{Dicas Úteis} Cortejo Nupcial por RC Assessoria e Cerimonial

O post de hoje é suuuuper importante, repleto de Dicas Úteis! Um verdadeiro “tira dúvidas” para as noivinhas de plantão. Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer a organização do cortejo para a cerimônia no seu casamento. Na época do meu casamento eu fiz esse post aqui, falando sobre o meu cortejo e as peculiaridades, mas hoje, queremos compartilhar com vocês um esquema super completo da RC Assessoria e Cerimonial. 

cortejonupcial

Apesar de ter diferença entre os cortejos pela sua história (cortejo de monarquia, católicos, evangélicos, budistas), existe um cortejo tradicional e que se adapta a todas as situações. E, com as novas famílias surgindo é possível se encaixar no estilo tradicional, mas adequando de acordo com a realidade de cada casal. Vamos conferir?

Entrada:

0075-camisle

1. Noivo + Mãe – ou com a pessoa que ele considera como mãe (pode ser a avó, tia, madrasta, mãe de criação) –> o noivo abre o cortejo porque pelo Cristianismo é o homem que inicia a família, ele abre o altar para o início da junção das duas famílias.

2. Pai do Noivo + Mãe da Noiva – são os consogros e agora eles fazem parte da mesma família e no altar se representa desta forma o início da união –> caso os pais sejam separados, ou, uma das partes não se sente à vontade para entrar dessa forma, pode colocar um irmão ou algum parente para formar o par.

3. Padrinhos – pelo conceito tradicional e religioso o homem sempre do lado direito e a mulher do lado esquerdo. E isso se repete no altar. Vale lembrar que esta regra é de quem olha de frente para o altar.

A ordem dos padrinhos é sempre feita pelo grau de parentesco com os noivos. A entrada do cortejo é intercalada: os casais sempre iniciando pelo lado da noiva e segue pelo lado do noivo. Exemplo: a) casal irmãos; b) casal tios; c) casal tios; d) primos; e) amigos. (tanto irmãos, tios e primos a regra é feita pela idade dos mais velhos para os mais novos. Caso o irmão ou primo entre com algum amigo, prevalece o parentesco). –> O ideal são 4 casais de padrinhos devido à quantidade de pessoas que estarão no altar.

14-copy

4. Pajens e floristas – A ordem é feita apenas por idade. Primeiro as floristas e segue pelos pajens e daminhas.

5. Noiva + Pai (ou alguém que ela considere para entrar, irmão, tio, padrasto, pai de criação ou até mesmo sozinha).

6. Pajens com alianças – esta ordem pode ser alterada caso a cerimônia seja dentro de uma igreja. Existem padres que colocam as alianças para entrar antes da noiva e outros depois da entrada da noiva, no meio da cerimônia.

LC_373

Obs: A noiva pode entrar com uma foto impressa em uma lapela ou broche do ente querido que já se foi, para que possa, mesmo em memória, fazer parte deste momento.

Momentos dos cumprimentos e saída:

TM.171

Existem 3 tipos de cumprimentos e cada um serve para um tipo de cerimônia e local.

  • (Tradicional) Cumprimentos simultâneos: São aqueles em que é permitido em igrejas, com um amplo espaço no altar, os noivos agradecerem e abraçarem os padrinhos ao final da cerimônia. Iniciando pelo lado oposto de sua família, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo; em seguida, os padrinhos saem na frente ou depois dos noivos (isso depende da igreja e dos noivos). Os pajens e daminhas sempre saem na frente dos noivos, seja antes ou depois dos padrinhos.
  • Cumprimentos e saída ao mesmo tempo: Serve para qualquer cerimônia, (dia, noite, campo, igreja, salão, para qualquer tipo de religião). Se o local permite que os padrinhos fiquem no altar, os noivos ficam de frente para os convidados, e começam a cumprimentar os pais da noiva que já saem pelo corredor. Em seguida os pais do noivo, e a sequência de padrinhos intercalada. Após isso os pajens saem e por último os noivos.ceremony_thekreulichs122
  • Apenas cumprimento no momento das fotos: Neste caso é quando o espaço para cerimônia é muito pequeno e os padrinhos sentam na primeira fileira junto aos convidados, ou em um casamento judaico, por exemplo. Cumprimenta-se apenas os pais no altar, e a saída é feita primeiramente pelos noivos, seguido pelos padrinhos. Ou, os pais e padrinhos saem e são seguidos pelos noivos.

Qual lado a noiva entra e porquê?TM.103

Existe uma sequência simbólica/religiosa, tanto a noiva, quanto as madrinhas, mães, sempre entram do lado esquerdo e os homens do lado direito. Assim o altar sempre é composto pelo lado esquerdo da noiva e do lado direito do noivo. Além disso, a noiva fica próxima do coração do pai. Há quem prefira ao contrário, por ser mais prático: o pai cumprimenta o noivo e já está na posição correta do seu lado no altar.

Algumas exceções:

lorena-20e-20diego-200998-2-jpg

  • Como fazer no caso de damas/damos (bridesmaids, groomsman)?

O conceito de “Damas e Damos”, que na verdade são os padrinhos na cerimônia dentro do modelo norte americano, funciona parecido com o nosso, exceto que eles entram sozinhos. E aí cabe uma adaptação. Se for somente eles a entrar, primeiro os homens entram após a entrada do noivo e dos pais e depois as damas na frente da noiva. Caso existam padrinhos tradicionais As “damas e os damos” entram após a entrada dos padrinhos. Seguindo a sequência tradicional.

  • E a posição no altar? Como funciona?

A posição no altar sempre é da mesa para as pontas a sequência a ser formada. Os pais sempre na ponta do altar seguidos pelos padrinhos. Parentes da noiva no lado esquerdo e do noivo no lado direito. No caso de “Damas e Damos”, os homens do lado do noivo e as mulheres do lado da noiva.

Não existe uma regra que define ficar em pé ou sentado, vai depender do tamanho deste altar, se existe alguém com um problema físico, se são de idade. Isso pode ser opcional e de acordo com a vontade dos noivos.

  • Damas/bridesmaids com buquê? Madrinhas sempre com bolsa?

Cas_FranGunnar-0791

As damas hoje têm muitas opções: Santo Antônio, cestinhas, buquês, bolsinhas (variando de acordo com a idade, o tema do casamento) tudo é permitido.

As madrinhas existem regras, mas na prática nem sempre acontece. Se uma está de bolsa, todas devem estar. O comprimento do vestido acompanha o vestido da noiva (se a noiva está de curto as madrinhas também devem estar, só vale noiva longo e madrinhas curto se o casamento ocorrer até as 17:00h). Caso uma madrinha esteja de chapéu todas devem estar também, incluindo as mães.

Outro detalhe é que madrinha nunca pode usar BRANCO ou uma cor que se assimila a branco. (gelo, marfim), exceto se for pedido especial da própria noiva.

Na etiqueta oficial, apenas 1 madrinha pode vestir preto. (mas, com a onda de todas da mesma cor, se a noiva escolher todas de preto é permitido).

Considerações Finais:
GabiBielH_THEKREULICHS042

Este é apenas um ponto de partida para que você possa organizar e moldar a sua cerimônia. Hoje podemos adaptar e alterar conforme o tema e os sonhos de cada casal. O Cortejo é apenas os protocolos e a simbologia para que possamos compreender a cerimônia como um todo. E exatamente para auxiliar você que a RC Cerimonial e Assessoria foi criada. Não é apenas organizar o seu evento, mas, orientar e fazer com que tudo ocorra além do que vocês esperam, se preocupando com todos os detalhes e atendendo a todas as expectativas.

Gente que ama o que faz

A RC Assessoria e Cerimonial, não é apenas uma empresa para auxiliar o seu evento. É uma empresa que tem por objeto orientar, direcionar, solucionar e realizar o seu evento com toda a perfeição.

A missão da nossa equipe, é enxergar além, e proporcionar momentos inesquecíveis. Afinal, o seu evento não é somente um sonho é um investimento. E cada detalhe faz toda a diferença

Fornecedores

Conteúdo: RC Assessoria e Cerimonial

Foto 4, foto 6: Carolina Azevedo
Foto 1: Aloha Fotografia
Foto de capa, foto 2 (montagem), foto 5, foto 9: The Kreulichs
Foto 3: Flavia Valsani
Foto 7: Renata Marques
Foto 8: Cadeira Amarela

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Praticamente um tutorial! rs

  2. claudia

    Oi, tudo bem?

    Tenho uma dúvida: todas as madrinhas ficam de um lado e todos padrinhos de outro? Ou seja, homens de um lado e mulheres de outros? Achei que ficassem em casais

  3. Liciane

    primeiro fala que as mulheres entram do lado direito; depois, logo abaixo, fala que elas entram do lado esquerdo. Qual é o certo, afinal?

    1. Lapis Noiva

      Mulheres no lado esquerdo e homens no lado direito