{Dicas Úteis} Como coordenar a gravata do Noivo com os Padrinhos, Pais e Pajem?

Bom dia! No post de dicas úteis de hoje, trazemos um assunto muito legal para as noivas que gostam de tudo coordenando e também para os noivos mais antenados…

O Francês Gravataria já apareceu por aqui antes em vários noivos muito estilosos e hoje trouxe algumas dicas incríveis para o traje dos homens participantes da cerimônia.

Que a noiva e suas madrinhas ficam super empolgadas na hora da escolha do vestido para o grande dia nós já sabemos. A definição das cores, os modelos, tudo de acordo com o estilo da cerimônia e a identidade visual da festa, certo? E, quanto ao noivo, pais, padrinhos e pajem? Como os homens mais importante da festa devem combinar?

Assim como as madrinhas, eles também precisam estar em harmonia entre eles e, claro, com o estilo do casamento de vocês. Afinal, são os detalhes que tornam o casamento único e especial, com a cara de vocês.

A gravata tem um papel fundamental para esta harmonia. No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como escolher a gravata certa considerando o papel de cada um.

Cada noivo tem o seu estilo!

 O noivo deve seguir o estilo da cerimônia na hora de escolher seu traje e os acessórios que vão compor o conjunto. Mas, o mais importante é que ele imprima sua essência em cada detalhe. Considerando que o restante do traje tende a ser de cores mais neutras, como preto, cinza, bege e azul, a gravata tem o papel de trazer personalidade, diferenciar o noivo e definir o tom.

Foto: Gustavo Gaiote

O primeiro passo é definir o modelo da gravata.

A gravata Tradicional, no tamanho Regular, (com a ponta da gravata mais grossa) é o modelo mais usado no dia a dia. A gravata mais fácil do homem se sentir confortável, pelo hábito, mas também o modelo mais comum. Ele não gosta de inovar? Este é o modelo. Um detalhe super importante: neste caso, não é recomendado que o terno seja Slim Fit. A largura da gravata precisa acompanhar a largura da lapela, para ficar proporcional.

A gravata Slim é a irmã moderna da gravata tradicional, um pouco mais fina, traz um ar mais contemporâneo para o visual. Fica super bem com os modelos mais modernos de traje, em que a lapela do paletó costuma ser mais fina.

A gravata Borboleta começou sendo usada para os padrinhos e hoje começa a ganhar a preferência dos noivos. A borboleta, naturalmente, traz mais destaque para quem usa, além do homem ficar estiloso e elegante.

Mas, afinal, como escolher a cor de uma gravata?

A cor da gravata é o passo mais importante. Uma cor mais romântica ou mais moderna, dará o tom que o noivo quer imprimir no seu visual.

Cores Quentes

O rosa é uma cor que traz leveza e romantismo para o traje. É uma cor muita usada em diversos elementos do casamento. O vermelho (e suas variações) já é um tom mais forte, mais associado à paixão e a intensidade, trazendo alto contraste com as cores de terno. Outras cores quentes, como amarelo e laranja, trazem modernidade para o visual, são cores menos usadas e mais ousadas.

Cores Frias

O azul é uma cor tradicional de gravata, traz segurança, leveza e serenidade. Os tons mais claros têm sido grandes substitutos das tradicionais gravatas brancas e pratas. O roxo é uma outra cor fria e discreta, mas muito associada ao romantismo também, especialmente, para as noivinhas que amam lavanda (como não amar?). Já o verde é uma cor que sai do comum, ajudando a trazer uma percepção de modernidade.

Lisa ou Estampada? Opaca ou Acetinada?

O terceiro passo é o mais divertido. Definir os detalhes da gravata. Há uma infinidade de padrões para gravata, desde os mais ousados como o xadrez ou com estampas divertidas, até as bolinhas, que costumam agradar a todos. Além das gravatas lisas, que são fáceis de combinar com qualquer traje. A gravata opaca é um acabamento mais moderno, que combina com um visual mais rústico, para casamentos que começam de dia e também como o visual urbano de casamento na cidade. Já a gravata mais acetinada ou brilhante é uma opção que funciona bem para a noite, para os casamentos mais clássicos.

Com os padrinhos, o destaque é o noivo!

Claro, entre os seus acompanhantes, é o noivo quem deve ter maior visibilidade. Principalmente, para ser o destaque nas fotos oficiais com os padrinhos, mas sempre mantendo a harmonia com o grupo. Por isso, é sempre bom que ele traga um diferencial, seja na escolha dos tipos de acessórios ou nas cores. Por exemplo, se o noivo optar por uma gravata borboleta, os padrinhos podem usar os modelos slim ou regular, e vice-versa.

Foto: Casa Lume

A diferença também pode estar na escolha das cores. O noivo pode usar um tom mais intenso ou mais claro do que os demais. Ou, um acabamento mais acetinado para o noivo e mais opaco para os padrinhos.

Uma outra opção para ajudar a construir uma harmonia mais complexa, porém mais interessante, é seguir o círculo cromático. Ele organiza as cores complementares (opostas no círculo cromático, como o azul e o vermelho) e análogas (cores vizinhas no círculo, como o azul e o verde), o que facilita na hora de coordenar. As cores complementares são as que tem mais contraste entre elas, causando maior impacto visual, e as análogas as que tem menor contraste.

E os padrinhos precisam combinar com as madrinhas?

É preciso levar em conta quantos padrinhos e quantas madrinhas vão acompanhar os noivos na cerimônia. Quanto maior o número de pessoas, mais chamativa e destacada a composição pode ficar, tanto nas fotos quanto na cerimônia. Então, tudo depende da escolha de cores e de tons.

Alguns noivos curtem a ideia de combinar a cor do vestido das madrinhas com as gravatas dos padrinhos, outros preferem coordenar as cores de outra forma. Neste caso, o uso do círculo cromático também pode ajudar.

Por exemplo, se as madrinhas estiverem usando cores em tons mais quentes, como o rosa ou o marsala, os padrinhos poderão equilibrar com uma cor mais fria, como o azul e o verde. Se as madrinhas forem seguir uma paleta de tons pastéis, por exemplo, a gravata também precisa seguir essa mesma linha e fugir dos tons mais vivos e fortes, como vermelho, para manter a harmonia.

Foto: Ale Borges

Os pais podem ser mais clássicos

Mesmo que o noivo e os padrinhos adotem cores mais ousadas para o traje, os pais, por terem mais idade e geralmente serem mais tradicionais, podem seguir a paleta, mas de uma forma mais discreta. Como? Eles podem usar as cores mais sóbrias e clássicas em tons e padronagens mais neutras.

Sobre o modelo da gravata, se a opção escolhida para os pais e os padrinhos for, por exemplo, a borboleta, vale perguntar aos pais se eles se sentem confortáveis com a escolha. Caso negativo, é melhor optar pelo modelo tradicional.

Foto: Rodrigo Cypriano

Lembre-se que o pajem é apenas uma criança

O pajem traz toda a naturalidade e alegria das crianças para a cerimônia. Quem não se derrete ao ver aquele rostinho super concentrado na sua função? O traje deve refletir tudo isso. A gravata borboleta tem tudo a ver com o pajem, com um suspensório então. Impossível não morrer de amor. Na hora da escolha, pense nos tons mais alegres, leves e joviais. Estampas também são bem-vindas, como florais, listras, poás e xadrez.

Gostaram das dicas? Taí um detalhe que faz super diferença quando bem escolhido!

Veja Também:

O Traje Masculino: Inspirações para 2017
{Dicas úteis} Traje do Noivo
{Dicas Úteis} Lapela do Noivo
Noivo que Participa do Casamento – Dicas Especiais Para Ser um Time!

Gente que ama o que faz

Sobre O Francês Gravataria:

O Francês Gravataria tem uma variedade incrível de gravatas e acessórios para noivos, padrinhos e pajens. Você pode adquirir todos os produtos no conforto da sua casa comprando online através do site que é super completo e cheio de novidades. Visite hoje mesmo o site e se encante pelas criações exclusivas do O Francês Gravataria.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário