altar de fininho para te acompanhar na entrada? :)

    1. Lapis Noiva

      Oi Juliana. A minha dica é você fazer a entrada dos seus pais e dos pais dos noivos no começo. Ai entram os padrinhos e madrinhas, enquanto o seu pai e a mae do noivo saem de fininho e voltam. Ai entra o noivo com a mae, e depois você com seu pai. Acho que eu nunca vi assim, mas pode funcionar, neh?! Eu já vi dos pais entrarem juntos, mas quem levava a noiva ao altar era o avo, e o noivo a avo.

      1. Melissa Cagiano

        Oi Juliana e Lorena, vou fazer assim no meu casamento! Meus pais vão entrar juntos e os pais do meu noivo também logo no começo, depois eles vão sair discretamente enquanto o resto dos padrinhos entra, e aí meu noivo entrará com a mãe e eu com meu pai!
        Já fui em um casamento que foi assim, e deu super certo! Os convidados (na época eu fui uma convidada) ficam observando os demais padrinhos entrarem e nem percebem que os pais estão saindo, só percebem quando eles entram de novo com seus respectivos filhos! rs

      2. Juliana Graciele

        Que bom!! Se o seu foi assim e deu certo, o meu também pode dar! :)
        Gosto de coisas diferentes e que saiam do tradicional.
        Obrigada pelas dicas!

      3. Juliana Graciele

        Obrigada Lorena!

  3. Lapis Noiva

    Meninas, vamos fazer um fórum de discussão e um tira dúvidas aqui? O que vocês acham?

  4. Lapis Noiva

    A Juliana me escreveu falando que não tem cerimonialista. A minha dica pra esse caso é: veja com uma amiga, prima ou tia que queira ajudar, seja querida, discreta e que tenha características de uma lider. Entregue um papel todo detalhado pra ela, e peça que te ajude, especialmente na cerimônia, entrada dos padrinhos, e entrada das daminhas. Se tiver 2 pessoas ajudando, melhor ainda!!!

  5. Larissa Tiefenthaler

    Gostei de mais!! Justo hoje que vou ter o primeiro encontro com a cerimonialista, e o meu ser rodeado de dúvidas, agora já sei muita coisa o que perguntar a ela hoje a tarde.
    Super apoio o Fórum iria ajudar muito nós desesperadas!!

    Beijos Lorelinda!

    1. Lapis Noiva

      Eba!! Vai la e nao deixa de conversar nada com ela, hein Lari!!
      Ganhei um novo apelido, e?! hahahah linda!!! Beijocas

  6. Ellen Caroline Lopes

    Minhas dúvidas foram solucionadas hehehe, obrigada Lorena pelo post! E amei a ideia do forum, é bom trocarmos experiências, dicas e ver novas opiniões!

    1. Lapis Noiva

      Oi Ellen! Nossa, que bom que pude ajudar!!! Se quiser acrescentar alguma coisa, fique à vontade!!! Gosto muito de poder trocar ideia com vocês. Assim nos conhecemos mais também, neh! Beijos

  7. Fernanda Bruno

    Olá meninas! Sou noiva (caso em 10/11) e Assessora de Casamentos….rs.
    Por enquanto faço mais o trabalho de Cerimonialista (no dia mesmo), mas quero ter logo minha equipe para uma Assessoria Completa! E meu noivo é músico saxofonista e tem uma equipe para Casamentos, ou seja, respiramos este Universo todos os finais de semana.

    Lore, adorei suas dicas e acho que são todas muito importantes para nós, noivinhas!! Obrigada :)

    No meu caso, decidi que os celebrantes (sim, serão dois) entrarão pela frente mesmo.
    Meu pai entrará com a minha mãe e voltará pra me buscar.

    E sobre a cerimonialista, não é porque trabalho com isto, mas como acompanho meu noivo todos os finais de semana em casamentos, posso dizer com propriedade que não dá muito certo chamar uma amiga ou prima. Explico: a falta de experiência com os imprevistos podem causar desconfortos e aborrecimentos que não tem como corrigir depois. Façam um esforço para contratar 1 cerimonialista e 1 ajudante para organizar tudo e vocês não se preocuparem com nada neste dia tão especial e único! Garanto que vale a pena! Noivas de SP, podem entrar em contato que terei o maior prazer em ajudá-las.

    Beijos

    1. Dani Barreto

      Fernanda,

      Passa seu contato para nós!!!

      Beijos

  8. Mirelle Lima

    Maravilha de post, Lore!!! Mto obrigada!! Sou mto perdida com relação a logística do casamento e agora as coisas começaram a clarear na minha cabecinha hahaha

    Adorei!!!!

    Parabéns pelo blog!!

    Bjs

    Mirelle

  9. Mirelle Lima

    Lore, tô com uma dúvida!! Será que vc pode me ajudar???

    Já fechamos o espaço, temos o dia tdo pra nós!! Mas ainda estamos encontrando problemas em escolher um horário pra iniciar!!! Temos direito à 6h da cerimônia à festa!!!
    Queremos aproveitar a luz natural para as fotos externas, já que o local e lindo! Aí pensamos em colocar no convite 15h, mas aí o jantar seria servido mto cedo né? O que fazemos?? Vc tem alguma ideia?
    Tomara que sim heheheeh =)

    Desde já agradeço!

    Bjs

    Mirelle

  10. Thays Melo

    Lore esse post sobre cerimônia esta me ajudando taaanto.
    Porque os pais do meu noivo são separados.. E queríamos muito que o esposo dela saísse com ela no final..
    Ai meu pai entra com a minha mãe..Depois sai de fininho p. me buscar.rsrsrs
    E a mãe dele entra com o noivo,e depois com o marido ? rs me ajuuude
    E o pai dele ? rsrsrs me ajude

  11. Eliane Veloso Fagundes

    Oi gostaria de saber se casamento ao ar livre fica bom nas estações outono e primavera? pois queria casar ao ar livre, só que não gostaria de casar no verão e aqui em Floripa ou é quente ou frio ( não gosto muitoooo do verão rsrsrsr) . o q acha Lore?

  12. Ana Carolina

    Eu li… anotei e to aqui, com uma cara de BOBA, com um sorriso de orelha a orelha… imaginando como vai ser!!!

  13. Laissa Dutra

    Lore, qual sua dica para mini wedding de até 80 convidados? Tem que ter todas essas entradas?

    1. Lapis Noiva

      Laissa, não precisa dessa entrada grande, não. Organize uma lista com as pessoas que vc faz questao que entre. Em mini weddings o legal é que você pode deixar mesmo com a sua cara, com o seu gosto, e sem tanta formalidade. :)

  14. Dani Barreto

    Meninas,
    Meu casamento é daqui exato 4 meses, já estou com praticamente tudo pronto, mas ainda não contratei uma cerimonialista, uns falam que é necessário, outros que não precisa, ahahahahahah, que dúvida cruel.
    Me ajudem, vocês tem alguém para me indicar, moro em SP – Capital.

    Lorelinda, obrigada pela ajuda de sempre!!!

    Beijos

    1. Lapis Noiva

      Dani, eu acredito que seja fundamental. Me mande um email que posso te indicar alguns profissionais.
      lapisdenoiva@hotmail.com

      Beijos!!!

    2. Elizandra Paiva

      Oi dani. Sou a Lica. Eu mesma planejei todo o meu casamento que aconteceu na IlhaBela com o meu principe encantado hehehe.
      Sou publicitaria no mundo da moda (vogue) – e acabei abrindo minha empresa de assessoria, planejamento e cerimonial – Desejo Celebrar.

      Estamos no facebook e no instagram. Ou pelo email: desejocelebrar@gmail.com
      Fica a vontade pra nos contatar, podemos total te ajudar! Sou fa aqui do lapis de noiva e sempre busquei minhas inspiraçoes aqui com a Lore.
      Um beijo lica e malu

  15. Mauren Habbab

    Oie, adorei as dicas!
    Eu e meu noivo queríamos alguma entrada que ficasse claro quem é do noivo e quem é da noiva. Por isso optamos por uma entrada meio diferente. Não teremos casais de padrinhos, só damos e damas. Como eu tenho uma "boadrasta" queria que ela participasse da cerimonia também. A ordem de entrada ficou assim: Primeiro os Damos e no final da "fila" dos damos entra junto o pai do noivo, em seguida entra o noivo e a mãe (que já fica com o pai lá na frente). Depois deles entram as minhas damas, junto com minha madrasta e no final da "fila" minha mãe, que já fica esperando meu pai. Aí vem as Daminhas pequeninhas, entram com plaquinha (Calma Bruno, a Mauren já vem…). Então, eu entro com meu pai. Assim fica bem definido quem é de quem, foi uma opção que encontramos!! Bjoo!

    1. Lapis Noiva

      Mauren, que ótimas dicas!!! Pelo visto você já está mesmo com tudo organizado!! Isso é tao bom!!!!

      Felicidadess!!!!

  16. Rosileide Cosmo

    Oieee,

    Nossa essas ideias me deram um up, não tinha noção de como iria fazer a entrada da Cerimônia.
    Valeu Lorena, que o Senhor continue te abençoando com seus dons. Bjsss

  17. Neci Castro

    Muito Bom amei principalmente a parte da cerimonialista. Bjs

  18. Lapis Noiva

    Noivas, o novo layout diminui um pouco as fotos. Se não der pra ler, salve a foto, que ela vai aparecer grande no seu computador. Bjs

  19. Talyssa Soares

    Lore, amei as dicas!!! Meu cortejo ainda não está definido, mas terei padrinhos como o tradicional, e tbm não sei como fazer caso tenha desfalques como pai do noivo não ir (com qm minha mãe entra??!!) kkkkkkkkkk …

    Sobre a cerimonialista, contratei pro dia, pq estou organizando tudo com a família e minha amiga decoradora e responsável pelo buffet… espero q dê tudo certo :D

    1. Lapis Noiva

      Querida, tudo bom? Que bom que gostou!!! Seu pai pode entrar com a sua mae e depois ele volta pra te buscar. Foi assim com o meu pai fez. Beijos

  20. Adélya

    Você é a pessoa mais fofa do mundo!!!
    Obrigada por ser tão sincera e por dicas tão maravilhosas, se meu casamento for 10% do seu, já estarei feliz!

  21. Camila

    simplesmente adorei esse post, me ajudou a tirar muitas dúvidas, entre elas no caso de pais separados… gostei muito de como vocês fizeram :) como os pais ficara durante a cerimonia? gostaria que estivesse meu pai com a sua esposa e minha mãe,

    Obrigada pelas dicas Lore !! estou curiosa para ler sobre as músicas, também tenho muitas dúvidas :)

    Beijo

  22. Karen

    Adorei o post, muito claro e objetivo! Estava com muitas duvidas a respeito da organização da cerimonia, e este post me ajudou muito! Obrigada!

  23. Ozana Carvalho

    Lorena, amei o post,e adorei as dicas! Mas tenho uma dúvida, que talvez você pudesse me ajudar. No caso do casamento do casamento da minha filha, vão haver padrinhos, damos e damas e pais.
    Vai ser de dia, então pensei de entrar os pais e se sentarem do lado do lado dos respectivos noivos, e os padrinhos, pensei de as mulheres sentarem do lado da noiva e nos padrinhos sentarem do lado do noivo, e os damos e damas ficarem de pé ao lado do noivo/noiva. O que você acha no caso dos padrinhos?? Fica chato sentarem separados? Obrigada!

  24. Amanda

    Ei, amei as suas dicas!!! Tenho uma dúvida e gostaria de ajuda rsrs.
    O pai do meu noivo mora na Alemanha e não vai poder vir ao Brasil para o nosso casamento (infelizmente), que dica você me da para a entrada da minha mãe e também para a saída da mãe do noivo???
    Desde já obrigada pelo carinho com que lê todas as nossas dúvidas e tenta nos ajudar rs

    1. Lapis Noiva

      Olá Amanda,

      O que acha de sua mãe entrar com o seu pai e ele voltar ( discretamente) para te buscar… e noivo entra com a mãe dele…
      Na saída a sua sogra pode sair junto com os seus pais.

      Beijos

  25. Fernanda

    Olá, acho perfeito tudo aqui, mas queria uma ajudinha quanto aos padrinhos, as duvidas estão demais. Queria apenas damos e damas, mas minhas amigas são todas casadas, como me aconselha a entrada de todos!? Ai, ai, estou perdidinha Lápis de noiva!

  26. Samantha

    Adorei todas as dicas, mas gostaria de tirar uma dúvida que tem me preocupado.
    Gostaria de chamar Padrinhos, damas e damos, porém todos são casados, posso optar pela entrada de damos e damas juntos?
    Help me!! rsrsrs

    1. Lapis Noiva

      Oi Samantha, tudo bem?

      Pode sim! As damas podem usar vestidos iguais ou nos mesmos tons e carregar um buquê.
      Vai ficar bem lindo.

      Beijinhos,

  27. Joice

    Olá, estou ajudando uma amiga com o casamento dela, será uma cerimonia de casamento evangélico com efeito civil, em um local que não é a igreja, me tire uma duvida, é preciso contar uma historia ou algum trecho de uma mensagem antes das principais entradas? No eu me dispus a ajuda-la e poderia também elaborar algo assim. Mas não achei nenhum modelo, e nem sei se fica viável.

  28. Lorraine

    Amei as dicas! Mas ainda tenho dúvidas rsrsrs…Eu e meu noivo não teremos padrinhos, só damos e damas, mas meu noivo vai ter cinco damos e eu vou ter seis damas. Meu pai vai entrar comigo e o pai do meu noivo acho que não poderá vim no casamento, será que fica estranho a minha mãe e a mãe do noivo entrarem com ele? E mais uma coisa, minha irmã quer ser a florista, qual a ordem que ela entra? e o pajem entrará com uma placa que diz ” Aqui começa o seu felizes para sempre”, mas também não sei que horas ele entra kk .Desde já agradeço a atenção!

  29. Náiade

    Oii Loreee! Como sempre post ótimo!! Mas ainda tenho algumas duvidazinhas…rsrs! Olha só, vamos ter amigos dos noivos e padrinhos. Dai como fazemos, o noivo entra antes e os recebe ou os amigos entram e recebem o noivo e depois continua a sequência?? Tipo: celebrante, amigos do noivo, noivo, padrinhos, amigas da noiva, noiva e pajem das alianças. Fica estranho assim??
    Outra coisinha, meu pai já faleceu e quem entrará comigo é minha mãe. Os pais do meu noivo são separados e ambos casaram novamente. Só que não se dão muito bem Como faço para a participação deles?? Ele vai entrar com a mãe, e os outros?? rsrs e na saída, minha mãe sai com quem?! Ai quantas coisas né?! Rsrsrs Mas me ajuuuda, Lore!!! Beijaaaao

  30. Pris Reis

    Oii, então quero optar pela entrada ex 1..opção 2, masss quero que meu irmão, minha irmã e meu cunhado entrem também… como faço isso? São todos adultos e não tá dando pra conciliar com os damos e damas! E tô com uma dúvida cruel, será muito desrespeitoso não chamar o marido de duas das damas =..) responda por favor =D brigada amei o post!!!

  31. Ana Lara

    A-M-A-N-D-O esse site! Beijos de uma noivinha que tem a vida muito corrida e que adorou suas dicas… Tenho certeza que irão fazer a diferença na organização do meu casamento! Que Deus continue te dando sabedoria para ajudar a realizar sonhos (que são os sonhos dEle também!).

    1. Lapis Noiva

      Obrigada Ana! Quanto amor!!!! Amém, que ele te abençoe também!!! Beijos no coração!

  32. Ingrid

    Gostaria de saber o valor do cerimonial

  33. Aline

    Esse post é velhinho, mas espero qeu você me ajude! rs
    Enquanto faziam as fotos pós cerimonia, o que os convidados ficaram fazendo? hee
    a pergnta é boba, mas como o casamento vai ser no mesmo local da recepção, todos já estarão familiarizados e tenho medo do povo ficar perdido enquanto os noivos, pais e padrinhos tiram fotos!!
    como meu casorio será um brunch, acha que já sirvo após a cerimonia enquanto os noivos estão nas fotos!?

  34. Alessandra Fernandes

    olá , gostaria de tirar uma dúvida .
    qual é o lado correto das madrinhas entrarem na igreja direito ou esquerdo ?

  35. Christie Hellen Tôrres de Souza

    Boa noite, acabei de me tornar noiva e pretendo me casar até junho do ano que vem. Gostaria de saber se existe alguma script para cerimônia religiosa realizada no campo? Você teria alguma dica para me dar?

  36. Deny Silva

    Indispensável…. Na cerimônias

  37. Cari

    Como seus damos e damas entraram?

  38. Laís

    Que delícia ler seu post! 😍 Sou uma “noiva” sem dsta prevista pra casar, mas que pesquisa muito para que tudo saia de acordo com os meus sonhos. Cada detalhe para mim importa e eu planejo, escrevo, desenho, faço planilhas desde já para o mínimo possível de imprevistos. Amei a forma que você escreve e as dicas simples, mas que ainda não tinha pensado. Parabéns ❤

  39. Viviane Scarpelo

    Olá,
    Vou me casar em dezembro. Preciso saber sobre valores de uma equipe para me ajudar. É um sonho, eu tenho 40 anos e finalmente encontrei a pessoa certa e agora preciso me organizar para transformar em realidade meu sonho…. um casamento rútico, romântico e chic.

  40. Talita Junia Martins

    Olá,
    Vou me casar e estou precisando somente de uma pessoa para o cerimonial. Gostaria de saber se você fornecem esse serviço?

  41. Andrezza

    Muito útil, vai ajudar muito rsrsrs!!
    Qual música que você entrou no seu casamento Lorena?

  42. Andriele soares

    Preciso muito da sua ajuda, è meio urgente sabe se vc puder me ajudar Sérei muito grata… Espero vc entrar em contato…

  43. Obrigada ajudou muito,parabéns muito bem detalhado!

  44. Carol

    Você é adventista? Se sim conheci pelo Pr.Williams Costa Júnior, sou adventista, vou me casar em janeiro e você e seu blog estão me salvando! ❤

  45. Francisca

    Parabéns pelo blog amo 😍 eu não tenho pai e não vou casar no Brasil seria meu cunhado a entra comigo mas tiver um em previsto então ele não vai poder vim a perguntar é fica triste se eu entra sozinha 🤔

  46. Eliane Azevedo

    Oi Lorena, boa tarde
    Estou lendo sua pagina e gostando muito, e por esse motivo gostaria de perguntar a você , como posso fazer para entrar no ramo de fornecimento de forminhas para doces. Será que você poderia me dar alguma dica?

  47. emilia

    para averiguar

  48. dit :Ben moi, c’est mon anniversaire au1;ord&#82j7uhui, dimanche… en vrai.et dans ce mini sac, je mettrai mes année perdues à tenter de ressembler à tous les murs que je n’aurais pas su briser. Parce qu’il n’est vraiment pas grand…

  49. Mariana

    Nossa me deu um “norte” porque estava perdida, vou casar dia 30/06/17 e estou organizando tudo sozinha….

  50. Kellis Regina stos

    Olá!!!
    Meu casamento vai ser cerimônia com recepção junto, como devo me organizar é um casamento p 40 pessoas

  51. Gabriela

    Adoreiiiii.. tirei várias duvidas!!!! Nada cansativo!!! Quero mais dicas, achei muito válidas!!!!!

  52. Beatriz

    Olá boa noite ,
    Bom preciso de profissionais para organizar a entrada de noivos , padrinhos .