Casamento tipo Brunch – Tudo o que você precisa saber

Durante a fase do planejamento muitas decisões são tomadas a cada dia, uma delas é o cardápio que será servido no casamento. Este cardápio deverá agradar o paladar, refletir a personalidade dos noivos e, acima de tudo, andar em conjunto com a proposta do casamento.

Hoje queremos falar com vocês sobre um estilo de casamento super leve e muito charmoso, o casamento tipo brunch, que possui um cardápio muito peculiar e altamente saboroso. Pensando nisso, convidamos a Joyce Maciel, assessora da Mariée Produção de Eventos, para dividir conosco tudo o que você precisa saber sobre este estilo.casamentotipobrunch

 

O que é Brunch?

Brunch é o termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. O termo brunch foi criado na Grã Bretanha e tanto na Europa como nos Estados Unidos ele é bastante utilizado em datas comemorativas e em grandes encontros familiares.
Aqui no Brasil usamos muito esse modelo de refeição em eventos corporativos, meetings de relacionamento com jornalistas, clientes e fornecedores de determinada empresa. São eventos que começam pela manhã e terminam no horário do almoço. Na região Sul do Brasil, principalmente, o Brunch também é chamado de Café Colonial. A grande diferença é que o nosso café colonial tem origem germânica e pode acontecer tanto pela manhã como a tarde.

Culturalmente os casamentos brasileiros eram sempre realizados no final do dia ou a noite, mas de uns tempos pra cá, devido a demanda, algumas igrejas passaram a realizar casamentos também pela manhã e o brunch passou a ser uma excelente opção para receber os convidados pós cerimônia. Esse modelo de refeição é tão funcional que é perfeito também para casamentos que acontecem na casa da família de um dos noivos, em restaurantes e até mesmo fazendas.

inspired-by-this100layercake-1

Horário

A grande característica do brunch é o horário. Um horário perfeito para um casamento estilo brunch é marcar a cerimônia para às 10:00/10:30h no convite ou no máximo 11:00h, pois ela termina no final da manhã. É muito importante que a cerimônia termine até meio dia – lembre-se que o real significado do brunch está relacionado a uma refeição que começa de manhã e pega o horário do almoço.

Convite

Indique no convite que a cerimônia será seguida de brunch no mesmo local, no caso de cerimônias no mesmo espaço, ou coloque o nome e endereço do espaço para cerimônias que acontecerão em local diferente da festa. Na entrega do convite é válido informar os convidados que como o casamento será pela manhã, vocês farão um brunch na sequência e explicar brevemente do que se trata, pois nem todo mundo está habituado com termos em inglês.

pinteres-8

O Cardápio

O cardápio deve misturar itens do café da manhã como café, chás, sucos e também alguns itens mais encorpados que pode ter em almoços como tortas variadas e no caso de casamentos até uma massa leve servida em bowls (as famosas cumbuquinhas dos menus degustação).

Sugestão de Cardápio por Mariée Produção de Eventos

Comidas: Bolos com e sem cobertura, pelo menos 1 bolo integral, cereais, salada de frutas, tortas doces e salgadas, panquecas e wafles, queijos e frios, pão de queijo, croissants, salada de folhas verdes, 1 massa quentinha servida em bowls.

Dependendo da época do ano e da região do Brasil é possível acrescentar itens regionais ou de acordo com o clima. Por exemplo: no inverno em uma região fria o cardápio pode contar com caldinhos para aquecer os convidados.
Se for um período de calor os noivos podem servir, no final do brunch, sorvetes de sabores exóticos como de açaí, de cupuaçu, etc.

Bebidas: Cafés, Leite, Chás, Sucos naturais variados. Se houver variedade de sucos o refrigerante é totalmente dispensável. Se for o perfil dos noivos e dos convidados o vinho pode ser interessante para harmonizar com os queijos. Bebida alcoólica em geral não consta no cardápio original do brunch, por isso é totalmente dispensável, mas se os noivos não quiserem abrir mão, a sugestão é que ela seja servida apenas para um brinde com os convidados, no caso de espumante, ou para acompanhar uma massa ou um escondidinho servido em bowls no caso da cerveja que é paixão brasileira.

pinterest-2inspired-by-this-2wedding-chicks

O que vestir?

Alguns convidados podem encontrar dificuldades em acertar no traje ideal, por conta do horário da cerimônia indicado no convite, por isso os noivos podem pensar em uma página no site do casal contendo dicas para os convidados. O tipo de traje que mais combina com brunch é o esporte fino. No caso dos homens calça social, camisa e blazer (sem gravata) ou calça de sarja, camisa e blazer.

Para as mulheres vestido médio, longuete ou até mesmo de comprimento longo com estampa mais descontraída. O salto pode ser fino (mais elegante) ou mais grosso para quem prioriza o conforto, sapatilhas e anabelas de corda devem ser evitadas, principalmente no caso de mulheres jovens (mas isso vai do gosto de cada uma).

O que combina com casamento com brunch?

– Cortejo e Cerimônia estilo americano – com mulheres de um lado e homens do outro (sem casal de padrinhos). Mas se você pensa em ter casais de padrinhos não há problema também;
– Troca de votos personalizados;
– Clima leve e descontraído, tanto na cerimônia como na festa;
– Noivos interagindo com os convidados do começo ao fim;
– Bolo de verdade e bem gostoso para servir os convidados.

green-wedding-shoes

Oferecer um brunch no casamento caracteriza um casamento muito simples?              

Não, necessariamente. “O que eu costumo dizer aos noivos é que a perfeição mora nos detalhes.  Uma frase que eu amo que norteia meu trabalho e está, inclusive, enfatizada com destaque no meu site foi o pintor Michelangelo quem disse: ‘A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe’. Portanto, se os noivos focarem nos detalhes de forma geral – na mesa posta, na disposição dos itens do brunch, em peças diferenciadas, em um convite e itens de papelaria bem feito, além de detalhes DIY na decoração, o casamento, além de super diferenciado, passará um ar de sofisticado pelo simples fato de ficar “com cara de festa padrão”.

Vantagens:

– Perfeito para casais que amam café da manhã e tudo o que tem nessa refeição;
– A variedade do cardápio costuma agradar todo mundo com mais facilidade – é mais fácil do que pensar em um cardápio de jantar ou almoço tradicional onde o prato principal, na maioria das vezes, uma massa e uma carne, nem sempre agrada todo mundo. No brunch as opções são variadas e é também uma excelente oportunidade para apresentar itens típicos da culinária brasileira a convidados estrangeiros;
– Os convidados não precisam se preocupar tanto com os trajes da festa, já que o esporte fino é um traje que a maioria das pessoas tem no guarda roupa;
– A mesa posta é diferente, o sousplat dá lugar a pratinhos de sobremesa e a taça de vinho dá lugar às xícaras. A mesa posta fica linda e super charmosa.
– É uma excelente oportunidade de se diferenciar do casamento das amigas;
– Economia em alguns itens – casamentos de dia não demandam investimento em iluminação, nem necessitam de variedade de bebidas alcoólicas (whisky, por exemplo, é um item fora do cardápio), não precisa de mesa de café para finalização, locar xícara é mais barato que o valor de locação de um sousplat;
– Noivos e convidados aproveitam a festa e não ficam tão cansados quanto uma balada;
– As crianças ficam acordadas o tempo todo (exceto bebês) curtindo a festa. É um evento excelente para os noivos que têm bastante amigos com filhos pequenos.

lovehskake2

Dicas da Assessora:

– Se o casamento for no domingo é possível encontrar valores diferenciados para locação do espaço (no caso de brunch realizados em casas de festas), mas se o seu desejo for casamento na igreja, lembre-se que domingo é o dia que concentra o maior número de missas e dificilmente você vai encontrar uma igreja que realize casamentos neste dia da semana.
– Se houver orçamento disponível você pode deixar em cima do lugar de cada convidado uma xícara contendo uma suculenta ou um bule com florzinhas ou mesmo um potinho de geléia feito por alguém da família para os convidados levarem para casa de lembrança. Além de ser um mimo super fofo, a mesa fica linda e os convidados levam um pouquinho da sua festa pra casa.

mon-cheri-bridals

Uau, quantas dicas valiosas, não é mesmo? Se você se identificou com este estilo de casamento aproveite para anotar tudo e planejar com carinho o seu casamento tipo brunch. Temos certeza que será incrível! E se você quiser uma fada madrinha organizando e cuidando de todos os detalhes, entre em contato com a Mariée Produção de Eventos. 

Fotos 1, 5 e 6: Inspired by this
Foto 2: 100 layer cake
Fotos 3 e 4: Pinterest
Foto 7: Wedding Chicks
Foto 8: Green Wedding Shoes
Foto 9: Loveshake
Foto 10: Mon Cheri Bridals

Gente que ama o que faz

A Mariée Produção de Eventos sonha com você e ajuda a tornar o seu sonho realidade, apresentando as melhores opções de fornecedores, controlando orçamento e pensando nos detalhes que farão da sua festa um acontecimento único.

EXPERTISE, PAIXÃO, ENVOLVIMENTO, CARINHO, QUALIDADE, PERFECCIONISMO, EMOÇÃO, DETALHES, SONHAR SEM LIMITES são os valores que movem a Mariée Produção de Eventos. Empresa reconhecida na área de eventos que atua há 8 anos na área corporativa e 5 anos no mercado de casamentos.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. bella Lanzillo

    Acho chic! Sempre comemoro com Brunch ;) Ótimo post!

  2. Olá Meninas

    Adorei o post, ótima dica para as noivas da Vivenda Colonial.

    Um beijo!

    Eneida

  3. Maria Tereza Muro

    Lindo……

  4. Denise Silva

    Simplesmente amei as dicas e encontrei o tipo de celebração farei em meu casamento.
    Brunch…
    Super vlw e espero contacta-las em breve

  5. Angelica Honorato Oliveira e Silva

    Adorei a ideia super válida.
    Pois estava na dúvida em fazer casamento por adesão ou Brunch.
    Pois de adesão sempre mal falado neh.
    Vcs me ajudaram bastante pois não queria deixar essa data em branco. Acho que encontrei o que precisava.

  6. Vivian Vasconcelos

    Olá, adorei as dicas! Penso muito em apostar no estilo “brunch” para o meu casamento, mas gostaria de fazer a tarde…vocês citaram no início que no Brasil o termo se refere ao período da manhã e a tarde, porém no horário é falado que o ideal é que termine até o meio dia, então surgiu a dúvida se esse estilo é indicado também para o período da tarde.
    Agradeço se puderem esclarecer essa dúvida

  7. Paula

    Ola boa noite!
    Poderiam me sugerir espaços bacanas/ aconchegantes em spaulo-capital que sirvam brunch normalmente!?
    Minha ideia eh apenas me reunir com aprox 10 pessoas após o casamento civil para comermos. Sem incluir bolo ou itens que caracterizem o casamento.

    A princípio eu gostaria apenas de almocar com os pais e um casal de padrinhos, ‘ mas como viajarei no final do mesmo dia do casamento, receio ficar muito corrido.

    Obrigada