{Dicas Úteis} Casando na Serra Gaúcha: Tudo o que você precisa saber

Vocês ficaram noivos e a curiosidade em casar na serra gaúcha bateu bem forte. Você digita as duas palavras-chave no Google, pesquisa algumas imagens e começa a sonhar com o seu casamento em meio à natureza, com as montanhas ao fundo, com um lago lá na frente…

Aí começa a pensar na lista de convidados e morre de medo de esquecer alguém, de planejar algo pequeno que se tornará grande ou de planejar algo grande e se dar conta que pela distância só conseguirá fazer algo pequeno. Difícil hein? Mas você não está sozinha: sonhos são assim mesmo, pra serem sonhados!

Ainda bem que hoje podemos contar com a ajuda de profissionais competentes e antenados que podem te ajudar a realizar esse sonho da melhor maneira possível. Pensando nisso convidamos a Cássia Schmitt, organizadora de eventos há dez anos e especialista em destination wedding na serra gaúcha, que está a frente do Case na Serra Gaúcha para contar pra gente tudo o que você precisa saber para casar nessa região tão linda do nosso país.

Foto: Renan Radici

De fato, organizar um casamento à distância assusta, considerando que muitos casais podem até conhecer a região, mas retornam somente na semana do casamento – então é preciso confiar (e muito) na profissional que está por trás desse sonho. E eu entendo perfeitamente o medo de que nada vai dar certo, se aquele docinho é mesmo gostoso ou se a flor não estará murcha no dia. Quem organiza sabe que tudo vai dar certo, mas como a maioria dos casais está ali pela primeira vez nem tudo é tão simples.

Por isso, é super importante pesquisar não somente o site ou blog do profissional que irá tornar o seu sonho real, mas também as redes sociais, espiar o que estão falando desta pessoa ou empresa e até mesmo enviar uma mensagem privada para quem já casou. Hoje em dia, todos estão conectados e dispostos a dividir as suas experiências, então pense nisso!

Nova Petrópolis. Foto: Wagner Cezar
Foto: Renan Radici

Destination Wedding na Serra Gaúcha

Os destination weddings tem crescido muito no Brasil. Na realidade só o fato de você sair da sua cidade já é considerado um! Os mais conhecidos são na Bahia, mas a serra gaúcha vem ganhando o seu espaço aos poucos e se estruturando cada vez mais com locais incríveis, hotelaria reconhecida mundialmente e gastronomia de destaque. E é isso que torna um casamento na serra gaúcha ainda mais perfeito, afinal você pode reunir a sua família e os seus padrinhos por mais de um dia, ou seja, pode começar na sexta com um café colonial, seguir no sábado com aquela celebração emocionante e uma festa inesquecível, e terminar só no domingo com um churrasco. Que tal?

Nem sempre você conseguirá hospedar todos no local do evento, mas muitos hotéis e pousadas vem aprimorando os seus espaços e criando novos para a realização de casamentos, então conte com um profissional local para te dar todas essas dicas! Alguns deles até capela tem, sabia? O Ritta Höppner (Gramado), por exemplo, inaugurou o seu espaço de eventos em novembro e, junto, uma capela lindíssima que possui autorização para casamentos católicos e evangélicos. Que máximo, né?

O Hotel Vila Verde (Nova Petrópolis) recentemente inaugurou um deck com vista de tirar o fôlego, além de contar com um jardim incrível com possibilidade de quatro formas diferentes de realizar a celebração – com vista para as árvores, para o hotel, para um plátano gigante ou um jardim.

Foto: Renan Radici
Canela. Foto: Zignani
Vale dos Vinhedos. Foto: Renan Radici

O Clima da Serra Gaúcha

Quando os noivos escolhem se casar na serra gaúcha logicamente esperam um tempo bom para um casamento lindo em meio a uma paisagem incrível. Infelizmente nos últimos anos temos enfrentado uma mudança climática cada vez mais atípica, o que dificulta muito garantir um clima específico conforme a época/mês do ano.

Mas a pergunta que não quer calar continua sendo: “Qual a melhor época para casar na serra gaúcha?” E eu te respondo: “O ano todo, afinal não há segurança climática em nenhuma temporada”. Mas, a época entre primavera e verão são melhores, sendo Novembro o melhor mês por ser mais seco.

Para os noivos que vão realizar um casamento a dois (elopement wedding) a minha dica é se casarem durante a semana, ficando na região por alguns dias. Dessa maneira conseguimos deixar programado um plano A e B para dois dias, pois é bem improvável que chova por dois dias consecutivos. Claro que para os noivos que optaram por um casamento tradicional essa opção acaba sendo inviável por conta dos convidados, mas para isso sempre contaremos com um plano B igualmente lindo. Resumindo, o clima da serra é incerto.

Foto: Renan Radici
Nova Petrópolis. Foto: Liliane Gimenez & André Ricardo
Foto: Renan Radici

Os Principais Destinos

Gramado: Gramado é um dos destinos mais caros e cobiçados da região. Abriga um dos melhores hotéis e restaurantes do país, e possui diversas opções de lazer. É extremamente charmosa, lembrando uma cidade européia. Para se casar com mais tranquilidade e economia em Gramado, escolha a época de baixa temporada, que compreende o mês de setembro até o meio de outubro. Depois dessa data iniciam-se as principais comemorações da cidade, como o Natal Luz (evento de Natal que conta com diversos espetáculos e lota a cidade), e os preços acabam ficando muito mais altos por conta do turismo. Após o Natal Luz, entre fim de janeiro até março também pode ser uma ótima opção.

Canela: Canela também é uma cidade lindíssima e charmosa. Possui muitas opções de hospedagem e lugares lindos para se casar. Em novembro, tanto em Canela como em Gramado é época das hortênsias, que podem ser vistas até na estrada. Se você ama essa flor essa é época ideal para se casar por aqui.

Nova Petropólis: Nova Petrópolis fica a 35 km de Gramado. Também é uma cidade linda, com muita natureza e espaços belíssimos para casamento. Ela não possui uma alta ou baixa temporada, no entanto, sempre em época de feriados os preços podem ficar mais caros e as opções de hospedagem mais competitivas.

Vale dos Vinhedos: Muitas pessoas gostam de visitar o Vale dos Vinhedos, afinal é uma região linda e cheia de vinhos deliciosos. O mês de Fevereiro é altíssima temporada por conta da  Vindima. De novembro a fevereiro as parreiras floreiam e o cenário ganha um tom mais que especial.

A escolha do destino vai depender muito do clima e estilo que os noivos procuram. Existem noivos que sonham em se casar na cerração, já outros não abrem mão de um dia de sol. Uma dica muito boa é escolher uma data dentro do horário de verão, quando o sol se põe mais tarde e é possível fazer toda cerimônia sob a luz natural e a recepção quando a noite cair.

Gramado. Foto: Renan Radici
Cambará do Sul – Outra opção incrível para casar na Serra Gaúcha. Foto: Robison Kunz

São tantas opções na serra gaúcha, mas tantas, que um post não conseguiria contar tudo. Então acho que você terá que conhecer de pertinho para entender, né? De qualquer forma, se sonha com uma paisagem linda, uma hospedagem aconchegante, uma comidinha gostosa – seja café colonial, fondue ou churrasco – e os melhores espumantes do Brasil, aqui é o seu lugar!

Veja Também:

Todas as Dicas para Organizar um Destination Wedding
{Canal do Lápis} Dicas para Casamento no Campo
{Dicas Úteis} Casamento na Praia: Tudo o que você precisa saber

Gente que ama o que faz

Sobre o Case na Serra Gaúcha:

À frente do Case na Serra Gaúcha, está Cássia Schmitt, que vive e respira casamentos desde 2007 e respira sonhos desde sempre! Organizar e decorar casamentos faz parte do seu dia a dia, e é apaixonada por isso. Ama aqueles casais que querem o diferente e que se encantam com o que faz. Sonha junto em cada casamento e em cada projeto de decoração que cria. E acima de tudo ama o que faz!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário