“Expressando Sentimentos”

Uma das coisas mais delicadas no casamento é a comunicação. Por muitas vezes pensei que meu esposo pudesse entender o que eu não queria falar (as vezes eu ainda acho). Mas, com o tempo percebi que ele não entendia, muito pelo contrário, ele não tinha “bola de cristal” para adivinhar e eu só piorava as coisas.

Eu não sei se você está passando por dificuldades nesse momento, mas fique tranquila(o), isso é bem comum.

Esta é a terceira semana que separamos uma mensagem especial para você, casada(o). Separe um tempo hoje ou durante essa semana para ler o texto abaixo com seu parceiro(a). Essa mensagem mudou nosso casamento, mesmo tendo que reler sempre e mudar sempre! O principal não é descobrir o problema, mas como solucionar o problema. Que possamos ser ponto de perdão, reconciliação e de querer acertar.

Boa semana!

expressandosentimentos

 

“Para tudo há uma ocasião certa: há um tempo certo para cada proposito debaixo do céu: (…) tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar.” Eclesiastes 3:1,4

Algumas pessoas se perguntam por que haveriam de compartilhar seus sentimentos com o cônjuge. A verdade é que, se você não compartilhá-lo abertamente, muito provavelmente seus sentimentos se mostrarão, de um modo ou de outro, por meio de seu comportamento. Contudo, a pessoa a quem você ama não terá a minima ideia da razão pela qual você esta se comportando daquele modo. É nesse momento que você ouve a famosa pergunta: “Há algo errado?”. Seu cônjuge sabe que alguma coisa esta errada mas não sabe o quê.

As emoções são uma parte natural da vida. O rei Salomão escreveu em Eclesiastes que há um tempo para tudo, incluindo alegria e tristeza, pranto e festa. Todos os sentimentos têm seu lugar em nossa vida, e muitos deles dizem muito sobre nós. A maioria de nossos sentimentos esta ligada a alguma experiência que tivemos no passado ou a algo que estamos sofrendo agora.Da próxima vez que se sentir desapontado, pergunte a si mesmo?;/ ” O que provocou meu desapontamento?”. Então tente compartilhar seja o que for com seu cônjuge.

Revelar sentimentos permite que seu cônjuge saiba o que está se passando dentro de você – o que você esta sentindo e por quê. Você pode dizer, por exemplo:”Estou irritado comigo mesmo porque cheguei em casa tarde na noite passada e perdemos nossa caminhada no parque!”. Tal declaração pode incentivar seu cônjuge a dizer: ” Também estou desapontada. Talvez possamos caminhar na noite de quinta-feira”. Revelar seus sentimentos cria uma atmosfera de intimidade e confiança.

Por Gary Chapman

expressandosentimentos2

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

1 comentário